BISCOITO DE POLVILHO QUEBRADOR. Autora: Cláudia Maria Ferreira.

BISCOITO DE POLVILHO QUEBRADOR. Autora: Cláudia Maria Ferreira.

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 10

Título:

BISCOITO DE POLVILHO QUEBRADOR

Autores: Cláudia Maria Ferreira
Resumo:

Descrição abreviada: Essa receita é de um biscoito quebrador, muito fácil de fazer e também muito saboroso e faz parte de uma da tradição de uma família camponesa.

Anexos:  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Instituição: EEPJA - MG
Palavras-Chave:  
Mesa (1): Mauricio Teixeira Mendes e Hemerenciana Maria da Silva
Mesa (2):  Natalina Aparecida Gomes da Silva
Mesa (3):  Adelma Lúcia da Silva Araújo

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF artigo Claudia.pdf

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: BISCOITO DE POLVILHO QUEBRADOR. Autora: Cláudia Maria Ferreira.

por Tamyres Cecilia Silva -

Claudia, fico muito feliz e surpresa de ver a variedade de receitas de biscoitos de polvilho que existem. Aqui na minha cidade no sul de Minas, também temos uma receita muito tradicional e que passou de geração em geração!

Somos chamados aqui de biscoiteiros!

Parabéns pelo trabalho e continue firme nos estudos!

Grande abraço!

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Cláudia, bem vinda ao nosso congresso!

Adorei sua receita, parece muito com uma que minha avó faz aqui na Bahia, se cham "cozido-e-assado". A diferença é que, para dar mais consistência, o biscoito vai primeiro ao cozimento para depois ser assado.

O fato de usar rapadura para adoçar foi o que eu mais gostei, a rapadura é bem mais saudável que o açúcar e dá um sabor especial.  

Sabemos que a comida mineira é herança da história de um povo e você apresentar o que mudou no modo de preparo achei bem interessante. Mostra a sua preocupação com a pesquisa e com as fontes. Continue investigativa assim no trabalhos futuros.

Parabéns pelo trabalho e obrigada por trazer essa receita que parece uma delícia!

por Natalina Aparecida Gomes da Silva -

Boa noite!

Cláudia, fico muito feliz por nos trazer esta receita de biscoito de polvilho e mais ainda pela maneira como descreve a história dela. Isso demonstra o valor dado a tradição, as gerações. Muito também interessante como você descreve a mudança, tanto da receita quanto do modo de fazer o biscoito, ao longo dos tempos e a importâncias das relações de amizade, de família, que eram fortalecidas através deste biscoito.

Obrigada por participar da Feira de Saberes e parabéns pela coragem de retomar os estudos através da EJA!

por Mileny de Abreu Gomes -

Cláudia,

Gostei muito da receita e certamente irei tentar reproduzir o biscoito de polvilho quebrador. Fiquei muito feliz quando vi as diversas receitas publicadas por vocês, alunos do EJA. Acho a cozinha um lugar muito nostálgico e mágico. Já reparei que nas reuniões familiares da minha casa as pessoas se reúnem e muitas das vezes todo mundo fica na cozinha. Enquanto um prepara determinado produto o outro ajuda e assim a conversa vai fluindo. É como se a cozinha fosse o coração de cada casa.

Obrigada por compartilhar um pouquinho do coração da sua família através da receita!

Abraços,

Mileny

por Carla Storti -

Adorei a receita! Tentarei reproduzir em casa! Obrigada por compartilhar conosco sua tradição de família!

por Breno de Campos Belém -

Olá Claudia,

Parabéns pela receita.  Sou péssimo na cozinha, pior ainda com receitas de forno (rsrs).  O que mais me interessou em seu trabalho foi ver o resultado final.  Sou oriundo de Belém do Pará e atualmente moro em uma cidade interiorana chamada Cametá.  Aqui pelo norte, quando falamos em biscoito de Polvilho, normalmente são "bolas" de tamanhos diversos, mas as mais comuns são do tamanho de bolas de gude e geralmente na cor branca (as vezes tendendo para o creme bem suave).  Eu ainda não tinha visto neste formato de rosca.  Em viagem a turismo pelo nordeste, já vi umas roscas bem amarelas (mas bem amarelas mesmo) que vendem na praia dentro de um saco dispostas em duas colunas, umas em cima das outras, mas creio que aquela receita não seja de polvilho.  Muito enriquecedor ver uma outra forma de ser feita uma mesma iguaria que compro e como aqui.  Eu adoro biscoito de polvilho.

Obrigado por compartilhar.

por Camila de Santos -

Interessante a receita, Cláudia!

Parabéns pelo trabalho!

Camila.