REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 20

Título:

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores:Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha
Resumo:

A Educação de Jovens e Adultos constitui-se como uma modalidade educacional presente nos documentos brasileiros, como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Esta modalidade educacional possui algumas organizações específicas, como a faixa etária de estudantes participantes, sujeitos esses que possuem distintas justificativas para a presença nesse ensino. Buscando apresentar um pouco dessa realidade, este trabalho constitui-se como um relato de uma professora em início de carreira, que atuou nesta modalidade.

Anexos:
Instituição:Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
Área do Conhecimento:Ciências Humanas
Tema:Didática, Experiência pedagógica, Professora iniciante, EJA

Palavras-Chave:
 
Mesa (1): Mauricio Teixeira Mendes
Mesa (2): Paula Lima Neves
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF REL_12_JÉSSICA E. NASCIMENTO MARCIA B. CUNHA.pdf


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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Mauricio Teixeira Mendes -

Prezadas autoras e participantes, sejam bem vindos ao evento, é um enorme prazer lhes receber.

A Educação de Jovens é adultos é um tema muito importante para ser debatido. O Paulo Freire tinha uma preferencia por esse público, justamente, que são pessoas que foram negado o direito a educação na idade certa. Muitos dos estudantes da EJA abandonaram os estudos para ajudar a família, outros por não ter escola em suas localidades, de fato, em sua maioria os estudantes da EJA fazem parte dos grupos menos favorecidos socialmente. Confesso que também tenho muito entusiasmo ao trabalhar com esse público, pelo fato da troca de saberes, muitos alunos trazem uma bagagem gigantesca de suas vivências de mundo.

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Boa noite Maurício,

Assim como você, me identifiquei muito trabalhando com o público da EJA, a história de vida de cada estudante nos toca de forma diferente, cada uma com sua peculiaridade e luta. Recomendo a todos os professores, que se permitam trabalhar na EJA!!

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Edivaldo Rafael de Souza -

Parabéns pela elaboração do relato de experiência. Quero saber das autoras se a grande quantidade de estudantes na sala de aula atrapalhou em algum momento as aulas. De maneira que, as turmas de EJA, geralmente possuem pessoas com diferentes faixas etárias, e graus de dificuldades bem diferentes em relação a aprendizagem. Desde já, obrigado.

Atenciosamente, Edivaldo Rafael de Souza.


Em resposta à Edivaldo Rafael de Souza

Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Olá Edivaldo,

A quantidade de alunos que haviam na sala de nenhuma maneira atrapalhou o andamento da aula. Para os alunos mais adiantados, que compreendiam rapidamente o conteúdo abordado, eu levava outros materiais, relacionados com o conteúdo para eles fazerem, e também pedia para esses ajudarem os colegas na compreensão e resolução das atividades propostas.

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Suiara K. V. dos Santos Borges -

Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

A oportunidade de trabalhar com alunos de diferentes idades, histórias de vida, contextos sociais e culturais, que formam um cenário múltiplo e diverso na sala de aula, levando o professor a buscar novas ferramentas para conduzir o aprendizado de cada aluno, é uma excelente vivência que pode proporcionar ao professor desenvolver-se melhor como professor. Talvez, lidando com a educação de crianças pequenas, essa multidiversidade de cada aluno não fique tão evidente quanto numa turma de EJA, sendo essa última, uma boa experiência para preparar o professor para lidar com a diversidade dos alunos em qualquer tipo de turma.

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Olá Suiara,

Todas as turmas são muito particulares, com características peculiares, é isso que torna nossa trabalho tão interessante e nada rotineiro. Fico feliz que meu trabalho tenha possibilitado sua reflexão!!

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Jéssica e Márcia parabéns pelo trabalho. A EJA além de ser um importante trabalho em desenvolvimento, é uma forma de trazer "esperança" a alunos que muito das vezes não tiveram a oportunidade de estudar. Acredito que este caráter social da importância de se ter ao menos o ensino básico deveria ser mais priorizado pelos governos, além de ser melhor valorizado.


Eu gostaria de saber quais as expectativas destes alunos ao findar a EJA? Há muita evasão dos alunos?


Abs

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Boa noite Alexsandro,

Quanto ao seu questionamento sobre as expectativas dos alunos ao terminar a EJA, muitos me relataram que possuem o objetivo de fazer um curto técnico e graduação. São pessoas cheias de sonhos, que apesar das dificuldades, não desistem e acreditam em dias melhores.

Sobre a evasão dos alunos, na minha sala a evasão foi considerada baixa, o que me deixou contente. Entretanto, as estimativas apontam para um grande índice de evasão da EJA.


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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Débora Araújo da Silva Ferraz -

Olá, me interessei logo na sua escrita, pois na minha pesquisa trabalho com 5 grupos de professores, entre eles um é da EJA. É latente neles a diferença do ensino e da aprendizagem dos alunos, principalmente no enfoque do meu estudo que a Língua Portuguesa. 

Acho que a EJA  ainda precisa muito ser repensada em alguns contextos, principalmente no que condiz a projetos e oferta do ensino.

Paulo Freire abordava muito sobre a mesma, penso que por seu caráter meio excluído apesar de discutido.

Parabéns pleo estudo.

Em resposta à Débora Araújo da Silva Ferraz

Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Olá Débora,

Fico feliz que tenha gostado da minha escrita. Neste relato produzido, busquei ser bem objetiva e trazer um pouco da realidade deste nível de ensino.

Próximos trabalhos virão, lecionar na EJA foi maravilhoso!

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Caroliny Capetta Martins -

Bom dia! Primeiramente parabéns Jéssica e Márcia pelo trabalho!

Trabalho na EJA como tradutora interprete de Libras, com alunos da inclusão. A EJA é uma forma calorosa de trazer a esperança àqueles que não tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos no ensino regular. Com isso muitas pessoas que estão lá matriculadas, vão em busca de um sonho, que vai além da conclusão e formação, mas principalmente visando uma melhoria de vida dentro do mercado de trabalho. 

Gostaria de saber mais a respeito da inclusão de alunos com necessidades especiais, como é dada a adaptação desses alunos? Vocês tem alunos surdos incluídos? Qual é a assiduidade/evasão desses alunos?

Desde já agradeço!

Em resposta à Caroliny Capetta Martins

Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Boa noite Caroliny,

Primeiramente, obrigada pelos elogios!

Sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, eu havia um aluno com limitações psicológicas/cognitivas, e infelizmente eu não tive nenhuma orientação ou formação propiciada pela escola em que eu lecionava para saber como proceder frente a essa realidade. Eu busquei por informações e conhecimentos na internet, em blogs, artigos, estudos, etc.

A realidade foi difícil pra mim, e continua sendo difícil para muitos professores e professoras, mas principalmente para os estudantes, eles perdem muito em não ter um profissional preparado para realmente incluí-los em sala.

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Helbe Heliamara Herarth -

Prezadas Jessica e Marcia,

Alternativas diferenciadas de ensino, como a apresentação de diferentes estratégias didáticas trazem resultados incríveis e inovadores. O trabalho de vocês demonstra, através dos exemplos citados nas páginas 04 e 05, que é possível ter uma turma de EJA engajada com ações diferenciadas de ensino e aprendizagem.

Que estas iniciativas possam inspirar outros docentes e contribuam para um ensino e aprendizagem mais participativos e inovadores em turmas do EJA.

Parabéns!

Helbe Herarth

Em resposta à Helbe Heliamara Herarth

Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Obrigada Helbe,

Fiquei muito feliz em ler seu comentário!

Buscamos sempre por uma educação de qualidade, por isso, esse é nosso dever quanto educadores, pensar e usar diferentes estratégias que possam apontar um caminho para o processo de ensino e aprendizagem.

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Antonio José de Souza -

Olá, Jéssica & Márcia!

Parabéns pelo estudo, pois, entre outras coisas, lembrou-me da minha prática docente na Educação de Jovens e Adultos, na qual, paulatinamente, fui percebendo o rejuvenescimento da população que frequentava a EJA. Nesse sentido, queria ouvi-las com relação à juvenilização da EJA. Vocês reconhecem tal contexto como um fenômeno? Se sim, qual justificativa para a presença significativa de jovens, inclusive adolescentes, no ensino da EJA?

Forte abraço!

Antonio José


Em resposta à Antonio José de Souza

Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Boa tarde Antonio,

Sobre a juvenilização da EJA, em minha sala possuía uma mesclagem de faixas etárias, e eu me perguntava por que muitos adolescentes estavam na sala. Percebi que muitos estavam ali porque no período diurno eles conseguiam trabalhar e contribuir no sustento de suas casas, e outros porque eram muito indisciplinados ou atrasados em relação a turma em que estavam. Enfim, essas foram algumas das justificativas, mas possivelmente outras também estejam envolvidas com essa juvenilização da EJA.

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Éden Santos de Castro -

Bom dia!


A EJA infelizmente ainda não conseguiu receber a atenção que merece, embora seja relevante para a garantia do direito humano à educação. Não valorizar a EJA é negar esse direito tão importante às pessoas. E, a partir de Paulo Freire, além de garantir o acesso, a EJA garante uma educação problematizadora, crítica e busca formar pessoas conscientes de sua realidade. 


Continue na busca por melhorias na EJA!!

Em resposta à Éden Santos de Castro

Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Olá Éden,

Certamente continuaremos a buscar pela qualidade da educação, tanto na EJA como nos outros níveis educacionais.

Abraços,

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Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Paula Lima Neves -

Boa tarde, Autoras. 

Sou a Paula, Coordenadora de Mesa do trabalho. Parabenizo a dupla pela participação na Roda de Conversas do UEADSL. Explicitar e encorajar faz parte da divulgação científica. E principalmente, por direcionarem a pesquisa à importância do conhecimento da realidade dos estudantes, contribuindo para a pedagogia humana. Essa possibilidade de contato com o tema, divulgado em um local científico aberto, possibilita ampliação de debates. Aproveitem o domínio do tema proposto, e podendo, participem das indagações propostas.

Toda a equipe agradece pela presença e pesquisa.


Abraços,

Paula


Em resposta à Paula Lima Neves

Re: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Autoras: Jéssica Engel do Nascimento e Marcia Borin da Cunha

por Jéssica Engel Nascimento -

Boa noite Paula,

Obrigada pelos elogios!! Continuaremos discutindo!!


Abraços,