Tratamento do gênero discursivo “carta” e sua retextualização em gêneros discursivos digitais em Língua Portuguesa para o segundo ciclo de formação humana, especificamente, o oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. Buscou-se desenvolver o letramento digital, com base no tratamento do gênero discursivo “carta” reentendida em novas ações digitais multimodais e multissemióticas com fulcro à significação do lugar do estudante enquanto leitor, co-autor e usuário virtual, no qual o movimento de produção perpassa um movimento colaborativo e livre, em direção a uma construção coletiva do conhecimento. Autor: João Victor Santos Mesa: Karlla Leal, Elaine Teixeira da Silva Sobre o projeto: Sobre o projeto (para surdo ouvir): clique aqui |
As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Muito bacana o trabalho de vocês!
Ao aluno, parabéns pela dedicação ao desempenhar a atividade, e a professora felicito pela iniciação científica com o estudante.
Elaine Teixeira
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Obrigado, Eliane! Achei realmente muito legal participar desse projeto, na minha opinião, temos um desempenho melhor quando estamos com amigos, e pessoas que nos ajudam e apoiam.
Olá, João! Parabéns pelo trabalho no coletivo tão bem expresso nas tuas palavras, mas o melhor é saber que fazes parte dessa rede de atores ao contar e ser cada vez mais protagonista, como mencionas: "temos um desempenho melhor quando estamos com amigos, e pessoas que nos ajudam e apoiam". É ótimo te ter aqui conosco no UEADSL!!!
Abraços, Eliane
João, parabéns pelo seu trabalho. Gostaria que você nos relatasse sobre como é um processo de edição? Como você edita os vídeos, fotos e áudio? Você usa algum aplicativo? Quais?
Obrigado, Karlla! Eu edito muitos projetos, desde áudio, video, fotos, atualmente, minha especialização é em jogos, mas no passado eu já editei varias coisas.
Alguns dos programas que uso e o PhotoShop, Sony Vegas Pro 11, Photo Scape, Paint.net, entre outros.
O processo de edição e simples, porém não e fácil, depende de bastante criatividade para ficar um conteúdo bom, não e apenas juntar arquivos e colocar musicas.
Penso em trabalhar com isso no futuro, acho que ter conhecimento disso desde cedo vai me ajudar bastante no futuro.
João Victor,
sua professora me relatou que você tem bastante domínio da tecnologia e que muitas vezes ajudou os seus colegas que possuíam mais dificuldades. De onde vem sua facilidade com a tecnologia? Você acha que esse domínio é comum entre seus colegas? Por que?
Bom dia, João Victor e Karlla!
Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho desenvolvido e também pela participação no evento UEADSL. Vocês demonstraram muita força de vontade e empenho em suas atividades e tenho certeza que os benefícios dessa experiência serão para a vida toda.
Com carinho e admiração,
Marco Antônio Peixoto
Um trabalho belíssimo de várias mãos!
Parabéns a João e à professora Karlla! Começar a produzir conhecimento nas etapas iniciais dos estudos é fundamental para a criação de novos pesquisadores. Mesmo com a desvalorização que sofremos hoje no campo da pesquisa, não podemos deixar de preparar uma nova geração de cientistas.