Obrigado Paulo.
Agradeço as considerações feitas sobre o meu trabalho.
Sim, a Educação do Campo na UFVJM vem potencializando o meu sentimento de pertencimento com a comunidade Vereda Funda. E apesar de estar me formando na área das Ciências da Natureza, os letramentos me chamam muito a atenção, tenho grande interesse em escrever um trabalho mostrando como vejo o letramento no ensino de ciências a partir dos meus estudos na Educação do Campo pela UFVJM.
Na comunidade onde moro, há um numero considerável de jovens que acessam as tecnologias digitais sim, principalmente através do celular e notebook.
Há escolas de anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio próximas à sua casa?
A escola mais próxima com os anos finais do Ensino Fundamental próxima a minha casa fica em uma comunidade vizinha, com uma distância de aproximadamente 5 km de distância.
Nessa escola, os estudantes sempre foram proibidos de utilizar os aparelhos eletrônicos dentro do espaço escolar, e não há sala de informática na escola. Não são levados em conta esses letramentos digitais na escola.
Já os estudantes do Ensino Médio, estudam em duas escolas diferentes. Uma é uma Escola Estadual situada em um povoado localizado a aproximadamente 35 km de distância da comunidade onde moro. Não posso afirmar com plena certeza que na escola são levados em consideração os letramentos digitais nas práticas de ensino e aprendizagem, porque não conheço pessoalmente a escola, mas sei que são desenvolvidos alguns projetos que buscam trabalhar com as mídias sociais, onde os estudantes produzem notícias, panfletos dentre outros.
A outra escola é uma Escola família Agrícola, localizada em outro município vizinho. Na EFA são desenvolvidos diversos projetos voltados para as questões das mídias sociais, o que possibilita o letramento digital, a escola tem perfil nas redes sociais que socializa informações a respeito do dia a dia da instituição, e sim são levados em consideração os letramentos digitais nas práticas cotidianas no ensino e aprendizado na escola, até mesmo pelo fato da escola funcionar com a metodologia da alternância.