Título: |
COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS |
Autores: | Beatriz Gontijo Campos |
Resumo: | Muito se fala da gamificação da aprendizagem, e uma das ferramentas mais usadas para esse fim são os aplicativos móveis. Professores, hoje, contam com alguns recursos para avaliar esses aplicativos, como o framework de Reinders & Pegrum (2016), e o modelo RETAIN (GUNTER et al., 2008). O presente trabalho faz uma adaptação pautada nesses modelos de avaliação de aplicativos de ensino, criando um quadro para avaliar aplicativos que promovam a gamificação da avaliação do processo ensino-aprendizagem, através de aplicativos móveis ou para desktop. Será apresentada, ainda, a avaliação do aplicativo "GoSoapBox" como exemplo de utilização do modelo adaptado. |
Anexos: | Não consegui incluir o arquivo .pdf com as imagens e tabelas do anexo, então estou compartilhando via google docs.
|
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: |
Linguística |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Cristina Fricke Matte |
Mesa (2): | Jader Luís da Silveira |
Mesa (3): | Antônio Artur de Souza |
LEIA Artigo Completo em PDF: artigo completo sem anexos.pdf |
COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Prezada Beatriz,
extremamente pertinente o seu tema na medida que muitos dos profissionais da educação podem se sentir "perdidos" por não terem conhecimento sobre algum questionário que os ajude a tomar a melhor decisão.
Se apenas pelo fato de conhecer as reais ferramentas para o ensino é um trabalho árduo para o profissional, avaliá-los então, se torna mais penoso.
Abraços,
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
foi pensando nisso que tive a ideia para o artigo e o modelo. Muitos professores têm pouca intimidade com as novas tecnologias, e tentar integrá-las já é um grande esforço.
Abraços,
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Bom dia Beatriz!
Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho.
O uso das tecnólogas da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem é uma excelente forma de enriquecer as aulas, além de promover a interdisciplinaridade. Dessa forma, os elementos da gamificação aproximam os conteúdos científicos inseridos nos livros e materiais didáticos ao cotidiano do aluno.
As TICs usadas na sala de aula, tornam as aulas dinâmicas e contextualizadas. O modelo de avaliação dos aplicativos moveis é uma ferramenta que busca avaliar essas ferramentas utilizadas pelos professores, aumentando a qualidade do material utilizado pelo docente, melhorado a qualidade do ensino e aprendizagem.
Abraços,
Jader.
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Caro Jader,
agradeço pelos comentários.
Realmente, a gamificação é uma excelente estratégia para motivação e aproximação do mundo acadêmico à realidade dos alunos, se bem utilizada. Espero que meu modelo contribua para que isso aconteça.
Abraços,
Beatriz
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Acredito que a utilização da gamificação na educação, ainda é um caminho grande a percorrer.
Muito pertinente este trabalho.
Parabéns!
Angela
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Beatriz,
sua preocupação é muito importante: dizendo em outras palavras, como avaliar os recursos que escolhemos para utilizar em aula sem precisar usar nossos próprios alunos como cobaias?
Na verdade, eu acho que um pouco todos precisamos ser sempre cobaias, professores, alunos, todos os envolvidos num processo educacional, pois não acredito que haja um modelo que sirva a todas as turmas e a todos os conteúdos e a todos os indivíduos implicados. Por isso muitos de nós, professores, dizemos que uma disciplina nunca é ofertada duas vezes da mesma forma.
Longe de mim, no entanto, achar que isso signifique que vale tudo: traçar balisas para essa renovação necessária é, a meu ver, a melhor forma de obter bons resultados imediatos, pois de nada adiantaria, visto que uma turma é diferente da outra, testar algo numa turma para aplicar na próxima sem um devido planejamento, estaríamos sempre defasados dando aula, na realidade, para uma turma que já não está ali.
Gostei dos paradigmas que você adotou para o trabalho, bem pertinentes, e me pergunto, ou melhor, pergunto a você: o quão imediatos são os efeitos dessa análise avaliativa dos recursos no planejamento da aula? De que forma você pensa que ela pode alterar decisões já com a disciplina em andamento? O modelo é, para isso, suficientemente ágil?
Obrigada,
bjs
Ana
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Ana,
agradeço por suas colocações e avaliação. Penso da mesma forma: cada turma e cada professor são único e se adaptam em suas relações.
Respondendo às suas indagações, o modelo é bastante dinâmico e leva em conta aspectos subjetivos, justamente tentando abarcar essas particularidades de cada turma, procurando abranger questões metodológicas e do meio em que o recurso será utilizado. Apesar disso, se o professor tem objetivos bem definidos para a disciplina/turma, basta testar brevemente o recurso para conseguir utilizar o modelo de forma satisfatório. Assim, a apreciação do(s) recurso(s) pode ser feita junto com o planejamento da aula em que este será ou não usado, tendo o efeito bastante imediato.
No entanto, não acredito que a utilização do modelo, sozinho, seja capaz de modificar os rumos de uma disciplina já em andamento. O que deve ser modificada é a ferramenta a ser usada para cumprir os objetivos traçados na ementa - para isso, temos milhares de aplicativos à disposição, com diversas particularidades para abranger diferentes contextos de ensino. Outro uso que pode ser dado para o modelo, nesse caso, é balizar a criação de recursos pelo próprio professor - não necessariamente digitais.
Abraços,
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Boa Trade!
Primeiramente parabéns pelo seu trabalho!
Concordo com o que os meus colegas comentaram.
Atualmente, com a modernização e o avanço tecnológico há muito que evoluir em todas as áreas.
É muito importante saber se o que está sendo feito e o modo pelo qual é realizado, é de forma eficiente e válida!
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Parabéns pelo trabalho!
Como os professores poderiam aproximar a essa nova realidade de maneira didática?
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
o mais importante é entender essa nova realidade, e se dispor a abrir mão do tradicional - do currículo encapsulado. Não necessariamente a inovação está ligada a tecnologias digitais, mas sim à abordagem do professor para com o ensino, se ele age como mediador, colocando o aluno como agente de sua própria aprendizagem; se o conhecimento é construído ou simplesmente "entregue"... O uso das TICs é mera consequência.
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Beatriz, olá!
Nossa, mesmo sendo colegas de disciplina, devido o corre-corre das atividades não pude ler suas proposta para esse trabalho. Agora tenho a excelente surpresa de me deparar com um trabalho muito importante para nós professores.
Sabemos que a gamificação, bem como o uso de jogos no processo educacional tem se intensificado à medida que avançamos tecnologicamente, principalmente no que tange o ensino de línguas. Contudo, sabemos também que muitas vezes o que esses jogos oferecem não passa de uma transposição de antigas técnicas e fazeres pedagógicos para softwares e novas mídias. Criar um quadro de avaliação foi uma sacada muito interessante. Parabéns!
Grande abraço!
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Olá, Beatriz!
Parabéns pela temática e pelas ricas discussões. Certamente, meciante o planejamento o professor deve pensar também nas estratégias de avaliação durante todo processo educativo, selecionando diversificadas estratégias avaliativas, conforme cada etapa de desenvolvimento do projeto de ensino. Pensar nas escolhas dos instrumentos avaliativos considerando os recursos tecnológicos faz toda diferença. Sucesso! Abraço!
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Olá, Beatriz!
Parabéns pela temática e pelas ricas discussões. Certamente, meciante o planejamento o professor deve pensar também nas estratégias de avaliação durante todo processo educativo, selecionando diversificadas estratégias avaliativas, conforme cada etapa de desenvolvimento do projeto de ensino. Pensar nas escolhas dos instrumentos avaliativos considerando os recursos tecnológicos faz toda diferença. Sucesso! Abraço!
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Olá, Beatriz!
Parabéns pela temática e pelas ricas discussões. Certamente, meciante o planejamento o professor deve pensar também nas estratégias de avaliação durante todo processo educativo, selecionando diversificadas estratégias avaliativas, conforme cada etapa de desenvolvimento do projeto de ensino. Pensar nas escolhas dos instrumentos avaliativos considerando os recursos tecnológicos faz toda diferença. Sucesso! Abraço!
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Olá, Beatriz.
Achei a sua proposta maravilhosa!
Sou professora de português para estrangeiros e gosto de utilizar alguns aplicativos nas minhas aulas. No entanto, sempre me perguntava como poderia avaliar a assertividade do trabalho que estava desenvolvendo, ou seja, até que ponto a atividade que os alunos estavam realizando no aplicativo estava cumprindo com o propósito almejado.
Parabéns pelo trabalho!
Abraços,
Verônica
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Beatriz, Parabéns pelo trabalho e pela explanação do mesmo. Isso me fez refletir, o quão importante seria a inserção dessas metodologias no processo de avaliação. Ás vezes, tratamos dessa questão "às cegas"...por falta de habilidades ou por não compreender como utilizar as tecnologias no processo ensino-aprendizado. Tenho certeza que seu trabalho trará uma grande contribuição a todos nós.
Sucesso!!!
Re: COMO AVALIAR A AVALIAÇÃO?: MODELO DE APRECIAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS - Autor: Beatriz Gontijo Campos
Muito interessante sua temática, Beatriz. As vezes começamos a usar um aplicativo e/ou plataforma em sala de aula e não é exatamente como esperamos, talvez considerar os critérios que você elencou dê uma noção de como tal aplicativo se comportará para o objetivo que queremos em sala de aula. Suas categorias no modelo são muito pertinentes, ficou ótimo.