O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 14

 

Título:

O lápis e o Verbo leitura livre dos processos de semantização e dessemantização tendo em vista a aprendizagem

Autores: Ana Cristina Fricke Matte
Resumo:

Este artigo traz, em linguagem livre, uma reflexão sobre o processo de produção de sentido como um aspecto dinâmico da relação entre o homem e o mundo. Os processos de dessemantização e ressemantização são aqui discutidos com foco na palavra escrita, tendo como pano de fundo o processo de ensino/aprendizagem, nesse excerto do livro Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre.

Anexos:  

Trecho do livro:

MATTE, Ana Cristina Fricke. Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo. Pedro & João Editores: São Carlos, 2018. Disponível em <http://ebookspedroejoao.com.br/wp-content/uploads/2018/11/LivroAnafinal-1.pdf>. Acesso: 19 de novembro de 2018.

Leitura de trechos escolhidos pela autora para o lançamento em 19/11/18:

  MP4 (854 X 480 px) MP4 (426 X 240 px)
Instituição:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Tema: Produção de sentido e aprendizagem

Palavras-Chave:
 
Coordenação de Mesa:  Laura Marotias
Aluisio Marques da Silva
   
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF O_Lapis_e_o_Verbo_UEADSL2018_2.pdf
 
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Ana, (com a licença da intimidade por ter o privilégio de ser sua orientanda) que lindo texto!

Sua escrita, a maioria das vezes, me faz ouvir sua voz calma e leve, com aquela pitada de sotaque sulista já esmaecido pela convivência com os mineiros. Foi muito bom "escutar" suas reflexões sobre a produção de sentidos. Quando você "fala", tudo fica tão mais simples de entender e até a metalinguagem semiótica pode ser apreendida. Estou ansiosa para ler o livro, mas naquele link que você nos passou não consegui encontrá-lo. Pelo que já vi de apresentação ele será de grande ajuda na construção da minha pesquisa. 

Voltando ao conteúdo expressado, seu texto me faz pensar nas muitas vezes que participei de planos e discussões sobre novas tecnologias na educação, mas que no fim das contas, não passavam de transposição de velhas formas de expor, fazer decorar e cobrar disciplinas. Essa edição do UEADSL 2018.2 está recheada de trabalhos que abordam temas como gamificação, novas tecnologias, e EAD, e a consciência do que é adequado e do que é pertinente vem à calhar nesse momento. 

Nessa altura, depois da reflexão dos textos lidos aqui, me lembrei de uma disciplinas que fiz no primeiro semestre, e da frases "o corpo fala" (Vldeni Reis)  fazem ainda mais sentido agora. Depois de me arriscar adentrar para o rol de semioticistas (olha a pretensão!), tenho tentado atravessar o plano de conteúdo e o plano de expressão para extrair o que os textos nos dizem, se a semiótica trabalha com o conceito ampliado de texto e o Fiorin insiste em dizes que "fora do texto não há salvação", seu exemplo de como fazemos, todo o tempo, a dessemantização e ressemantização, pode ser aplicados a contextos mais complexos que um corriqueiro café da manhã, como por exemplo, o dia a dia de uma sala de aula. 

É essa análise que pretendo fazer, tentar descobrir o que está dessemantizado e ressemantizado para os Professores de Inglês na EJA em contextos rurais. 

Obrigada por compartilhar conosco seus saberes!

Na oportunidade parabenizo pelo evento que está lindo, movimentadíssimo e muito interessante!

Grande abraço!

Cris

Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Aluisio Marques da Silva -

Olá participantes,

Sou Aluísio Marques da Silva, pedagogo, um dos coordenadores de mesa deste tema e consequentemente, deste curso. É com imensa alegria que venho contribuir e participar destas discussões acerca do assunto proposto. Assim sendo, o tema: O lápis e o verbo: leitura livre dos processos de semantização e dessemantização tendo em vista a aprendizagem, nos traz um norte, relativo a como utilizar uns dos instrumentos " o lápis e o verbo" muito salutares para nossa aprendizagem. A partir desses elementos, poderemos utilizar da melhor maneira, sobretudo, escrever e reescrever, verbalizar ou não, de modo que a linguagem possa nos trazer frutos, a partir da motivação, vontade e a aquisição do conhecimento em outras fontes, entre eles, os livros, o uso das novas tecnologias e outros atributos inerentes a busca da aprendizagem necessária. Desta forma, podemos ressignificar para que consigamos trazer outra visão do mundo, considerando os diversos aspectos da aprendizagem para nossa vida e, assim sermos capazes de construir nossa própria história e contribuirmos no processo ensino-aprendizagem, seja de forma direta ou indireta para que, os nossos educandos e todos aqueles que de algum modo, passam pelo nosso caminho.

Sejam todos bem vindos!

Em resposta à Aluisio Marques da Silva

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Ana Cristina Fricke Matte -

Obrigada, Aluísio,

Realmente, podemos ler o papel do educador como de ressignificador, o que pressupõe saber ler o que fazia sentido para buscar, a partir dos sentidos preexistentes, ressignificar o mundo para o educando.

Obrigada,

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Aluisio Marques da Silva -

Os educadores devem ter em mente que é preciso está abertos as novas possibilidades. O novo, muitas vezes é visto como uma barreira para superar as dificuldades e assim contribuir no processo da aprendizagem. É inegável que o uso da tecnologia veio pra ficar. Portanto, o que nos resta é procurarmos os caminhos que estão ao nosso alcance, fazermos parcerias com outras pessoas que entendem melhor sobre essas ferramentas e aprendermos de como usá-las e assim, avançarmos em busca do conhecimento e, com isso contribuir com os nossos educandos para que consiga os seus objetivos.

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Aluisio Marques da Silva -

Ana, esse processo de ressignificaçao nos apresenta como sendo a condição de mostrar as diversas possibilidades que o mundo tem para nós.Neste sentido, a história somos nós mesmos que construimos. Essas discussões que estamos participando não deixa dúvidas que precisamos interagir uns com.os outros no intuito da busca do conhecimento necessário, sistematizado e permanente. A utilização dessas ferramentas tecnológicas nos dar mais essa possibilidade.

Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Ana Cristina Fricke Matte -

Cris,

que depoimento mais querido, obrigada!

Eu acho que nós, professores, jamais devemos perder o senso de autocrítica, pois as coisas mudam, os jovens muda, tecnologias envelhecem, formas de interagir aparecem e somem, tal como as comunidades. Assim, sempre vamos nos deparar com o novo quando começamos um novo semestre e aquilo que nos pareceru a última palavra sobre o assunto ou o melhor recurso tecnológico já poderá ter sido ultrapassado. Muitas vezes são os próprios alunos quem nos obriga a rever nossos métodos. Nesse sentido, a semiótica ajuda a analisar o que temos, o possível, o previsível e até onde precisamos estender a margem para o imprevisível. Claro que não é a única teoria para fazer isso, é a que eu estudo e com a qual me identifico, de forma que sempre me traz questões e respostas interessantes e renovadoras.

O sentido das coisas é, em última instância, aquilo que queremos ensinar e aprender. Por isso me parecer que a semiótica e as ideias de dessemantização possam ser tão proveitosas.

bjs e obrigada,

Ana

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Ana Carla Barros Sobreira -

Sempre com temas interessantes Profa. Obrigada.

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Ana Cristina Fricke Matte -

Eu é que agradeço o interesse, Carla, seja bem vinda!

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Aluisio Marques da Silva -

Seja bem vinda ao nosso processo de discussão. Com.o interesse e a interação das pessoas nos faz acreditar que é possível construir um novo.mundo. pois mesmo diante da conjuntura atual que estamos vivendo, não podemos desanimar..temos que seguir em frente em busca dos nossos objetivos.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Natalina Aparecida Gomes da Silva -

Bom dia!

Que texto maravilhoso Ana, gostoso de ler e muito rico.

A produção de sentido das coisas que acontecem nas relações nos convida também nos remete a sensibilidade.

Parabéns pelo excelente texto.

Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Anderson Silva -

Ana, boa tarde!

Tudo bem?

Parabéns pelo texto hein...adorei. Ademais, fiquei encantado (e estou até agora) com todas as possiblidades de apresentação neste evento (sendo minha primeira experiência em um congresso totalmente online).

Além do texto escrito, outras modalidades de apresentação a partir do uso da tecnologia são muito enriquecedoras e com certeza está expandindo meu pensamento e fazendo conhecer novas formas de troca enunciativa.

Ah, adorei a escolha da música, bem como sua narração no recurso do podcast.

Abraço e sucesso sempre!

Anderson

Em resposta à Anderson Silva

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Aluisio Marques da Silva -

O uso da tecnologia nos tempos atuais tem estimulado as pessoas que tem acesso a essas ferramentas grandes possibilidades no tocante a aprendizagem. Desta forma, o lápis tem sido utilizado sobre uma outra perspectiva. Desta vez, a partir das teclas dos instrumentos tecnológicos, facilitando assim, a compreensão que é necessário avançarmos em busca do conhecimento sistematizado e alinhado o curriculo e a capacidade de interalização verbalizada, escrita ou oral, visando com isso, a busca do conhecimento.

Em resposta à Anderson Silva

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Aluisio Marques da Silva -

Com certeza esta modalidade de aprendizagem servirá de base para a aquisição direta e indispensável para nosso conhecimento. Assim sendo, o uso dessas ferramentas tem possibilitado um novo olhar e sobretudo, a necessidade de adquirimos o conhecimento tecnológico a partir do surgimento desses instrumentos de pesquisa, leitura e aprendizagem.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O LÁPIS E O VERBO: LEITURA LIVRE DOS PROCESSOS DE SEMANTIZAÇÃO E DESSEMANTIZAÇÃO TENDO EM VISTA A APRENDIZAGEM - Educadora: Ana Cristina Fricke Matte

por Ana Cristina Fricke Matte -

Moçada,a

queria responder um por um, mas minha posição de coordenadora do evento mal me permite ler suas respostas (que estou lendo nos intervalos, quando paro pra tomar café!).

Agradeço a todos por suas colocações, tão sensíveis e conscientes. Confesso que escrever esse e outros textos do ivro foi um exercício muito além da semiótica, foi um exercício de conscientização própria de muitos processos envolvidos nas atividades didáticas  e que, embora essenciais, acabam ficando nas entrelinhas, nas imagens, em interações em fóruns e chats, em espaços que o desing instrucional cria mas que não leva consigo como estrutura de aula.

Revisitar as aulas é algo que costumo fazer a cada semestre, pois nenhum curso está pronto, nenhum design é adequado para uma repetição ipsis litteris: tudo sempre pode ser melhorado e somente reflexões assim, profundas, permitem renovar com propriedade o trabalho do planejamento das aulas.

Se gostaram do texto, baixem o livro (ainda só em versão digital, gratuita, o impresso está na gráfica e estará disponível para venda na Editora quando ficar pronto, por volta de R$40, fiz uma tiragem baixa, para quem faz questão de ter o livro em papel). O livro também está disponível na página do grupo: http://textolivre.org/site/colecao-texto-livre/

E fiquem à vontade para voltar aqui para novos comentários, eu assinei a discussão e vou receber suas mensagens, mesmo após o evento.

Um forte abraço e muita luz,

Ana