AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 23

 

Título:

AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA

Autores: Leidirani Lima Araújo, Breno de Campos Belém
Resumo:

Este trabalho analisou de que maneira pode ocorrer a emergência de comportamentos autônomos de aprendentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto MIX de profissões com relação à aprendizagem de Língua Inglesa tendo como base o auxílio de recursos tecnológicos. Os resultados sugerem que os alunos estão mais autonomamente imersos ao contato com a língua inglesa quando lançam mão de recursos tecnológicos audiovisuais com ou sem o suporte de seus respectivos professores.

Anexos:  
Instituição:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Tema: Aprendizagem em Língua Inglesa

Palavras-Chave:
 
Coordenação de Mesa: Gilvan Soares
   
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF UEADSL 2018.2 Leidirani e Breno - OK.pdf
 
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Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezados,

muito pertinente o assunto abordado por vocês dois na medida que, em alguns momentos, acredita-se que o sucesso do aprendizado total está tão apenas nas mãos do professor ou educador. Muitas são as escolas que desejam ter aquele professor motivador, como que um animador de torcida para que o filtro afetivo do aluno, conforme teoria de Krashen, esteja baixo, o mais baixo possível. Contudo, conforme apresentado por vocês, é notável rever esta situação. O aluno precisa ter agência, comprometimento e autonomia. Caso contrário, o sucesso não ocorrerá. 

Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Breno de Campos Belém -

Olá Gustavo, concordo com você.  Se o aluno não for agente da sua própria aprendizagem não terá sucesso nunca.  Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade em que o sistema educacional ainda depende muito do professor.  Não vou dizer integralmente, mas grande parte sim.  Vivemos na era digital e ainda encontramos dificuldades, em alguns contextos de ensino, de integrar recursos digitais na aprendizagem e no ensino.   Apesar das dificuldades, precisamos TENTAR.  Esta seria a palavra de ordem, pois vivemos em um mundo em constante mudança e evolução digital.  A cada dia que passa nós professores seremos agentes secundários da aprendizagem.  Ainda temos um grande papel que é de criar condições para que a autonomia ocorra.  Isso sim é possível.  Diante de tantas propostas digitais e interativas que surgem, podemos levá-las à sala de aula e demonstrar aos alunos como fazer bom uso desses recursos.  No que se refere a línguas, o professor possui uma tarefa ardua de se tornar este "motivador" da aprendizagem, pois ano após ano, esses alunos irão passar por mudanças e é possível que ele não continue com esse mesmo professor motivador de antes.  Caso ele não encontre sua própria motivação e sua própria autonomia para seguir na aprendizagem, ele realmente terá obstáculos muito grandes a ultrapassar.  Obrigado por comentar em nosso artigo.  Ele pode ser base para inúmeras reflexões.  Abraços.

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Leidirani Lima Araujo -

Ola, Gustavo. Agradeço suas considerações. De fato é necessário que haja comprometimento por parte do aluno para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva uma vez que o autoestimulo é de fundamental importância para que o objetivo seja alcançado. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Olá Leidirani e Breno, 

Passeando aqui pela Roda de Conversa, o título do trabalho de vocês me atraiu para a leitura do texto completo uma vez que sou licenciada em Língua Inglesa e também já me aventurei pelas teorias que envolve a autonomia de aprendizes de línguas estrangeiras. 

Gostei do texto e parabenizo pela escolha do tema, o trabalho de vocês está dentro das discussões mais pertinentes na atualidade, no que tange a promoção do aprendizado de línguas. De fato a autonomia faz parte de um tripé sustentáculo desse processo de aprendizagem (autonomia, crença e motivação), e foi muito interessante a pesquisa com os alunos de cursos diversos. Mesmo sendo uma pequena amostragem, o resultado comunga com outras pesquisas e pode apontar para o fato de a autonomia está sendo ampliada com a introdução de recursos digitais, como vocês bem observaram. 

Parabéns pelo trabalho!


Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Breno de Campos Belém -

Olá Crislaine,


Muito obrigado pela sua participação em nosso trabalho.  Dentre todos os aspectos que a metacognição envolve, acreditamos ser a autonomia a chave para uma aprendizagem eficaz.  Nossa pesquisa tentou retratar isso com sujeitos de realidades distintas e nosso resultado com esses participantes apontam para o tripé que você mencionou.  Infelizmente a pesquisa poderia ter sido extendida, mas neste trabalho nos centramos mais nos aspectos principais dela.


Atenciosamente,


Breno.

Em resposta à Breno de Campos Belém

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

O prazer foi meu! Obrigada!

Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Leidirani Lima Araujo -

Olá, Crislaine. Obrigada pelo interesse em nossa pesquisa. Suas considerações a respeito da importância da autonomia sao interessantes e pertinentes aos motivos que nos levaram a fazer esta pesquisa. Conforme você observou, a autonomia é um dos sustentáculos de um aprendizado de qualidade. 

Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Leidirani Lima Araujo -

Olá, Crislaine. Obrigada pelo interesse em nossa pesquisa. Suas considerações a respeito da importância da autonomia sao interessantes e pertinentes aos motivos que nos levaram a fazer esta pesquisa. Conforme você observou, a autonomia é um dos sustentáculos de um aprendizado de qualidade. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Angela Moreira -

Boa tarde! 


Muito interessante o assunto! Um grande desafio.

Angela 

Em resposta à Angela Moreira

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Daniel Rodrigues Paes Landim -

Sou estudante de licenciatura na modalidade ead e realmente a tecnologia nos dá automonia para aprofundar estudos e pesquisas.

Em resposta à Daniel Rodrigues Paes Landim

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Breno de Campos Belém -

Olá Daniel,


OBrigado por participar comentando o nosso trabalho.  Na verdade ela não nos dá autonomia, ela proporciona um ambiente favorável para que a autonomia ocorra nos aprendentes.  Tambem temos que ter em mente que tipo de tecnologias são essas as quais você está se referindo, pois apenas uma tecnologia (como o computador, por exemplo), não cria essas condições.  Seria necessário compreender de que forma essa tecnologia é utilizada para potencializar o "suporte autônomo" que ela pode oferecer.  Para isso, o entendimento que a soma computador + internet + intecionalidade + assunto + pesquisa (constante) = produção + resultado, seria mais ou menos a equação para resultar em uma autonomização do aprendente.  A autonomia também requer a presença de outro fator metacognitivo que é a motivação.  Compreender tudo o que envolve a aprendizagem de línguas antes de efetivamente começar a aprendê-la talvez resultasse em uma aprendizagem mais eficaz.


Um abraço,

Breno.

Em resposta à Daniel Rodrigues Paes Landim

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Leidirani Lima Araujo -

Oi Daniel, obrigada pela observação a respeito do tópico tecnologia abordado em nosso trabalho. Sua consideração é de grande valia. Como educadora de Língua Inglesa também considero o uso de tecnologia como imprescindível. Sucesso na sua graduação.

Em resposta à Angela Moreira

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Breno de Campos Belém -

Olá Angela,


Obrigado por seu comentário e participação em nosso trabalho.  Adoramos desafios e por isso tentamos realizar este trabalho com sujeitos de pesquisa bem distintos.

Atenciosamente,


Breno.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Ana Carla Barros Sobreira -

Parabens Gustavo. O tema e muito interessante.

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Breno de Campos Belém -

Olá Ana Carla,


Obrigado por comentar em nosso trabalho.  Apenas uma retificação.  O Gustavo apenas comentou em nosso trabalho, assim como você.  Os autores do trabalho são: Breno (eu) e Leidirani.


Abraços,


Breno.

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Leidirani Lima Araujo -

Agradeço o interesse no tema por nós abordado. Sucesso para você. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Jaiza Fernandes -

Srs. autores, boa tarde!

Não resta dúvidas que o uso das TDICs leva a autonomia dos alunos a medida que eles pesquisam, investigam, produzem, trocam experiências com outros navegadores da rede e com colegas de sala de aula, seja de forma síncrona ou assíncrona. Entretanto, no hipertexto, os jovens acabam adentrando novos percursos que mesmo levando-os a um comportamento mais autônomo, nem sempre há a necessária produção de conhecimento que se espera. Dessa forma, a mediação é importante nesse aspecto,mas também no sentido de lançar outros desafios de modo a ampliar ainda mais a autonomia e aprendizagem dos alunos por meio dos recursos tecnológicos. 

Abraço!

Em resposta à Jaiza Fernandes

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Leidirani Lima Araujo -

Prezada Jaiza, concordo com sua observações e devo acrescentar que nosso trabalho aborda também a importância dos professores e mediadores no estimulo da pesquisa autônoma. Ainda sobre suas observações apoio o que você disse sobre as tecnologias serem de fundamental importância.

Obrigada pelo interesse em nossa pesquisa.

Em resposta à Jaiza Fernandes

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Leidirani Lima Araujo -

Prezada Jaiza, concordo com sua observações e devo acrescentar que nosso trabalho aborda também a importância dos professores e mediadores no estimulo da pesquisa autônoma. Ainda sobre suas observações apoio o que você disse sobre as tecnologias serem de fundamental importância.

Obrigada pelo interesse em nossa pesquisa.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Gilvan Mateus Soares -

Leidirani e Breno,

Recebam o agradecimento em nome da Comissão do Evento!

Temática muito relevante! Parabéns!

Os comentários demonstram a construção de um ambiente de aprendizagem coletiva e colaborativa! Como nos mostram Knobel e Lankshear (2007), os novos letramentos são mais colaborativos, participativos e distributivos. Ganhamos todos em conhecimento! Parabéns, então, também a todos, pelas interessantes contribuições!

As tecnologias digitais têm sido usadas para auxiliar na aprendizagem de uma segunda língua. Diversos aplicativos, tanto gratuitos quanto pagos, estão à disposição de milhares de pessoas, sem que elas tenham que sair de casa.

Vocês destacam uma questão bem interessante: o aprimoramento das práticas por meio das tecnologias. Isso é essencial para o que também apontam: os recursos tecnológicos contribuírem significativamente para a aprendizagem.

Nesse contexto, podemos refletir sobre aprendizagem, tecnologias e autonomia do aluno. Para além da necessidade de o aluno se empenhar e se dedicar, como fica demonstrado no texto, achei interessante a relação entre autonomia e tecnologias digitais.

 Acerca disso, Breno comenta que “Na verdade ela não nos dá autonomia, ela proporciona um ambiente favorável para que a autonomia ocorra nos aprendentes”. Considero muito pertinente o entendimento que contemple “computador + internet + intencionalidade + assunto + pesquisa (constante) = produção + resultado”. Sem pensar nessa relação, podemos ter, consequentemente, insucesso em nossas práticas em sala de aula.

E fiquei pensando: O que as tecnologias precisariam conter para proporcionar ou potencializar um comportamento mais autônomo do aluno?

Vamos discutir?!

Gilvan Soares


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por Mhdi Ibrahim Bader Khun -

Olá, Leidirane e Breno. Eu sempre concordei e vou continuar concordando são essenciais no processo de ensino-aprendizagem. Parabéns pelo trabalho.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: AUTONOMIA E TECNOLOGIA: CONFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES PARA APRENDENTES DE LÍNGUA INGLESA - Educadores: Leidirani Lima Araújo e Breno de Campos Belém

por prof Paulo -

Prezados autores, parabéns pelo trabalho!

Muito bacana vocês terem explorado adequadamente o conceito de autonomia para depois aplicá-lo ao contexto de pesquisa sobre a autonomia dos participantes no processo de aquisição da fluência em língua inglesa.

Ficou evidente para mim que a aprendizagem autônoma não descarta integralmente o auxílio dos professores, mesmo quando da utilização de recursos tecnológicos, haja vista que o educador pode dar orientações e encaminhamentos singulares nesse processo de autoformação dos estudantes.