Breno
e Joelma,
Em
nome da Comissão do Evento, gostaria, mais uma vez, de agradecer pela
importante participação!
Parabéns
a todos pelas discussões! Isso demonstra a interação e a aprendizagem colaborativa!
Estamos
vivenciando um momento sociotecnológico cada vez mais complexo. Diferentes
recursos são usados para os mais diferentes fins e têm alcançado os mais variados
resultados, tanto positivos, quanto negativos. Cita-se, por exemplo, o caso das
fake news, que se alastram, convencem
e mudam comportamentos e opiniões, sem, contudo, serem avaliadas criticamente.
Dessa
forma, torna-se importante o desenvolvimento do letramento digital, de modo a
contribuir para o desenvolvimento de um conjunto
de “habilidades individuais e sociais necessárias para interpretar,
administrar, compartilhar e criar sentido eficazmente no âmbito crescente dos
canais de comunicação digital” (DUDENEY; HOCLY; PEGRUM, 2016, p. 17).
Por
outro lado, mesmo que esse contexto social nos direcione para o uso crítico e
construtivo das tecnologias em sala de aula, não podemos conferir a esses
recursos certo “endeusamento”, como se o processo de ensino e de aprendizagem só
pudesse ocorrer por meio deles ou ainda que eles fossem a solução para os problemas
desse processo. Como foi destacado nos comentários, são importantes recursos, articulados a outros!
Diante
dessas observações, um ponto que considero importante é o que vocês tão bem assinalam:
a relação do ensino com a vida social.
Nesse
sentido, e com base no que o Gerson comentou, fiquei curioso em saber um pouco
mais sobre o tipo de aprendizagem que o Duolingo oferece: A língua por ela
mesma ou como prática social? A língua como código de comunicação ou como meio
de interação? A língua é abordada em contextos autênticos de uso?
Estou
analisando jogos de coleções didáticas para o ensino de português. O que
percebo é que, em um bom número de casos, a linguagem não é analisada em
funcionamento, não se considerando, assim, usos efetivos, mas priorizando uma
abordagem no nível da palavra ou da frase descontextualizadas.
Isso
se repete no aplicativo?
Gilvan
Soares