Título: |
ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA |
Autores: | Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves, Samira Costa da Rocha |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar como as gramáticas normativas e as gramáticas descritivas compreendem como a classe gramatical advérbios, comparando os pressupostos de alguns autores de ambas com o propósito de buscar esclarecimento quanto à classificação dessas palavras. Os apontamentos são apresentados pela perspectiva da morfossintaxe e dos gêneros discursivos, já que estes, são a concretização da manifestação da linguagem quotidiana. Tais pressupostos levantados cooperam para facilitar o estudo da perspectiva normativa dos advérbios no universo escolar. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Linguística |
Instituição: | IFES - ES |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Vívian Pinto Riolo |
Mesa (2): | Mariana Pinter Chaves |
Mesa (3): | Daniela Cristina Oliveira Anastacio |
LEIA Artigo Completo em PDF: ADVÉRBIOS_UEADSL.2018.2.pdf |
ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Que pesquisa bacana, pessoal! Provocar o pensamento crítico dos alunos sobre essas questões é importante, mas devemos ter cartas nas mangas! De um modo geral, os advérbios são tidos como invariáveis, mas algumas pesquisas e autores abordam a possibilidade de se falar em grau para certos advérbios. Como considerar essas questões? Vamos pensar em exemplos e abrir este espaço para a discussão? Sobretudo, como pensar essa temática por meio dos gêneros discursivos, como vocês sugerem no artigo?
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
A questão da flexão de grau nos advérbios parece ser bem aceita até mesmo nas gramáticas normativas. O problema é que essas mesmas gramáticas induzem o professor a ensinar essa classe como "invariável", mesmo que os próprios gramáticos reconheçam falha essa invariabilidade. A proposta é buscar formas de conceituar a classe sem criar listas de exceções que sempre confundem os alunos, e trabalhando aspecto semânticos, e morfossintáticos como muitos gramáticos descritivos indicam, pode ser uma forma se encontrar uma conceituação mais correta (e quem sabe simples) para os advérbios.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Gostei muito do trabalho. É interessante observar como as gramáticas normativas e as gramáticas descritivas abordam o uso da classe gramatical do advérbio. Isso possibilita um melhor entendimento a respeito do assunto e facilita o trabalho do professor em sala de aula.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
O ensino dessa classe, por meio dos gêneros discursivos – utilizamos da perspectiva descrita por Mikhail Bakhtin –, pode aclarar mais o que tentamos tratar, uma vez que podemos utilizar desses suportes para evidenciar a relação que o advérbio desempenha no contexto gramatical empregado, atestando a invariabilidade tratada por alguns gramáticos, mas, é por meio desses suportes, também, que há a possibilidade de tratar os casos que fogem à regra, sendo inúmeros os gêneros discursivos que carregam esses traços, muitas vezes, ignorados por muitas gramáticas. A possibilidade de trabalhar com suportes do cotidiano do aluno pode favorecer a internalização dessa aprendizagem, além de facilitar a compreensão das exceções não previstas por um ideal normativo.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Primeiramente, gostaria de parabenizar o grupo pela relevância e pertinência da pesquisa realizada. No entanto, cabem algumas considerações para que vocês possam avançar nas discussões já levantadas:
* Cuidado com modalizações do tipo “parecer ser” para realizar análises.
* Cuidado com as expressões “ao encontro de” e “de encontro a”.
* Cabe revisão gramatical do artigo.
* Em relação à discussão acerca da utilização dos gêneros discursivos, embora vislumbre sua importância, não se aprofunda nas suas possíveis utilizações para o ensino dos advérbios. Fica a sugestão de proporem uma sequência didática que aborde a questão levantada.
Espero ter colaborado com a pesquisa e reforço minhas felicitações ao trabalho já realizado.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Ficamos agradecidos, professora Mariana Pinter Chaves, pelo seu contato.
Infelizmente, alguns desvios gramaticais acabaram por escapar as revisões. Daremos mais atenção a isso, além de dedicar um olhar especial para as questões levantadas. Infelizmente o limite de espaço limitou uma exemplificação mais ampla e uma maior exploração do tema, mas pretendemos prosseguir com a pesquisa.
Obrigado!
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Excelente análise! Eu particularmente sempre considerei o Advérbio uma classe complicada de entender e ensinar e o auxílio dos gêneros do discurso na hora de ministrar o conteúdo pode facilitar muito o entendimento. Tenho certeza que muitos utilizarão isso como estratégia em sala de aula. Parabéns.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Obrigada Mirian, realmente quando se trata de Advérbios também sempre achei uma classe de palavra muito complicada tanto de compreender quanto de explicar, e quando o aluno se depara com a palavra "invariável" , acaba por limitar sua visão e estabelece fronteiras em seu senso crítico que não deveriam existir, por isso é importante que seja discutida a questão da invariabilidade dos advérbios, e como as gramáticas normativas são unânimes em classificar o advérbio como "palávra invariável" é importante apontar em contrapartida por exemplo quando Azeredo define em sua gramática, que as palavras são" entidades heterogêneas que, em comum, praticamente só tem o rótulo de palavra” (AZEREDO, 204, P. 44), sendo assim, de certa forma, a ideia de invariabilidade dos advérbios é um tanto antagônica, e é a partir dessa divergência de informações que é possível construir a reflexão tão necessária quando se trata das classes de palavras.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Achei interessante como o grupo abordou a temática analisando as formas de tratamento dos advérbios encontradas na gramática normativa e descritiva, bem como as divergências entre gramáticos normativos e linguistas, além de apresentarem ótimas bases teóricas sobre o tema que ainda carece de pesquisas e estudos, auxiliando a didática em sala. Parabéns
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Um ótimo texto, sem dúvidas, esclarecedor. De antemão deixo meus parabéns ao grupo e acrescento que a controvérsia existente dentro da própria gramática normativa e suas definições é um ponto muito interessante a se discutir. Se a própria gramática não concorda entre seus autores e teóricos, logo concluímos que são rótulos falhos esses dados às classes de palavras de modo geral, até mesmo pela incoerência dessas definições, tal qual é vista muito claramente na fala e na escrita. No mais, gratidão ao grupo!
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Obrigada Karina, essa foi realmente uma das visões que tentamos passar aos leitores!
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Agradecemos pelo seu comentário, Karina.
Temos conhecimento que trilhamos por caminhos que muitos ainda têm receio de trilhar, mas, esperamos aclarar mais as ideias de todos quanto a necessidade de mudança. Obrigado!
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
É de suma importância analisarmos essas contradições da gramática normativa. Percebe-se, de fato, a incoerência na definição dos advérbios,pois como muito bem levantado no artigo, em muitos casos eles variam e, dessa maneira, fogem do âmbito proposto pelos tradicionais. Então, concordo plenamente com os levantamentos de vocês e acredito que é de extrema necessidade mostrar aos alunos que é difícil haver uma regra totalmente seguida, que não se contradiz, e tentar fazer com que fique o menos confuso possível para eles.Excelentes apontamentos. Parabéns ao grupo!
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Obrigada, Viviane pelo retorno! Realmente, a ministração das aulas dadas aos alunos sobre os advérbios ainda são fortemente influenciadas pela gramática normativa. Desse modo, os docentes devem/deveriam analisar as circunstâncias de fato (contexto social) do aluno a fim de ensiná-lo o uso prático da língua, por meio também do análise discursivo. Tornando o estudo dessa classe de palavras um mecanismo facilitador de aprendizagem ao invés de, simplesmente, obrigar o estudante a decorar os dogmas já convencionados como a “invariabilidade do termo” sem ao menos questionar as nuances dessa categoria.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Agradecemos a sua opinião, Vivianne.
Existe ainda dificuldades de se trabalhar essa classe com um olhar mais amplo, já que predomina no modelo de ensino atual, ainda, terminologia arcaicas e isso faz com que o processo de aprendizagem não flua como deveria. Esperamos, com esse artigo, incentivar uma discussão entre os docentes, além de uma possível mudança para melhor do processo de ensino.
Gratos!
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Adorei o trabalho! Achei muito interessante a proposta de um contraste entre as diferentes abordagens possíveis do tema.
Infelizmente, o ensino tradicional se vale muito da abordagem normativa, o que resulta em algumas perdas significativa para o entendimento dos alunos. Como exemplo, podemos citar - como bem colocado no texto - o caso em que, na oralidade, ocorre a variação de alguns advérbios em grau, como em "muitíssimo".
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Olá, Mariana! Obrigado por comentar!
Pois é, e como sempre temos observado, as gramáticas tradicionais se valem de exceções, como no seu bem pontuado exemplo. Essa atitude complica a vida do aluno, que se vê forçado, além de ter de decorar regras, precisa decorar uma lista de exceções. Isso, por fim, acaba por distanciar o aluno de sua língua.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
O artigo busca trabalhar especificamente a classe dos advérbios, apresentando como as gramáticas normativas e descritivas abordam essas palavras, na perspectiva da morfossintaxe, como também aponta para uma visão trabalhada dentro dos gêneros discursivos, já que estes, são a concretização da manifestação da linguagem humana (BAKHTIN, 2003)
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Agradeço o comentário!
Pois bem, infelizmente as limitações impostas pela banca não nos possibilitaram explanar mais a questão do discurso, mas entendemos a importância social do discurso e que trabalhar a língua nesse contexto é uma forma de aproximar professor e aluno.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Excelente discussão trazida pelo grupo. Não raramente, a gramática tradicional se mostra controversa e esse fato se faz notório diante das incontáveis exceções as suas regras. O produto dessa série de exceções não abarcadas pela GT se traduz em insegurança, medo e desinteresse por parte dos alunos e a exemplo disso o artigo evidência de maneira contundente as ocorrências de várias exceções em se tratando da classe dos advérbios.
O artigo nos convida a um estudo mais aprofundado e crítico sobre as gramáticas tradicionais e ressalta a grande importância de se trabalhar também com as excelentes gramáticas descritivas disponíveis atualmente. Parabéns.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
As Gramáticas Descritivas não podem ser ignoradas para o processo de ensino, já que consideram, em sua análise, aspectos desprezados pelas Gramáticas Normativas. Ficamos agradecidos.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Excelente trabalho!!
É importante que se faça constantes verificações a respeito do ensino da gramática normativa, pois, é através desses conteúdos que o professor obterá mais conhecimento acerca do que pode ser melhorado/ampliado em sua prática de ensino. Além disso é sempre pertinente salientar que a postura do educador deve ser crítica, mas sempre agregando o ensino ao conhecimento do aluno.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Agradecemos o comentário!
Então, Pâmella, por isso propomos os estudos de Bango, pois em seu livro Dramática do português, ele indica uma visão mais crítica em relação ao ensino de gramática, o que não significaria abolir a norma, mas entendê-la como fator de estratificação social.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Olá Grupo!
Que artigo ótimo! Primeiro me senti pisando em ovos, com a grande questão: "Como ensinar advérbios diante de conhecimentos ainda muito instáveis, e também em face da carência de mais estudos?". Ainda bem que prosseguí com a leitura e encontrei um assoalho, embora pedregoso, para caminhar e refletir. Identifico-me com o pensamento de Câmara Jr, com a ideia de "extrema mobilidade semântica e funcional". Ele reflete a praxe na atualidade e recursos que os falantes se apropriam da língua em uso para efetivação da comunicação. A língua é um organismo vivo, como bem diz Marcos Bagno (2015) e por isso está em constante mudança, então fica difícil categorizar em caixas fechadas. No entanto o campo morfossintático parece se apresentar como um terreno mais seguro e palpável para o ensino dos advérbios nas escolas. Porém, ao entender que é um direito do aluno se apropriar dos conhecimentos da sua língua, bem como como conhecer os vários gêneros discursivos que permeiam nossa sociedade, como pregam os PCN'S, nas mais diversas formas de comunicações e usos, creio ser pertinente que as visões podem se complementar na direção da compreensão do Português Brasileiro. Dialogar com as esferas mais modernas de comunicação de nossa sociedade tão midiática, parece ser uma das mais viáveis propostas para chamar a atenção ao conteúdo, provocar e trazer a consciência do alunado reflexões acerca do uso da língua, ao comparar com o que propõe as gramáticas. Nenhum conhecimento deve ser desconsiderado, mas deve ser priorizado que o aluno compreenda de forma clara e lúdica, conteúdos práticos como um caminho inverso para de fato se chegar a gramática.
Abçs
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Olá, Marcela!
Sim, os advérbios são uma classe complicada! Não obstante, Perini desconsiderar sua existência, propondo novas classificações. Entretanto, conforme procuramos dialogar, é importante, além de utilizar a morfossintaxe, que o professor busque novos mecanismos que auxiliem o aluno na apropriação da língua, e pensamos no discurso e nos gêneros, como forma de facilitar esse aprendizado.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Parabenizo ao grupo pelo excelente artigo!
Considero de fundamental importância tratar qualquer classe de palavras sob os vieses normativo e descritivo, destaco a inovação do grupo ao abordar também a perspectiva discursiva. O artigo está muito claro, possibilitando a qualquer pessoa inteira-se sob a temática.
Ressalto, ainda, a atuação humanística e sensível por parte do professor, principalmente, ao esclarecer sobre o aspecto "invariável" do advérbio.
Parabéns.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Olá, Cellina, agradecemos o comentário!
Procuramos uma abordagem diferenciada das propostas atuais, e encontramos no discurso o caminho para tal, pois entendemos que o discurso é a concretização da língua. Sendo assim, cabe ao professor buscar formas de interação e proximidade com aluno de forma a humanizar o ensino. Pensando assim, será mais fácil aplicar os conteúdos de língua portuguesa.
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Olá!
O trabalho de vocês é muito instigante, pois leva a refletir sobre a forma de se ensinar a classe de palavra advérbio. O que pode ser analisado para as outras classes de palavras também.É bastante perceptível que precisa se pensar e discutir sobre o ensino da gramatica portuguesa. Com isso, os autores nos leva analisar sobre isso de forma bem critica, principalmente quando expõe as ideias de Marcos Bagno. É necessário sim ensinar a norma-padrão, porém também se é muito importante analisar a forma em que se ensina essa norma-padrão.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Perfeito, Nayane!
É exatamente nossa proposta, e embora nosso artigo tenha focado nos advérbios, entendemos sim que esse estudo deve ser ampliado a todas as classes gramaticais.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Parabéns pela pesquisa. É interessante observar como as gramáticas normativas e as gramáticas descritivas abordam o uso da classe gramatical do advérbio. Isso possibilita o professor ter uma visão de que maneira trabalhar o conteúdo com a turma forma contextualizadas.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Isso mesmo, Mirian.
Temos de ampliar as alternativas de ensino para que essa prática seja mais agradável de se trabalhar e, do outro lado, aprender também.
Agradecemos seu contato.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Ótimo trabalho, pessoal! Mesclar os apontamentos da gramática normativa e descritiva a respeito da classe gramatical advérbios, não deve ter sido tarefa fácil. Vocês apresentaram um excelente referencial teórico, além de terem proporcionado um melhor entendimento a respeito do assunto. Parabéns, grupo.
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Obrigado, João.
Os suportes utilizados foram muitos, mas tentamos evidenciar ao máximo, tendo em vista os limites estruturais do artigo, os tratamentos direcionados a essa classe de palavras.
Gratos!
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Re: ADVÉRBIOS: UMA VERIFICAÇÃO NORMATIVA, DESCRITIVA E DISCURSIVA - Autores: Gusttavo Sousa Correa, Heitor da Costa Coelho, Leandro Coutinho Teixeira, Lorrana Bernasdes Bastos, Roseanne Gomes Gonçalves e Samira Costa da Rocha
Agradecemos, Priscila, pelo seu retorno.