QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 32

Título:

QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS

Autores:João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira
Resumo:

Utilizando publicações de Louro (1998 e 2008) e Freire (1988), o presente trabalho pretende compreender como as alterações políticas dos últimos anos fortaleceram o embate às questões de gênero na sociedade, e principalmente nas escolas brasileiras. Buscamos ainda, entender a partir de autores como Chareudeau (2011), qual o fenômeno anunciado por trás dos discursos de figuras políticas acerca da temática, compreendendo os contextos das organizações e instituições modernas que tonalizam as estratégias discursivas desses atores no Brasil Contemporâneo.


Anexos:
Instituição:UFV/ USP
Área do Conhecimento:Ciências Humanas
Tema:gênero, escola, política, discurso, organizações modernas

Palavras-Chave:
 
Mesa (1): Marco Antônio Peixoto
Mesa (2): Elaine Teixeira da Silva
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ART_04_JOÃO L. P. SILVA IGOR M. MOREIRA.pdf


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Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS

por Elaine Teixeira -

A proposta trazida pelos autores traz um tema de grande importância para o cenário educacional e político no Brasil.

Dessa forma, convido a todos para o debate e sejam todos, autores e participantes, muito bem-vindos!

Elaine Teixeira (Coordenadora de mesa)

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Obrigado pela recepção no evento! 

Nossa ideia central nesse trabalho foi de iniciar a discussão de algo que se torna latente em nossa estrutura social. Espero que tenhamos contribuído de alguma forma. 

Obrigado!

Em resposta à João Luiz Pedrosa da Silva

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS

por Igor Magalhães Moreira -

Oi Elaine, 

 
É muito importante para nós, estar em um espaço formativo como este. Convidamos a todos a lerem nosso trabalho e apresentarem suas críticas e sugestões. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Marco Antônio Peixoto -

Sejam todos bem-vindos! 

É com imenso prazer que iniciamos mais uma etapa do UEADSL. Desejo a todos um ótimo evento, com diálogos e reflexões sobre o papel da educação, do uso da tecnologia e suas relações. Convido os participantes a fazer as suas considerações e questionamentos  após a leitura do trabalho:

QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS de autoria de João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira. 


Marco Antônio Peixoto (Coordenador de Mesa) 


Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Muito legal esse espaço do UEADSL!  Espero que nosso trabalho sirva como contribuição para o debate e o evento. 

Obrigado!!

Em resposta à Marco Antônio Peixoto

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Igor Magalhães Moreira -

Obrigado pela recepção de todos. 

Que comece o evento! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Éden Santos de Castro -

Bom dia!


Essa é uma discussão mais que necessária nos dias atuais. Discutir gênero é discutir o currículo da escola. Educadoras e educadores têm nas mãos a responsabilidade de ampliar o debate e resistir aos retrocesso. Só uma educação transformadora será capaz de produzir os efeitos necessários à mudança. Porém essa educação transformadora não será dada, ainda mais no contexto político em que vivemos. Ela deve ser construída por todos e todas. 



Em resposta à Éden Santos de Castro

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Exatamente, por isso que em nosso trabalho colocamos que reconhecer a situação de opressão é uma forma de resistência. O cenário político atual não nos permite a trabalhar essas temáticas de forma que formamos nossos alunos e alunas para o mundo. Mascarados com vários projetos conservadores que pretendem retirar essas discussões da escola, temos mais do que nunca resistir sempre. 

Obrigado pelo comentário! 

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Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Luana de Cássia Silva Ferreira -

Boa tarde autores, a contribuição de vocês são de extrema importância partindo do pressuposto que estamos vivendo um cenário político de grande retrocesso. Sabemos que hoje, não que antes não tinha, mas hoje o papel do educador abrange muito além do ensinar, já presenciei casos de crianças que estavam passando mal na escola não por questões biológicas ou fisiológicas do corpo, mas sim, porque não tinha o que comer em casa, mostrando a importância da escola na vida de crianças pobres, crianças que tiveram seus direitos violados dentro de casa ou não, mas que foram na escola que encontraram apoio para pedir ajudar, dentre inúmeras questões que se fosse citar ficaria horas e horas. A importância de discutir a questão do gênero que se apresenta como um tabu em escolas públicas que para muitos conservadores são vistas como doutrinação, é a oportunidade de ensinar diversidade, respeito e entre outros valores que os possibilitem a ter uma leitura do mundo. Sempre quando discuto gênero e vem a nomeclatura "kit gay" me remete a pensar uma pessoa que nunca acompanhou um trabalho pedagógico sério. Bom desculpa acho que falei demais, mas, quero saber a opinião de vocês sobre a questão do gênero nas escolas é necessário falar ou calar?

Em resposta à Luana de Cássia Silva Ferreira

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Oi Luana. Obrigado pelo comentário. Forte relato esse seu! 

Triste pensar que nossos representantes não se preocupando com a educação como deveria. O nosso trabalho ultrapassa para além da sala de aula e dos espaços formais de educação, tudo que estamos vivendo em nossa prática formativa é para compreendermos as particularidades e questões que emergem no nosso cotidiano escolar. Desta forma, como deixar de lado as questões de gênero e sexualidade? haja vista que estamos em situações onde sujeitos diferentes estão produzindo singularidades distintas. Reconhecermos nossas situações é se suma importância para construirmos uma sociedade plural e de respeito a diferenças. Obrigado!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Wesley Marques Da Silva -

Primeiramente gostaria de parabenizar pela escolha da temática discutida no texto, a inserção e equidade do aluno na escola perpassa pela discussão do gênero neste ambiente, entendendo o gênero não por características sexuais, mas por conquistas sociais. Trazer a tona o movimento deste por meio da recusa de informações no autoritarismo de negligenciar fatos como no caso Dória, ou de exclusão e homofobia nos casos Damares e Bolsonaro, é um grande passo pela busca de resistência quanto a discussão no âmbito escolar. Nos próximos trabalhos sugiro que discutam além desses eixos já norteados no texto, o que tem sido feito nas escolas quanto a essa temática. Excelente trabalho.

Em resposta à Wesley Marques Da Silva

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Olá! Muito obrigado pelo comentário. 

Excelente ponto que você toca. Mesmo vivendo num momento político não muito propício para discutirmos essas questões, onde figuras como Damares, Dória e Bolsonaro emergem no nosso espaço público é necessário buscarmos formas de entender quais são os interesses por trás dessas pautas conservadoras. Ao mesmo tempo que pautas identitárias ascendem e buscam alternativas de organizações para contrapor o conservadorismo. 
Ainda estamos em momentos iniciais de debate do assunto e nos aproximando da temática. Obrigado pela dica, vamos com certeza nos atentar a esses pontos. 

Abraços. 

Em resposta à Wesley Marques Da Silva

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Igor Magalhães Moreira -

Wesley, ótimo comentário. 

É necessários que entendermos que essas figuras não são aleatórias na nossa conjuntura atual. Como o João disse, ainda estamos nos aproximando da temática, mas pretendemos dar continuidade a esse trabalho, ao fazer isso vamos nos atentar a discutir como essas organizações de resistência e enfrentamento aparecem.


Valeu! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Alexsandro Luiz dos Reis -

João e Igor parabéns pelo trabalho. Muito importante debatermos esta temática em tempos tão sombrios na sociedade e principalmente na educação. Entendo, que tais questões devam sim debatidas e discutidas em salas de aulas, uma vez é por meio da informação que os alunos adquirirão embasamentos para discussões de temáticas como esta propostas por vocês. 


Vocês pretendem dar seguimento a este trabalho?


Abs. 

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Oi Alexsandro, bom dia! 

Pretendemos dar continuidade sim.. como respondi aos colegas nos outros comentários, essa discussão é algo que ainda estamos iniciando em nossos campos de pesquisa, por se tratar de algo que tem nos afetado bastante pelos últimos acontecimentos.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Igor Magalhães Moreira -

Alexsandro, tudo bem? obrigado pelo comentário. 

Nós pretendemos  sim dar continuidade ao trabalho! Esse que estamos apresentando aqui no evento se trata de uma pesquisa inicial! Vamos trazer os próximos aqui para o UEADSL!!!!!!

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Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Carolina Pereira -

Parabéns pelo tema escolhido! Foi muito bom ler o que vocês escreveram.

A sexualidade é plural é muito subjetivo classificar uma pessoa em heterossexual ou homossexual. 

Então, é complicado estar vivendo em um governo que classifica as pessoas em "rosa" e "azul".

E, como já comentei em outra roda de conversa, a escola é um agente social, que forma seres humanos que serão atuantes nessa sociedade. 

Logo, devemos estar formando pessoas com consciência de que o ser humano é plural, que não da para classificar em menina e colocar na caixinha rosa e menino e colocar na caixinha azul. Nós temos que ensinar as diferenças e principalmente respeitar as diferenças de cada um, além de quebrar esse tabu de classificação entre ser hétero ou homo. 

obs: Desculpa se eu usei algum termo desapropriado para expor o que eu pensei.

Em resposta à Carolina Pereira

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -
Oi Carol! Obrigado pelo comentário. 

A contemporaneidade obriga a gente o tempo todo por uma busca por um sentido, sendo que as pessoas não podem simplesmente "ser" 

É importante a gente entender que dentro da política, essas figuras que emergem estão carregadas de diferentes relações de poder, sobretudo dos que tomam aquilo como verdade ou dos que enxergam como algo aleatório. Esses indivíduos representam o anúncio de uma "nova era", que retira essas discussões de escola e não permite que estejamos cientes de nossas relações de opressão. 
Em resposta à João Luiz Pedrosa da Silva

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Carolina Pereira -

Boa noite!!

Você tem toda a razão, não podemos simplesmente "ser", temos que nos adequar ao que julgam como "certo" e "verdade absoluta". 

Sem contar que posturas como essas do atual governo legitimam o preconceito de certa forma, impede que  as discussões aconteçam, impedindo assim também a oportunidade de formar pessoas instruídas que saibam compreender e aceitar o próximo.

Em resposta à Carolina Pereira

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Igor Magalhães Moreira -

Excelente comentário Carol. Temos que nos tornar atentos do que tem sido discutido no nosso âmbito político e mais do que nunca resistir! 

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Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Paula Bárbara Miranda Camilo -

Prezados João Luiz e Igor, primeiramente parabéns por tratar uma temática tão sensível e tão importante na nossa sociedade.

Penso que as questões de gênero nunca estiveram tão em voga como hoje, o que acaba por trazer junto certas inconveniências - se é que assim posso chamar - como o caso do "kit gay".

Em um território tão demarcado e polarizado como nossa política nacional, faz-se necessário que essas questões sejam problematizadas e vistas em suas diferentes facetas. E na escola não é diferente, tornando imprescindível que sensibilizemos nosso olhar no trato desta temática.

Em resposta à Paula Bárbara Miranda Camilo

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Cara Paula! 

O próprio nome dado a esses projetos muito nos diz da situação política que tem sido evidenciada no espaço público. Se olharmos para os nomes que emergem e ao emergirem problematizam a necessidade dessa questão, estamos enxergando um novo contexto se anunciando. E como deixar essa discussão de lado? Haja vista que nossos e nossas estudantes estão envoltos de uma série de diferentes particularidades e experiências. 

Por essas e outras questões que é necessário reconhecer nossas situações de opressão, tanto enquanto profissionais da educação e quanto pessoa. Pois é a partir desse movimento que conseguimos pensar um processo educativo que não deleta nossas subjetividades. 


Obrigado!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Antonio José de Souza -

Olá, João & Igor!

Parabéns pelo estudo!

Definitivamente, trata-se de um temário pertinente, por isso, em contexto conflagrado - em que se assiste à ascensão da extrema direita, do fundamentalismo religioso em marchas em defesa da família com Deus, de professores perseguidos pelo bestial escola sem partido e as fartas declarações bélicas do Chefe do Executivo, e seus adeptos, contra as mulheres, os negros, os gays, os pobres e nordestinos - a inciativa de vocês merece reverberação.

Forte abraço.

Antonio José


Em resposta à Antonio José de Souza

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Caro Antonio, obrigado pelo comentário! 

Interessante pensarmos que ideal de família e de sociedade que essas figuras ligadas a essas organizações estão pensando e propondo enquanto aceitável. 

A ideia é trazer para os espaços de discussão e produção de conhecimento a necessidade do trato dessas temáticas para pensarmos novas formas e estrategias.  


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Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Beatriz Falcao -

Prezados João e Igor, parabéns pelo trabalho!

Como bem enfatizaram, estamos vivenciando tempos sombrios e intolerantes com a diversidade em nosso país. As declarações de políticos, pouco comprometidos com a constituição 88, encontram eco em alguns seguimentos da sociedade. E a escola, como instância socializadora, não ficou de fora dessa tentativa de retrocesso. 

É lamentável vir tantos avanços no campo dos direitos humanos, serem escamoteados. E esses discursos têm tido consequências nefastas para as minorias, traduzidas em exclusão, agressão e até mesmo mortes por orientações de cunho excludente e intolerante ao "diferente".

Apesar disso, ainda sou otimista. E penso que podemos fazer a resistência diariamente, tanto em sala de aula quanto no espaço social. E trabalhos como os de vocês nos instigam a continuar. 

Parabéns novamente.

Beatriz


Em resposta à Beatriz Falcao

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Cara Beatriz, 

Obrigado pelo comentário!

É por isso que devemos nos atentar aos discursos, ele muitas vezes vem junto de uma ação.. que pode ser direta ou indireta no que diz respeito ao fenômeno social que é dado nos indivíduos que se enxergam nesses discursos. 

Os tempos não são dos melhores, mas é importante que estejamos cientes das nossas diferenças e singularidades. Muito bom saber que não estamos sozinhos! resistindo sempre! 


Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Elcione de Araujo Silva -
Inicialmente parabenizo João e Igor pelo trabalho. 
Em tempos em que pesquisar, estudar, discutir diversos temas e/ou fazer ciência é balburdia, analisar as questões de gênero na escola através dos discursos políticos seria uma ousadia. Vocês tiveram essa coragem e valentia. \ º / 
Na última década percebemos que o número de adeptos  em favor das lutas contra desigualdade e diferença foi maior e percebe-se um avanço em relação ao respeito e estudo sobre o tema. Porém, e infelizmente, alguns discursos políticos  da última eleição presidencial mostraram a falta de informações sobre o tema.
Como foi exposto pelos autores apud Charaudeau (2006), o discurso político pode ser entendido como um compilado de pensamentos, ações e ideais que exprimem a posição de uma relação de poder que é construída, onde a narrativa política pode emergir um novo contexto e uma nova realidade social, é quando o discurso toma o lugar da ação.
já Louro (2008) afirma que o fato de quando o discurso caloroso e enfático, toma o lugar da ação e gera uma série de reverberações no espaço público que ultrapassam seu limite discursivo. Tais discurso representa o reconhecimento de situações como prova de opressão ou resistência. 
Precisamos falar urgentemente sobre gênero e diferença nas escolas ou fora dela, e  ocupar os diversos espaços da sociedade, desmistificando os diversos discursos políticos que ainda poderemos ouvi. 
abraços.
Em resposta à Elcione de Araujo Silva

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por João Luiz Pedrosa da Silva -

Olá Elcione, muito obrigado por compartilhar conosco. Trazer essa discussão para eventos e espaços como esse amplia o debate acerca da temática! Devemos entender como o discurso é entendido dentro do jogo político.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Ana Cláudia Teodoro -

Bom dia a todos, primeiramente quero parabenizar os autores pelo modo culto e argumentativo que colocaram a temática, fato que não observamos hoje em nossas figuras públicas. O trabalho de vocês está realmente fantástico, espero imensamente que renda muitos outros, afinal a ideologia de gênero é um fato que precisamos discutir dentro do contexto em que vivemos.

Compartilho imensamente das concepções elaboradas no artigo, a escola é um ambiente de formação de  personalidades, quando buscamos uma sociedade melhor que a de hoje, que aceite e respeite as diferenças, precisamos começar por nossos jovens, e, aprender a aceitar a pluralidade presente no meio social é formar líderes de verdade, não apenas figuras que impõe opiniões conservadoras, justificadas na religiosidade e percepções pessoais.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Valdirene Batista da Costa Lage -

Bom dia, João e Igor,

Parabéns pelo trabalho. Trata-se de uma discussão muito importante nos tempos atuais em que a intolerância cresce assustadoramente, no mundo todo. Outro dia, conversava com uma amiga sobre a decepção em relação à postura de algumas pessoas que considerava esclarecidas e inspiradoras, ela me lembrou, citando Freire, de que "o sonho do oprimido é muitas vezes se tornar opressor" . Cabe à escola um papel difícil, mas essencial do qual não podemos abrir mão: precisamos construir estratégias de ensino que mostrem que há outras possibilidades além da opressão, há outros caminhos possíveis e melhores.

Abraços,

Valdirene.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Marco Antônio Peixoto -

Boa noite, João Luiz e Igor! 

Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho realizado. A temática desenvolvida pelos autores é bem atual e mostra como a sociedade  brasileira de uma forma geral é preconceituosa, conservadora e como  isso se reflete e alimenta esse discurso político de puro oportunismo. É preciso discutir cada vez mais essas questões relacionadas a gênero na escola. Como vocês analisam a atuação do movimento " Escola sem Partido"  nas questões de gênero? 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DE FIGURAS POLÍTICAS - Autores: João Luiz Pedrosa da Silva e Igor Magalhães Moreira

por Emanuele Bittencourt Martins -

Assunto que rende ótimos aprofundamentos ....