ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 39

Título:

ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

Autores:Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis
Resumo:

O presente estudo teve como principal objetivo investigar a possibilidade de aprendizagem em espaços fora do contexto escolar aliados a prática docente. A metodologia se baseou em realizar um estudo descritivo referente aos espaços não-formais, e posteriormente, observação não participante destes espaços em seis cidades distintas. Com a contribuição da literatura e das observações realizadas pelas alunas do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Ciência Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho, o presente estudo possibilitou às alunas compreender não somente a importância de se repensar outros espaços que proporcionam o processo de ensino aprendizagem como também romper as barreiras proporcionadas pelo ensino tradicional permeado pelo ensino dentro de sala de aula. Pode-se concluir então que a prática do ensino tradicional deve ser repensada, proporcionando a expansão de atividades que priorizem o conhecimento fora da sala de aula.


Anexos:
Instituição:Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho
Área do Conhecimento:Ciências Humanas
Tema:ensino-aprendizagem, espaços não formais, ensino tradicional

Palavras-Chave:
 
Mesa (1): Jader Luís da Silveira
Mesa (2): Tielle Alves Souto
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ART_08_LUANA C. S. FERREIRA, LUANA G. S. SILVESTRE, URSULÉIA A. OLIVEIRA, et al..pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Tielle Alves Souto -
Parabéns a todos pelo artigo. Devemos ter um olhar atento a várias formas de adquirir o conhecimento além do ambiente escolar. As múltiplas oportunidades que são importantes para a construção do saber. Inovar é preciso, e para que isso aconteça é preciso pensar para além dos muros da escola, pois os alunos vem carregados de uma bagagem cultural que podemos usar como algo construtivo no processo de ensino aprendizagem! Abraços a todos.
Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Jader Luís da Silveira -

Parabéns as autoras pelo artigo!

O tema abordado pelo artigo é bastante pertinente. 

A Educação não-formal apresenta a mesma importância que a formal, onde pode-se afirmar que as duas podem e devem caminhar juntas, complementando o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, percebe-se que a maioria das escolas ainda mantém a tradição conservadora, buscando apenas o ensino através da Educação formal.

Nesse contexto, os alunos tornam-se desinteressados pelas disciplinas e até mesmo desmotivados em aprender o novo. Ensinar usando ferramentas lúdicas, novas tecnologias e diferentes espaços que não seja a sala de aula faz com que o ensino fique mais integrador, eficiente e eficaz, tanto pelos discentes quando pelos docentes. 

Assim, conforme citam as autoras, as escolas gestores, professores e comunidade escolar devem repensar novas formas, metodologias e estratégias que busquem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem atual e de acordo com a realidade dos estudantes.

Como as autoras tem essa visão de repensamento das formas, metodologias e estratégias para que o processo de ensino-aprendizagem passe por melhorias até tornar atual e ligado as novas tecnologias, por exemplo?

Em resposta à Jader Luís da Silveira

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Bom dia Jader tudo bem espero que sim, muito boa a sua contribuição. Ao desenvolver essa pesquisa, não poderíamos deixar de lado a questão do avanço da tecnologia, como nosso enfoque era propor reflexões sobre o ensino que ultrapasse a sala de aula não abordamos, mas vou falar sobre a minha percepção relacionada a minha prática. Tenho percebido que a tecnologia tem atravessado um caminho bastante desafiador para professores, para nós educadores que temos maior apropriação da tecnologia temos mais facilidade para desenvolver atividades que extrapolem o ensino tradicional. Por exemplo, nas minhas aulas os alunos são os protagonista de seu aprendizado, os conteúdos são abordados e sempre são realizados estudos práticos para que condizem com a realidade deles, as discussões são todas em roda retirando a figura do professor como detentor mas como mediador do conhecimento. Tendo em  vista que muitas vezes temos dificuldade com acesso a internet, quando há a necessidade de se utilizar levo vídeos já baixados e proponho que seja realizada em casa Pesquisa referente aos temas e discutimos os assuntos em sala de aula, acredito que esse seja o começo de um ensino que extrapole o tradicional. Espero ter respondido sua dúvida, caso tenha ficado claro ou sugiram outras dúvidas me coloca a disposição.

Em resposta à Jader Luís da Silveira

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Rosimara Messias Simplicio Silva -

Realmente Jader esse é um tema de suma importância na atualidade.

Hoje, a educação não-formal além de ser um complemento para a educação formal é também uma modalidade da pedagogia social que é transformadora.

A possibilidade de utilizar outros espaços para a divulgação da educação é essencial nos dias atuais. Além disso, a educação não formal não fica restrita ao ensino acadêmico, ela alcança áreas como oficinas artesanais, culturais, esportivas e recreativas.

Em resposta à Rosimara Messias Simplicio Silva

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Com certeza Rosi, nosso trabalho foi muito produtivo para disseminar novos conhecimentos afim de possibilitar pensar na nossa prática enquanto futuros profissionais.

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Bom dia Tiele tudo bem, espero que sim. Acredito que essa oportunidade de repensar novas maneira de tranferir conhecimento se torna algo prazeroso. O intuito desse trabalho é possibilitar um diálogo sobre repensar nossa prática em sala de aula. Muito tem se questionado sobre o ensino tradicional pautado no professor como principal detentor do conhecimento e aluno como receptor daquele conteúdo. Diferentemente de doutrinar como professores temos que levar a reflexão sobre a leitura de mundo para nossos alunos, utilizar a ideologia do que é proposto ao livro que não condiz com a realidade faz com que o ensino se torne alienação e repetição de conhecimento e tendo em vista os vários desafios que extrapolam simplesmente o ensinar é necessário repensar sempre.

Em resposta à Luana de Cássia Silva Ferreira

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Tielle Alves Souto -
Inovar é preciso, e para que isso ocorra devemos repensar na nossa metodologia utilizada para alcançar os objetivos. Há várias ferramentas que podem ser utilizadas para que essa mudança ocorra, mas é necessário analisar todo o contexto o qual estamos inseridos profissionalmente para melhor utilizarmos dos recursos mais adequados. As metodologias ativas estão a favor dessas mudanças , mas é preciso saber utilizá-las de forma construtiva para que o desenvolvimento possa ocorrer significativamente. 

Abraços 

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Rosimara Messias Simplicio Silva -
Olá Tielle. Realmente inovar é preciso. Precisamos estimular novos saberes de forma integrada e inovadora. Apostar em novas tecnologias é uma boa. Além disso, fazer atividades em praças e parques além de ser uma forma de interação social, o contato com a natureza pode proporcionar diversos aprendizados integrados.
Em resposta à Rosimara Messias Simplicio Silva

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Realmente Rosi precisamos repensar em novas formas de ensino muito gratificante esse trabalho nosso!

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Concerteza Tiele e agradeço pela sua contribuição assim como dos demais em nosso trabalho que é de suma importância para a construção em conjunto do conhecimento, investir em educação de qualidade possibilidade de integração teoria prática.

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO ALÉM DA SALA DE AULA

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Concerteza Tiele e agradeço pela sua contribuição assim como dos demais em nosso trabalho que é de suma importância para a construção em conjunto do conhecimento, investir em educação de qualidade possibilidade de integração teoria prática.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Parabéns pelo trabalho. A educação em espaços não formais, centrada no individuo, pode ser compreendida como um processo de aprendizagem que desenvolve atividades culturais, esportivas e sociais  e consequentemente promove à criança a oportunidade de construir um espaço de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social que vai além do contexto escolar e do ensino centrado na sala de aula.

Dessa forma, é muito importante repensar os espaços de aprendizagem que se colocam para além da sala de aula. 

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Muito obrigado pela sua contribuição com toda certeza os espaços precisam ser repensados afim de possibilitar a aprendizagem a partir do que está ao redor da criança aliando a teoria com a prática.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Ursuléia Aparecida de Oliveira -

O mais interessante Débora, é que nesses espaços não formais, nós como professores conseguimos valorizar mais fortemente o conhecimento prévio do aluno, fortalecendo os laços, enriquecendo saberes e compartilhando experiências. 

São sim chamados de alunos, mas também tem muito a ensinar, e são nesses momentos e locais que eles tem a oportunidade mais visível de se comunicar e expor o que sabe, considerando-se também a necessidade de ser considerado um ser social e não apenas uma criança.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Muito boa sua contribuição, o nosso trabalho visou possibilitar um intercâmbio de reflexões acerca de um ensino que se paute não somente no ensino centrado pela transmissão do conhecimento mas sim por um ensino libertador ao qual os alunos são protagonista de seu ensino e em conjunto com o professor promover essa disseminação do conhecimento. Estabelecer outros espaços e outras formas de emancipação faz com que o aluno tenha uma melhor leitura do mundo ao qual está inserido.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Muito boa sua contribuição, o nosso trabalho visou possibilitar um intercâmbio de reflexões acerca de um ensino que se paute não somente no ensino centrado pela transmissão do conhecimento mas sim por um ensino libertador ao qual os alunos são protagonista de seu ensino e em conjunto com o professor promover essa disseminação do conhecimento. Estabelecer outros espaços e outras formas de emancipação faz com que o aluno tenha uma melhor leitura do mundo ao qual está inserido.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Rosimara Messias Simplicio Silva -

Obrigada Debora. Realmente a aprendizagem e educação em ambientes não formais promove o desenvolvimento cognitivo e social. De certa forma, este estilo de ensino acaba se esbarrando e ajudando na socioeducação dos alunos, formando melhores cidadãos. 

Em resposta à Rosimara Messias Simplicio Silva

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Realmente Rosi essa possibilidade se torna a melhor forma de promover um ensino de qualidade, comprometido com várias aspectos que envolva o desenvolvimento da criança e não somente questões de raciocínio lógico e ler e escrever.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Elcione de Araujo Silva -
Parabéns pelo trabalho. 
Na sociedade atual, pensar a educação em espaço não formal é um tema relevante a ser discutido. Pois mesmo que não estejamos dentro de uma sala de aula, qualquer ambiente é propicio ao ensino/aprendizagem. 
 
concordo com a citação dos autores quando afirma que a educação em espaços não formais pode ser compreendida como um processo de aprendizagem centrada no indivíduo por meio do desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e sociais que promovam à criança a oportunidade de construir um espaço de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social que vai além do contexto escolar e do ensino centrado na sala de aula. Portanto, incentivar e motivar o ensino/aprendizagem em qualquer ambiente pode e dever se perfil do professor.
  
Em resposta à Elcione de Araujo Silva

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Muito obrigado pela sua contribuição, sim essa possibilidade de outras formas do saber faz com que provoque interesse do aluno, aliados a prática e ao intuito de promover maior apropriação do conhecimento, o saber não se faz em contexto escolar, mas sim a partir das interações.

Em resposta à Elcione de Araujo Silva

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Rosimara Messias Simplicio Silva -

Olá Elcinone. 

Realmente qualquer ambiente com um pouquinho de criatividade pode se transformar em um excelente espaço para a divulgação de conhecimentos.

Obrigada pela  sua contribuição!

Em resposta à Rosimara Messias Simplicio Silva

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Isso mesmo Rosi, esse trabalho nos possibilitou refletir sobre nossa forma enquanto futuros  profissionais.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Edilma Dias de Lima -

Que artigo incrível! Parabéns pela reflexão. Acreditar que a escola é o único ambiente que permite a aquisição de conhecimento, é ignorar um mundo cheio de histórias e experiências que foram vividas. O trabalho nos remete a essa reflexão e nos provoca a pensar sobre a educação tradicional e como ela desconsidera as vivências dos estudantes.

Em resposta à Edilma Dias de Lima

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Muito importante sua reflexão em nome do grupo eu agradeço e essa foi uma das nossas indagações referente ao ensino tradicional uma vez que ele despreza as questões subjetivas voltadas aos alunos.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Caroliny Capetta Martins -

Boa tarde!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho meninas.

O interessante que quando pensamos em educação, rapidamente associamos com sala de aula, um ambiente tradicional onde todos sentam em fileiras, com cadernos e lápis copiam do quadro... E muitas vezes tememos ser impossível um aprendizado fora desse contexto. O que na verdade, quando nos oportunizamos viver uma experiência com esses alunos, fora da sala de aula, valorizamos a bagagem que eles já trazem consigo. Todas as vivências e experiências que eles já construíram. Tornando assim, experiências ainda mais incríveis para nós professores. 


Abraços,

Caroliny. 


Em resposta à Caroliny Capetta Martins

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -
Verdade Carolina mediante o nosso intuito de possibilitar uma reflexão acerca do contexto educacional percebemos que hoje às práticas de ensino não devem ser a mesma porque a sociedade em si também não é a mesma, por isso a necessidade de reinventar, e ainda acredito na pedagogia freiriana que acredita no aluno como protagonista de seu aprendizado e nessa construção  em conjunto do conhecimento entre professor e aluno.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Valdirene Batista da Costa Lage -

Boa noite,

Parabéns pelo trabalho.

Utilizar outros espaços e outras metodologias para construção de conhecimento amplia a possibilidade de aprendizagem, permite uma aproximação maior entre docente e educando, promove o desenvolvimento da autonomia dos alunos... Enfim, é efetivo e mais eficaz. 

Abraços,

Valdirene.

Em resposta à Valdirene Batista da Costa Lage

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Concordo Valdirene essa possibilidade de pensar em outras formas de adquirir conhecimento faz com que o ensino seja inovador.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Edivaldo Rafael de Souza -

Parabéns pela comunicação. Realmente o uso de espaços pedagógicos fora do ambiente escolar propicia aos estudantes uma visão mais ampla de determinado tema. Dessa forma, é possível o desenvolvimento de novos conhecimentos e de senso crítico, com auxilio da metodologia trabalhada. Viagens, visitas, excursões, sempre são uma boa forma de atrair maior interesse do estudante. 


Atenciosamente,

Edivaldo Rafael de Souza.

Em resposta à Edivaldo Rafael de Souza

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Concordo com você Edivaldo proporcionar experiências exitosas faz com que o ensino interessante ao aluno

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Marcela Madeira -

Excelente trabalho, parabéns. Realmente o ensino tradicional deve ser repensado haja vista que nos dias atuais os alunos possuem informações com muita facilidade.

Em resposta à Marcela Madeira

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -
Faço de suas palavras as minhas acredito que o ensino tradicional precisa mesmo ser repensado uma vez que os números de abandono e evasão estão cada vez mais altos.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Marcela Madeira -

A temática de extrema importância e que deve ser discutida sempre uma vez que percebemos que os alunos estão cada vez mais desinteressados.

Em resposta à Marcela Madeira

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Concordo com você Marcela acredito que essa possibilidade de pensar na educação Freiriana em que possibilita o aluno como protagonista do seu conhecimento e na relação de construção de conhecimento entre professor-aluno e não o professor como detentor do conhecimento, carteiras em roda mostrando a igualdade de conhecimento ao invés de carteiras enfileiradas, promove maior integração dos alunos.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Tatiane Cristina Limonge Reis -

Sem dúvidas esse trabalho nos possibilitou repensar as nossas práticas e a importância que o ensino libertador pode contribuir no dia a dia em sala de aula


Em resposta à Tatiane Cristina Limonge Reis

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Concordo Thaty sem dúvidas uma possibilidade de repensar e também de colocar em prática o que aprendemos.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Mariani de Souza Silveira -

Boa noite! Parabéns pelo trabalho!

Faz pouco tempo que venho pesquisando sobre o tema e tenho gostado muito. Os espaços de educação não formal podem servir de complementação ao ensino formal, sendo trabalhado em conjunto conforme os assuntos abordados em sala para promover a aprendizagem. O museu é um desses espaços, que também pode assumir o papel de um espaço não formal de educação. Esses lugares alternativos para a produção de conhecimento acabam atraindo uma maior atenção dos alunos.

Em resposta à Mariani de Souza Silveira

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Concordo Mariani essa temática é surpreendente e traz vários benefícios quando tange a educação, pensar em outros espaços que proporcionem reflexão e visão de mundo para os alunos os torna mais interessados.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: ENSINO-APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: PARA SE PENSAR EM EDUCAÇÃO... - Autoras: Luana de Cássia Silva Ferreira, Luana Gabriela dos Santos Silvestre, Ursuléia Aparecida de Oliveira, Rosimara Messias Simplício Silva e Tatiane Limonge dos Reis

por Beatriz Falcao -

Prezadas autoras, parabéns pelo trabalho!

Os espaços não formais de educação são riquíssimos para o aprendizado de novos saberes e socialização. E essa vivência extra-escolar contribui enormemente no desempenho escolar formal. Bourdieu observou isso na década de 60, quando detectou que crianças com pais mais escolarizados iam melhor na escola, pois eles tinham acesso a muitos saberes no ambiente doméstico que os favoreciam no ambiente escolar.

Atualmente, temos muito mais recursos e informações do que naquela época, mas a premissa continua válida.

Um abraço,

Beatriz