A POLÍTICA, A CALISPOLIS E A EDUCAÇÃO PELA ALMA: PLATÃO EM FOCO - Educadores: Jefferson Luis Brentini da Silva e Denis Domeneghetti Badia

A POLÍTICA, A CALISPOLIS E A EDUCAÇÃO PELA ALMA: PLATÃO EM FOCO - Educadores: Jefferson Luis Brentini da Silva e Denis Domeneghetti Badia

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 8

Título:

A POLÍTICA, A CALISPOLIS E A EDUCAÇÃO PELA ALMA: PLATÃO EM FOCO

Autores: Jefferson Luis Brentini da Silva, Denis Domeneghetti Badia
Resumo:

A política sob o olhar de Platão tinha como pressuposto a busca pela justiça através da desigualdade. Seria isso possível? Este trabalho expõe, a partir de uma abordagem qualitativa pelo uso de métodos de cunho bibliográfico, a possibilidade de se pensar em uma sociedade que poderia privilegiar a justiça e concomitante a isso o posicionamento das pessoas a partir da identificação da sobreposição de uma virtude em detrimento às outras nos indivíduos por meio de uma educação que valorizasse a formação integral do sujeito em prol do desenvolvimento da sociedade e, ao mesmo tempo, respeitassem as qualidades individuais.

Anexos:  
Instituição:  
Área do Conhecimento: Ciências Humanas
Tema: Educação e Filosofia

Palavras-Chave:

Coordenação de Mesa:  Nazito Pereira da Costa Júnior
 Gilvan Soares

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF JeffersonSilva_DenisBadia_UEADSL2018.pdf

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A POLÍTICA, A CALISPOLIS E A EDUCAÇÃO PELA ALMA: PLATÃO EM FOCO - Educadores: Jefferson Luis Brentini da Silva e Denis Domeneghetti Badia

por Daniel Rodrigues Paes Landim -

O artigo é excelente, principalmente num país onde a "politicagem" vem dilacerando a sociedades provocando uma crise devastadora em todos os setores. O autor, foi feliz em abordar a importância do sistema político democrático como um instrumento educador de intervenção social.

Re: A POLÍTICA, A CALISPOLIS E A EDUCAÇÃO PELA ALMA: PLATÃO EM FOCO - Educadores: Jefferson Luis Brentini da Silva e Denis Domeneghetti Badia

por Franciely Lopes -

Boa noite! Primeiramente, parabéns pelo trabalho! O artigo é realmente excelente para discutirmos no momento, visto que o país está alvoraçado com notícias como o combate à ideologia no ambiente acadêmico. 

Parabéns!

Franciely Lopes.

por Valdinei Ferreira de Jesus -

Parabéns!

O artigo é muito bom, tendo em vista que vivemos em um século tão distante do seculo VI A.C e ainda vemos o quão é parecido à politica atual. 

por Gilvan Mateus Soares -

Jefferson e Denis,

Em nome de toda a Comissão, agradeço a importante contribuição de vocês para o evento! 

Nosso muito obrigado também pela participação de todos!

O texto nos instiga a uma reflexão para além de nossas individualidades, ao mesmo tempo que nos leva a questionar o que de fato é “ser cidadão”. Aí, adentra a uma questão tão cara aos dias atuais: a política. Se pensarmos que a Calispolis era “governada” aos sábios, sendo decorrente daí uma “educação política”, podemos levantar algumas questões: O que norteia o conceito de “sábio”? Que princípios o orientam? Teríamos discursos que explicitam valores sociais e igualitários, objetivando a justiça, mas que, na verdade, encobertariam a divisão e a opressão? As virtudes seriam sob a perspectiva de um “eu” diante de um “nós”, ou de um “nós” perante a uma “eu”?

Vamos refletir?!

Gilvan Soares

por Marina de Nascimento -

Olá, Jefferson e Denis! Parabéns pelo trabalho!

Gostei muito da organização e  dinâmica na apresentação das informações, por se um tema delicado e difícil, precisava ser elaborado dessa forma, com tópicos bem claros e delimitados. 

Bem, eu moro no Brasil e, portanto, tenho muitos elogios e críticas, mas muitas críticas mesmo ao nosso país no que se refere à política. Entretanto, também procuro agir, retomando o texto de vocês, de acordo com as minhas virtudes, por isso esse estudo interessou-me bastante.

Fico chateada por descobrir que já em tempos tão antigos o interesse pela Educação tinha relação com o poder e pensando na excelente colocação de como deveria ser um bom "rei", penso que em nosso país, grande parte das vezes, as virtudes na ocupação dos cargos são o que menos conta! 

Enfim, o que isso (não) quer dizer a respeito do que somos e seremos? Parece que muito.

Abraços!

por Nadia Rodrigues -

Olá, parabéns pelo trabalho! Me trouxe ótimas reflexões.  
Do trabalho.. "A política é a arte de governar, de conduzir o destino da urbe. A política tem como sinônimo a “luta pelo poder”: a conquista, a conservação e a ampliação pelo e do poder, logo, a política aborda diretamente as relações de poder.". Para Foucalt, todas as relações são relações de poder, logo, considerando este trabalho, tudo é política, até as relações interpessoais. Isso me faz questionar se a política atual, brasileira ou mundial, não é um reflexo das relações pessoais. Se mudarmos no micro, o macro será uma consequência, não? 

No mais, muito obrigada pelo trabalho.

por Mhdi Ibrahim Bader Khun -
Parabéns aos autores pelo trabalho, que traz uma temática extremamente relevante para os dias atuais. Depois de ler o artigo, fiquei pensando na razão pela qual muitas pessoas não se interessam pela política, sendo que é isso que rege a vida delas.

por Wilkens Lenon Silva de Andrade -

O termo grego "calispolis", isto é, "cidade bela" tinha uma conotação muito relevante politicamente para Platão. Não se tratava de ser simplesmente bela do ponto de vista externo ou da estética, mas o complemento do autor ao se referir à educação pela alma nos remete à filosofia platônica quando o filósofo sustenta a importância de conhecermos o mundo pela via racional e não pela senso comum.