COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 8

 

Título:

COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL?

Autores: LOPES, Amanda, MAGALHÃES, Clarice, CASALECHI, Laís, BOZZI, Mariana , PERPÉTUO, Natália
Resumo:

O esporte é fruto de uma inter-relação entre componentes da sociedade contemporânea, como o campo social e cultural em que ele está inserido, as capacidades físicas, a modalidade, suas regras e sua metodologia de ensino. Existem diversas crenças acerca dessa metodologia, por isso criamos a hipótese que se mudarmos uma de componentes, a crença do processo de ensino do esporte se altera. Caso mude-se a modalidade, o grupo social ou as regras, outra metodologia deve ser aplicada.

   
Anexos:

Slides (Clique aqui)

Área do Conhecimento: Ciências Biológicas

Campo de pesquisa ou Curso:

Educação Física
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Francine de Souza Andrade
Mesa (2): Carla Cândida da Silva Reis
Mesa (3): Jussara Elizandra Braz

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF artigo texto.pdf
Versão revisada:

 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Ana Carla Barros Sobreira -

Parabens pelo trabaljo. Interessantissimo.

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Amanda Lopes -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Francine Souza Andrade -

Parabéns à autoras!

Gostaria de saber um pouco mais da experiência de vocês, devido ao tema escolhido.

Vocês trabalham com atividades físicas? Teria alguma história que poderia ilustrar essas crenças que vocês apresentam no artigo?

Em resposta à Francine Souza Andrade

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Amanda Lopes -

Obrigada! Sim, somos todas estudantes do curso de Educação Física da UFMG. Cada uma de nós tem sua particularidade, mas temos interesses acerca da atividade física em comum. Uma história pessoal, no meu caso, é com relação aos treinamento de handebol (área em que trabalho), dependendo da categoria, ou de características do grupo, algumas metodologias não se adequam. Existem idades e turmas que evoluem melhor aprendendo de forma analítica,  o ensino da técnica fica muito bom, mas a criatividade limitada. Isso o treinador e os professores tem que avaliar. 

Em resposta à Amanda Lopes

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Francine Souza Andrade -
Interessante, Amanda!

O profissional da Educação Física tem outras características para analisar, dependendo da faixa etária de cada um, não é?! Imagino que seja um desafio... Principalmente se pensarmos no esporte como algo que demanda criatividade também.

Abraços,
Francine
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Lucas Castro -
Primeiramente meus para pelo belo trabalho. 
Eu amo esportes, tanto praticando quanto sendo um mero expectador. Achei interessante como se dá a definição de o que é um esporte.

Como citado no texto, desde pequenos temos influências do esporte e como o ensino pode alterar meu comportamento. Sou homem, e desde pequeno fui imbuído de aprender e gostar de futebol, o que alterou minha maneira de comportar perante a grupos que participei, bem como muitas maneiras de agir, algumas positivas e outras negativas.

Para mim, o esporte sempre foi uma diversão, permeando as vezes, como comentado no texto, no âmbito de competição. Isso mudou a maneira que preparava meu corpo e um dos pontos positivos, foi minha saúde, vendo que hoje mais velho e praticando bem menos atividades físicas, me dou bem por sempre ter feito algo.

Novamente, parabéns pelo trabalho.
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Tomás Balbino -

Parabéns pelo trabalho. É um assunto que não havia parado pra pensar e que se desenrola com uma extensão de temas para ser pesquisado futuramente. 

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: COMO AS CRENÇAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE SE MANIFESTAM NA SOCIEDADE ATUAL? - Autores: Amanda Lopes, Clarice Magalhães, Laís Casalechi, Mariana Bozzi e Natália Perpétuo

por Gabriele Lopes Forte Flor -

Ótima idéia Parabéns ao grupo pelo trabalho