Título: | O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS ARTIGO DEFINIDO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Autores: | Bernarda Bueno, Ester Ferreira, Mirian Miranda, Mônica Martins, Priscila Ferreira, Talita Loureiro |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa acerca do ensino da classe de palavras, tomando por base a classe de palavras artigo, dando ênfase aos artigos definidos, conteúdo importante da grade curricular da disciplina de Língua Portuguesa, presente nos anos iniciais educação básica e também no Ensino Médio. Buscamos explorar os conceitos teóricos apresentados pelos gramáticos, AZEREDO (2012), PERINI (1995) e CÂMARA JÚNIOR (1985) como aportes teóricos. A partir disso, é apontada uma proposta de ensino do artigo definido. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: | Linguística |
Instituição: | IFES - ES |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Vívian Pinto Riolo |
Mesa (2): | Suellen Silva Dos Santos De Souza |
Mesa (3): | Mariana Pinter Chaves |
LEIA Artigo Completo em PDF: ARTIGOS_UEADSL.2018.2.pdf |
O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS ARTIGO DEFINIDO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Autoras: Bernarda Bueno, Ester Ferreira, Mirian Miranda, Mônica Martins, Priscila Ferreira e Talita Loureiro
Re: O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS ARTIGO DEFINIDO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Autoras: Bernarda Bueno, Ester Ferreira, Mirian Miranda, Mônica Martins, Priscila Ferreira e Talita Loureiro
Meninas, é realmente importante levar os alunos a análises comparativas tais quais as que vocês propõem aqui, mas que tal pensar nisso por meio dos gêneros discursivos? Parece-me que problematizar esse valor adjetivo dos artigos ora como especificador ora como demonstrativo, observando como seu emprego se dá discursivamente em enunciados concretos, aproxima os alunos da realidade e relativiza esse conceito de termo acessório que não parece caber bem quando pensamos nas práticas discursivas. O que vocês acham?
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Na visão da gramatica tradicional o "artigo" indica gênero, o número, a determinação e a indeterminação de um substantivo. Porém no discurso, consideramos o contexto social e a comunicação dos interlocutores, vai além dos conceitos gramaticais.
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Bom dia!!!
Parabéns a todos pelo trabalho!
Compreender o emprego de artigos e a função que esses exercem em nossa língua portuguesa pode ser um desafio e tanto para leitores menos experientes, como também para os mais experientes.
O estudo em tela aponta o uso de HQs como uma boa prática a ser adotada em sala de aula para o ensino de língua portuguesa.
Considerando que o emprego de artigos pode não ser uma dificuldade exclusiva de alunos do ensino fundamental e médio, bem como que o uso de charges, tiras em quadrinhos já é utilizado por alguns professores em suas práticas pedagógicas, na sua opinião, ao propor a produção de Webcomics através da elaboração de roteiros pelos alunos, essa prática contribuirá para uma melhor aprendizagem da morfossintaxe do artigo?
Cordialmente,
Suellen Santos
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Olá,
o questionamento feito é muito relevante, o ensino dos artigos não está restrito a apenas um gênero textual como o citado no artigo. Acredito que todos os gêneros textuais contribuem em suas particularidades para o ensino, incluindo o das classes de palavras artigo. Como sugerido, usar Webcomics como meio de produção textual pelos alunos é uma estratégia produtiva, posto que os webcomics fazem parte do contexto do aluno, com isso, instiga se o interesse deles pela produção textual. Além disso, por meio da produção textual, através dos webcomics, há múltiplas possibilidades para o ensino da morfossintaxe do artigo.
Atenciosamente,
Bernarda Bueno.
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Olá, meninas!
Parabéns pelo trabalho! Eu adoro ensinar gramática, no entanto, reconheço a dificuldade que é em aproximar o aluno do tema. Eu gostei bastante da proposta de ensino e acho que tirinhas, charges e outros gêneros semelhantes fazem com que o aluno se interesse bastante pelo tema. Eu tenho buscado sempre esse caminho e pretendo utilizar no ensino dos artigos.
Agradeço muito pela contribuição!
Abraços,
Fernanda
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Olá,
Ficamos feliz em saber que gostou do trabalho e que tem buscado novos meios para o ensino de gramática, posto que não é algo fácil.
Atenciosamente,
Bernarda Bueno.
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Olá,
Concordamos com você. Essa é a nossa busca!
Atenciosamente,
Bernarda Bueno.
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Achei interessante a forma como vocês trabalharam, pois diferentemente do que estamos acostumados a vermos com alguns gramáticos tradicionais, vocês também incluem o aspecto morfossintático, através dos gêneros textuais. Isso pode ser refletido de diversas maneiras e também pode ser bastante produtivo levar a proposta para sala de aula.
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Parabéns pelo trabalho!
O aludido artigo demonstra a importância do estudo dos artigos dentro da sala de aula como também ressalta a função dessa classe gramatical como sendo de adjunto adnominal.
Observa-se que a didática aplicada é que poderá indicar o estilo de ensino e aprendizagem, isto é, ensino dinâmico e contextualizado poderá proporcionar uma aprendizagem eficiente.
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Parabéns ao grupo,
A abordagem com relação ao ensino das classes de palavras é muito importante, uma vez que como citado no resumo, é um conteúdo trabalhado desde as séries iniciais e também no ensino médio, com a qual o aluno tem contato desde muito cedo e com muita frequência, as bases nos gramáticos parecem ter sido amplamente trabalhadas.
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Excelente trabalho. É de suma importância essa provocação que vocês propuseram; buscar analisar o artigo não apenas do ponto de vista morfológico, mas também sintaticamente e semanticamente, abrangendo de maneira mais completa suas funcionalidades, como proposto no artigo.
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Um ótimo artigo! Interessante como não pensamos o quanto os artigos definidos, por mais simples que possam parecer, têm um poder tão grande de não apenas substantivar outras classes, como também de mudar ou dar sentido a um sintagma. Excelente abordagem!
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Achei muito interessante vocês terem desenvolvido no artigo a necessidade de o ensino da língua não ser baseado em "certo" ou "errado" e a questão de que é importante se ensinar a língua para que o falante a conheça, saiba da importância, da sua função, para que depois se interesse em buscar saber a respeito da necessidade de conhecer determinadas regras. É necessário, como muito bem levantado no artigo, deixar de lado a ideia de que é preciso saber a gramática para se ler e se escrever bem, para que não se torne algo maçante. Afinal, o português tem muito a oferecer além das regras que são comumente impostas. Assim, é interessante que o ensino não se baseie somente nos conceitos dos livros didáticos, que sejam feitas as percepções com os alunos também das exceções vindas das regras, como o uso de tirinhas proposto no texto, achei uma ferramenta muito atrativa. Parabéns ao grupo!
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Em minha visão, o trabalho produzido ajuda bastante no entendimento dos artigos partindo de uma perspectiva que difere da tradicional, uma vez que, tradicionalmente, costumamos ver os artigos serem classificados como "termos acessórios". No caso de um exemplo como o da tirinha do Snoopy, em que o uso do artigo definido ou do indefinido apresenta uma clara diferenciação semântica mostra que, tratar tal classe como mero acessório pode ser problemático em algumas situações.
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Super interessante, na proposta de ensino do artigo é através dos gêneros textuais, pois nos oferece uma visão mais adequada à análise de enunciados concretos, fazendo com que o aluno tenha contato com uma linguagem familiarizada.
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Trabalho muito bem fundamentado. Gostaria de parabenizar o grupo pela relevância e pertinência da pesquisa realizada. O fato de terem apresentado a tirinha tornou a pesquisa ainda mais interessante.
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Parabéns meninas!!
Gostei muito do texto, é muito pertinente a temática abordada, a qual procura agregar a sociolinguística com a gramática na prática pedagógica, visto que o professor precisa estar atento ao que o aluno tem a oferecer de conhecimento, procurando sempre ensinar a gramática agregando o saber do aluno.
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Olá Grupo!
Entendo perfeitamente o incomodo em relação a dupla articulação dos artigos, em especial os definidos. Antes porém, é elogiável a clareza com que expressaram suas ideias e reflexões acerca da temática. Profundamente esclarecedor. O escopo do estudo se faz pertinente, pois entendo que na correria do cumprimento dos conteúdos e demais práticas a serem cumpridas pelo professor, tendo tão pouco tempo para planejamentos, pode parecer distante para ele, pensar em recursos educacionais e estratégias didáticas que imprimam estes conhecimentos. Penso que a pesquisa trouxe luz, com um foco simples, altamente eficaz mas, longe de ser uma receita de como fazer. Como o estudo propõe, ele incute a reflexão e possibilidades de uso, ao comparar as duas faces que pode assumir. O grande diferencial para o entendimento é de fato expor, através de outros gêneros que dialoguem mais intimamente com a realidade do aluno. Isso torna o aprendizado mais significativo, interessante e dinâmico. É fundamental o aluno fazer o uso da sua língua de uma forma muito mais consciente!!! Ótima proposta, parabéns!!!
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Achei muito interessante o artigo do grupo, o material teórico é bastante esclarecedor e bem fundamentado. Um outro ponto que chama a atenção é como vocês trabalharam com criatividade o uso dessa classe gramátical em sala, o ensino do artigo através dos gêneros textuais. Eu particularmente sou grande fã do trabalho do Charles Schulz em sua série Peanults. O snoopy não é apenas um cachorro do Charlie, ou qualquer outro cachorro, ele é "O" cachorro, pois ele é um dos personagens principais do desenho/tirinha, ele se diferencias dos demais cachorros, toda essa abordagem em sala permite que os alunos observem as funções do artigo e a diferença entre o uso de um e do outro dentro da oração, conhecendo cada vez mais a língua.
Parabéns
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Infelizmente, o ensino da parte gramatical da língua portuguesa tem seguido somente critérios arcaizantes ditados pelas gramáticas normativas. O interesse por esse modelo variacionista pode ser entendido, entre outros fatores, pela elitização do ensino, mas a precariedade basilar no modelo de ensino público é bem evidente, o que torna esse sistema ditatorial defasado. A proposta de vocês é louvável, já que foge os ideais mecanicistas anteriores e parte por efetivar a internalização da aprendizagem.
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Realmente as metodologias usadas no ensino da gramática devem ser repensadas, muito bom trabalho, muito rico e claro com exemplos, como vocês mesmas disseram: "somos levados a novas possibilidades de estudo e, com isso, abrem-se novos meios para o ensino do artigo na sala de aula."
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Olá meninas!
Gostei muito da pesquisa que vocês fizeram, principalmente porque gosto muito da classe de palavras artigo. Vários pontos me chamaram a atenção no trabalho. O primeiro foi que vocês explicaram o que é artigo tanto na perspectiva morfológica, sintática e semântica. Trazer essas três explicações para o aluno facilita a compreensão do que é o artigo, porque apenas dizer que os artigos são o o(s) e a(s), definidos e um(s) e um(a), indefinidos, não esta explicando de uma forma coesa ao estudante em razão de que em determinada frase o artigo pode desempenhar outra função. O outro ponto foi que a pesquisa deixa claro que é importante o docente ter consciência que o ensino da língua não é baseado no certo ou errado. Ter ciência disso e praticar isso em sala de aula torna o ensino mais humano. E o ultimo tópico que quero citar é que vocês trouxeram a visão de Mario A. Perini em que ele ressalta que "é possível notar que o ensino da gramatica não é para conservar normas e regras do português, Mas mostrar ao falante o conhecimento da sua língua."
Re: O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS ARTIGO DEFINIDO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Autoras: Bernarda Bueno, Ester Ferreira, Mirian Miranda, Mônica Martins, Priscila Ferreira e Talita Loureiro
Olá meninas!
Gostei muito da pesquisa que vocês fizeram, principalmente porque gosto muito da classe de palavras artigo. Vários pontos me chamaram a atenção no trabalho. O primeiro foi que vocês explicaram o que é artigo tanto na perspectiva morfológica, sintática e semântica. Trazer essas três explicações para o aluno facilita a compreensão do que é o artigo, porque apenas dizer que os artigos são o o(s) e a(s), definidos e um(s) e um(a), indefinidos, não esta explicando de uma forma coesa ao estudante em razão de que em determinada frase o artigo pode desempenhar outra função. O outro ponto foi que a pesquisa deixa claro que é importante o docente ter consciência que o ensino da língua não é baseado no certo ou errado. Ter ciência disso e praticar isso em sala de aula torna o ensino mais humano. E o ultimo tópico que quero citar é que vocês trouxeram a visão de Mario A. Perini em que ele ressalta que "é possível notar que o ensino da gramatica não é para conservar normas e regras do português, Mas mostrar ao falante o conhecimento da sua língua."
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Parabenizo ao grupo pela excelente apresentação do tema!
A grande questão do docente é como encontrar e trabalhar formas inovadoras e estimulantes quanto ao estudo de aspectos gramaticais, que muitas vezes carregam consigo a má reputação de serem enfadonhos.
Quando se trata da classe "artigo" o entendimento morfossintático é essencial, pois sem ele é impossível fazem qualquer tipo de análise. O trabalho desenvolvido por vocês trouxe apontamentos muito consistentes e a perspectiva do estudo por muito de enunciados, que sejam de gêneros híbridos, é muito válida. Destaco que o uso de charge, meme ou peças publicitárias é de grande auxílio para a atividade do professor.
Re: O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS ARTIGO DEFINIDO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Autoras: Bernarda Bueno, Ester Ferreira, Mirian Miranda, Mônica Martins, Priscila Ferreira e Talita Loureiro
Prezados autores, parabéns pelo trabalho!
Particularmente, também acho que a proposta de trabalhar o ensino de classes gramaticais por meio de gêneros textuais é muito eficaz, já que proporciona ao aluno uma aprendizagem contextualizada e o coloca em contato com a língua em uso, dando significado não só para a atividade, mas também para a aprendizagem.
Abs,
Priscilla
Re: O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS ARTIGO DEFINIDO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Autoras: Bernarda Bueno, Ester Ferreira, Mirian Miranda, Mônica Martins, Priscila Ferreira e Talita Loureiro
Parabéns ao grupo pelo trabalho... entender a língua portuguesa e o seu funcionamento e sempre importante.
Re: O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS ARTIGO DEFINIDO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - Autoras: Bernarda Bueno, Ester Ferreira, Mirian Miranda, Mônica Martins, Priscila Ferreira e Talita Loureiro
O artigo de vocês é um ótimo apoio para o professor que tem dificuldade em trabalhar questões gramaticais, pois o mesmo pode e deve servir de modelo de contextualização em outros conteúdos. Além disso, está escrito de forma clara, servindo de apoio até mesmo para o estudante que tem dificuldade com o conceito de artigos.
Ótimo trabalho!