PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 15

Título:

PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE

Autores: RESENDE, Natália; RIOLO, Vivian.
Resumo:

 

Neste trabalho, objetiva-se explorar o estudo das paixões semióticas por meio das categorias contempladas no software livre DadosSemiótica (DS), a fim de observar os efeitos passionais de sentido que emergem na campanha publicitária #CompartilheHumanidade, do Ministério da Justiça brasileiro. Tomando por base duas peças publicitárias, será observado o percurso passional do sujeito que busca legitimar a atuação do governo frente aos valores da cultura brasileira. Para tanto, será mobilizado um aparato teórico com vistas aos estudos das paixões em sua configuração tradicional (GREIMAS e FONTALINNE (1993); BARROS (1990)), bem como por meio da metodologia proposta por Matte (2012, 2019), que busca a sistematização em uma configuração arbórea permitindo uma análise automatizada no DS.

 

   
Anexos:

Anexos abaixo.

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Linguística
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2): Elaine Teixeira da Silva
Mesa (3):  

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Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Ana Cristina Fricke Matte -

Natália e Vivian,

muito relevante esta análise, retomando um exemplo de 2015 do empenho do governo brasileiro de então no sentido de valorizar, em âmbito internacional, nossa imagem como país. Vem de encontro ao quadro exatamente oposto  que vivemos na atualidade.

É interessante em seu trabalho a discussão das diversas imagens-fim que são exploradas nessa propaganda para construir o sentido que tem por meta. Parece-me que, para o sucesso desta propaganda, tanto a imagem do refugiado deve ser valorizada, o que levaria a seu aceite como parte da sociedade, quanto a imagem de uma sociedade democrática e altruísta deve ser criada para dar suporte a essa acolhida e, ainda a imagem do país como uma nação autônoma e digna deve constituir o quadro com valorização altamente positiva.

Gostaria de saber sua opinião sobre a eficiência desta estratégia, caso concordem que esteja de fato presente no corpus, e, caso não concordem que seja um ponto relevante - ou até mesmo caso discordem de sua presença - , façam uma reflexão sobre como tal preocupação poderia modificar a forma e o conteúdo dos textos analisados.

Belo trabalho, parabéns!

Ana Cristina

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Natália Giarola -

Oi, Ana

Obrigada pelas considerações. 

Então, sim, para que a propaganda seja eficaz é necessário que tanto a imagem do refugiado quanto a imagem de uma sociedade democrática e altruísta devem ser levadas em consideração. É esse contrato que deve ser firmado.

Acredito que no trabalho, até mesmo pelo delimitação de páginas e o enfoque, essas questões possam não estar tão claras, já que o intuito era explorar o estudo das paixões semióticas. Contudo, acredito eu que para abordar a  reflexão sobre a imagem do país como uma nação autônoma e digna seria necessário o estudo do nível discurso, com foco nos temas e figuras, para chegarmos a construção do ethos que o governo brasileiro tenta construir, tanto para o refugiado quanto para a sociedade, embasado, por exemplo, nos estudos do Fiorin (2019), naquele livro Em Busca do Sentido. 

Eu e Vivian tentamos fazer algo similar, com essas mesmas imagens, em um trabalho apresentado em agosto, no Simelp, contudo o artigo ainda não publicado nos Anais, mas o foco era justamente a imagem que é construída, o ethos, levando em consideração tanto a imagem quanto o texto. 

Consegui responder sua pergunta?



Em resposta à Natália Giarola

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Ana Cristina Fricke Matte -

Obrigada, Natália,

é isso mesmo.

bjs

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Vivian Pinto Riolo -

Ana, como bem disse a Natália, já fizemos uma análise em outro trabalho no qual exploramos a construção de imagens pela noção de ethos discursivo.

 A respeito de seus comentários, dada a extensão que a nos é permitida para a escrita deste artigo, analisamos apenas 3 das 18 peças da campanha. Mas considerando toda a proposta que se estabeleceu durante a circulação de tais publicidades nas redes sociais dentre outras adotadas pelo Ministério da Justiça brasileiro para propor essa imagem de país acolhedor que com olhar de alteridade toma o outro, a diversidade, as minorias, como ponto de partida de seus discurso, parece-me que a proposta teve êxito sim.

 Nas campanhas selecionadas, sobretudo, destaco que a imagem –fim do imigrante é organizada na transição de algumas peças, quando, por exemplo, aparece em situação de miséria, decadência e prostração em cenário de guerra no país de origem ou em um monte elevado, erguido e com o olhar não mais cabisbaixo, mas olhando para o horizonte, com perspectivas aparentemente renovadas em oposição a sua condição primeira. Sempre no diálogo do verbal e do não verbal, a logo do governo Brasileiro se faz presente situando essa nova condição do refugiado no Brasil.

 Perceber o sincretismo desse enunciado tocando em questões no plano da expressão e do conteúdo nos permitiriam uma análise mais profunda de tais aspectos que, sem dúvida, mantém estreita relação com a estratégia adotada. Fizemos um pouco disso também no texto que falamos sobre a noção de ethos acima mencionado e acredito que podemos, em outra ocasião, ampliar tais análises.

Muito obrigada pelos apontamentos!


Em resposta à Vivian Pinto Riolo

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Ana Cristina Fricke Matte -

Vivian,

dá vontade de ver logo essa análise das 18 peças, pode até virar um livro piscando

bjs e obrigada,

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, Ana.

Essa campanha teve uma repercussão bem interessante no Facebook e deu "pano pra manga"! Quando tive acesso a ela, não tive como conter meu olhar de analista do discurso! (risos) 

Compartilhando ideias com a Nati, lembrei desse "achado' e essas publicidades têm nos ajudado a pensar alguns conceitos de Semiótica.

E, sim, seria bacana pensar outros aspectos semióticos com as demais peças. Quem sabe! sorriso


Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Natália Giarola -

Oi, Ana, 

Interessante a ideia do livro, quem sabe não rola uma parceria?


Abraços. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Elaine Teixeira -

A proposta trazida pelas autoras nos mostra o quanto temos de possibilidades de analisar as produções por meio da semiótica. Um olhar crítico ao perceber as nuances dos textos publicitários em questão. 

Convido a todos para o debate e sejam bem-vindos!

Elaine Teixeira (Coordenadora de mesa)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Isac dos Santos Lopes -

Prabéns às autoras, achei muito bom o trabalho.

É uma reflexão muito interessante que aborda uma situação concreta que fora vivida em nosso passado. E podemos aproveitar para estudar com isso.

Em resposta à Isac dos Santos Lopes

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Natália Giarola -

Isac, verdade! É um assunto que deve sempre estar em pauta. 

São temas importantes para o debate, seja ele onde for. 

Obrigada pela participação. 

Abraços. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Olá Natália e Vívian!

O trabalho de vocês ficou muito interessante e como a Ana colocou, dá vontade de conhecer mais, apoio a ideia do livro! sorriso

Com um caminho um tanto grande dentro dos estudos semióticos, as autoras mostram que o dS colabora de forma produtiva para a área. 

Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Natália Giarola -

Oi Cris, 

Quem sabe, né.

No nosso primeiro trabalho, usamos a questão do semissimbolismo e da ideologia (usando o nível discursivo). 

Assim que tivemos acesso aos anais nós divulgamos. 


Abraços. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Alex Gwo Jen Lan -

Essa análise foi uma aplicação bem pertinente da semiótica das paixões.
A forma como é explorado o contrato fiduciário entre os refugiados e o Governo Brasileiro nas duas campanhas é bem interessante!
Parabéns pelo trabalho, Natália e Vivian!
Também fico instigado para ver a continuação desse projeto!

Em resposta à Alex Gwo Jen Lan

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Natália Giarola -

Alex, 


Obrigada pela interação.

Pode deixar que divulgamos quando sair os próximos. 

Abraços

Em resposta à Alex Gwo Jen Lan

Re: PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE - Autoras: Natália RESENDE e Vivian RIOLO

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, pessoal.

Ficamos felizes com os apontamentos, pois o estudo das paixões é muito importante para a nossa pesquisa de doutorado.

O projeto de um estudo continuado das peças aqui apresentadas já está nos nosso planos! sorriso

Obrigada!