A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 26

Título:

A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA

Autores:Vivian Pinto Riolo
Resumo:

 

Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a interação professor-aluno em eventos acadêmicos a partir de um projeto pedagógico gamificado. Contemplamos na análise a etapa de gamificação que consiste na participação ativa e responsável de professores e alunos na comunicação do trabalho durante o evento online UEADSL 2018.1. Para tanto, nos valemos da abordagem sociossemiótica, na qual o professor-orientador e aluno-pesquisador mantém estreita relação de fazer, o que nos permite avaliar essa modalidade de evento e seu potencial educativo e avaliativo.

 

 

  
Anexos:

 

ANEXOS

 

O texto premiado mencionado no artigo bem como os comentários analisados e a íntegra dos comentários interativos estão disponíveis no site do evento: <https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/data/index.php?d=4&rid=60>;. Acesso em 10 out. 2018.

 

 

A análise está baseada nos comentários referentes ao texto:

BEZERRA, M.G. Histórias de leitura na escola socioeducativa do Lindeia/BH. In: Congresso Nacional Universidade, EAD, Software Livre. v.1, n.9, 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Disponível em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/13797>;. Acesso em: 01 out.2018.

 

 

Figura 1 – Manipulação por provocação

Figura 1

Figura 2 – Manipulação por elogio

Figura 2

Figura 3 – Superposição de manipulação por elogio e provocação

Figura 4

Figura 4 – Ajustamento

Figura 4

Figura 5 – Acaso (acidente)

Figura 5

 

Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2):Maíra Ferreira Sant'Ana
Mesa (3):Paulo Henrique De Oliveira

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Vivian_Riolo_UEADSL2018_2_Segunda versão_anais.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Olá Vivian!

Seu trabalho, ao meu ver, está muito bem escrito, articula de forma concisa as ideias e apresenta uma análise bastante interessante do nosso congresso. A proposta foi realmente criativa, uma vez que, buscou discutir a avaliação enquanto parte do processo de formação da aprendizagem e para isso trouxe as contribuições da filosofia baktiniana e da sociosemiótica de Landowsky.  

Contribuiu muito para pensarmos a avaliação integrada num plano de curso gamificado. O tema gamificação vem sendo discutido como sendo um recurso importante nas novas abordagens de ensino que exige o mundo tecnologicamente transformado. 

Seu texto já entrou para a construção do Curso de Formação Continuada para os Professores de Inglês da EJA, que estou pleiteando executar no primeiro semestre de 2019, como meio de coleta de dados para minha pesquisa de mestrado. No ensejo, convido-a para participar como colaboradora em uma das nossas aulas on-line.

Muito obrigada por compartilhar conosco suas perspectivas!

Grande abraço!

Em resposta à Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, Crislaine.

A avaliação gamificada compreende um processo de valoração entre os jogadores que se estabelece não nos limites de uma etapa pontual, como é de costume se empregar nas avaliações tradicionais, mas por meio de relações de fazer que se organizam em função do sucesso ou não das interações propostas em um plano de curso.

Trata-se de uma perspectiva em que movimentos discursivos é que regem o processo avaliativo e os ajustes se dão na relação com o “outro” que motiva as ações de um sujeito (aluno ou professor).

Que alegria saber que pude contribuir de alguma forma com sua pesquisa ao trazer essas reflexões para o evento!

Estou à disposição para compartilhar as minhas leituras sobre o tema bem como ajudar no que for necessário para o curso de formação que você está articulando.

Um abraço.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Natália Giarola -

Vivian,

Primeiramente, parabéns pelo trabalho e pela ideia geral.

Lendo-o consegui visualizar, na prática, o que a teoria utilizada por você dizia, principalmente as interações semióticas de Landowski.

Além disso, sua ligação com Bakhtin casa muito bem com a sociossemiótica, principalmente quando você aborda as questões do “ético e responsivo”. Poderia nos dizer mais sobre esses termos do autor?

Obrigada.


Em resposta à Natália Giarola

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, Natália.

O pensamento bakhtiniano sobre o sujeito ético tem a ver com o reconhecimento do lugar que ocupamos no mundo – ser-no-mundo – isto é, o aluno que se reconhece em sua posição de jogador, por exemplo, não busca álibis para justificar sua “falta” na partida. Ao entender que é um sujeito singular e que nenhum outro pode fazer aquilo que lhe cabe fazer, sua ação no mundo, na sociedade, na escola, na partida em dada disciplina, torna-se um posicionamento ético e consciente das respostas que deve dar enquanto sujeito responsável.

Nesse sentido, é responsivo, porque responde mais cedo ou mais tarde a essas demandas que lhe são postas e seu grau de compreensão a respeito das responsabilidades que lhes são atribuídas é que vão reger suas condutas.

Por isso, pensar a avaliação gamificada promovendo aos participantes (alunos e professores) a entender qual seu lugar estratégico na jogada educativa é trazer consciência de que somos singulares e que em nossas ações e posturas devem ser reveladas não apenas a posição que ocupamos na jogada, mas nossas responsabilidades enquanto sujeitos do fazer.


Em resposta à Vivian Pinto Riolo

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Natália Giarola -

Olá Vivian, 


Muito obrigada pelo esclarecimento.


Novamente, parabéns pelo trabalho. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Camila de Santos -

Vivian, a relevância do seu trabalho está extamente, em focalizar o nosso papel como agentes autônomos do nosso processo de ensino-aprendizagem. Vejo essa observação contribui bastante para esclarecer até mesmo a dinâmica da disciplina que cursamos esse semestre até chegarmos aqui. Me vi muito no seu texto, por me cobrar de semore estar na plataforma, sempre buscar ler os textos, interagir com os colegas e a partir da interação com eles, direcionar o atrabalho que estou apresentando aqui. Foi lendo a apresentação de uma colega no fórum que eu tive a entrada da ideia do que eu tinha a possibilidade de trabalhar e aprender ao longo de todo o semestre. 

Vejo que seu trabalho se comunica com o meu em um ponto: você buscar refletrir sobre a performance desse aluno/autor ao longo do semestre, mostrando que a meta que é a aprendizagem a ser alcançada ao final, depende do engajamento que ele apresentar em sua atuação nesse jogo que autônomo de discutir, debater, cumprir os requisitos exigidos pela professora, interagir com os comentaristas de seu trabalho no UEADSL.

E finalmente, você destaca que esse tipo de avaliação, de performance é dificil de ser contabilizado em pontos, porque o empenho do aluno é que vai mostrar o ganho real que ele teve ao apreender e interagir com os conteúdos abordados ao longo do semestre. Isso, geralmente, é visto nas colocações que esse aprendiz realiza. 


Parabéns pela reflexão que você sucinta!


Em resposta à Camila de Santos

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, Camila.

Obrigada por sua fala tão pontual e pertinente!

Quando os jogadores entendem os seus papéis (aluno e professor) a dinâmica da disciplina flui bem e aquilo que se entende por aproveitamento do curso, no tocante às notas, torna-se secundário nesse movimento de ensino-aprendizagem.

Com certeza, vou buscar o seu trabalho para instigar ainda mais minhas reflexões sobre o tema.

Uma abraço.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Camila de Santos -

Vivian, a relevância do seu trabalho está extamente, em focalizar o nosso papel como agentes autônomos do nosso processo de ensino-aprendizagem. Vejo essa observação contribui bastante para esclarecer até mesmo a dinâmica da disciplina que cursamos esse semestre até chegarmos aqui. Me vi muito no seu texto, por me cobrar de semore estar na plataforma, sempre buscar ler os textos, interagir com os colegas e a partir da interação com eles, direcionar o atrabalho que estou apresentando aqui. Foi lendo a apresentação de uma colega no fórum que eu tive a entrada da ideia do que eu tinha a possibilidade de trabalhar e aprender ao longo de todo o semestre. 

Vejo que seu trabalho se comunica com o meu em um ponto: você buscar refletrir sobre a performance desse aluno/autor ao longo do semestre, mostrando que a meta que é a aprendizagem a ser alcançada ao final, depende do engajamento que ele apresentar em sua atuação nesse jogo que autônomo de discutir, debater, cumprir os requisitos exigidos pela professora, interagir com os comentaristas de seu trabalho no UEADSL.

E finalmente, você destaca que esse tipo de avaliação, de performance é dificil de ser contabilizado em pontos, porque o empenho do aluno é que vai mostrar o ganho real que ele teve ao apreender e interagir com os conteúdos abordados ao longo do semestre. Isso, geralmente, é visto nas colocações que esse aprendiz realiza. 


Parabéns pela reflexão que você sucinta!


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Leandro Coutinho Teixeira -

Artigo interessante!

Senti-me representado nele!

Realmente posso assegurar que esse processo gamificado rendeu bons frutos. A participação no evento UEADSL 2018, sob orientação da professora, foi um processo de aprendizado e troca muito proveitosos, em que estar sendo avaliado ficou em segundo plano enquanto a preocupação era produzir algo relevante.


Parabéns!

Em resposta à Leandro Coutinho Teixeira

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Paulo de Oliveira -

Verdade, Leandro, muito boa sua observação! 

Este é um trabalho que precisa ser lido por todos os participantes do evento, independentemente da formação e área de atuação de cada um.

Cordialmente,

Paulo Oliveira


Em resposta à Leandro Coutinho Teixeira

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Verdade, Leandro!

O engajamento da turma em produzir o texto foi muito bacana!

Tenho certeza de que outra forma avaliativa não renderia tanto quanto as discussões voltadas para as pesquisas que os grupos realizaram no decorrer do semestre.

Está valendo a pena, porque além de os tópicos de vocês aqui no evento estarem muito dinâmicos, ainda estamos promovendo novas discussões em sala de aula.

Está tão bom quanto o planejado!

Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Paulo de Oliveira -

Olá, Vivian!

Como um dos coordenadores de mesa desta edição no UEADSL tive o privilégio de ser contemplado com a leitura de seu artigo por dois motivos. Primeiro porque ele traz consigo um pouco da história do próprio evento e, segundo, pela visão inovadora de se buscar entender a participação no mesmo como uma avaliação gamificada, pois como bem foi colocado logo em sua introdução, "as avaliações fazem parte das interações sociais na perspectiva que sempre atribuímos valor ao outro a partir de suas práticas" (RIOLO, 2018, p.1).

Parabéns pelo artigo e sucesso no Doutorado!

Cordialmente,

Paulo Oliveira


Em resposta à Paulo de Oliveira

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, Paulo.

Que comentário generoso! Muito obrigada!

Nos meus estudos do doutorado, eu já estava tentando articular a teoria sociossemiótica à teoria bakhitiniana em outra pesquisa.

Quando a professora Ana nos apresentou a proposta da avaliação gamificada, eu enxerguei tão claramente o processo a minha frente que não apenas me desafiei a escrever o artigo, mas também a praticar a proposta em sala de aula com a minha turma da graduação em Letras no Ifes.

Posso dizer que foi um presente trabalhar neste semestre por meio da avaliação gamificada tanto no papel de aluna quanto no papel de professora.

E que grata experiência está sendo poder compartilhar aqui!

Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Muito bacana a ideia de valorizar a interação entre educadores e alunos por meio de eventos livres como o UEADSL. Afinal, são iniciativas como a deste evento que contribuem para a evolução do ensino, pesquisa e aprendizagem. E enxergar todo esse processo como um jogo e todos os participantes como jogadores, significa vê-los como agentes, atuantes, formadores de opinião, capazes de promover mudanças sociais, de mudar a realidade a suas voltas. É reconhecer que cada agente é importante peça do jogo e sem uma peça, o quebra-cabeça não se monta. Todos têm o seu valor e contribuem conjuntamente para o objetivo final do Evento que é a expansão do conhecimento. Assim, enxergo o seu trabalho como grande exemplo da Teoria da Complexidade, que demonstra que tudo e todos estão interligados e interdependentes e atuam de forma integrada para a evolução do universo, conforme frisei em meu trabalho, neste evento. 

Em resposta à Karine Cristiane Nogueira Nunes

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Obrigada, Camila.

Quando temos entendimento o nosso papel na jogada seja em sala de aula ou qualquer interação à qual estivermos engajados, devemos agir responsavelmente respondendo ao que nos é posto.

Este artigo foi a minha "resposta" no sentido de cumprir uma etapa da disciplina que cursei com a professora Ana, mas uma tomada de consciência prática ao mesmo tempo, quando me propus a atuar desta forma em uma das turmas de graduação em que ministro aula.

E posso dizer: que experiência boa!

Vou acessar ao seu artigo para ter mais informações sobre a  Teoria da Complexidade, conforme você sugeriu a relação com meu trabalho.

Um abraço.

Em resposta à Vivian Pinto Riolo

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Ops, quis dizer Karine!

Mil desculpas! Foi o cansaço. 

Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Beatriz Gontijo Campos -
Cara Vivian, 

seu artigo ficou muito bom, parabéns. 

O ponto que mais me chamou atenção foi o seguinte parágrafo, onde você parafraseia Bakhtin: 
"Bakhtin (2010), por sua vez, nos mostra que nas interações sociais, os sujeitos, mais cedo ou mais tarde, sempre respondem ao que lhes é posto e que esse ato-resposta é um posicionamento discursivo que revela a responsabilidade dos sujeitos em suas 2 relações. Esse ato ético e responsivo compete aos pares do jogo e revela a singularidade dos jogadores e dos sujeitos no mundo emanando a produção de sentidos, uma vez que significa reconhecer-se insubstituível na sua participação, com o seu não-álibi em tal mundo (BAKHTIN, 2010, p.118)."

Essa parte nos mostra quão importante é a nossa participação nesse evento, e como devemos respeitar o outro: o professor/orientador, os outros autores, os ouvintes, já que esse é um evento construído coletivamente e aberto a todos. Pensei, também, na conduta ética que devemos ter sempre ao tratar com outros, assim como devemos ter como pesquisadores para com os sujeitos de nossas pesquisas e para com outros pesquisadores e seus trabalhos. 
Em resposta à Beatriz Gontijo Campos

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Olá, Beatriz.

Bakhtin nos inspira a pensar nossa postura como ser-no-mundo, nossa responsabilidade em nossas ações, sendo esse ato ético o alicerce de nossas condutas enquanto sujeitos, seja como aluno, professor, pesquisador ou qualquer outra posição social que ocupemos.

Nossa ação responsável para com o outro, baseada na noção de alteridade e da singularidade dos sujeitos, é que deve fundamentar as relações das quais temos parte.

Obrigada por participar conosco dessa discussão tão rica!

Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Boa noite, Vivian!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo trabalho, ele traz reflexões muito interessantes assim como inspiradoras. A proposta da gamificação, atualmente, tem despertado muito o meu interesse e curiosidade. Meu primeiro contato um pouco mais reflexivo sobre a mesma foi este ano, em uma disciplina de conclusão do meu curso de especialização. Posteriormente, tive a oportunidade de rever este conceito aqui no evento. Quais são, na sua opinião, as vantagens de se trabalhar, em sala de aula, fazendo uso de tal proposta? E quais seriam as limitações? Abraço!


Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Maíra, vejo muitas vantagens!

Entendendo as fases do game (UEADSL)  como a organização prévia dos jogadores, o reconhecimento e cumprimento de suas atribuições, bem como o respeito às regras estabelecidas para #ajogada (desde a pesquisa ao cumprimento das etapas) por meio da noção de ato responsável das partes, tudo é proveitoso!

A limitações que surgem daí fazem, inclusive, parte do processo e é nesse ponto que se avalia o ajustamento dos participantes.

Vejo que as dificuldades de relacionamento entre os jogadores não resolvidas, ou o não cumprimento dos prazos ou, ainda, a falta de interação na plataforma com vistas a validar etapa final do processo caracterizam justamente o fazer-advir e não podemos dimensionar seu prejuízo para a jogada senão caso a caso, mas o fato é que esses acasos fogem à proposta inicial da programação, o que  é, em alguns casos, negativo.

O que me chama atenção é o potencial do regime do ajustamento. É nele que vejo a beleza dessa avaliação gamificada, em que os sujeitos se enxergam singulares e peças necessárias para o sucesso de todo o processo!

E nesse tipo de interação é que vejo que só temos a ganhar!

Um abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Marcela Cora -

Olá Prof. Vivian

Escolhi seu artigo por curiosidade, pois desejava entender a temática. Como ele foi o último que analisei, pude enxergar-me em cada linha do seu estudo, após as minhas interações. Desde o processo inicial na sala de aula com as exposições dos conteúdos ao ato de, enquanto estudante de graduação, a participação do processo de forma ativa, direcionada, produzindo em conjunto e dialogando  meus conhecimentos. Foi ótima a experiência, pois após produzir, puder ser protagonista novamente ao interagir em outros trabalhos, trocando ainda mais experiência, novas ideias e conhecimentos com a mais recentes pesquisas, em especial na área de Letras. Fechados na sala de aula, muito provavelmente não seria possível tamanha e valiosa troca. 

Percebo que aqui, pude experenciar as mais atuais correntes educacionais de alunos construtores do conhecimento, ao me apropriar de meu próprio processo de aprendizagem. Experiência parecida com a visão educacional no modelo Finlandês de educação, que até aqui, só havia lido sobre. Agora, entendo perfeitamente o sucesso por lá desse modelo, eles estão entre os melhores do mundo na educação segundo a Organização para  Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Através da participação no portal UEADSL 2018, pude Planejar, Pesquisar e Avaliar o Processo, ou seja, participei de todas as etapas.  Diante da valorosa experiência, pude perceber que podemos preparar nossos alunos tanto para provas como para a vida. Enquanto aluna o que desejo é exatamente isso, relacionar meus conhecimentos com a situações práticas da vida! Parabéns e obrigada pela enriquecedora oportunidade! Abçs!


Em resposta à Marcela Cora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Que alegria ler o seu relato, Marcela!

Fico muito feliz por você ter "vestido a camisa" do nosso time e tenha reconhecido o potencial do jogo apesar dos resultados (entenda-se nota)!

Sem dúvida, o que partilhamos neste semestre em sala de aula foi enriquecedor, mas veja bem: houve pesquisa e interação extraclasse entre os grupos para a preparação do artigo e ainda estamos aqui na plataforma, buscando agir de maneira responsável em nossas funções. 

Bom, nem todos se engajaram da mesma forma, nem tudo saiu exatamente como planejamos, mas o regime do ajustamento que percebo em cada participante e em todas as etapas só me faz constatar o potencial avaliativo do UEADSL.

Estou feliz com o resultado e estou feliz por ter vocês aqui!

Um grande abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Natália Leão Prudente -

Adorei a ótica que utilizou para fazer seu trabalho, Vivian. Eu nunca tinha participado de um congresso inteiramente online e julgo que a experiência tem sido interessante, principalmente porque pode promover diálogos que, as vezes, os horários delimitados para os congressos presenciais não permitem, quando você analisa essa experiências em uma perspectiva gamificada é ainda mais incessante. Parabéns.

Em resposta à Natália Leão Prudente

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Sim, Natália.

O aproveitamento do evento online bem como todo o processo para chegarmos até aqui são ricos em boas experiências!

É a segunda vez que participo como autora e a primeira que atuo como professora.

E olha... Só tenho coisas boas a dizer!

Um abraço.


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Pâmela das Graças de Freitas Golarte -

Excelente texto e projeto!!!


Seu artigo buscar explicar como funciona todo o mecanismo do congresso, suas fundamentações teóricas, bem como uma visão diversificada da prática de ensino. Estou fazendo parte deste projeto e está sendo uma experiência enriquecedora, tanto disciplinarmente quanto culturalmente, visto  que ele busca agregar o contexto mundial atual através do uso da tecnologia como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e interdisciplinares, no qual o aluno é instigado a ser o construtor do seu saber, além de desenvolver um conteúdo que posteriormente poderá ajudar a outros em seu desenvolvimento educacional. Muito obrigada por ter nos orientado nesse trabalho que só veio agregar em nosso aprendizado.

Em resposta à Pâmela das Graças de Freitas Golarte

Re: A PARTICIPAÇÃO NO UEADSL PELA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO GAMIFICADA - Vivian Pinto Riolo

por Vivian Pinto Riolo -

Que coisa boa, Pâmela!

Certamente, o engajamento da turma fez toda a diferença na jogada proposta! 

Todos nós ganhamos neste semestre!  

Um abraço.