A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 9

Tratamento do gênero discursivo “carta” e sua retextualização em gêneros discursivos digitais em Língua Portuguesa para o segundo ciclo de formação humana, especificamente, o oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo. Buscou-se desenvolver o letramento digital, com base no tratamento do gênero discursivo “carta” reentendida em novas ações digitais multimodais e multissemióticas com fulcro à significação do lugar do estudante enquanto leitor, co-autor e usuário virtual, no qual o movimento de produção perpassa um movimento colaborativo e livre, em direção a uma construção coletiva do conhecimento.

Autoras:Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

Mesa: Karlla Leal, Marco Antônio Peixoto 

Sobre o projeto:

Sobre o projeto (para surdo ouvir): clique aqui

 

(Editado por Ana Cristina Fricke Matte - domingo, 10 nov 2019, 12:43)

(Editado por Marco Antônio Peixoto - segunda, 11 nov 2019, 08:50)

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Karlla Leal -

Agradeço o apoio da UEADSL, na realização desse trabalho. É muito interessante quando trazemos a pesquisa para a escola e refletimos sobre a possibilidade dos próprios alunos produzirem pesquisa. É necessário que pensemos sobre como ocupar a universidade a qual, no caso da UFMG, é pública. 

Em resposta à Karlla Leal

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Victoria Sharon e Camila Martins Vieira -
Bom, quando as universidades "dao apoio "... Na verdade, é a primeira vez que uma universidade dá apoio para a nossa escola. A gente acha isso meio estranho, pois não tem oportunidade por pensarem que só porque somos da escola pública, nao temos o que apresentar no futuro.
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Karlla Leal -

Gostaria que a Camila e a Victoria relatassem sobre a criação do roteiro, sobre como foi elaborá-lo e como surgiram as ideias para os quadros do podcast. Parabéns, Camila e Victoria, pelo esforço e trabalho. 

Em resposta à Karlla Leal

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Victoria Sharon e Camila Martins Vieira -
A gente se juntou e conversou sobre o roteiro e lembramos dos programas que a gente via na televisão e daí tiramos a ideia dos quadros e do roteiro. A gente se juntou na casa de uma das integrantes do grupo, porque moramos perto. Levou um dia para o roteiro ficar pronto e isso foi bom porque uma mora próximo da outra.
Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Dora Leal -

Camila e Victoria,

vocês fizeram um excelente trabalho! Parabéns! Ficamos muito interessados no projeto desenvolvido por vocês e queríamos que vocês nos contassem como foi esse processo dos próprios alunos compartilharem suas experiências tão difíceis de vida. Foi respeitoso esse compartilhamento? O que mudou na relação de vocês depois disso? Obrigada. 

Em resposta à Dora Leal

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Victoria Sharon e Camila Martins Vieira -

Sim, Teve respeito, nós escolhemos algumas perguntas e mostramos para as entrevistadas e elas aceitaram, porque se sentiram confortaveis. Para mim, não mudou nada, porque somos amigas, mas para os outros deve ter mudado, porque nem todos compreendiam a situação um do outro. Muito obrigado pelo seu comentário. Beijos.

,,

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Dora Leal -

Camila, achei muito interessante você ter escolhido escrever sua carta para o Frank. Por que você o escolheu? Vi que, no Tweet, você utilizou uma hashtag contra o machismo. Por que? 

Em resposta à Dora Leal

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Victoria Sharon e Camila Martins Vieira -

Porque o que a Maggie passou com o Frank mostra a realidade que as mulheres e adolescentes sofrem na realidade do dia a dia. Hámachismo na rua, com alguns homens, pois eles não sabem respeitar as mulheres e adolescentes. Inclusive a Victória tinha um sonho em ser policial, mas ela pensa em desistir porque falaram que ela não iria conseguir pelo fato de ser mulher, como a Maggie quando quis ser boxeadora. Falaram que mulher não podia lutar.

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: A retextualização como um movimento multimodal fundamentada nas TICs: sua manifestação na escola pública do ensino fundamental - Autoras: Camila Martins. Victoria Rodrigues Ferreira

por Marco Antônio Peixoto -

Bom dia, Camila, Victoria e Karlla!

Gostaria de parabenizá-las pelo excelente trabalho desenvolvido e também pela participação no evento UEADSL. Vocês demonstraram muita força de vontade e empenho em suas atividades e tenho certeza que os benefícios dessa experiência serão para a vida toda. 

Com carinho e admiração, 

Marco Antônio Peixoto