MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 10

Título:

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM”

Autores: Paula Silva Abreu
Resumo:

Entender os fenômenos, aspectos, processos que envolvem a aquisição de segunda língua é fundamental para a melhoria do aprendizado dos alunos e para a formação de professores de línguas mais capacitados. Este trabalho apresenta uma discussão acerca das motivações que estão por trás dos processos de aprendizagem de uma L2 a partir da análise de uma narrativa de aprendizagem.

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Linguística
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2): Marco Antônio Peixoto
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDFArtigo_PaulaSilvaAbreu.pdf


(Editado por Nathan Oliveira - sexta, 8 nov 2019, 14:09)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Ana Cristina Fricke Matte -

Paula,

a aquisição de segunda língua, em especial o Inglês, é um tema muito relevante, pois temos, de um lado, uma forte pressão social no uso - muitas vezes inadequado - de vocabulário inglês nas mídias e, a partir de tal, espalhando-se na sociedade e, de outro lado, uma necessidade cada vez maior na atuação profissional em diversas áreas.

Esses dois aspectos podem ser altamente conflitantes, o que é sentido de forma muito mais premente no ensino regular.

Como você  define essa questão, tendo como parâmetro o estudo de caso realizado?

Parabéns pelo trabalho!

Ana Cristina

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Marco Antônio Peixoto -

Sejam todos bem-vindos! 

É com imenso prazer que iniciamos mais uma etapa do UEADSL. Desejo a todos um ótimo evento, com diálogos e reflexões sobre o papel da educação, do uso da tecnologia e suas relações. Convido os participantes a fazer as suas considerações e questionamentos  após a leitura do trabalho:

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” de autoria de Paula Silva Abreu. 


Marco Antônio Peixoto (Coordenador de Mesa) 



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Nathan Oliveira -

Paula, bom dia. Parabéns pelo seu trabalho aqui no UEADSL. Muito interessante nas considerações finais do artigo o ressalte dado na aprendizagem da língua como um fator contextual, individual e coletivo (seja ele positivo ou negativo)

Durante meus estudos da língua francesa, pessoalmente, tive influência docente e do grupo de alunos como algo motivador pois todos estavam interessados e perseguindo o mesmo objetivo, porém, estar em um contexto inadequado (como uma turma mais avançada ou mais deficitária) pode prejudicar e desmotivar o sucesso do aluno.

Realmente existem vários fatores envolvidos e muitas vezes analisamos isoladamente o aprendizado, como "a influência do quadro digital", "a influência do uso de tablets", "o nível de formação do professor de língua estrangeira", dentre outros.

Grande abraço,

Nathan.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Maria Natiele Soares Ramalho -

Olá Ana Cristina

Trabalho maravilho, o ensino e aprendizagem do inglês sempre foi um grande desfio e você fez reflexões relevantes em seu artigo, que nos faz observar o contexto da aprendizagem de outra maneira. Internalizar uma L2  depende de vários fatores funcionais sem pressa. (Tive panico do inglês depois de ter professores com metodologias que não serviam para mim.)

Em resposta à Maria Natiele Soares Ramalho

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Nathan Oliveira -

Olá, Maria tudo bom?

A Ana Cristina é no caso a coordenadora de mesa junto com o Marco Antônio. A autora do trabalho seria a Paula Silva Abreu.

Grande abraço e bom evento para todos nós.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Oi Paula!

Seu tema muito me interessa. Adorei você trazer esse texto para compartilhar conosco.

Parabéns pelo trabalho, muito bem escrito!

Trabalhei com Motivação no aprendizado de LE associando com as Crenças e Autonomia, entendendo como um tripé que suporta o aprendizado de uma L2. Agora no mestrado estou retomando esses estudos para compreender como o ensino de LI como LE colabora para o letramento crítico dos alunos campesinos e suburbanos da EJA. Também trabalho algo muito próximo de narrativas, o meu copus será composto por Relatos de Experiência Docente, coletados no formato oral e depois transcritos. 

Fiquei curiosa par saber se este é sue estudo atual? O que está desenvolvendo no momento?

Grande abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Natália Giarola -

Paula, 

Parabéns pelo trabalho!

Não é muito minha área, mas consegui compreender a importância da motivação para a aprendizagem do L2. 

Acredito sim, que ela é de suma importância e até mesmo o contexto social do qual o estudante está inserido. 

Abraços. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Alex Gwo Jen Lan -

A metodologia utilizada parece pertinente à análise feita, realmente os selves e as experiências podem proporcionar uma grande diferença no aprendizado. No texto de Phelippe é mencionado sobre o aprendizado da língua inglesa e, mais adiante, o francês. Fiquei curioso em saber se uma possível análise dessa outra língua poderia se dar da mesma forma?

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Helbe Heliamara Herarth -

Olá Paula,

O que me chamou atenção no seu trabalho, foi o texto trabalhar com análise de narrativas. No meu grupo de pesquisa do mestrado, trabalhamos com narrativas autobiográficas, que me parecem ser o mesmo conceito. 

O tema específico de L2 não é do meu domínio, mas seu texto é claro e de fácil entendimento, o que me proporcionou ter uma leitura acessível e leve.

Parabéns

Helbe Herarth

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE NARRATIVA A LUZ DO “L2 MOTIVATIONAL SELF SYSTEM” - Autora: Paula Silva ABREU

por Marco Antônio Peixoto -

Bom dia, Paula! 

Gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho. Você desenvolveu um assunto complexo de forma muito agradável. Os fatores motivacionais são de extrema importância para o sucesso da aprendizagem. Na sua opinião qual o maior fator motivacional para o L2?