REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

por Comissão Organizadora B -
Número de respostas: 6

Título:

REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA

Autores:Flávia Idalina Alves Moreira
Resumo:

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a metodologia de trabalho do professor referente ao ensino da língua. Essas reflexões foram baseadas em documentos que rege o ensino de língua, entre eles o PCNS e alguns autores que darão embasamentos teóricos ao trabalho. Neste trabalho contém uma oficina já realizada no projeto PIBID DIVERSIDADE, no qual fiz parte.

  
Anexos:
Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:UFVJM - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Carlos Henrique Silva de Castro e Luiz Henrique Magnani
Mesa (2):Maíra Ferreira Sant'Ana
Mesa (3):Breno de Campos Belém

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF FLÁVIA IDALINA.pdf
Versão revisada: 

 Slides: 


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

por CILTec On-line 2020 -

A discussão sobre as políticas públicas para a educação do campo é extremamente relevante e necessária, Flávia; sobretudo pelo atual momento onde esse segmento está sob ataque mais uma vez. O PIBID, por exemplo, é um programa de grande importância para a formação de nossos professores e para o diálogo entre escolas e universidades, como vc mesma aponta em seu texto, que, infelizmente, vem sendo desmontado. Levar todas essas experiências da educação do campo para o debate público é parte do nosso papel, é parte da nossa resistência. Bom trabalho, professora Flávia!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

por Luiz Henrique Magnani -

Olá, Flávia. Muito legal seu trabalho! 

Acho muito importante uma busca por práticas pedagógicas que estejam alinhadas às trajetórias dos estudantes, que possam trazer conhecimentos prestigiados - como o uso da norma culta - mas que façam isso a partir da percepção do contexto real de ensino. Para mim, é bastante interessante a conclusão de que "em muitos casos, a causa das dificuldades apresentadas por estudantes do campo em contextos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa devem-se muito mais ao fato de ele não ter acesso a propostas pedagógicas que favoreçam a sua aprendizagem do que a uma dificuldade específica do discente". 

Afinal, ser professor é saber se colocar na relação, então as dificuldades nunca são 'exclusivas' do discente.

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

por Diogo Luiz Oliveira -

Olá, Flávia. Achei muito interessante o seu trabalho.

Eu trabalho na área de educação e sempre observei que para as disciplinas de exatas e tecnologias em geral, existem muitas técnicas, ferramentas e estratégias para auxiliar o ensino. A exemplo disso são os softwares: Algodoo, Trilha Matemática 1.0, Scratch e Code Studio.
Visto isso, os questionamentos que eu gostaria de levantar são: Não seria interessante a incorporação da gameficação no ensino da língua? Quais ferramentas que o profissional dispõem para faze-lo? Por quê se utiliza tão pouco esse recurso atualmente?

Abraços!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

por Sandra Moreira da Silva -

Olá, Flávia Idalina!

Apreciei suas colocações sobre "transitar" em relação ao conhecimento e a prática docente na sala de aula. É sempre bom termos isso em mente, pois dessa forma tanto os interesses da escola quanto os do aluno serão contemplados. Gostei da experiência que você apresenta da atividade realizada na E.E. São Domingos. Com certeza o assunto que vocês levaram para a sala é uma abordagem da realidade local e isso tornou as aulas mais significativas para os estudantes. Muito obrigada por compartilhar suas experiências e trazer discussões tão relevantes para a educação. Parabéns!!!

Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

por Flávia Moreira Chaves -

Olá, Flávia. Muito bom seu trabalho! 

É muito importante e interessante o educador/professor procurar buscar formas de práticas pedagógicas que estejam aliadas a realidade dos alunos, além de que tal prática venha favorecer a relação de ensino/aprendizagem, uma vez que será pautado no ensino aspectos que vai de encontro à trajetória de vida dos alunos, o que se torna um ponto bastante importante. Muito positivo quando você debate sobre o conhecimento ser construído junto do aluno, e não o professor desempenhar o papel de apenas ser transmissor. Pois creio que o processo de ensino/aprendizagem se torna mais eficaz e prospero quando a relação professor e aluno são de trabalhar o conhecimento de forma participava, no qual tanto o professor e aluno constroem juntos os conhecimentos.

Parabéns pelo trabalho, Abraços!


Em resposta à Comissão Organizadora B

Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá, Flávia!

Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo trabalho, ele traz discussões muito interessantes assim como construtivas para nós, professores de línguas. Qual seria, em sua opinião, a(s) estratégia(s) necessárias para que o professor não utilize o texto apenas como pretexto para o ensino de algum tópico gramatical? Abraço!