Título: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA |
Autores: | Fernando Battisti e Elisabette Cerutti |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo fazer uma reflexão da revisão de literatura de Nóvoa referente a compreensão de “pessoa” diante ao neologismo “cibercultura” apresentado por Lévy. A proposta é de caráter qualitativo e hermenêutico, sendo a via reflexiva a partir de uma compreensão dialética. Este estudo é incipiente, e originário da proposta, ainda em construção, de compreender a abordagem filosófica sobre as Metodologias Ativas no contexto de cibercultura vinculada a pesquisa de Doutorado do PPGEDU da URI- Campus Frederico Westphalen, na Linha de Pesquisa: Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. No cenário educacional contemporâneo a abordagem investigativa envolvendo a formação de professores tem sido constante e necessária ao aprimoramento e aprofundamento das práticas educativas nos diferentes níveis de construção do agir educacional. Nesse sentido, o presente estudo procura trazer o olhar formativo a partir da compreensão de pessoa de Nóvoa. No intuito de aproximar a temática da humanização dos processos educativos no contexto de cibercultura, compreende-se o inegável sentido apresentado pelo novo humanismo contemporâneo nas relações sociais, em especial, no fazer pedagógico. |
Anexos: | |
Instituição: | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | Formação de Professores; Cibercultura; Pessoa; Educação |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Mauricio Teixeira Mendes |
Mesa (2): Mesa (3): | Tielle Alves Souto Fábio dos Santos Coradini |
LEIA Artigo Completo em PDF: ART_14_FERNANDO BATTISTI ELISABETTE CERUTTI.pdf |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Ótima semana de eventos para todxs nós.
Poderíamos começar discutir esses conceito citado pela Tielle sobre Imigrante e Nativo digital. O que os autores do trabalho pensam sobre isso?
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
É realmente de suma importância a discussão sobre temas digitais, uma vez que é desafior para o professor tornar suas aulas interessantes no papel, uma vez que nossos alunos já usam o tablet antes mesmo de produzirem palavras. Tema encantador e fundamental!
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Saudações,
Um prazer poder estar compartilhando saberes e dialogar sobre a prática docente no contexto da cibercultura. O texto ainda tem uma perspectiva preliminar e circunda uma reflexão de base inicial procurando aproximar questões que julgamos essenciais ao fazer educacional atual.
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Boa Noite.
Sejam todos bem vindos ao UEADS 2019-2.
Me chamo Fábio Coradini e serei um dos coordenadores dessa mesa de debate. Primeiramente quero parabenizar aos autores pelo excelente trabalho. Discutir duas temáticas importantes com uma proposta de neologismo perante a obra de Antonio Nóvoa.
Atualmente vivemos na geração da web 4.0 e todas as suas inovações perante o fenômenos do digital. A cibercultura desconhecida por muitos ainda, reflete-se perante uma nova cultura digital permeada por diversos caminhos interligados ao processo de formação e sua interconexão com a prática.
Discutir a relação da pessoa com a cibercultura vai além de simplesmente pensarmos nos instrumentos e interfaces tecnológicas, mas na clara evidencia da apropriação do processo formativo tão defendido por Nóvoa.
Segundo Nóvoa "manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão de educador.
Que possamos construir um debate enriquecedor .
Grande abraço, Fábio Coradini
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
A compreensão da
sociedade atual passa por estudos no ambiente virtual, que busquem o
entendimento das atividades sociais e interações dos nós da rede de comunicação
tecnológicos, dentro de um processo de debates, expressões, compreensões e
socializações. A concepção de pessoa, pode ser trabalhada à partir de Bondia (2002) Notas sobre experiência e o saber da experiência (verificar) junto a discussão realizada no texto, sobre cibercultura Levy trabalha com a categoria espaço-tempo, para marcar o processo de interações no espaço virtual (verificar). Parabéns pelo trabalho, excelente.
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Fernando & Elisabette, parabéns pelo estudo.
A partir dessas reflexões, penso que as mudanças oriundas da contemporaneidade têm, inevitavelmente, respingado nas velhas e retorcidas estruturas escolares, advertindo-a sobre o surgimento dos 'novos alunos'. E, nesse sentido, faz-se necessário uma formação docente - inicial, mas, também continuada -, que reúna os segmentos socioculturais não hegemônicos, bem como o conjunto de técnicas, afinal, conforme foi dito por vocês, é impraticável a ruptura do humano com o mundo material.
Obrigado e forte abraço!
Antonio José
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Boa noite Antônio,
Você apontou questões muito importantes e que são de suma importância para a educação atual. É preciso repensar a prática como algo a ser transformador, que apresente o aluno como ser integrante do processo, sendo o professor um mediador do conhecimento.
Uma pergunta que deixo a todos: as universidades estão prontas para formar docentes capazes de lidar com as necessidades e anseios dessa geração de nativos digitais?
Abraço a todos.
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Olá, Tielle!
Acho que os setores responsáveis pelo fomento da formação docente, em seus vários desdobramentos, estão sendo provocados. Nesse sentido, penso que avançamos, contudo, muito precisa ser feito.
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Verdade Antônio,
Estamos avançando aos poucos, e os setores responsáveis por tais mudanças tem realizado pequenas mudanças para que esse quadro se modifique, mas creio que é preciso um olhar mais atento das instituições de formação ás necessidades do setor educacional para realizarem uma formação mais próxima da realidade.
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Quero agradecer a possibilidade de amplitude de diálogo sobre as perspectivas propostas. A proposta em forma de revisão de literatura procura otimizar a perspectiva de um novo humano contemporâneo diante o uso tecnológico. A pesquisa apresenta um contexto a ser alinhado pelos estudos de Doutorado em educação. Nóvoa nos convida a reflexão mais profunda em torno da perspectiva da pessoa e Lévy nos apresenta um contexto de cibercultura intimamente relacionado a realidade educacional. Qual nosso papel docente diante ao novo discente?
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Sejam bem vindos! Serei coordenadora de mesa e irei mediar o debate sobre o assunto para que possamos ter uma maior interação e construção de um conhecimento. Qualquer dúvida estamos aqui para ajudar!
Bom congresso a todos!
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
boa noite colegas.
Esse trabalho apresenta combinação contemporânea de novos tempos e espaços de aprendizado como uma característica essencial aos diferentes contextos pedagógicos, ou seja, utilizam as tecnologias móveis e trazem consigo desafios que evidenciam a necessidade de aproveitar melhor os ambientes de aprendizado. Desta maneira, é preciso pensar a aprendizagem na formação do ser professor.
O texto é muito bem claro quando fundamenta a partir de Nóvoa a concepção da dimensão da “pessoa” na construção e identidade docente e posteriormente um olhar a partir da perspectiva de Lévy nas concepções de cibercultura, ciberespaço e Inteligência Coletiva visando espelhar a relação do fazer humano pedagógico com o contexto em que a identidade do professor é concebida e constituída cotidianamente. Pois como afirma Freire (1996) o ensinar não é uma atividade de mera transmissão de conhecimento e sim a criação de possibilidades para sua própria produção ou a sua construção. Sendo assim, evidencia-se a importância de compreender a pessoa enquanto ser, que se fortalece na construção com o outro.
É preciso parabenizar aos autores por esse tema, pois a possibilidade de pensar a docência no viés de sua humanização não está distinta da relação social de cibercultura em que o professor vivência.
sucessos!
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Esse artigo me fez refletir sobre o ser professor que envolve muitos aspectos em sua formação pois como citado no texto “Que é impossível separar as dimensões pessoais e profissionais. Que ensinamos aquilo que somos e que, naquilo que somos, se encontra muito daquilo que ensinamos”. E sobre isso penso que o cuidado com o a formação docente vai muito além de trabalhar técnicas e sim um aprender a ser o quão desafiador é o papel docente. E formar um docente na era digital é apenas uma vertente nesse contexto em que o professor e os alunos estão inseridos. Normalmente leio muito sobre formação integral do aluno, porém pensar essa formação integral do professor confesso eu nunca tinha pensado a respeito. Gostei muito. Grata aos autores por ampliar minha visão a partir da leitura desse artigo!
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Bom Dia a todos.
Que alegria poder ler tantos comentários enriquecedores. A Cibercultura mobiliza formações que são multirreferenciais, complexas e dinâmicas. Quando relacionamos essa cultura contemporânea com as contribuições de Nóvoa, percebemos que o corpo todo se põe em movimento, visto que não estamos mais diante da metáfora do ser humano sentado, quase imóvel, ligado ao seu PC conectado.
Hoje vivemos na pluralização de usos possíveis dos espaços. (Leonardo Rangel, 2018).
Abraços, Fabio Coradini
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Queridos participantes,
Como membro da Comissão deste maravilhoso evento, quero enfatizar o recado da nossa Coordenadora Prof. Ana Matte.
"Prezados
participantes do UEADSL2019.2,
venho lembrá-los que os trabalhos mais votados de cada palco, exceto Teatro,
serão premiados com Menção Honrosa, não se esqueçam de votar nos seus
preferidos. Ah, sim: as votações nas respostas não serão consideradas, elas
servem para interação entre os participantes, para esse prêmio somente
serão contabilizados os votos dado ao tópico do artigo (onde aparece o PDF).
Participem!
Um ótimo evento!"
Então se você gostou desse artigo, participe da votação. Basta escolher o artigo e clicar em CURTIR.
Amplexos a todos, Fábio Coradini
Re: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA - Autores: Fernando Battisti e Elisabette Cerutti
Então pessoal.
Retomo aqui, uma questão inicial, não sei se os autores ou participantes deste fórum chegou a fazer uma breve pesquisa sobre:
"Poderíamos começar discutir esses conceito citado pela Tielle sobre Imigrante e Nativo digital. O que os autores do trabalho pensam sobre isso?"
Penso que esta reflexão seja pertinente.
1) A maioria dos comentários e até a proposta de Nóvoa, pode inferir que as "novas" tecnologias seria uma forma de chamar a atenção de nossos alunos, de fazer uma aula mais dinâmica e interessante.
2) Os educadores devem estar atualizados quanto a esta tecnologia.
Talvez, estamos supervalorizando essas tecnologias, apesar de concordar que tal tecnologia abre um leque de possibilidades, por exemplo para se trabalhar outros gêneros textuais que não estão contemplados no livro didático. Um grupo menos favorecido socialmente, com um aparelho conectado a internet, pode produzir material para essa rede 2.0, 3.0 ou 4.0, e ao mesmo tempo consumir materiais. De fato haverá uma enorme possibilidade de trocas.
Porém, temos que manter os pés no chão e não generalizarmos as coisas. Tem muito educador, que não utiliza tecnologias digitais e da uma excelente aula. Já que estamos falando do "poder" dessas tecnologias, outra questão para pensarmos seria o da Inclusão digital, que é um desafio enorme, nossas escolas, do campo e da cidade, carece de conexão a internet, de laboratório de informática, e tantas outras coisas.
Sobre o imigrante e nativo digital.
Vejam, como essa teoria é falha:
De acordo com essa teoria eu seria um imigrante digital, pois nasci na década de 80. Meu primeiro contato com um computador e celular foi em 2009.
Conheço várias pessoas que nasceram nos anos 2000, e de acordo com a teoria seriam os nativos digitais, porém até os dias atuais não possuem acesso a internet e nem contato efetivo com as tecnologias digitais.
O que me faz, ser uma pessoa, imigrante digital, com mais habilidade com as tecnologias digitais, do que muitos nativos digitais.
Então, acredito, que nativo ou imigrante digital, podem dominar ou não as "novas" tecnologias... Portanto, essa teoria é muito falha.