Título: | REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA |
Autores: | Flávia Idalina Alves Moreira |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a metodologia de trabalho do professor referente ao ensino da língua. Essas reflexões foram baseadas em documentos que rege o ensino de língua, entre eles o PCNS e alguns autores que darão embasamentos teóricos ao trabalho. Neste trabalho contém uma oficina já realizada no projeto PIBID DIVERSIDADE, no qual fiz parte. |
Anexos: | |
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: | Linguística |
Instituição: | UFVJM - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Carlos Henrique Silva de Castro e Luiz Henrique Magnani |
Mesa (2): | Maíra Ferreira Sant'Ana |
Mesa (3): | Breno de Campos Belém |
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REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.
Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.
A discussão sobre as políticas públicas para a educação do campo é extremamente relevante e necessária, Flávia; sobretudo pelo atual momento onde esse segmento está sob ataque mais uma vez. O PIBID, por exemplo, é um programa de grande importância para a formação de nossos professores e para o diálogo entre escolas e universidades, como vc mesma aponta em seu texto, que, infelizmente, vem sendo desmontado. Levar todas essas experiências da educação do campo para o debate público é parte do nosso papel, é parte da nossa resistência. Bom trabalho, professora Flávia!
Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.
Olá, Flávia. Muito legal seu trabalho!
Acho muito importante uma busca por práticas pedagógicas que estejam alinhadas às trajetórias dos estudantes, que possam trazer conhecimentos prestigiados - como o uso da norma culta - mas que façam isso a partir da percepção do contexto real de ensino. Para mim, é bastante interessante a conclusão de que "em muitos casos, a causa das dificuldades apresentadas por estudantes do campo em contextos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa devem-se muito mais ao fato de ele não ter acesso a propostas pedagógicas que favoreçam a sua aprendizagem do que a uma dificuldade específica do discente".
Afinal, ser professor é saber se colocar na relação, então as dificuldades nunca são 'exclusivas' do discente.
Abraços!
Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.
Olá, Flávia. Achei muito interessante o seu trabalho.
Eu trabalho na área de educação e sempre observei que para as disciplinas de exatas e tecnologias em geral, existem muitas técnicas, ferramentas e estratégias para auxiliar o ensino. A exemplo disso são os softwares: Algodoo, Trilha Matemática 1.0, Scratch e Code Studio.
Visto isso, os questionamentos que eu gostaria de levantar são: Não seria interessante a incorporação da gameficação no ensino da língua? Quais ferramentas que o profissional dispõem para faze-lo? Por quê se utiliza tão pouco esse recurso atualmente?
Abraços!
Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.
Olá, Flávia Idalina!
Apreciei suas colocações sobre "transitar" em relação ao conhecimento e a prática docente na sala de aula. É sempre bom termos isso em mente, pois dessa forma tanto os interesses da escola quanto os do aluno serão contemplados. Gostei da experiência que você apresenta da atividade realizada na E.E. São Domingos. Com certeza o assunto que vocês levaram para a sala é uma abordagem da realidade local e isso tornou as aulas mais significativas para os estudantes. Muito obrigada por compartilhar suas experiências e trazer discussões tão relevantes para a educação. Parabéns!!!
Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.
Olá, Flávia. Muito bom seu trabalho!
É muito importante e interessante o educador/professor procurar buscar formas de práticas pedagógicas que estejam aliadas a realidade dos alunos, além de que tal prática venha favorecer a relação de ensino/aprendizagem, uma vez que será pautado no ensino aspectos que vai de encontro à trajetória de vida dos alunos, o que se torna um ponto bastante importante. Muito positivo quando você debate sobre o conhecimento ser construído junto do aluno, e não o professor desempenhar o papel de apenas ser transmissor. Pois creio que o processo de ensino/aprendizagem se torna mais eficaz e prospero quando a relação professor e aluno são de trabalhar o conhecimento de forma participava, no qual tanto o professor e aluno constroem juntos os conhecimentos.
Parabéns pelo trabalho, Abraços!
Re: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO EDUCADOR NO ENSINO DA LÍNGUA - Autora: Flávia Idalina Alves Moreira.
Olá, Flávia!
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo trabalho, ele traz discussões muito interessantes assim como construtivas para nós, professores de línguas. Qual seria, em sua opinião, a(s) estratégia(s) necessárias para que o professor não utilize o texto apenas como pretexto para o ensino de algum tópico gramatical? Abraço!