VIVÊNCIAS NO PALCO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - Autor: Daniel Rodrigues Paes Landim

VIVÊNCIAS NO PALCO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - Autor: Daniel Rodrigues Paes Landim

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 12

Título:

VIVÊNCIAS NO PALCO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores:Daniel Rodrigues Paes Landim
Resumo:

O processo de formação do professor de língua estrangeira deve ser analisado desde de sua formação inicial (na academia) até o seu porvir. Este texto tem como objetivo discutir a respeito das vantagens e desvantagens do estágio de observação para a formação integral do profissional licenciando em Letras Inglês. Além de apresentar um posicionamento crítico-reflexivo sobre as concepções que permeiam o ato de ensinar, tomando como referência a figura do professor.

Anexos:
Instituição:Universidade Federal do Piauí /Centro de Educação Aberta e a Distância
Área do Conhecimento:Ciências Humanas
Tema:Formação de professores, ensino-aprendizagem, língua estrangeira, estágio supervisionado

Palavras-Chave:

Mesa (1): Vagno Vales Lacerda
Mesa (2): Paulo Soares Batista
LEIA Artigo Completo em PDF:

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: VIVÊNCIAS NO PALCO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - Autor: Daniel Rodrigues Paes Landim

por prof Paulo -

Olá, Daniel! Parabéns pelo trabalho e, mais ainda, por sua reflexão tão pertinente.

É muito bom saber que você, como licenciando, já denota tamanho apreço pela formação adequada de professores, além de compreender a relevância do estágio supervisionado de observação nesse processo. Bacana mesmo!

Agora fica um questionamento: A formação que você vem recebendo na graduação tem fornecido subsídios para que, futuramente, a sua prática pedagógica em Língua Estrangeira concorra às abordagens inovadoras que você menciona no artigo? Se sim, pode descrever como? Se não, como pretende romper com as possíveis "deficiências" em sua formação inicial?

Aguardo a sua participação!

Paulo Soares (Coordenador de mesa)

Em resposta à prof Paulo

Re: VIVÊNCIAS NO PALCO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - Autor: Daniel Rodrigues Paes Landim

por Daniel Rodrigues Paes Landim -

Paulo. Sim, na academia tive o privilégio de cursar muitas disciplinas que me deram esse arcabouço teórico metodológico para usar práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, dentre as quais destaco: didática, linguística aplicada, metodologia de ensino de L.I, avaliação da aprendizagem, etc.

Tais disciplinas enfatizam a necessidade de formação contínua do professor e destacam que o mesmo precisa preparar aulas contextualizadas as reais necessidades dos discentes. Para isso dão alguns exemplos de como deveriam ser essas aulas: o livro didático deve ser atrativo aos discentes, os conteúdos devem ser adequados a respectiva série que cursam, e deve priorizar-se uma abordagem próxima da realidade do aluno. Mas o professor não deve não limitar-se somente ao livro didático precisa trazer outros recursos para enriquecer sua sala, nesse sentido as tecnologias no ensino estão aí para ajudar.

E além dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica, tem outros conhecimentos que tenho buscado conversando com outros educadores ouvindo suas experiências, tenho também participado de eventos científicos que versam sobre concepções de ensino-aprendizagem, metodologias ativas, tecnologias no ensino. Tenho buscado também subsídios em livros, trabalhos científicos, enfim. Acredito que a formação do docente não limita apenas ao espaço formal da universidade ele precisa buscar essa formação de outras formas e assim aprender novas formas de ensinagens e aprendizagens e reciclar outras.

Em resposta à Daniel Rodrigues Paes Landim

por prof Paulo -

Daniel, obrigado pela resposta. E, mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!

Seu entusiasmo pela docência, associado à percepção que tem sobre a formação inicial e continuada de professores, lhe impulsionarão a uma atuação coerente e exitosa no “palco da aprendizagem”.

Sucesso pra você, e que o UEADSL seja sempre um espaço para a apresentação de suas novas produções.

Abraço!

por Igor Magalhães Moreira -

Oi Daniel, tudo bem?  

Ótimo trabalho e importante reflexão que você faz.  Porém uma coisa me chama atenção no que tenho observado nos últimos anos. Muitos professores de inglês não possuem formação específica na área. Talvez seja uma sugestão para dar continuidade ao seu trabalho, o que acha? 

Em resposta à Igor Magalhães Moreira

por Vagno Vales Lacerda -

Olá, Daniel,

Parabéns pela reflexão apresentada no teu trabalho!

Me senti contemplado com os questionamentos do Paulo e do Igor, sobretudo, por ser professor de estágio em curso de Letras-Inglês e sempre refletir sobre tais questionamentos. 

No seu texto você trata, para além das observações do estágio, de várias outras temáticas e você atribui como desvantagem, uma crítica às práticas docentes denominadas por você como  "ultrapassada, sem inovações (p. 4)". Junto aos questionamentos anteriores, se possível, poderia citar algum exemplo de como seriam essas inovações pensadas por você?

Em resposta à Vagno Vales Lacerda

Vagno, o que tenho percebido é que os discentes não estão satisfeitos com a metodologia de ensino que tradicionalmente é empregada em nossas escolas que basicamente se limita ao ensino da gramática e tradução. Não quero ser um professor que vai para escola só ensinar gramática e encher os alunos de conhecimentos sobre tempos verbais com suas regras e exceções. Quero ensinar os alunos como falar e se comunicar em inglês, quero que tenham capacidade de ler e interpretar textos em inglês, apreciar filmes, músicas em inglês, usar a língua para se comunicar no dia a dia. Uma aula inovadora para mim é aquela que tem mais participação de recursos tecnológicos seja através do datashow, músicas, curta metragem, jogos educativos, etc.
Em resposta à Daniel Rodrigues Paes Landim

por Vagno Vales Lacerda -

Agradeço pela resposta, Daniel. Você está no caminho. Realmente precisamos pensar nas mudanças. Para além das inovações e utilização de recursos tecnológicos, que são sempre bem recebidos pelos alunos, eu acrescentaria a importância da produção e a ressignificação do conhecimento de forma crítica e reflexiva, capazes de tornar os alunos cada vez mais autônomos e críticos, conforme preconiza a teoria freireana.  

Em resposta à Vagno Vales Lacerda

Verdade, Vagno. Faço das tuas palavras as minhas. E sem dúvida o maior privilégio temos como educadores é esse, formar alunos autônomos, críticos, preparados para lidar com os desafios da vida. 

Em resposta à Igor Magalhães Moreira

Igor com certeza. Essa temática da formação de professores desperta bastante meu interesse. Acredito que é importante sim que o professor de língua estrangeira tenha formação específica na área, pois certamente, um profissional graduado na área, adquiriu uma gama de conhecimentos ao longo de sua formação acadêmica, conhecimento esse não só da área do inglês especificamente, já que a grade curricular do curso de letras contempla uma proposta interdisciplinar. Acredito também que além da graduação seria interessante fazer uma pós-graduação, assim ele teria melhores condições de trabalhar o ensino de língua inglesa de forma mais eficiente. Principalmente se essa pós-graduação fosse em ensino de língua inglesa ou metodologia do ensino de língua inglesa.

Olá pessoal! Que bom que gostaram do meu trabalho! Fico feliz e grato pelos comentários recebidos. De início, faz-se necessário frisar que essa edição do UEADSL é muito especial para mim, pois já é a terceira vez que participo do evento e na oportunidade, estou apresentando um trabalho de minha autoria e um trabalho com uma temática pertinente. É um muito gratificante partilhar algumas experiências e através da interação com outros  participantes (educadores) adquirir novos conhecimentos. Sem dúvida, só temos a ganhar com isso pois o conhecimento é uma construção, ser docente também. Por isso devemos refletir sempre sobre nossa prática docente.

por Elcione de Araujo Silva -

Daniel parabéns pelo trabalho. 

Sou graduada em Língua Inglesa e achei a sua pesquisa muito interessante. Vivenciamos dentro e fora da universidade algumas dificuldades no ensino de LI, por isso precisamos de uma formação contínua. 

As Práticas dos estágios obrigatórios nos motivam e também nos deixam pensativos, visto que muitos estudam inglês porque é uma exigência da grade curricular da escola.  Sabemos que o estagio de observação é uma etapa importante, porém a regência e outros fatores que concretizam ou não o Ser professor. Nunca estaremos preparados, por isso precisamos de formações contínuas para aprimorar e inovar a nossa prática docente.

Sucessos!

Em resposta à Elcione de Araujo Silva

Olá, Elcione que bom que gostou do trabalho. Gostei do teu comentário e subscrevo as tuas palavras tanto nos anseios quanto nas expectativas.