Título: | MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL |
Autores: | Tiago da Silva Bezerra |
Resumo: | A experiência consistiu no exercício da função de professor mediador a distância, no polo de João Câmara-RN. Nesse sentido, foi justificado devido ao fato de que a concepção de língua conforme Geraldi (1996, p.40) está associado aos aspectos estrutural (linguístico) e interacional entre as pessoas. O objetivo consistiu em perceber se as práticas pedagógicas desenvolvidas estavam associadas à perspectiva sociointeracionista que ocorreu por meio de pesquisa qualitativa e exploratória nas quais foram urlizadas as técnicas de observação, análise e interpretação dos dados coletados. |
Anexos: | |
Instituição: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte / FACEN-Universidade Brasil |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | Aprendizagem, tecnologia, mediação, metodologia |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Mauricio Teixeira Mendes |
Mesa (2): | Elaine Teixeira da Silva |
LEIA Artigo Completo em PDF: REL_11_TIAGO DA SILVA BEZERRA.pdf |
MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL
O autor traz para a discussão um tema muito importante para o contexto educacional na atualidade, a mediação no ensino a distância.
Dessa forma, convido autor e participantes para o debate e sejam todos bem-vindos!
Elaine Teixeira (Coordenadora de mesa)
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL
Bom dia a todos/todas,
O trabalho aborda a dinamicidade e inovação na educação a distância, visto que procurou a todo instante interagir com os discentes. Nesse sentido, foi percebido que o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA), ocorria de forma bastante lenta e foram utilizadas outras formas didático-pedagógicas no sentido de levá-los a apropriação das ferramentas existentes na sala de aula virtual. Ao término do componente curricular lecionado, foram percebidos que poderiam repensar no processo de ensino-aprendizagem no tocante ao material didático, pois o centro da aprendizagem foram os alunos. Esse é apenas um exemplo, pois foi abordado outras questões de suma importância neste processo de ressignificação da docência.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL
Hoje percebo que a formação EAD, é uma ótima oportunidade de propagação do conhecimento, de acesso, de inclusão digital e outros. No entanto em minha concepção carregava alguns estereótipos com esse tipo de ensino, por isso acredito que seja muito pertinente trazer essa questão da interação, que pode acontecer quando de fato, como você coloca, se o centro for nossos estudantes.
Bora prosear!!!!
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL
Conforme o relato mencionado, o centro da aprendizagem foi o aluno. Nesse sentido, existiram diversas formas de interagir com os alunos, como por exemplo o fato deles não estarem acessando o Moodle, acarretou na utilização dos e-mails no sentido de levá-los a apropriação das ferramentas existentes neste ambiente virtual. Em função desta estratégia didático-pedagógica possibilitou, que gradativamente fossem utilizando os fóruns de apresentação e dúvidas. Foram desenvolvidas as competências linguísticas do uso do gêneros textuais específicos para as ferramentas supracitadas por meio do registro formal da língua portuguesa. Com relação a sua visão a respeito desta modalidade de ensino, entendo que a socialização destas metodologias de ensino, possibilitam na mudança de pensamento, uma vez que iniciativas pedagógicas desta natureza devem ser importantes no processo de ressignificação da docência.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Tiago parabéns pelo trabalho. Confesso a você que há tempos também tinha esta visão estereotipada do ensino à distância. Entretanto, com o passar do tempo e com algumas experiências em ambientes virtuais percebi e mudei radicalmente minha opinião sobre esta modalidade de ensino. Acredito sim que ele pode ser um elo para novas aprendizagens, além de novas interações com qualquer aluno do mundo. Dessa forma, acredito que se for feito de maneira adequada, o EAD pode ser sim muito proveitoso. Claro que não podemos esquecer das práticas pedagógicas realizadas nos ambientes virtuais, a mediação feita pelo professor, a interação entre os alunos, além da realização e discussão dos fóruns de debates.
Abraço.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Percebia que umas das funções do professor mediador a distância, consiste em levar os alunos a estar no ambiente virtual de aprendizagem e que deve ser realizada de forma adequada. Dentro perspectiva, percebia que no decorrer da disciplina fundamentos e prática na EaD que muitos discentes deixavam as atividades para o prazo final de envio por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e de modo concreto enviava mensagens para eles no sentido de que não fossem prejudicados. Isso melhorou significativamente a interação entre eles, pois muitos iam realizando as atividades.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Boa noite, Tiago,
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Também tinha uma visão estereotipada da educação a distância. Após, fazer pós-graduação a distância percebi que estava sendo preconceituosa, é possível aprender muito mesmo a distância.
A tecnologia permite "encontros" para realização de trabalhos em horários inimagináveis anteriormente, facilitam e aproximam as pessoas.
Um ponto interessante da sua pesquisa é sobre a preocupação que devemos ter com a elaboração do enunciado das questões, clareza e objetividade são fundamentais. Muitas vezes, induzimos o aluno ao erro porque o enunciado não estava claro como imaginávamos e só percebemos isso quando a atividade ou avaliação é aplicada, infelizmente.
Outro ponto importante, é sobre tentar evitar a procrastinação dos alunos. Tenho me disciplinado muito em relação a isso, porém sempre penso que preciso ler mais, pesquisar mais antes de concluir o trabalho... e por essa razão a entrega acontece no prazo limite.
Até mais,
Valdirene.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Estudar a distância exige do aluno que esteja numa graduação, pós-graduação e ensino técnico disciplina e organização nos estudos. Além disso, a linguagem do material didático e atividades devem ser claras e objetivas porque devido ao ambiente virtual que é o único local por meio do qual, as dúvidas, esclarecimentos e questionamentos podem ser realizados. Em termos concretos, o redimensionamento da prática pedagógica deve ser realizada antes, durante e após o término da disciplina visando uma aprendizagem significativa porque não adiante pensar somente no material didático, mas existe todo um conjunto que possibilita ter uma aula de qualidade. Fico feliz porque as pessoas que leram meu relato de experiência tinham uma visão preconceituosa e passaram a ter outra visão.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Já tive a experiência de ser estudante e professora no curso de segurança do trabalho e aqui o desafio que encontrei foi a evasão. Gostaria de saber se vocês consideraram esses dados para o cálculo do desempenho e como vocês lidam com isso na realidade de vocês.
Um abraço!
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Conforme abordado anteriormente, ficou entendido que o processo de ensino-aprendizagem leva em consideração o aspecto da evasão escolar na EAD. Nesse sentido, a comunicação com os alunos ocorreu por meio das ferramentas existentes no Moodle, como também pelos e-mails nos quais, consistiram em estratégias didático-pedagógicas importantíssimas neste processo, visto que não foi considerado apenas a avaliação ao término de cada unidade. Além disso, existia uma preocupação enorme na época em que a disciplina foi lecionada porque não se queria a desistência dos alunos deste curso técnico.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Obrigada! Parabéns pelo trabalho!
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Olá Tiago,
A mediação, principalmente em ambientes virtuais de aprendizagem, pode ser considerada um fator de sucesso ou a falta dele. Concordo totalmente com seu trabalho, que a mediação, a educação a distância e o processo de ensino e aprendizagem são indissociáveis, por isso, trabalhos como o seu são importantes para tornar esse tema uma consciência à todos os docentes.
Parabéns pelo trabalho!
Helbe Herarth
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Lembro que isto deve ser ressignificado porque cada turma de EaD, especificadamente na disciplina foco do estudo, deve ser levado em conta que as turmas são diferentes, como também as experiências socioculturais. Então, o planejamento de ensino deve ser flexível a estas realidades supracitadas no sentido de favorecer uma aprendizagem significativa.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
O professor na Educação atual vem tornando-se (e deve!!) um mediador e incentivador ao ensinar ao aluno o conteúdo pretendido e o aluno tem a possibilidade de estudar em qualquer momento e em qualquer local.
A grande importância do uso das tecnologias da informação e comunicação, como o Moodle na sala de aula (virtual e presencial) é o tipo de conhecimento que se constrói, visto que a aprendizagem ocorre de forma coletiva, com interação dos alunos e participação do professor.
Esse conhecimento realizado com a participação de todos e com a possibilidade de visualização do histórico de tudo que ocorreu, o torna um aprendizado dinâmico e integrador.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Existe um conjunto de fatores essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, pois não basta somente pensar e planejar os conteúdos a serem estudados, como o exemplo do curso técnico Segurança do Trabalho, mas levar em conta as variantes de ordem psicológica, social , cultural. Em meio a todas estas discussões fica um convite à reflexão: Como aliar tecnologias existentes no Moodle e processo de ensino-aprendizagem?
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Olá, Tiago e demais colegas.
Já tive a oportunidade de atuar no ensino a distância do Ifes no curso de Letras Português como tutora a distância, tutora presencial e professora formadora. Em cada situação, pensar o aluno como o meu outro foi fundamental para o sucesso da disciplina.
Lembro-me que atuei na disciplina de Latim pela primeira vez como tutora a distância e a angústia dos alunos em dominar a teoria e a plataforma era algo desesperador. Eram aplicados exercícios de repetição apenas com chave de correção sem muita explicação da teoria. Quando havia, era apenas uma discussão de base que aparecia na apostila. A impossibilidade do professor formador de gravar vídeos e a falta de bibliografia adequada no polo bem como a falta de preparo de vários tutores na área eram agravantes.
Ao ser convidada para ser formadora, fiz vídeos caseiros experimentais até que consegui fazer vídeos institucionais adequados que não foram os melhores, mas que atendiam minimamente a organização proposta no material que os alunos tinham acesso. Propus atividades individuais e coletivas para exercitar a autonomia e o diálogo entre os pares, como uma metodologia para amenizar a dificuldade dos alunos. Fiz chaves de correção detalhadas para os tutores que não conheciam bem a teoria e fazia plantão tira-dúvidas com alunos e tutores.
O que quero dizer com isso é que atuar na EaD é um desafio gigantesco para o professor e não basta cumprir o que está proposto na apostila ou na ementa de curso. É necessário pensar de forma dialógica e exercitar a alteridade dando condições para que a mediação seja feita em todas as esferas desse contexto educativo: professor – tutor a distância – tutor presencial – aluno.
Parabéns pelo trabalho e pela necessária reflexão!
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
A ressignificação da docência é um processo muito complexo, multifacetado e varia conforme as turmas. Nesse sentido, é preciso repensar as práticas pedagógicas nesta modalidade de ensino, pois cada turma as demandas são outras e há necessidade de aperfeiçoar a metodologia pensada a cada concretização em função de questões que perpassam o processo de ensino-aprendizagem.
Re: MEDIAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL - Autor: Tiago da Silva Bezerra
Olá Tiago, parabéns pelo trabalho!
Fui professora na EaD por 6 anos e compreendo bem sua pesquisa e conclusões. A mediação na EaD é crucial para o desenvolvimento do aluno, pois como a dinâmica é diferente das salas de aula comuns, dos discentes têm de ter muita disciplina, autocontrole e autonomia. Contudo, sabemos que não fomos escolarizados dessa forma, assim, muitos alunos acabam desistindo. E como bem lembrando por você, a mediação e tratamento individualizado faz toda a diferença no evitamento da evasão e bom desempenho durante o curso.
Um abraço,
Beatriz