ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 6

 

Título:

Ensino de Língua e Literatura Inglesa: Projeto Interdisciplinar Clash of Class

Autores: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros
Resumo:

O presente trabalho teve origem num projeto de ensino interdisciplinar, envolvendo as áreas de inglês, matemática e arte gráfica. Trata-se de um jogo de cartas e tabuleiro que possui uma dinâmica voltada ao desenvolvimento de operações matemáticas, leitura de imagens e textos instrucionais em inglês para resolução dos desafios do game. O objetivo do estudo foi investigar o modo como os alunos se engajaram na atividade do jogo, descrevendo os processos de resolução de desafios com o uso da matemática para vencer os embates.

Anexos:  
Instituição:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Tema: Ensino de Língua e tecnologia

Palavras-Chave:
 
Coordenação de Mesa:

 Juliana Maria Oliveira dos Santos
 Gilvan Soares

   
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Ensino de Língua e Literatura Inglesa Projeto Interdisciplinar Clash of Class.pdf
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Re: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

por Gerson Bruno Forgiarini de Quadros -

Olá, pessoal!


Inicialmente gostaria de agradecer a oportunidade de mais uma vez participar do UEADSL e compartilhar um pouco da minha pesquisa e prática de sala de aula com ensino de língua e literatura inglesa que estou trabalhando atualmente. Trata-se de um recurso educacional aberto chamado Clash of Class que desde o começo de 2017 venho desenvolvendo com meus alunos do Ensino Médio e Curso Superior de Tecnologias em Jogos Digitais do IFMS, Campus Dourados-MS.

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Re: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

por Wilkens Lenon Silva de Andrade -

Boa tarde Bruno,


Li o seu artigo e te parabenizo pela iniciativa de criar um jogo pedagógico junto com teus alunos. Além do que, um jogo de código aberto, algo que chama a atenção pela ousadia e abertura compartilhar o conhecimento construído em comunhão. Parabéns.

Do lado de cá, a gente fica na torcida para que a escola pública seja terreno fértil para o surgimento de outras iniciativas como esta.


Abraço.

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Re: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

por Mhdi Ibrahim Bader Khun -

Olá, Gerson. Parabéns pelo trabalho. Achei maravilhoso a ideia, e ainda mais da maneira como ela vem funcionando. A gente sabe que é sempre difícil realizar atividades desse tipo e parece que você conseguiu e tudo ocorreu maravilhosamente bem. Parabéns!

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Re: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

por Gilvan Mateus Soares -

Gerson,

Agradeço, em nome da Comissão, a oportunidade de você compartilhar, conosco, suas reflexões!

Estou analisando jogos de coleções didáticas para o ensino da língua portuguesa. Percebo que há bons recursos que podem contribuir para uma aprendizagem diferenciada, muito embora grande parte seja apenas uma rerroupagem de atividades impressas e não considere a interdisciplinaridade, abordando, dessa forma, os conteúdos da língua por eles mesmos.

Diferentemente, o jogo Clash of Class demonstra que, a partir de uma bem elaborada produção, a interdisciplinaridade e, também, a transdisciplinaridade podem ser promovidas na escola, contribuindo para uma aprendizagem baseada em jogos (PRENSKY, 2012).

Em relação a isso, percebemos, na descrição do trabalho, o envolvimento de conteúdos de diferentes disciplinas: da língua inglesa (ampliação do repertório linguístico e interpretação de texto), da matemática (operações) e de design gráfico (desenvolvimento do tabuleiro).

Pelos resultados, observamos que o jogo motivou e engajou os alunos, potencializando a aprendizagem. 

Diante disso, gostaria de refletir sobre o seguinte ponto: um dos grandes desafios, segundo Costa (2010), é conciliar, em jogos educativos, os conteúdos curriculares e a diversão. Isso significa que, no jogo, é necessário buscar um equilíbrio entre a experiência de jogar e a abordagem dos tópicos das disciplinas.

Como, então, essa questão foi considerada por vocês?

Gilvan Soares


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Re: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

por Jaiza Fernandes -

Excelente sua proposta de ensino, Gerson!

Seu texto se destaca não apenas pelo fato de você propor o ensino através de jogos, mas também que você sinaliza para o ensino na perspectiva da complexidade em desacordo com o ensino cartesiano, linear que não instiga reflexões significativas; outro aspecto interessante é o desafios  que envolvem diversos recursos e linguagens capazes de despertar motivação nos alunos. Parabéns!

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Re: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA INGLESA: PROJETO INTERDISCIPLINAR CLASH OF CLASS - Educador: Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

por prof Paulo -

Gerson, parabéns pelo trabalho!

Na verdade, o que você partilhou nesse artigo foi um caso de pesquisa-ação aplicada ao ensino, em que houve planejamento sistemático, por parte do pesquisador, quanto à elaboração do jogo a ser trabalhado em sala de aula. 

Ricas em detalhes e úteis à prática do educador são as análises feitas por você sobre a efetiva participação dos alunos ao interagirem com "Clash of Class".

Como educador matemático, achei muito válida a sua proposta de pesquisa e, simultaneamente, de intervenção pedagógica, e acredito que a interdisciplinaridade pode mesmo render " bons frutos" no que tange ao ensino-aprendizagem dos componentes curriculares em questão: inglês e matemática.