Título: | ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA |
Autores: | Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis |
Resumo: | O presente estudo teve como principal objetivo investigar a possibilidade de aprendizagem em espaços fora do contexto escolar aliados a prática docente. A metodologia se baseou em realizar um estudo descritivo referente aos espaços não-formais, e posteriormente, observação não participante destes espaços em seis cidades distintas. Com a contribuição da literatura e das observações realizadas pelas alunas do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Ciência Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho, o presente estudo possibilitou às alunas compreender não somente a importância de se repensar outros espaços que proporcionam o processo de ensino aprendizagem como também romper as barreiras proporcionadas pelo ensino tradicional permeado pelo ensino dentro de sala de aula. Pode-se concluir então que a prática do ensino tradicional deve ser repensada, proporcionando a expansão de atividades que priorizem o conhecimento fora da sala de aula. |
Anexos: | |
Instituição: | Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | ensino-aprendizagem, espaços não formais, ensino tradicional |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Jader Luís da Silveira |
Mesa (2): | Tielle Alves Souto |
LEIA Artigo Completo em PDF: ART_08_LUANA C. S. FERREIRA, LUANA G. S. SILVESTRE, URSULÉIA A. OLIVEIRA, et al..pdf |
ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Parabéns as autoras pelo artigo!
O tema abordado pelo artigo é bastante pertinente.
A Educação não-formal apresenta a mesma importância que a formal, onde pode-se afirmar que as duas podem e devem caminhar juntas, complementando o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, percebe-se que a maioria das escolas ainda mantém a tradição conservadora, buscando apenas o ensino através da Educação formal.
Nesse contexto, os alunos tornam-se desinteressados pelas disciplinas e até mesmo desmotivados em aprender o novo. Ensinar usando ferramentas lúdicas, novas tecnologias e diferentes espaços que não seja a sala de aula faz com que o ensino fique mais integrador, eficiente e eficaz, tanto pelos discentes quando pelos docentes.
Assim, conforme citam as autoras, as escolas gestores, professores e comunidade escolar devem repensar novas formas, metodologias e estratégias que busquem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem atual e de acordo com a realidade dos estudantes.
Como as autoras tem essa visão de repensamento das formas, metodologias e estratégias para que o processo de ensino-aprendizagem passe por melhorias até tornar atual e ligado as novas tecnologias, por exemplo?
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Bom dia Jader tudo bem espero que sim, muito boa a sua contribuição. Ao desenvolver essa pesquisa, não poderíamos deixar de lado a questão do avanço da tecnologia, como nosso enfoque era propor reflexões sobre o ensino que ultrapasse a sala de aula não abordamos, mas vou falar sobre a minha percepção relacionada a minha prática. Tenho percebido que a tecnologia tem atravessado um caminho bastante desafiador para professores, para nós educadores que temos maior apropriação da tecnologia temos mais facilidade para desenvolver atividades que extrapolem o ensino tradicional. Por exemplo, nas minhas aulas os alunos são os protagonista de seu aprendizado, os conteúdos são abordados e sempre são realizados estudos práticos para que condizem com a realidade deles, as discussões são todas em roda retirando a figura do professor como detentor mas como mediador do conhecimento. Tendo em vista que muitas vezes temos dificuldade com acesso a internet, quando há a necessidade de se utilizar levo vídeos já baixados e proponho que seja realizada em casa Pesquisa referente aos temas e discutimos os assuntos em sala de aula, acredito que esse seja o começo de um ensino que extrapole o tradicional. Espero ter respondido sua dúvida, caso tenha ficado claro ou sugiram outras dúvidas me coloca a disposição.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Realmente Jader esse é um tema de suma importância na atualidade.
Hoje, a educação não-formal além de ser um complemento para a educação formal é também uma modalidade da pedagogia social que é transformadora.
A possibilidade de utilizar outros espaços para a divulgação da educação é essencial nos dias atuais. Além disso, a educação não formal não fica restrita ao ensino acadêmico, ela alcança áreas como oficinas artesanais, culturais, esportivas e recreativas.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Com certeza Rosi, nosso trabalho foi muito produtivo para disseminar novos conhecimentos afim de possibilitar pensar na nossa prática enquanto futuros profissionais.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Bom dia Tiele tudo bem, espero que sim. Acredito que essa oportunidade de repensar novas maneira de tranferir conhecimento se torna algo prazeroso. O intuito desse trabalho é possibilitar um diálogo sobre repensar nossa prática em sala de aula. Muito tem se questionado sobre o ensino tradicional pautado no professor como principal detentor do conhecimento e aluno como receptor daquele conteúdo. Diferentemente de doutrinar como professores temos que levar a reflexão sobre a leitura de mundo para nossos alunos, utilizar a ideologia do que é proposto ao livro que não condiz com a realidade faz com que o ensino se torne alienação e repetição de conhecimento e tendo em vista os vários desafios que extrapolam simplesmente o ensinar é necessário repensar sempre.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Abraços
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Realmente Rosi precisamos repensar em novas formas de ensino muito gratificante esse trabalho nosso!
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Concerteza Tiele e agradeço pela sua contribuição assim como dos demais em nosso trabalho que é de suma importância para a construção em conjunto do conhecimento, investir em educação de qualidade possibilidade de integração teoria prática.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA
Concerteza Tiele e agradeço pela sua contribuição assim como dos demais em nosso trabalho que é de suma importância para a construção em conjunto do conhecimento, investir em educação de qualidade possibilidade de integração teoria prática.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Parabéns pelo trabalho. A educação em espaços não formais, centrada no individuo, pode ser compreendida como um
processo de aprendizagem que desenvolve atividades culturais, esportivas e sociais e consequentemente promove à criança a oportunidade de
construir um espaço de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social
que vai além do contexto escolar e do ensino centrado na sala de aula.
Dessa forma, é muito importante repensar os espaços de aprendizagem que se colocam para além da sala de aula.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Muito obrigado pela sua contribuição com toda certeza os espaços precisam ser repensados afim de possibilitar a aprendizagem a partir do que está ao redor da criança aliando a teoria com a prática.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
O mais interessante Débora, é que nesses espaços não formais, nós como professores conseguimos valorizar mais fortemente o conhecimento prévio do aluno, fortalecendo os laços, enriquecendo saberes e compartilhando experiências.
São sim chamados de alunos, mas também tem muito a ensinar, e são nesses momentos e locais que eles tem a oportunidade mais visível de se comunicar e expor o que sabe, considerando-se também a necessidade de ser considerado um ser social e não apenas uma criança.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Muito boa sua contribuição, o nosso trabalho visou possibilitar um intercâmbio de reflexões acerca de um ensino que se paute não somente no ensino centrado pela transmissão do conhecimento mas sim por um ensino libertador ao qual os alunos são protagonista de seu ensino e em conjunto com o professor promover essa disseminação do conhecimento. Estabelecer outros espaços e outras formas de emancipação faz com que o aluno tenha uma melhor leitura do mundo ao qual está inserido.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Muito boa sua contribuição, o nosso trabalho visou possibilitar um intercâmbio de reflexões acerca de um ensino que se paute não somente no ensino centrado pela transmissão do conhecimento mas sim por um ensino libertador ao qual os alunos são protagonista de seu ensino e em conjunto com o professor promover essa disseminação do conhecimento. Estabelecer outros espaços e outras formas de emancipação faz com que o aluno tenha uma melhor leitura do mundo ao qual está inserido.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Obrigada Debora. Realmente a aprendizagem e educação em ambientes não formais promove o desenvolvimento cognitivo e social. De certa forma, este estilo de ensino acaba se esbarrando e ajudando na socioeducação dos alunos, formando melhores cidadãos.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Realmente Rosi essa possibilidade se torna a melhor forma de promover um ensino de qualidade, comprometido com várias aspectos que envolva o desenvolvimento da criança e não somente questões de raciocínio lógico e ler e escrever.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Na sociedade atual, pensar a educação em espaço não formal é um tema relevante a ser discutido. Pois mesmo que não estejamos dentro de uma sala de aula, qualquer ambiente é propicio ao ensino/aprendizagem.
concordo com a citação dos autores quando afirma que a educação em espaços não formais pode ser compreendida como um processo de aprendizagem centrada no indivíduo por meio do desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e sociais que promovam à criança a oportunidade de construir um espaço de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social que vai além do contexto escolar e do ensino centrado na sala de aula. Portanto, incentivar e motivar o ensino/aprendizagem em qualquer ambiente pode e dever se perfil do professor.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Muito obrigado pela sua contribuição, sim essa possibilidade de outras formas do saber faz com que provoque interesse do aluno, aliados a prática e ao intuito de promover maior apropriação do conhecimento, o saber não se faz em contexto escolar, mas sim a partir das interações.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Olá Elcinone.
Realmente qualquer ambiente com um pouquinho de criatividade pode se transformar em um excelente espaço para a divulgação de conhecimentos.
Obrigada pela sua contribuição!
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Isso mesmo Rosi, esse trabalho nos possibilitou refletir sobre nossa forma enquanto futuros profissionais.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Que artigo incrível! Parabéns pela reflexão. Acreditar que a escola é o único ambiente que permite a aquisição de conhecimento, é ignorar um mundo cheio de histórias e experiências que foram vividas. O trabalho nos remete a essa reflexão e nos provoca a pensar sobre a educação tradicional e como ela desconsidera as vivências dos estudantes.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Muito importante sua reflexão em nome do grupo eu agradeço e essa foi uma das nossas indagações referente ao ensino tradicional uma vez que ele despreza as questões subjetivas voltadas aos alunos.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Boa tarde!
Primeiramente, parabéns pelo trabalho meninas.
O interessante que quando pensamos em educação, rapidamente associamos com sala de aula, um ambiente tradicional onde todos sentam em fileiras, com cadernos e lápis copiam do quadro... E muitas vezes tememos ser impossível um aprendizado fora desse contexto. O que na verdade, quando nos oportunizamos viver uma experiência com esses alunos, fora da sala de aula, valorizamos a bagagem que eles já trazem consigo. Todas as vivências e experiências que eles já construíram. Tornando assim, experiências ainda mais incríveis para nós professores.
Abraços,
Caroliny.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Boa noite,
Parabéns pelo trabalho.
Utilizar outros espaços e outras metodologias para construção de conhecimento amplia a possibilidade de aprendizagem, permite uma aproximação maior entre docente e educando, promove o desenvolvimento da autonomia dos alunos... Enfim, é efetivo e mais eficaz.
Abraços,
Valdirene.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Concordo Valdirene essa possibilidade de pensar em outras formas de adquirir conhecimento faz com que o ensino seja inovador.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Parabéns pela comunicação. Realmente o uso de espaços pedagógicos fora do ambiente escolar propicia aos estudantes uma visão mais ampla de determinado tema. Dessa forma, é possível o desenvolvimento de novos conhecimentos e de senso crítico, com auxilio da metodologia trabalhada. Viagens, visitas, excursões, sempre são uma boa forma de atrair maior interesse do estudante.
Atenciosamente,
Edivaldo Rafael de Souza.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Concordo com você Edivaldo proporcionar experiências exitosas faz com que o ensino interessante ao aluno
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Excelente trabalho, parabéns. Realmente o ensino tradicional deve ser repensado haja vista que nos dias atuais os alunos possuem informações com muita facilidade.
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A temática de extrema importância e que deve ser discutida sempre uma vez que percebemos que os alunos estão cada vez mais desinteressados.
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Concordo com você Marcela acredito que essa possibilidade de pensar na educação Freiriana em que possibilita o aluno como protagonista do seu conhecimento e na relação de construção de conhecimento entre professor-aluno e não o professor como detentor do conhecimento, carteiras em roda mostrando a igualdade de conhecimento ao invés de carteiras enfileiradas, promove maior integração dos alunos.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Sem dúvidas esse trabalho nos possibilitou repensar as nossas práticas e a importância que o ensino libertador pode contribuir no dia a dia em sala de aula
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Concordo Thaty sem dúvidas uma possibilidade de repensar e também de colocar em prática o que aprendemos.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Boa noite! Parabéns pelo trabalho!
Faz pouco tempo que venho pesquisando sobre o tema e tenho gostado muito. Os espaços de educação não formal podem servir de complementação ao ensino formal, sendo trabalhado em conjunto conforme os assuntos abordados em sala para promover a aprendizagem. O museu é um desses espaços, que também pode assumir o papel de um espaço não formal de educação. Esses lugares alternativos para a produção de conhecimento acabam atraindo uma maior atenção dos alunos.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Concordo Mariani essa temática é surpreendente e traz vários benefícios quando tange a educação, pensar em outros espaços que proporcionem reflexão e visão de mundo para os alunos os torna mais interessados.
Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Prezadas autoras, parabéns pelo trabalho!
Os espaços não formais de educação são riquíssimos para o aprendizado de novos saberes e socialização. E essa vivência extra-escolar contribui enormemente no desempenho escolar formal. Bourdieu observou isso na década de 60, quando detectou que crianças com pais mais escolarizados iam melhor na escola, pois eles tinham acesso a muitos saberes no ambiente doméstico que os favoreciam no ambiente escolar.
Atualmente, temos muito mais recursos e informações do que naquela época, mas a premissa continua válida.
Um abraço,
Beatriz