Tratamento do gênero discursivo “carta” e sua retextualização em gêneros discursivos digitais em Língua Portuguesa para o segundo ciclo de formação humana, especificamente, o oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. Buscou-se desenvolver o letramento digital, com base no tratamento do gênero discursivo “carta” reentendida em novas ações digitais multimodais e multissemióticas com fulcro à significação do lugar do estudante enquanto leitor, co-autor e usuário virtual, no qual o movimento de produção perpassa um movimento colaborativo e livre, em direção a uma construção coletiva do conhecimento. Autor: João Victor Santos Mesa: Karlla Leal, Elaine Teixeira da Silva Sobre o projeto: Sobre o projeto (para surdo ouvir): clique aqui |
As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Muito bacana o trabalho de vocês!
Ao aluno, parabéns pela dedicação ao desempenhar a atividade, e a professora felicito pela iniciação científica com o estudante.
Elaine Teixeira
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Obrigado, Eliane! Achei realmente muito legal participar desse projeto, na minha opinião, temos um desempenho melhor quando estamos com amigos, e pessoas que nos ajudam e apoiam.
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Olá, João! Parabéns pelo trabalho no coletivo tão bem expresso nas tuas palavras, mas o melhor é saber que fazes parte dessa rede de atores ao contar e ser cada vez mais protagonista, como mencionas: "temos um desempenho melhor quando estamos com amigos, e pessoas que nos ajudam e apoiam". É ótimo te ter aqui conosco no UEADSL!!!
Abraços, Eliane
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
João, parabéns pelo seu trabalho. Gostaria que você nos relatasse sobre como é um processo de edição? Como você edita os vídeos, fotos e áudio? Você usa algum aplicativo? Quais?
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Obrigado, Karlla! Eu edito muitos projetos, desde áudio, video, fotos, atualmente, minha especialização é em jogos, mas no passado eu já editei varias coisas.
Alguns dos programas que uso e o PhotoShop, Sony Vegas Pro 11, Photo Scape, Paint.net, entre outros.
O processo de edição e simples, porém não e fácil, depende de bastante criatividade para ficar um conteúdo bom, não e apenas juntar arquivos e colocar musicas.
Penso em trabalhar com isso no futuro, acho que ter conhecimento disso desde cedo vai me ajudar bastante no futuro.
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
João Victor,
sua professora me relatou que você tem bastante domínio da tecnologia e que muitas vezes ajudou os seus colegas que possuíam mais dificuldades. De onde vem sua facilidade com a tecnologia? Você acha que esse domínio é comum entre seus colegas? Por que?
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Bom dia, João Victor e Karlla!
Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho desenvolvido e também pela participação no evento UEADSL. Vocês demonstraram muita força de vontade e empenho em suas atividades e tenho certeza que os benefícios dessa experiência serão para a vida toda.
Com carinho e admiração,
Marco Antônio Peixoto
Re: As plataformas digitais e os recursos educacionais abertos: a retextualização no segundo ciclo - Autor: João Victor Santos
Um trabalho belíssimo de várias mãos!
Parabéns a João e à professora Karlla! Começar a produzir conhecimento nas etapas iniciais dos estudos é fundamental para a criação de novos pesquisadores. Mesmo com a desvalorização que sofremos hoje no campo da pesquisa, não podemos deixar de preparar uma nova geração de cientistas.