LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 27

Título:

LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS


Autores: Wallison Victor Caldeira de FREITAS
Resumo: Ao Longo de nossas vidas, passamos por diversas formas de letramento, desde a infância, até a vida adulta. Hoje em dia, com o avanço do mundo tecnológico, nos deparamos constantemente com práticas de letramento em tecnologias digitais que, às vezes, passam despercebidas por se tornarem práticas comuns do nosso dia a dia.


Anexos:
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação
Instituição: UFVJM - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Carlos Henrique Silva de Castro
Mesa (2): Paulo Soares Batista
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:   Documento PDF UEADSL2019_2-WallisonVictosCaldeiraDeFREITAS.pdf

(Editado por Nathan Oliveira - sábado, 9 nov 2019, 16:25)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Isac dos Santos Lopes -

Olá amigo.

Gostei de seu texto, achei bacana você conciliar isso com o estágio. A atuação dos estudantes é mesmo uma evidência da presença do letramento nesses espaços.

Eu também gostaria de saber, como a escola contribuia para esses processos de letramentos.

Obrigado.

Em resposta à Isac dos Santos Lopes

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -

Olá, Isac, muito obrigado. Sim, o estágio proporciona a gente entender melhor o processo formativo dos estudantes, e como sabemos, eles são bem avançados no que se refere à tecnologias digitais. A escola nesse sentido de letramento digital tem pouca atuação prática na vida dos estudantes, por uma questão de recurso material mesmo, porque embora tenha salas de informática, o trabalho nelas é dificultado por não possuir uma internet que consiga atender as necessidades das atividades. Mas, a escola apoia a iniciativa dos estudantes nesse sentido. Então, esse trabalho letramento digital, fica por conta deles, e que fazem muito bem! 

Em resposta à Wallison Victor De Freitas

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Darlan Rodrigues Martins -

Parabéns pelo texto, e uma ótima reflexão.

De fato, amigos... entendo que o triângulo entre escola, família e sociedade deve ser fortalecido para que o aluno, ator que perpassa os três eixos do triângulo, sofra e exerça influência em todos estes cenários.

Assim como a escola pode fomentar a questão do empreendedorismo, por meio de projetos, por exemplo, envolvendo das famílias e gerando mentes criativas e críticas para desenvolver a sociedade; da mesma forma, a escola pode contribuir com um saudável letramento digital, oportunizando estratégias de utilização na escola, sem deixar de tratar de temas éticos, legais e morais que cercam a sadia utilização de tecnologias digitais.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Carlos Henrique Silva de Castro -

Wallison,

parabéns pela articulação teórica na leitura das práticas com as tecnologias na escola que vc estagiou. Vejo que seu olhar está muito apurado nessa questão dos letramentos, pois consegue ver com clareza os eventos que os proporcionam bem como todo o processo de construção social e cultural, como vc pontua nas suas conclusões. Tenho certeza que uma investigação nesse sentido seria facilmente aceita para mestrado. #FicaADica 

 

Em resposta à Carlos Henrique Silva de Castro

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -

Muito obrigado, Carlo, e sem sua ajuda nesse processo de construção de conhecimento de referencial teórico, não conseguiria escrever. E vou pensar na dica, obrigado pelo apoio!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Suiara K. V. dos Santos Borges -

Interessante sugestões de utilização de ferramentas digitais, redes sociais (tão presentes na vida dos jovens atualmente) como atividades de letramento e desenvolvimento de outros conteúdos e conhecimentos como mencionado no artigo (contabilidade, marketing, etc para organização e divulgação de eventos dos alunos). O desenvolvimento de conteúdos em situações práticas da vida real dos jovens auxilia no interesse dos mesmos a se engajarem e se envolverem em seus próprios aprendizados.

Em resposta à Suiara K. V. dos Santos Borges

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -
Sim, essa é a idéia de evidenciar a importância dessas situações práticas como conhecimento. Está no nosso cotidiano e não percebemos porque é comum em nossas vidas! Rsrs obrigado por ler meu texto. 
Em resposta à Suiara K. V. dos Santos Borges

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -
Sim, essa é a idéia de evidenciar a importância dessas situações práticas como conhecimento. Está no nosso cotidiano e não percebemos porque é comum em nossas vidas! Rsrs obrigado por ler meu texto. 
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Jonas Oliveira Santos -

Querido Wallison. eu gostei demais do seu trabalho, muito mesmo. 

Concordo muito com você quando diz que as pessoas com um pouco mais de idade tem acesso ao letramento digital, essa sua colocação é muito interessante para romper com a ideia de que apenas os jovens tem acesso a redes sociais e acesso a internet. 

Outra coisa muito legal também, é quando vc especifica o uso dos letramentos digitais na organização de eventos e na escola. Super concordo quando traz que o letramento está em nosso meio desde a fase infantil  a vida adulta. 

meus parabéns.

Em resposta à Jonas Oliveira Santos

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -

Obrigado, Jonas. Realmente devemos romper com a ideia de que só adolescentes têm experiência com a tecnologia, vemos muitos senhores e senhoras de idade possuem smartphones, e sabem fazer muitas coisas com a internet.  

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Natália Giarola -
Wallison, 


Parabéns pelo trabalho. 

A temática é muito importante e concordo com você, a escola pouco utiliza desses novos recursos digitais para o ensino.

Desenvolvi um projeto há uns quatro anos um projeto de Mídias, integrado entre o Cras e algumas escolas públicas de Sao Joao del-Rei. O objetivo era a produção de jornais, documentários, animações e edição fotográfica para jovens de baixa renda.


Utilizávamos como meio de divulgação o Facebook e o YouTube, vimos, por parte das escolas, grande receio em utilizar mídias digitais para trabalhar assuntos ligados ao conteúdo estudo em sala. 

Ainda falta a conscientização de que as mídias digitais não são inimigas, mas aliadas do letramento.


Em resposta à Natália Giarola

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -

Oi, Natália, de fato a escola trabalha pouco os recursos da tecnologia digital. Está ainda presa àquela visão de que a internet atrapalha o desenvolvimento do estudante, tanto na escola quanto fora dela! A melhor forma realmente de juntar estes dois lados, educação e tecnologia, é fazer um trabalho que integre os dois! 

Em resposta à Wallison Victor De Freitas

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Natália Giarola -

Thiago, 

Exatamente! Ainda há muito o que se aprender, principalmente quanto a interdisciplinaridade. 


Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Eliana Henrique de Sousa Dias -

Parabenizo pelo artigo Wallison!

E concordo com as suas colocações, acho que as escolas faltam mesmo em não enxergar as novas tecnologias como ferramentas eficazes para o ensino, visto que as redes sociais são espaços em que ocorrem multiletramentos por meio da enorme gama de leituras de diversos gêneros que podem aparecer em redes como o Facebook YouTube etc. como você mesmo citou.

Também, em minhas experiências de estágio, observei a resistência ao uso das novas tecnologias a favor da prática docente, mas acredito que a escola não tem nada a perder, até porque os estudantes já utilizam esses recursos no ambiente escolar, então por que não trazer isso para dentro das práticas educativas né?

Em resposta à Eliana Henrique de Sousa Dias

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -

Sim, a utilização desses recurso que as tecnologias digitais nos oferecem contribuem bastante para o desenvolvimento da aprendizagem, e fazer com que isso aconteça com finalidades educativas só contribui ainda mais para aprimorar os conhecimentos que os estudantes já possuem. 

Obrigado pela contribuição! 

Em resposta à Wallison Victor De Freitas

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, Wallison.

Que discussão bacana a que você faz em seu texto!

É falsa a ideia de que um sujeito não alfabetizado não seja letrado e que um sujeito alfabetizado seja cem porcento letrado em todas as áreas.

Muitos de nós professores, inclusive professores universitários com a titulação mais alta que nos é permitida, muitas vezes, mal sabemos operar recursos básicos de preparação de aulas como Powerpoint, Prezzi ou afins.

Sua discussão é relevante no tocante à noção de letramento, à quebra de esteriótipos e à não repetição de discursos que subjugam o potencial do estudante de interior ou mesmo de faixas etárias mais elevadas.

Bom demais ler textos que nos tocam, nos incomodam e nos motivam! 

Parabéns pelos apontamentos feitos! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Renata Assis -

olá, Walisson parabéns pelo trabalho.

Ao ler seu artigo, percebe-se o seu tamanho conhecimento a cerca do assunto letramentos digitais, que se confirma nos resultados de sua pesquisa.

também vejo que não dá mais para as escolas baterem de frente com as novas tecnologias, é preciso pensar de forma diferente, no sentido em que percebam que as novas tecnologias, redes sociais, podem ser ferramentas que contribua para a construção de novos conhecimentos, pois por meio dela o educando terá acesso a diversos tipos gêneros.

abraços.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por prof Paulo -

Wallison, seja bem-vindo ao nosso congresso UEADSL 2019.2! Estendo as boas-vindas também aos demais participantes das discussões sobre o seu trabalho.

Artigo muito bem redigido e que dialoga de forma coerente com os autores escolhidos por você, no âmbito dos estudos sobre letramento. Parabéns!

Fico feliz em saber que a graduação em Educação do Campo, ofertada pela UFVJM, oportuniza a você a apropriação de novas práticas de letramento e a inserção na pesquisa acadêmica, tão cara à sua formação estudantil e profissional.

Quão interessantes são o exemplo e as explanações correlatas aos letramentos digitais presentes nas ações de divulgação e realização da formatura dos jovens concluintes do Ensino Médio, provenientes da escola em que você estagiou.

Será que você poderia nos relatar outros exemplos/situações de organização/produção de eventos com o auxílio das tecnologias digitais, e que na sua concepção, também interferiram diretamente no cotidiano da sua comunidade?



Aguardo a sua participação!

Paulo Soares (Coordenador de mesa)


Em resposta à prof Paulo

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -

Oi, .... obrigado pela colocação. Sim, existem outros formas de eventos que estão presentes na comunidade, que não destaquei pois o público alvo eram os concluintes do ensino médio. Mas como morador da comunidade, observo que há eventos organizados por pessoas que não são mais jovens e adolescentes, como os eventos culturais da comunidade, por exenplo as festas tradicionais da igreja católica, festas juninas, cavalgadas das comitivas, e até mesmo ações solidárias que pretendem fazer uma boa ação, para ajudar alguém que esteja em um momento delicado. Como se imagina pela idade dessas pessoas, e que não estão tão acostumadas com uso de tecnologias digitais, estas divulgações são veiculadas por meio de cartases/banners, ou carros de som, e que também requer um trabalho anteriormente com ferramentas de edição de imagens, de áudio, etc. Portanto, são igualmente necessárias e importantes para o entendimento do que seja letramento digital das que vivem no meio rural. 

Obrigado! 

Em resposta à Wallison Victor De Freitas

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por prof Paulo -

Oi, Wallison!

Obrigado pelas respostas aos questionamentos que deixei aqui. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a realidade da sua comunidade, e sobre como os letramentos digitais ou não, vão aparecendo nas divulgações dos eventos mencionados e nas práticas sociais da comunidade local.

Parabéns! Parabenizo também o professor Carlos Castro, que tem desenvolvido um excelente trabalho na licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. É gratificante saber que você e seus colegas são orientados e incentivados a estarem aqui, no congresso UEADSL.

Sucesso pra você, Wallison! E que o UEADSL seja sempre um espaço para a apresentação de suas novas produções.

Abraço


Em resposta à prof Paulo

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Wallison Victor De Freitas -

Oi, .... obrigado pela colocação. Sim, existem outros formas de eventos que estão presentes na comunidade, que não destaquei pois o público alvo eram os concluintes do ensino médio. Mas como morador da comunidade, observo que há eventos organizados por pessoas que não são mais jovens e adolescentes, como os eventos culturais da comunidade, por exenplo as festas tradicionais da igreja católica, festas juninas, cavalgadas das comitivas, e até mesmo ações solidárias que pretendem fazer uma boa ação, para ajudar alguém que esteja em um momento delicado. Como se imagina pela idade dessas pessoas, e que não estão tão acostumadas com uso de tecnologias digitais, estas divulgações são veiculadas por meio de cartases/banners, ou carros de som, e que também requer um trabalho anteriormente com ferramentas de edição de imagens, de áudio, etc. Portanto, são igualmente necessárias e importantes para o entendimento do que seja letramento digital das que vivem no meio rural. 

Obrigado! 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Héllen Fernandes -

wallison, que discursão bacana que você fez.

 tem algum tempo que estou pesquisando esse mesmo processo, e fazendo essa menção ao estagio, me trouxe mais novas ideias, obrigada!

  parabéns pelo texto!



Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Eliana Maria Romualdo Cardoso -

Gostei muito de  seu texto Wallison, principalmente na parte onde você refere as pessoas do campo que não tem muita instrução escolar, mas que já conseguem acesso a redes sociais. Essas práticas de letramento contribuem para que essas pessoas tenham uma melhor condição de vida, pois elas estão exercitando o cérebro, interagindo com um meio diferente do dia a dia. Isso pode e creio que proporciona mais alegria e disposição, diminuindo com certeza as doenças ocasionadas pela solidão da velhice.

Em resposta à Eliana Maria Romualdo Cardoso

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Maria Natiele Soares Ramalho -

Boas Horas!

Parabéns pelo seu trabalho! Acho muito relevante que façamos pesquisas voltadas para as nossas comunidades. Nos enquanto futuros educadores temos uma grande responsabilidade de integrar os meios digitais em nossas aulas, e o mais importante de maneira eficaz e funcional. Precisamos instruir esses jovens a fazer um bom uso dessas ferramentas digitais. As novas tecnologias podem ajudar muito no ensino como também pode destruir com o ensino se não trabalharmos com boas metodologias. Me preocupo com tipo de letramento que esta chegando em nossas comunidades.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Emanuela Raymunda de Souza Miranda -

Olá Wallisom,

Parabéns pelo artigo, me vejo contemplada com suas palavras. O letramento digital atualmente se torna uma grande potência em jovens, crianças, adultose idosos; a grande preocupação é de que pode-se notar que grande parte utiliza de forma equivocada e por vezes inútil aumentando até o número de depressão de pessoas que veem stories de publicidades de blogueiros e ao comparar com sua vida se sentem rebaixados. 

Congressos como este nos mostra como é possível utilizar as tecnologias de forma proveitosa, aumentando assim o número de pessoas que leem de fato. A escola como você mesmo disse é um espaço que pode estar utilizando a ferramenta tecnológica ao seu favor para vinhos educativos. Hoje em dia há inúmeros programas educativos, além das redes sociais que podem ser meios de comunicação popular. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Fransciele dos Reis Cândido Correia -

Boa tarde!

A discussão sobre o letramento digital na produção de eventos em comunidades rurais é muito válida. Levando em consideração que atualmente um grande número de pessoas estão conectados na grande rede de internet, mas nem todos sabem usá-la adequadamente. O letramento digital viria como norteador para que cada vez mais pessoas possam usar a internet para benefício próprio e enriquecimento cultural da comunidade. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: LETRAMENTOS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE EVENTOS EM COMUNIDADES RURAIS - Autor: Wallison Victor Caldeira de FREITAS

por Alex Gwo Jen Lan -

Vejo que o trabalho pontuou questões relevantes sobre o letramento digital. Achei bastante interessante a definição de "pessoa letrada", como comentado acima pela Vivian, assim como a sua tamanha importância no contexto sociocultural e educativo. Está pensando expandi-lo em algum outro trabalho futuro?