O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 15

 

Título:

O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP

Autores: Breno de Campos Belém, Joelma de Castro Silva
Resumo:

Este trabalho teve como objetivo fomentar a aprendizagem de língua inglesa em estudantes do ensino médio e analisar o comportamento desses alunos por meio de tecnologias digitais. A intervenção ocorreu com a utilização do duolingo como ferramenta de ensino-aprendizagem e o whatsapp para socialização e discussão. Os resultados sugerem que o uso de recursos tecnológicos como suporte à aprendizagem é primordial para o interesse na língua alvo e engajamento na participação dos alunos durante as aulas e em atividades extraclasse.

Anexos:  
Instituição:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Tema: Ensino e aprendizagem de língua inglesa

Palavras-Chave:
 
Coordenação de Mesa:  Daniel Nehme Muller
 Gilvan Soares
 Ariosvalber de Sousa Oliveira
   
LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF UEADSL - Breno e Joelma - OK.pdf
 

 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Stefânia Helmold -

Olá! 


Gostei muito do tema tratado, e uso o duolingo há bastante tempo, embora eu ache o app insuficiente.

Utilizo também o HelloTalk, ouço muitos podcasts e assisto muitos videos na internet para aprender novas línguas!

Vocês poderiam testas essas outras opções!


Boa sorte!

Em resposta à Stefânia Helmold

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Breno de Campos Belém -

Olá Stefânia Helmold,


OBrigado pelo seu comentário e por participar do nosso trabalho.  Então, creio que os desenvolvedores estejam em busca constante de melhorias no aplicativo.  O duoligo se tornou um aplicativo muito utilizado para quem busca aprender línguas e sua popularidade tem ganhado mais e mais adeptos a cada dia que passa.  Creio que as limitações do aplicativo possam ser sanadas com a busca de outros meios assim como você faz com o HelloTalk.  O mais importante de tudo, com base na experiência deste trabalho, seja o professor fomentar a aprendizagem com a utilização de recursos diversos.  Escolhemos o duolingo como recurso pelo qual iríamos realizar a pesquisa e os alunos gostaram muito.  Agradeçemos pela sua sugestão.  Com certeza iremos acatar e tentá-las também.


Atenciosamente,


Breno e Joelma.


Em resposta à Stefânia Helmold

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Joelma Castro -

Olá!

Estefânia Helmold, primeiramente obrigada por sua participação. 

Sim, como aprendentes de idiomas devemos buscar muitas alternativas que venham complementar nossos conhecimentos.  O duolingo assim como muitas outras ferramentas de aprendizagem de Língua Inglesa, não seria suficiente para se alcançar fluência, porém contribui para enriquecimento de vocabulário e para o fomento da aprendizagem como mostra nosso trabalho. Também já utilizei o Hello Talk e os demais que você citou, dentre outras ferramentas, recomendo muito.


Obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Ana Carla Barros Sobreira -

Gostei do tema. Parabens pelo trabalho.

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Breno de Campos Belém -

Olá Ana Carla,


Nós que agradecemos por você comentar e participar do nosso trabalho.


Saudações,


Breno e Joelma.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Jaiza Fernandes -

Boa tarde, autores!

Parabéns pelo trabalho de vocês!

O uso de Tecnologias digitais da informação e comunicação tornam sim o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos mais, dinâmicos, criativo, motivador. Agregar o uso do watssapp para a interação dos alunos, com certeza, fez toda diferença. Nossos alunos, precisam de aulas mais dinâmicas. Contudo, os professores não podem deixarem de exercer a mediação, instigando-os, incentivando-os a participação e interação. Tudo isso é fundamental. Pena que no artigo, vocês não colocaram a imagem da tela inicial do software. Contudo, mais uma razão para os leitores do artigo, pesquisarem e se inteirarem mais do recurso. Abraço! 



Em resposta à Jaiza Fernandes

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Joelma Castro -

Olá, Jaiza Fernandes.

Agradecemos pela contribuição. Muito obrigada mesmo e que bom que você defende a mesma ideia.


Cordialmente,

Joelma.

Em resposta à Joelma Castro

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Daniel Rodrigues Paes Landim -

Um bom exemplo de usos de tecnologias no ensino.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Gerson Bruno Forgiarini de Quadros -

Caros autores!

Quero parabenizá-los pela excelente iniciativa e pesquisa. Entendo que quando se busca um recurso para o ensino de línguas como o Duolingo sempre se agrega valor independentemente de suas funcionalidades. O Duolingo, de fato, não é projetado para abordagens que tenham ênfase em situações contextualizadas de comunicação. No entanto, é uma excelente ferramenta para se trabalhar com multimodalidade no tratamento vocabular. O projeto de gamification do Duolingo é o que mais populariza o App, uma vez que dá um tratamento lúdico (em forma de jogo e diversão) e as atividades não são tão densas. Uma proposta bem planejada com enfoque em sintaxe e vocabulário é considerado adequado.

Desejo-lhes muito sucesso e mais uma vez parabéns pelo estudo!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Mhdi Ibrahim Bader Khun -

Parabéns pelo trabalho. Embora muitas pessoas critiquem, o Duolingo é um excelente aplicativo e a interação pelo WhatsApp realmente pode ajudar nisso.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Camila de Santos -

Discussão super relevante e atual. Propõe exatamente um convite aos professores a adaptarem suas práticas pedagógicas a fim de canalizar o uso do celular no processo de ensino para o desenvolvimento de aprendizagem significativa.

Parabéns! Conversa bastante com a minha pesquisa.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Gilvan Mateus Soares -

Breno e Joelma,

Em nome da Comissão do Evento, gostaria, mais uma vez, de agradecer pela importante participação!

Parabéns a todos pelas discussões! Isso demonstra a interação e a aprendizagem colaborativa!

Estamos vivenciando um momento sociotecnológico cada vez mais complexo. Diferentes recursos são usados para os mais diferentes fins e têm alcançado os mais variados resultados, tanto positivos, quanto negativos. Cita-se, por exemplo, o caso das fake news, que se alastram, convencem e mudam comportamentos e opiniões, sem, contudo, serem avaliadas criticamente.

Dessa forma, torna-se importante o desenvolvimento do letramento digital, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de “habilidades individuais e sociais necessárias para interpretar, administrar, compartilhar e criar sentido eficazmente no âmbito crescente dos canais de comunicação digital” (DUDENEY; HOCLY; PEGRUM, 2016, p. 17).

Por outro lado, mesmo que esse contexto social nos direcione para o uso crítico e construtivo das tecnologias em sala de aula, não podemos conferir a esses recursos certo “endeusamento”, como se o processo de ensino e de aprendizagem só pudesse ocorrer por meio deles ou ainda que eles fossem a solução para os problemas desse processo. Como foi destacado nos comentários, são importantes recursos, articulados a outros!

Diante dessas observações, um ponto que considero importante é o que vocês tão bem assinalam: a relação do ensino com a vida social.

Nesse sentido, e com base no que o Gerson comentou, fiquei curioso em saber um pouco mais sobre o tipo de aprendizagem que o Duolingo oferece: A língua por ela mesma ou como prática social? A língua como código de comunicação ou como meio de interação? A língua é abordada em contextos autênticos de uso?

Estou analisando jogos de coleções didáticas para o ensino de português. O que percebo é que, em um bom número de casos, a linguagem não é analisada em funcionamento, não se considerando, assim, usos efetivos, mas priorizando uma abordagem no nível da palavra ou da frase descontextualizadas.

Isso se repete no aplicativo?

Gilvan Soares


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Maiara Novais -

Ideia genial, parabéns pelo desenvolvimento!!!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Gabriela Gomes de Aquino -

Breno e Joelma,

Parabéns pelo artigo! Minha mãe é professora de inglês na rede pública de ensino, e ela realmente relata as dificuldades encontradas para manter o interesse dos alunos em aprender uma nova língua.

Como o uso do Duolingo obteve um retorno muito positivo com os participantes da pesquisa, vou sugerir essa alternativa para ela.


Obrigada!!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM O USO DO DUOLINGO MEDIADO PELO WHATSAPP - Educadores: Breno de Campos Belém e Joelma de Castro Silva

por Daniel Muller -

Olá Breno e Joelma,

A leitura deste artigo de vocês, que descreve sua ousada investigação de combinação da ferramenta de comunicação e de ensino de línguas, proporcionou uma abertura de novas frentes de análise e levantamento de novas hipóteses de aplicabilidade de apps na educação. Vocês demonstraram que é possível, sim, engajar os estudantes, e ainda por cima fora da sala de aula. E que também a educação contemporânea não se limita mais ao tempo controlado da hora/aula, às quatro paredes da sala de aula, e à necessidade da exposição permanente do professor.

Esta geração de estudantes usa o tempo fora da regra e quer ser cocriadora, não mais apenas assistir aula. Quer aprender mais a experimentar do que decorar. Quer mais abrir novos caminhos do que seguir as trilhas existentes. 

Isso mesmo. Concordo com vocês. Vamos ajudá-los a usarem essa capacidade de pensar e agir fora do condicionamento, para que consigam se posicionar e argumentar sobre sua própria realidade, seus medos, seus anseios, suas esperanças, seus desafios.

Apoio vocês não só continuarem, mas irem muito além. Explorem mais as imagens e o imaginário. Investiguem as falas e os áudios. Agucem todos os sentidos dos seus estudantes! 

E por favor registrem tudo. Precisamos com urgência de uma estruturação, de um método consistente e coerente para desenvolvimento deste novo formato de educação. Busquem referenciais teóricos e reformulem as teorias!

Coragem! Deixem fluir suas emoções, sua intuição... sempre mantendo a atenção e o cuidado com seus estudantes. Professores atenciosos sempre são modelos para os estudantes... Certamente a ação de vocês e os resultados apresentados no artigo demonstraram isso. 

Continuem publicando sempre mais suas experiências. Saibam que podem contar comigo, seu novo fã. E, pelo que vejo das demais manifestações aqui no UEADSL, todos apoiamos o trabalho de vocês! E tenho certeza que milhares de educadores, ansiosos por novas alternativas, também necessitam desta inspiração que vocês trazem.

Obrigado por partilharem este pouco de vocês, que será muito para todos.

Abraços,

Daniel