O EDUCADOR DO CAMPO NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS - Autor: Maurício Teixeira Mendes

O EDUCADOR DO CAMPO NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS - Autor: Maurício Teixeira Mendes

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 40

Título:

O EDUCADOR DO CAMPO NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS

Autores: Maurício Teixeira Mendes
Resumo:

O presente trabalho tem por objeto descrever a trajetória escolar de um educador do campo como também apresentar de forma resumida o que se espera desse educador com habilitação em linguagens e códigos. Brevemente será apresentado uma atividade gramatical que é fruto da observação durante o estágio supervisionado. Em seguida a análise da atividade tendo como fundamentação teórica conceitos que fazem parte da formação desse educador.

Anexos:
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Linguística
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Carlos Henrique Silva de Castro e Luiz Henrique Magnani
Mesa (2): Paulo Soares Batista
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF MAURICIO TEIXEIRA MENDES.pdf
Versão revisada:

(Editado por Tarsila Fricke Montenegro - domingo, 25 nov 2018, 18:01)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O EDUCADOR DO CAMPO NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS - Autor: Maurício Teixeira Mendes

por Angela Moreira -
Bom dia!

Gosto muito do trabalho de educação no campo. Esse trabalho é inovador, parabéns!
É preciso valorizar o trabalho da educação no campo.
Angela

Re: O EDUCADOR DO CAMPO NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS - Autor: Maurício Teixeira Mendes

por Marina Moreira Paína -

Boa noite, Maurício!

Que texto riquíssimo... Sou extremamente apaixonada pela língua portuguesa justamente pelas suas variedades regionais, culturais e sociais. É repugnante o preconceito e a estigmatização nesta área.

Só uma dúvida... É um relato pessoal? Se sim, sua educação também foi gerada no campo?

Parabéns pelo excelente trabalho e por contribuir tanto com o país.

Att.

Marina Paína

Em resposta à Marina Moreira Paína

por Mauricio Teixeira Mendes -

Só uma dúvida... É um relato pessoal? Se sim, sua educação também foi gerada no campo?

Sim o relato é pessoal.

Então... Sou nascido, criado e resido em uma comunidade do campo que se chama Padre João Afonso que fica no Vale Jequitinhonha, Minha Educação Básica se deu no campo.

Que bom que minha história te interessou, fiquei super feliz.

Olha só, fui bolsista em um projeto da Proexc da UFVJM "Comunidades do Campo" e produzimos programas de rádio nos Vales Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas... E tem dois programas meus onde:

https://www.comunidadesdocampo.com.br/temporada-ii/

O episódio 3-27  falo sobre minha autobiografia de letramento.

e

https://www.comunidadesdocampo.com.br/temporada-iv/

O episódio 4-17 onde falo de minhas trajetórias escolares.

Um abraço e muito obrigado

por Ana Carla Barros Sobreira -

Parabens pelo trabalho. Muito interessante.

por CILTec On-line 2020 -

É muito gratificante ver vocês, que levam um pouco da semente da LEC e muito de suas vivências maravilhosas, voando com plena segurança por aí, Mauricio! O seu relato é muito bom, mas melhor ainda foi sua iniciativa junto à Hemerenciana de trazerem seus estudantes para o Feira de Saberes do UEADSL. Parabéns, professores!

Em resposta à CILTec On-line 2020

Caro professor. Se estou aqui é porque você abriu a porteira. Eu que fico agradecido por todas as oportunidades.

por Amanda Souza Fernandes -

Parabéns pelo seu belíssimo trabalho, Maurício!

por Maria Karina Oliveira Gonçalves -

Parabéns meu caro colega, pelo excelente trabalho, sou feliz pelo seu crescimento e interesse em fazer a diferença na nossa área de formação.

por Manoel Macedo Martins -

Parabéns, pelo artigo. 

por Luiz Henrique Magnani -

Olá, Maurício. Bacana o trabalho. Acho particularmente importante uma formação que coloque o foco em "espaços formativos fora dos muros da escola"., pois apesar do discurso sobre a educação do campo ser muito bonito, a prática ainda é muito centrada na ideia de educação como uma prática escolar, do espaço formal e dos limites da sala de aula. Certamente a educação do campo vai se beneficiar de reflexões que consigam borrar um pouco mais estas fronteiras. 
Seria interessante pensar em como propostas práticas - materializadas por planos de aulas, sequências didáticas etc -  poderiam enfrentar esse desafio de fazer uma ponte maior entre escola e comunidade. 

Abraços!

Em resposta à Luiz Henrique Magnani

Caro Henrique, obrigado pelos comentários que sempre são muito pertinentes...

Uai... Estou elaborando um projeto... Por enquanto tenho quatro professores envolvidos em diferentes partes do Vale, e vamos produzir de forma autônoma um blog onde colocaremos sequencias didáticas para o ensino de Linguagens e códigos no campo... 

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

por Sandra Moreira da Silva -

Esta é uma ótima notícia!!! Iniciativa muito boa e necessária. 

por Tomás Balbino -

Trabalho muito bacana. Feliz em saber desse curso na UFVJM. Esse papel do educador é essencial nas áreas rurais. Existe uma segregação linguística sustentada por uma gramática posta, sem contemplar qualquer tipo de diversidade cultural e regional. 

Abs

por Natália Leão Prudente -

Parabéns pelo trabalho. Nunca lecionei em uma comunidade campesina, mas penso que o contexto educacional não difere em diversas partes do contexto de salas de EJA pelo Brasil todo. A atividade proposta pela professora foi bem interessante e demonstra como ela compreende a realidade de seus alunos, sendo também uma voz para que eles possam demarcar seu lugar em nossa sociedade.

por Flávia Moreira Chaves -

Olá, Maurício.

Muito bom seu trabalho. Positivamente suas percepções diante de sua trajetória de formação, além de apontar a importância de fazer valer o ensino em diferentes espaços formativos, que não seja apenas a sala de aula. Pudemos ver isso na prática durante nossa formação no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

PARABÉNS MEU CARO MEU AMIGO!!!

por Camila de Santos -

Maurício, parabéns pelo trabalho!

Esse relato de experiência é realmente um parecer bem claro sobre a atuação do professor de linguagens e códigos da educação do campo. Digo a você que a perspectiva formativa que você descreve vai muito ao encontro do que também é proposto em muitas disciplinas do campo da Linguística Aplicada aqui no POSLIN/UFMG. É muito saber que as universidades estão criando redes de formação de professores engajados em despertar o olhar crítico sobre os entornos que possui.

Fiquei realmente muito curiosa para conhecer o projeto.

Ah! E claro! Saber sobre a relação entre a educação e os movimentos sociais no campo também foi muito bacana.

Em resposta à Camila de Santos

Oi Camila.

Que ótimo saber da afinidade da LA com meu trabalho. Inclusive o Poslin é minha primeira opção para aprofundar no letramento digital de um contexto educacional do campo.

Vamos trocar uma ideia depois. Meu e-mail (mauricioedocampo@gmail.com)

por Maria Natiele Soares Ramalho -

Parabéns! Um belo trabalho, muito feliz em saber o nosso curso tem motivado esse tipo de projeto. É sinal de que a Licenciatura em Educação do Campo veio para ficar e continuar sendo a oportunidade de muitos outros jovens fazer a diferença. 

Excelente artigo, Maurício! Você trouxe questões importantes sobre o campo de forma bem clara, como, por exemplo, a questão do 'etnocentrismo inverso' apontando como uma educação contextualizada, como a do campo, formada por e para o sujeito do campo pode fazer a diferença com uma proposta de qualidade e respeito aos campesinos. Também gostei das observações feitas em seu estágio, sobre a forma de tratar a língua, mediante um texto em que a professora consegue levantar discussões importantes sobre  aspectos linguísticos.

No mais , você sempre traz ótimas ponderações nos trabalhos que realiza. Parabéns!

Em resposta à Sandra Moreira da Silva

Obrigado Sandra.

O etnocentrismo invertido tem haver com o olhar de inferioridade que eu tinha para a minha própria cultura. O modelo que eu estudei, foi terrível. E hoje estamos avançando tentando mudar essa realidade.

Em resposta à Mauricio Teixeira Mendes

Sim. Uma educação contextualizada e que valoriza o sujeito, como a educação do campo, evita que o etnocentrismo invertido aconteça.

por Marco Antônio Peixoto -

Parabéns, Maurício! Excelente trabalho. A pesquisa contribui para a discussão sobre a importância da Educação do Campo. E em especial a atuação do educador da área de linguagens e códigos.

por Stephanie de Oliveira Santos -

Muito interessante!

Eu não conhecia sobre a Educação do Campo e seu texto foi bastante elucidativo. É muito bom saber que já existe uma preocupação não apenas em educacar as pessoas do campo, mas respeitar os conhecimentos delas e valorizar os regionalismos que elas possuem. As sugestões sobre a aplicação dos conteúdos das disciplinas (no caso, português) também contribuiu muito para enriquecer o texto. Apesar de tudo isso, deixo aqui algumas críticas, como a falta de revisão do texto (pontos finais foram usados várias vezes no lugar de vírgulas) e também não ficou muito claro para mim se o texto relata uma experiência sua (já que você usou várias vezes pronomes em primeira pessoa depois da introdução do texto), ou se fala da experiência de outra pessoa  (considerando que no resumo você escreveu "um educador", ao invés de se referir a si próprio).

Em resposta à Stephanie de Oliveira Santos

Obrigado Stephanie considerações são muito válidas. Reconheço que tenho dificuldades em regras gramaticais, por isso prefiro utilizar sentenças curtas para evitar indução ao erro. Mas estou estudando gramática e acredito que venho melhorando a cada dia.

Quanto a questão de me colocar ou não no texto, essa jogada foi proposital.

por Patrícia Pereira de Souza -

Parabéns pelo ótimo trabalho! É estimulante te ao nosso lado e na turma, colegas que desenvolvam trabalhos tão bonitos e que valorizam a cultura e conhecimento do outro. A LEC faz isso com as pessoas, não somos apenas professores, somos humanizadores e educadores também.

Abraços!!!

por Hemerenciana Maria da Silva -
Parabéns Maurício, trabalho muito interessante.