Título: |
Vivências presenciais e a distância: uma visão tensiva da educação |
Autores: | CORREA, Thiago Moreira |
Resumo: |
Parte-se das vivências na educação presencial e a distância no Ensino Superior para extrair suas categorias tensivas. Com base nessas premissas, busca-se analisar o discurso a respeito da qualidade de ensino para cada modalidade, dentro do universo discursivo considerado. Assim, a conciliação entre vivências e teorizações semióticas direcionam as reflexões de nosso texto influenciadas pela perspectiva de Matte (2018), amparada na semiótica tensiva (ZILBERBERG, 2011). |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Linguística |
Instituição: | USP - SP |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Cristina Fricke Matte |
Mesa (2): | Adriana Camilo Leovergilio de Andrade |
Mesa (3): | Tielle Alves Souto |
LEIA Artigo Completo em PDF: CORREA, 2019_Vivências presenciais e a distância uma visão tensiva da educação.pdf |
VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago,
a tensivização semiótica da educação é uma busca que temos em comum. Educar não como técnica, mas como relação humana, é um objetivo que não pode prescindir de questões como presença, construção do sujeito e suas paixões, dentre outros.
Além disso, a comparação entre a educação presencial e aquela a distância é um terreno bastante instável, tanto para quem defende a primeira, quanto para quem defende a segunda, como também para quem aposta em ambas sem discriminação.
Seu trabalho traz para a discussão elementos instrumentais que favorecem uma comparação mais calcada no modo de operação de cada um dos dois modelos de ensino, que, sem que você fale nisso, opõe-se a estratégias comparativas baseadas em resultados que:
a) não consideram as diferenças potenciais entre os dois modelos baseados em tecnologias - suportes - diferentes e
b) não consideram que os objetivos da educação são searas de grande conflito político, social, de cidadania e identidade, dentre outros.
Sobre estes dois aspectos, o que você gostaria de acrescentar, ressaltar e/ou debater?
Trabalho digno de nota, parabéns!
Ana Cristina
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Inicio meu comentário pela fala que finda seu artigo:
“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (FREIRE, 1996, p.47)
No ensino presencial ou na modalidade ead o aluno precisa ser ator, sujeito ativo, responsivo e responsável, nos dizeres de Bakhtin em “Para uma filosofia do ato responsável” (2010). O professor, também ocupa uma posição que requer uma atitude responsiva e responsável ante às demandas da modalidade em que atua.
Estou aluna da ead e atuo como professora no ensino a distância desde de 2014, por isso compreendi cada linha do seu texto como experiências vividas! Imaginemos alunos que têm suas possibilidades de acesso ao ensino presencial limitadas seja por questão geográfica ou por questões de trabalho e que dependem da sua formação em ead! Ou mesmo os que têm acesso ao ensino presencial e enfrentam as mesmas condições? Manter-se aluna pela ótica tensiva apresentada não é tarefa fácil, pouco importa a modalidade.
Como provocação, você acredita que a análise proposta se mantém tanto nas modalidades de ensino público ou particular a distância? Você acredita que isso têm peso na sua discussão? Se sim, em quais aspectos? Porque tenho a impressão de que esse ponto é relevante na discussão.
Parabéns pela proposta!
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Caro Thiago,
Parabéns pela sua produção e publicação neste evento, compartilhando conosco sua percepção sobre as duas modalidades de ensino.
Cito também a colocação da professora Ana Cristina, de que educar não deve ser visto como uma técnica baseada instrumentalmente, seja no ensino EAD ou presencial. É preciso estabelecer relações humanas, permitir ao indivíduo a construção de seu conhecimento incluindo as suas experiências e percepções tanto práticas quanto reflexivas, o que experienciei em plataformas de educação à distância quanto numa sala de aula convencional, com carteiras e quadro negro.
Um solução que pode vencer a temporalidade, estando-se nela, seria trabalhar políticas públicas para que o aluno vivencie as disciplinas que possui mais afinidade ligado a outras áreas de forma interdisciplinar, na construção de conhecimentos baseados em projetos, intercalando áreas em estudos de tempo integral. O professor seria o mediador e possibilitaria ao aluno problematizar e solucionar questões relacionadas ao seu contexto social. O ensino híbrido pode ser uma alternativa a essas modalidades de ensino, em que estando presente na sala de aula e em plataformas virtuais, o aluno adquire competências tanto do ensino presencial quanto pela autonomia que o ensino à distância proporciona, vivenciando aprendizados de forma significativa e exigidas pelo mercado de trabalho e seu meio social, dispondo de toda a infraestrutura adequada ao seu desenvolvimento.
Atenciosamente,
José Emanuel
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Tenho uma visão muito similar sobre a educação, devemos procurar metodologias que possibilitem uma educação integral do aluno, tanto na educação presencial como na EaD. Um trecho muito interessante do seu artigo é sobre a importância da qualidade e não quantidade no ensino e a preocupação em um ensino a distância mais acessível. Parabéns .
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago, parabéns pelo texto. Acho interessante que demonstre os olhares a respeito das duas modalidades de ensino, à distância (EAD) e presencial. E acho legal mostrar estas duas perspectivas, porque, eu faço parte de uma que se diferencia das duas, que é a educação por alternância, que acontece presencialmente por um período de tempo na Universidade, e outro período (maior) em nossa comunidade/cidade que acontece à distância. Para que se possa fazer o diálogo entre teoria e prática e trocas de saberes, como uma devolutiva da comunidade acadêmica para as comunidades onde vivemos ou atuamos. E acredito que, ambas são importantes, dentro de suas especificações e metodologias, e o sucesso ou insucesso delas, também depende do público que elas possuem. A aprendizagem depende também do quanto os alunos se empenham nas graduações seja ela a distância ou presencial.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago, parabéns pelo texto. Acho interessante que demonstre os olhares a respeito das duas modalidades de ensino, à distância (EAD) e presencial. E acho legal mostrar estas duas perspectivas, porque, eu faço parte de uma que se diferencia das duas, que é a educação por alternância, que acontece presencialmente por um período de tempo na Universidade, e outro período (maior) em nossa comunidade/cidade que acontece à distância. Para que se possa fazer o diálogo entre teoria e prática e trocas de saberes, como uma devolutiva da comunidade acadêmica para as comunidades onde vivemos ou atuamos. E acredito que, ambas são importantes, dentro de suas especificações e metodologias, e o sucesso ou insucesso delas, também depende do público que elas possuem. A aprendizagem depende também do quanto os alunos se empenham nas graduações seja ela a distância ou presencial.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Oi, Thiago
Parabéns pelo trabalho.
Gostei bastante da articulação tensiva e à educação, no que tange “suas modalidades”.
É um tema extremamente importante nos dias atuais.
Uma pergunta: visto que estamos numa fase em que necessitamos popularizar à pesquisa, como você pensaria forma, além de congressos, de levar sua pesquisa- que é tão útil e necessária- a outras esferas?
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Oi, Thiago
Parabéns pelo trabalho.
Gostei bastante da articulação tensiva e à educação, no que tange “suas modalidades”.
É um tema extremamente importante nos dias atuais.
Uma pergunta: visto que estamos numa fase em que necessitamos popularizar à pesquisa, como você pensaria forma, além de congressos, de levar sua pesquisa- que é tão útil e necessária- a outras esferas?
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago, parabéns pelo texto. Acho interessante que demonstre os olhares a respeito das duas modalidades de ensino, à distância (EAD) e presencial. E acho legal mostrar estas duas perspectivas, porque, eu faço parte de uma que se diferencia das duas, que é a educação por alternância, que acontece presencialmente por um período de tempo na Universidade, e outro período (maior) em nossa comunidade/cidade que acontece à distância. Para que se possa fazer o diálogo entre teoria e prática e trocas de saberes, como uma devolutiva da comunidade acadêmica para as comunidades onde vivemos ou atuamos. E acredito que, ambas são importantes, dentro de suas especificações e metodologias, e o sucesso ou insucesso delas, também depende do público que elas possuem. A aprendizagem depende também do quanto os alunos se empenham nas graduações seja ela a distância ou presencial.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Parabéns Thiago!!! Muito interessante a sua abordagem.
Discutir a qualidade do ensino, seja presencial ou a distância, se faz necessário. Nota-se, que a EAD ainda é desvalorizada e questionada, no que diz respeito a qualidade, mesmo estando em ascensão. Alguns alunos relatam a sensação de abandono, falta de interatividade, mesmo com acesso a inúmeros recursos que possibilitam uma maior interação entre professores e alunos, pois como você bem mencionou, a EAD exige maior autonomia do aluno.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago,
Parabéns, é um excelente texto e reflexão. Confesso que não conhecia o assunto "tensivização semiótica da educação". Gostei da abordagem.
Sobre educação presencial e educação a distância, uma ótima aproximação entre ambas é a educação híbrida, que traz para o processo de ensino-aprendizagem grandes potencialidades de ambas.
Educação como relações humanas, e não como uma técnica, é um relembrar de algo que parece estar sendo esquecido.
Parabéns,
Darlan Martins.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
A respeito do assunto abordado pelo texto, gostaria de deixar uma pergunta sobre para começarmos uma discussão: a formação inicial presencial e a distância tem se atualizado e melhorado sua qualidade diante das necessidades do público alvo atual?
Abraços
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago, parabéns pelo trabalho!
Discutir educação presencial e a distância nos dias atuais é imprescindível. Gostaria de saber de você qual o papel da educação a distância na contemporaneidade, uma vez que vivemos uma era cada vez mais tecnológica mas que a educação realizada através dos meios tecnolgógicos ainda é vista com tanta desconfiança?
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
A Educação contemporânea emerge por mudanças por parte dos professores, alunos e da própria instituição de ensino para se adequarem aos uso constante das TICs em todos os ambientes. As tendências atuais na área da Educação apontam para a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando tornar o aluno o protagonista do seu próprio processo de formação.
Assim como Freire defende, é de extrema importância a mudança nos paradigmas da Educação, onde a tradicional educação bancária, em que o professor é detentor da verdade e do conhecimento, transmitindo para o aluno, seja transformado em uma educação libertadora, por meio das vivências e experiências dos alunos. Uma das formas de transformação pode ser realizada com o uso das TICs.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
É um tema bastante interessante esse discutido no seu artigo pois percebo as pessoas tem muito preconceito com relação a educação na modalidade a distância, que para mim não difere em nada da modalidade presencial, pois todo curso que cursamos independente da modalidade o que vai fazer a diferença é a dedicação que damos ao mesmo.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago, boa tarde.
Tomando um trecho de seu artigo "Contudo, não é suficiente afirmar que a modalidade em si apresenta maior ou menor qualidade no processo de ensino aprendizagem". Vários fatores hoje contribuem para a qualidade nesse processo. Vemos que renomadas universidades de ensino presencial se encontram lotadas de alunos, mas a qualidade da aprendizagem tem caído bastante, não totalmente o ensino, e que nestas mesmas instituições que possuem cursos EAD a qualidade de ensino aprendizagem está se apresentando melhor. Seria o fato de os alunos já estarem bem cansados quando iniciam um curso superior ou a necessidade de um aluno EAD em relação a um presencial em ter que buscar mais para seu estudo complementando sua aprendizagem.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Sejam bem vindo ao Congresso. Me chamo Tielle e sou coordenadora de mesa nesse artigo e estou muito feliz em ver tanta discussão interessante diante dos temas apresentados.
Qualquer dúvida ou sujestão, estamos a disposição.
Abraço a todos.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Este estudo abordou de forma relevante a questão das diferenças entre a educação presencial e a educação à distância. Cabe dizer, como foi interessante a apresentação da intensidade e extensidade e a correlação entre estes dois eixos, de como a tonicidade e desaceleração do temporal regem o espaço e tempo para cada uma dessas modalidades.
Parabéns pela análise, Thiago!
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
olá Thiago, gostei muito da reflexão que você traz em seu trabalho Parabéns.
vejo que tal discussão é bastante relevante. Achei bem interessante a parte que você diz:
" [...] na intensidade, o que vemos é uma desaceleração no andamento, típico desse universo escolar que interrompe continuamente o tempo e o espaço para cumprir as demandas curriculares."
Concordo plenamente, o tempo todo o ensino interrompe e/ou delimita o conhecimento, com aulas prontas e acabadas.
Como citado por você, sábio Paulo freire, é preciso o ensino que possibilite a criação de conhecimento, não que o professor não tenha que ter domínio do conteúdo a ser estudado, mas é instigar os alunos a interagir na aula, pois a cada aula é um novo aprendizado, é criar o conhecimento junto com o estudante, não somente transferir.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Thiago parabéns pelo trabalho. Interessante você tratar em seu trabalho a questão do ensino e aprendizagem e as relações com a educação à distância e presencial, na qual coaduno com suas palavras. Acredito que esta aprendizagem depende da forma da qual o aluno encara seus estudos e sua dedicação em qualquer uma destas modalidades realizadas.
Abs.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Boa noite Thiago!
Primeiramente, parabéns pelo trabalho!
Bastante interessante a forma com que trouxe a visão das duas modalidades de ensino, também acredito que seja de extrema importância elencar a questão da educação semi presencial ou mista.
Mas para focalizarmos na praxis, é necessário dizer que ambas as formas de ensino são importantes, com suas metodologias, formas de ensino, cada uma atendendo a necessidade daquele estudante. Lembrando sempre que o aluno é o principal responsável pelo seu sucesso em quaisquer das modalidades.
Acredito que o estudante também precisa saber das suas limitações e responsabilidades ao escolher um tipo de curso. Eu particularmente tenho muito mais facilidade com a educação presencial.
Abraços,
Caroliny.
Re: VIVÊNCIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: UMA VISÃO TENSIVA DA EDUCAÇÃO - Autor: Thiago Moreira CORREA
Parabéns pelo trabalho, trabalhar com base nos estudos discursivos e refletir sobre as modalidades de educação é algo super interessante. Os sujeitos que são interpelados por essas forma de educação são um campo de investigação muito amplo. Grato pelo compartilhamento.