O USO DE TAREFAS COMUNICATIVAS NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS VOLTADO PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G - Autora: Verônica Vinecký.

O USO DE TAREFAS COMUNICATIVAS NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS VOLTADO PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G - Autora: Verônica Vinecký.

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 17

Título:

O USO DE TAREFAS COMUNICATIVAS NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS VOLTADO PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G

Autores:Verônica Vinecký
Resumo:

Resumo: este trabalho tem por objetivo descrever o processo de elaboração do material didático e a sua aplicação em um curso de Português para Estrangeiros, preparatório para o exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, ministrado na Universidade de Brasília, para alunos candidatos ao Programa Estudantes-Convênio de Graduação, e verificar as consequências de sua utilização na vida acadêmica desses alunos.

Anexos:

Anexo (Clique aqui)

Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Letras
Linguística
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2):Anderson Cristiano da Silva
Mesa (3):Eliane Apolinário Vieira Avelar

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo - O uso de tarefas comunicativas no curso preparatório para o exame Celpe-Bras.pdf
Versão revisada: Documento PDF Artigo revisado - O USO DE TAREFAS COMUNICATIVAS NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS VOLTADO PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G.pdf

Slides: 

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: O USO DE TAREFAS COMUNICATIVAS NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS VOLTADO PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G - Autora: Verônica Vinecký.

por Anderson Silva -

Olá, pessoal!

Espero que estejam todXs bem?

Em seu artigo, O uso de tarefas comunicativas no curso preparatório para o exame Celpe-Bras voltado para estudantes pré-PEC-G, Verônica Vinecký descreve o processo de elaboração de um material didático para curso preparatório para exame de português para estrangeiros.

Dessa forma, convido a tod@s a lerem na íntegra esse trabalho, bem como deixarem seus comentários e perguntas para iniciarmos nosso debate dialógico.

Abraços e bom evento.

Anderson Silva.

Re: O USO DE TAREFAS COMUNICATIVAS NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS VOLTADO PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G - Autora: Verônica Vinecký.

por Ana Cristina Fricke Matte -

Muito bom seu trabalho, Verônica!

Gostei da aproximação do ambiente tecnológico com o dia a dia, como está sendo o feedback?

bj

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

por Verônica Vinecký -

Olá, prof.ª Ana Cristina.

Primeiramente, agradeço o comentário acerca do meu trabalho.

Em resposta à sua pergunta, tenho observado um feedback positivo dos alunos em relação à aproximação deles com o ambiente tecnológico no dia-a-dia, principalmente, com o acadêmico.

Agora que o Celpe-Bras já passou, não preciso mais me prender somente às tarefas que se assemelhem ao exame, e posso trabalhar com gêneros textuais voltados ao meio acadêmico, exclusivamente. A esse respeito, gostaria de compartilhar com você o que fiz nas últimas aulas:

Consegui reservar a sala de informática que pertence ao Programa Idiomas sem Fronteiras, da UnB. Nela, há computadores com acesso à internet, o que me possibilitou colocar "a mão na massa" com os alunos. Em um primeiro momento, apresentei a eles alguns gêneros textuais que precisarão produzir quando estiverem frequentando os cursos de graduação para os quais foram selecionados, tais como: resenha, resumo e artigo. Na sequência, eles produziram um resumo e uma resenha, primeiramente, à mão, e depois digitaram os seus textos utilizando o Word online. Alguns alunos precisaram de orientação sobre noções básicas de digitação, espaçamento, acentuação (teclado ABNT), formatação e utilização de letras maiúsculas.

Pude perceber que eles passaram a demonstrar mais familiaridade com o ambiente digital, inclusive, na formatação desses textos acadêmicos. Hoje, por exemplo, a aula foi sobre como fazer citações e incluir referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos. Ao final da aula, solicitei aos alunos que praticassem o que havia sido trabalhado na aula e todos obtiveram êxito ao executar a atividade proposta. Por esse motivo, acredito que eles estejam tirando proveito dessa aproximação gradual com o ambiente digital.

Um abraço,

Verônica

por Camila de Santos -

Oi, Verônica!

Seu trabalho é bastante interessante, porque ele foca nos efeitos retroativos do exame Celpe-Bras sobre o design de ensino no curso Pré-PEC-G na UNB. Aqui na UFMG, passamos pelo mesmo desafio de duplamente “letrar” os aprendizes de PLA, uma vez que a  alta vulnerabilidade econômica dos países de origem desse alunos, leva o baixo acesso aos recursos tecnológicos e mesmo a uma aprendizagem situada e que agencie esse alunos a  se desenvolverem para desenvolverem seu entono. E não sei se é o caso da UNB, com alguns alunos, mas temos também aqueles que já têm mais acesso aos meios tecnológicos, pela condição social da família, às vezes, nem tanto do país, mas que ainda assim, não interagem tanto com meios tecnológicos em programas básicos como word, power point, os recursos do Gmail. Então, a educação linguística deles, acaba propiciando uma educação digitalmente tecnológica. Eu queria que você comentasse com a gente quais estratégias, além da elaboração de atividades espelhadas no Celpe-Bras, vocês utilizam no curso  Pré-PEC-G para tornar esse aprendiz, um jogador mais eficaz no uso de recursos tecnológicos para aprendizagem da língua. Vocês realizam oficinas com eles, criam unidades didáticas que visem esse fim como é?

Em resposta à Camila de Santos

por Verônica Vinecký -

Oi, Camila.

Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha se interessado pelo meu trabalho.

Aqui na UnB também temos um grupo heterogêneo de alunos no que se refere ao domínio que eles têm de conteúdos tecnológicos, mas, infelizmente, os que têm mais conhecimento são uma minoria.

O trabalho de letramento digital que tenho feito com os alunos pré-PEC-G é bem lento e gradativo. Primeiramente, eles são familiarizados com os gêneros textuais que compõem as tarefas do Celpe-Bras, sendo, alguns deles, digitais, como por exemplo: e-mail (formal/informal), blog, artigo de revista eletrônica... Após o Celpe-Bras, em meados de outubro, as aulas do curso de português continuam, já que os alunos estão matriculados em disciplinas da graduação e, portanto, há uma carga horária a ser cumprida. Nesse período, aproveito para dar aulas voltadas preferencialmente ao ensino da linguagem acadêmica, quando os alunos passam a ter contato com algumas regras e especificidades da academia, inclusive as digitais, como: regras da ABNT, formatação de textos acadêmicos, etc. Dessa forma, no ano seguinte, quando os alunos ingressarem nos cursos de graduação para os quais foram selecionados, eles sairão na frente, inclusive, de alunos brasileiros, que, muitas vezes, também entram nas IES sem ter conhecimento da linguagem acadêmica. 

Espero ter respondido a contento. Caso necessite de mais algum esclarecimento, estou à disposição!

Abraço,

Verônica

por Eliane Apolinário Vieira Avelar -

Boa noite, pessoal!

Sejam bem-vindos ao nosso espaço de interação! Sou uma das coordenadoras de mesa e conto com a participação de todos para enriquecer essa discussão.

Gostaria de iniciar ressaltando a importância da interação com as tecnologias digitais no cotidiano. E como a autora destacou no artigo, o MD tem a função de promover uma inclusão digital no meio em que os alunos vivem e interagem socialmente.

Abraços!

Eliane

por Anderson Silva -

Boa noite, Verônica!

Tudo certo?

Gostei muito da interação que está tendo aqui no evento. No mais, dei uma olhada no anexo que colocou (e convido todos a olharem também). Nesse material que compartilhou, como é feito e quem são os sujeitos que elaboram? Você pode explicar o contexto de produção e aplicação mais em detalhes?

Abraços e bom evento.

Anderson Silva.

Em resposta à Anderson Silva

por Verônica Vinecký -

Boa noite, Anderson.

Estou bem, e você?

O material didático apresentado no anexo do meu trabalho foi todo elaborado por mim. 

Abaixo, apresento um breve histórico da minha atuação na UnB e, em seguida, explico os contextos de produção e de aplicação relacionando-os ao público ao qual se destina o material mencionado.

Sou professora de Português para Estrangeiros, lotada no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, LET, e, como tal, ministro aulas ao grupo de alunos pré-PEC-G. A minha nomeação como professora de magistério superior da UnB, em abril de 2014, deveu-se à abertura de uma vaga, concedida pelo MEC, cujo propósito era atender aos candidatos ao PEC-G que vêm à UnB para fazer o curso de Português para Estrangeiros preparatório para o Exame Celpe-Bras (é por meio da aprovação no Celpe-Bras que os estudantes ingressam no PEC-G). Desde então, no exercício da função de professora, além de ministrar aulas de Português para Estrangeiros aos alunos pré-PEC-G, venho desenvolvendo ações que visem dar melhores condições a esses alunos durante a sua permanência na UnB enquanto fazem o curso de Português para Estrangeiros.

Sobre o material:

A sua produção é focada em temas socioculturais, lexicais e gramaticais que são trabalhados no decorrer das unidades por meio de temas da cultura brasileira. O material didático visa a desenvolver as habilidades linguísticas dos alunos na língua portuguesa por meio do estudo de estruturas de linguagem e temas culturais, com o objetivo de levar o aluno a expressar-se adequadamente nos diversos níveis do discurso. O conteúdo previsto é extenso, perpassa desde estruturas linguísticas básicas à produção dos mais variados gêneros da escrita e da oralidade. Dessa forma, o material visa não só à preparação dos alunos para o exame Celpe-Bras, mas também à ampliação dos horizontes de conhecimento linguístico, textual e interacional, imprescindíveis para a aprovação num exame cuja estrutura é baseada em tarefas comunicativas. Por fim, a produção do material é focada na aquisição da linguagem e no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas primárias: ouvir, falar, ler e escrever; no estudo da cultura brasileira por meio da linguagem; na compreensão e utilização de vocabulário de uso corrente e de estruturas gramaticais variadas da língua portuguesa; na construção de argumentação clara, coerente e convincente na língua-alvo.

Abraços,

Verônica

Em resposta à Verônica Vinecký

por Anderson Silva -

Verônica, boa tarde!

Obrigado pela devolutiva. Sucesso e muitos frutos em seu trabalho!

Abraço e bom evento.

Anderson.

por Frederique Michele Nno Ella -

Oi Verônica!

Interessante o artigo, sou aluna do convênio PEC-G e entrei na faculdade passando pelo exame do Celpe-Bras. 

Acho interessante que apesar de passar materiais que facilitam na interação cotidiana, e oferecer um vocabulário mínimo para poder ter uma conversa, seja importante ter um vocabulário técnico suficiente.  É também importante fazer simulados que já colocam o aluno em situações que vai com certeza encontrar ao longo do curso; por exemplo na hora de procurar estágios, ou até fazer cartas de apresentação, entrevistas como pude ver no material anexado.

Sendo o Celpe-Bras um exame que avalia tanto a redação, quanto a fala, na avaliação oral sempre é perguntado para o entrevistado que além se apresentar-se, ele possa expressar o seus desejos profissionais. 

Em resposta à Frederique Michele Nno Ella

por Anderson Silva -

Frederique, boa tarde!

Obrigado por sua participação aqui em nosso ambiente de discussões.

Abraço e bom evento!

Anderson Silva.

por Verônica Vinecký -

Olá, Frederique.

Sinto-me honrada que uma aluna do PEC-G tenha lido o meu trabalho. Você é de que país?

Agradeço os comentários e concordo com você. A esse respeito, gostaria de mencionar que faço três simulados da parte escrita e da parte oral, mas também faço pequenos simulados em sala de aula, para que os alunos se habituem com o tempo da prova, etc.

Um abraço,

Verônica

Em resposta à Verônica Vinecký

por Frederique Michele Nno Ella -

Oi Verônica!

Sou do Gabão!

Eu que fico feliz por ter encontrado aqui este tema!

por Verônica Vinecký -

Oi, Frederique.

Que legal! Este ano tive dois alunos do Gabão no curso de português da UnB. Chamam-se Sarah e Sinal. Ambos, excelentes alunos!

Abraço!

Verônica

por Maiara Novais -

Meus parabéns pelo trabalho! 

por Priscilla Costa -

Olá Verônica!

Que bacana o seu trabalho. Uma curiosidade que tenho refere-se ao tipo de material produzido, se, além dos materiais citados no artigo, que são de uso mais presencial, vocês também desenvolveram atividades comunicativas pensando na aprendizagem em outros ambientes ou utilizando tecnologias para a produção escrita e oral, por exemplo.

Abs,

Priscilla

por Eliane Apolinário Vieira Avelar -

Boa noite, pessoal!

Chegamos ao final do evento!

Verônica, parabéns pelo trabalho e pela interação com os demais participantes do congresso. 

Foi muito enriquecedor o comentário sobre a forma que tem trabalhando o letramento digital com os alunos e também sobre o material didático que você elaborou.

Abraços,

Eliane