Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 8

Tratamento do gênero discursivo “carta” e sua retextualização em gêneros discursivos digitais em Língua Portuguesa para o segundo ciclo de formação humana, especificamente, o oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. Buscou-se desenvolver o letramento digital, com base no tratamento do gênero discursivo “carta” reentendida em novas ações digitais multimodais e multissemióticas com fulcro à significação do lugar do estudante enquanto leitor, co-autor e usuário virtual, no qual o movimento de produção perpassa um movimento colaborativo e livre, em direção a uma construção coletiva do conhecimento.

Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

Mesa: Karlla Leal, Elaine Teixeira da Silva

Sobre o projeto:

Sobre o projeto (para surdo ouvir): clique aqui

 

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Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

por Elaine Teixeira -

Muito bacana ver estudantes ingressando na pesquisa acadêmica ainda na educação básica.

Parabéns pelo trabalho, professora e alunos!

Elaine Teixeira

Em resposta à Elaine Teixeira

Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

Obrigado, pelas palavras Elaine Teixeira da Silva, mesmo nós sendo da educação básica, esse projeto diz do nosso sonho de uma escola melhor, o nosso trabalho pode ser uma chance da nossa escola se tornar melhor.

Em resposta à Andert Vilaça e Emilly Gomes Andert Vilaça e Emilly Gomes

Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

por Nathan Oliveira -

Bom dia, Andert e Emilly Gomes, parabéns pelo trabalho "Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana".

Acredito que trabalhos realizados na escola são uma forma de pesquisa que nos guiará para melhoria no quadro da educação básica no Brasil, ainda tão fragilizada. Esta demanda é ainda mais latente nas escolas públicas pelo modelo carente de inovação, atrair a atenção dos alunos e modernizar um modelo de ensino-aprendizagem de um século de idade que não nos rende mais frutos.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

por Leonardo Medeiros -

Emilly, Andert,


As cartas que escreveram à Maggie me lembra o quão importante é enviar cartas para as pessoas e o como é uma forma de passar mensagens pessoais de carinho e motivação que mostram a dedicação de nós como escritorxs em nos comunicar de forma próxima com xs destinatárixs das cartas. Parabéns por todos os textos que escreveram: cartas, emails, tweets, roteiro, perguntas... Gostei muito do que fizeram. sorriso  

Em resposta à Leonardo Medeiros

Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

Obrogado, pelas palavras Leonardo Medeiros, Esse projeto das cartas me mostrou a importancia de enviar cartas, de uma carta de despedida, ate uma carta de amor. Ainda bem que nós tem a professora karlla que nos ensinou a fazer as cartas, e-mails, tweets e etc. Foram vários tipos de texto até o podcast teve escrita.

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Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Olá, Emilly e Andert!

Gostei muito do trabalho que vocês estão divulgando aqui. 

Durante a leitura me lembrei do projeto do grande educador Anísio Teixeira que acreditava na educação superior integrada ao ensino fundamental e médio, como degraus de uma mesma escada e por isso atribuía a cada nível sua devida importância. Trabalhar a pesquisa acadêmica antes do ingresso na academia é garantir o sucesso do individuo lá dentro num futuro consequente e também a qualidade da academia e dos estudos que lhe são inerentes.

Parabéns pelo trabalho!  

Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

por Patricia Oliveira -


Boa noite  Emilly e Andert..

Gostei muito do tema abordado por vocês. A cartas realmente é uma ferramenta fundamental para comunicação.

Apesar de tanta tecnologia  a carta nunca deixou de ser uma forma carinhosa de escrever palavras. 


Abs. 

Patricia 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: Os recursos educacionais abertos e o gênero discursivo “carta”: a retextualização digital para o segundo ciclo de formação humana - Autores: Andert Vilaça. Emilly Gomes.

por Marco Antônio Peixoto -

Bom dia, Andert, Emilly e Karlla!

Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho desenvolvido e também pela participação no evento UEADSL. Vocês demonstraram muita força de vontade e empenho em suas atividades e tenho certeza que os benefícios dessa experiência serão para a vida toda. 

Com carinho e admiração, 

Marco Antônio Peixoto