Título: | II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO |
Autores: | Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho visa relatar a experiência das professoras de Português e Educação Física, no Colégio Santa Maria Minas Betim com os alunos do 8º ano, desenvolvido ao longo da 1ª etapa letiva de 2019. O projeto revela-se de grande importância para a formação socioemocional dos alunos do ensino fundamental II. Os estudantes foram convidados a conhecer o seu “eu” para expressar seus sentimentos, reconhecendo-os e valorizando a importância dos mesmos, num processo de autoconhecimento. Os resultados evidenciam que é de suma importância que habilidades socioemocionais sejam trabalhadas nas escolas, a fim de que os alunos desenvolvam empatia e autoestima, para terem relacionamentos mais saudáveis. |
Anexos: | |
Instituição: | Colégio Santa Maria Minas – Betim |
Área do Conhecimento: | Ciências Humanas |
Tema: | Competências socioemocionais. Autoconhecimento. Empatia. Ensino Fundamental II |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Eliane Lima Piske |
Mesa (2): | Elaine Teixeira da Silva |
LEIA Artigo Completo em PDF: REL_10_EDNÉIA CARVALHO, FABIANA F. LIMA ELAINE C. L. OLIVEIRA.pdf |
II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO - Autoras: Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
A apresentação da prática que as autoras trazem mostra o quão importante é atividades que envolvam as competências socioemocionais nas escolas.
Dessa forma, convido a todos para a discussão do tema e sejam bem-vindos, autoras e participantes.
Elaine Teixeira (Coordenadora de mesa)
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Olá, Elaine!
Primeiramente, tomo a liberdade de agradecer a vocês pela oportunidade de apresentar o projeto neste evento. Visamos tocar o mundo do outro com carinho e, ao mesmo tempo, proporcionar aos nossos estudantes um momento de reflexão sobre o seu próprio mundo emocional. Foi de extrema gratificação notar que os alunos conseguiram tocar também o mundo do colega com respeito e carinho. Notar, portanto, a luz da empatia acesa com essa atividade foi bastante encantador.
Abraço!
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Boa noite Elaine,
agradeço a oportunidade e reconhecimento. Concordo com sua fala inicial, sobre a importância do desenvolvimento das competências sociais na escola, isto ficou muito evidente ao longo do desenvolvimento do projeto.
Será um prazer dividir nossa experiência com vocês e tenho certeza que sairemos desta Roda de Conversa com mais ideias para dar continuidade ao nosso projeto.
Fabiana Lima (Autora do projeto)
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Olá, Ednéia, Fabiana e Elaine! Eu, Eliane junto com a Elaine faremos as mediações, será um prazer estar com vocês! O trabalho instiga a (re)pensar: quem sou eu? Não é um questionamento fácil para respostas ainda mais se for ao mobilizar o sentir do sentimento pela sensibilidade, que somente é possível ao esperançar ao ser mais humano. Que desafio prazeroso vocês trazem no trabalho, o processo de autoconhecimento: será fácil conhecer? Quem é ele? Quem sou eu? Teriam relações na constituição dos sujeitos?
Gostei muito dos questionamentos que vocês lançam na parte II- elaboração da pesquisa foi (e é) desafiador (...). Pessoal, o que vocês acham?
Forte abraço, Eliane
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Olá, Eliane!
É com muita satisfação que agradeço a você pela oportunidade de apresentar este projeto. Realmente, trabalhar com as emoções é desafiador e requer bastante sutileza, pois o universo subjetivo é sempre um mistério. Para nós, educadoras, foi muito emocionante notar que os alunos se entregaram quanto à temática e puderam se conhecer um pouco mais. Foi muito gratificante também ter ciência do quanto nós mesmas crescemos, ao tocarmos nessa temática tão delicada. Espero que possamos contribuir com outros educadores ao propormos a reflexão "#QuemSouEu?".
Abraços fraternos,
Ednéia Carvalho
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Olá, Ednéia! Nós do UEADSL que agradecemos a oportunidade de ter/ler o trabalho de vocês. Parabéns! Quando mencionas "do quanto nós mesmas crescemos", fiquei pensando no quanto "quem sou eu?" Pode e deve ser sensibilizado com diferentes faixas etárias, na formação de educadores e muito mais!! Impossível um educador, seja das infâncias e/ou qualquer outra não ser tocado, vocês "tocaram" e muito!
Beijos
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Boa noite Eliane,
faço das suas as minhas palavras, será um grande prazer dividir nossas experiências e adquirir novos saberes. Quando criamos o projeto #QuemSouEu? não tínhamos noção do tamanho da entrega por parte dos alunos, foi muito gratificante e emocionante ver o crescimento de todos envolvidos no projeto, foi um despertar à sensibilidade e ao cuidado em validar nossos sentimentos e os dos outros também.
Abraços,
Fabiana Lima
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO - Autoras: Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira
Eu adorei esse relato de experiência. Parabéns pela criatividade e cooperação da equipe por trabalhar esse projeto de forma tão integrada. Estamos pensando em fazer um projeto com a mesma temática na Educação Infantil e a partir da leitura do seu relato já comecei a adaptar algumas das suas ideias para a faixa etária que trabalho. Fiquei curiosa para conhecer os "memes" criados por eles, vocês poderiam compartilhar conosco algum que foi mais significativo?
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO - Autoras: Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira
Ótimo, Ana Paula! Também estou curiosa para conhecer um pouco mais, bela proposta para as autoras. Obrigada! Quem sabe, no próximo UEADSL estejas conosco, que tal? Precisamos ocupar cada vez mais espaço com as discussões mobilizadas com as crianças, especialmente na Educação Infantil. Vamos conversando!
Beijos, Eliane
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO - Autoras: Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira
Grata pelo reconhecimento Ana Paula,
uma ideia para realizar o seu trabalho na Educação Infantil é trabalhar o livro "Tenho Monstros na barriga" da Tonia Casarin você conhece?
Vou anexar alguns dos "memes" para você ver como ficou legal.
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO - Autoras: Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira
Bom dia Autoras,
Parabenizo vocês pelo trabalho desenvolvido!! Abordar as emoções se faz necessário nas escolas, uma vez que ela pode ser motivadora de diferentes ações, pelos estudantes não compreenderem como afetam as pessoas a sua volta.
Gostaria de saber de vocês, como foi o retorno dos artigos de opiniões que eles produziram sobre o filme, os alunos conseguiram se posicionar e compreender a intensidade do filme ou apenas descreveram/narraram/relataram o enredo assistido?
Abraço,
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO - Autoras: Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira
Bom dia Jéssica,
Alguns alunos conseguiram, apenas por assistir ao filme, notar a profundidade temática. Outros, porém, produziram seus artigos com base na narrativa apenas, sem abordar a construção temática com sensibilidade. Durante as oficinas, notamos o amadurecimento e envolvimento dos alunos ao abordar as emoções, inclusive mostraram um espírito empático muito forte.
Re: II MOSTRA DE LINGUAGENS - #QUEMSOUEU?: SENTIMENTOS E SENSIBILIDADE- A IMPORTÂNCIA DOS SENTIMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO - Autoras: Ednéia Carvalho, Fabiana Fernandes Lima e Elaine Cecília de Lima Oliveira
Parabéns, Ednéia, Fabiana e Elaine,
Compartilhar projetos como o de vocês é fundamental para disseminar novas possibilidades de trabalho, romper esteriótipos em relação à demonstração das emoções e construir relações saudáveis.
Abraços,
Valdirene.