Título: | O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA |
Autores: | Natalia Leão Prudente |
Resumo: |
O principal objetivo é delinear as (des)vantagens oferecidas pela rede social Instagram como recurso complementar para o ensino de língua inglesa de alunos do ensino médio, além de confirmar se o uso da affordance “faça sua pergunta” auxiliou na aprendizagem de vocabulário, verificar a interação entre professor-aluno e aluno-aluno e delimitar como o processo pode ser gamificado para corroborar na participação de mais estudantes. Para isso, a proposta seguiu três passos: criação do perfil e acesso dos usuários, realização das atividades propostas e respostas ao questionário. O aporte teórico utilizado tange ao conceito de affordances formulado por Gibson (1986) e desenvolvido Norman (1999), os tipos de jogadores elencados por Gagnon (2015) para propostas de gamificação e relatos da utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de língua estrangeira escritos por Khalitova & Gimaletdinova (2016) e Barbosa et al. (2017). A utilização do aplicativo permitiu a criação de um ambiente de autoaprendizagem, aproximação da língua alvo ao cotidiano do usuário e autonomia.
|
Anexos: |
|
Área do Conhecimento: | Linguística, Letras e Artes |
Campo de pesquisa ou Curso: | Letras |
Instituição: | UFMG - MG |
Palavras-Chave: | |
Mesa (1): | Ana Cristina Fricke Matte |
Mesa (2): | Tamyres Cecilia da Silva |
Mesa (3): | Gustavo Gomes Siqueira da Rocha |
LEIA Artigo Completo em PDF: Artigo_Segunda versão.pdf |
O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Olá Natália!
Achei muito interessante a maneira com a qual você explora o uso da affordance para verificar a interação e o desenvolvimento possibilitado através de ferramentas como essa.
A linguagem em suas múltiplas apresentações, atrai o sujeito e o desperta a conhecer novas possibilidades. A prática colaborativa, hoje utilizada nas salas e na interação professor/aluno em várias esferas, pode ser muito mais explorada, basta ser aberto o campo ao conhecimento, às novidades e a tudo o que a tecnologia oferece.
Seu percurso teórico e seus resultados são muito bem descritos e é importante o fato de terem obtido um bom e positivo resultado, assim, isso pode ser replicado em outras instituições, por outras pessoas, multiplicando o conhecimento.
Parabéns!
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Obrigada pelo feedback. Acredito que cada vez mais as tecnologias digitais podem ser usadas para auxiliar o trabalho em sala de aula. Como você menciona, penso ainda que a aprendizagem colaborativa é muito importante e um objetivo que tenho como professora com meus alunos.
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Prezada Nathália,
achei muito bacana e jovial a forma como você aproveita a tecnologia para incrementar e desenvolver o saber dos jovens aprendizes. Você, literalmente, aproveitou as affordances do ambiente conforme proposto por Gibson (1986) para proveito pros alunos. Isso é magnífico!
Parabéns!
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Busquei aproveitar o que o instagram poderia me oferecer e o resultado foi positivo, apesar de não ser um aplicativo desenvolvido para a educação. Obrigada pela leitura.
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Que interessante seu trabalho Natália!
Brilhante forma de motivar a participação dos alunos, parabéns!
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Interessante!
Gostei do estudo. Poder usar as redes sociais a favor da aprendizagem já que passam a fazer parte do cotidiano dos alunos.
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Parabens Natalia!!!!! Eu achei interessantissimo o tema proposto visto que a língua inglesa hoje é essencial e poucas pessoas tem a condição de fazer um curso da lingua. Além do mais, a ideia de ter o ensino de inglês no instagran, uma das redes sociais mais utilizadas no cotidiano, foi bem inteligente. Só tenho a parabenizar! Aliás, o instragran continua ativo ou foi somente parte da pesquisa?
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Obrigada pelo feedback. O instagram ainda está lá, mas so foi utilizado nos 15 dias que propus a pesquisa.
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Parabéns pelo trabalho, Natalia!
É uma pesquisa muito atual, por retratar o Instagram, que, pelo que tenho visto, é um dos mais utilizados hoje em dia, deixando o Facebook para trás. Na minha opinião, seu estudo está muito bem escrito e organizado e pode influenciar muita gente a incorporar essas e outras affordances ao processo de ensino/aprendizagem.
Fiquei feliz por conhecer a experiência com o pessoal de Aveiro, tenho uma formação em Coimbra e acredito que comecei a minha carreira no PLA/PLE pelo lado de lá.
Abraços!
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
A experiência de Aveiro foi muito interessante mesmo. Optei pelo instagram porque vejo que, junto com o WhatsApp, é um dos aplicativos mais utilizados por meus alunos atualmente.
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Natália, gostei muito do seu trabalho e vou com certeza testar essa affordance com meus alunos pois estou sempre trabalhando recursos móveis com eles, mas não havia trabalhado com instagram ainda e percebo que praticamente todos têm tal app.
Apesar de você apontar (des)vantagens, percebi mais vantagens que desvantagens em seu trabalho, principalmente no fomento à autonomia, que é o que eu acho crucial no papel das tecnologias digitais/móveis. Alunos autônomos tornam-se responsáveis por suas aprendizagens, aprendem a trilhar caminhos sozinhos, sem a dependência do professor. E na ferramenta que você propôs desvendar no contexto de aprendizagem, eles têm oportunidades de se expressarem, exporem suas vozes, criarem significado, tornando-se agente no processo de aprendizagem. Muito interessante mesmo.
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Karine, assim que utilizar o aplicativo vai ver como os alunos gostarão de participarem e interagirem entre si. Creio que o instagram propicia essa autonomia que você mencionou que não vejo em outros aplicativo, nem plataformas e por ser parte do cotidiano do aluno ele vê as atividades enquanto mexe no aplicativo por diversão, muitos disseram que faziam as atividades e que não viam isso como uma obrigação, mas porque achavam legais, assim como eles responderiam a pergunta de um amigo.
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Natália,
ficou excelente seu trabalho!! Gostei muito da forma clara como você expôs as atividades e os resultados.
Uma coisa que percebi foi a definição de affordance utilizada. Ela me era desconhecida: já havia lido sobre Gibson (1986) e van Lier (2000; 2001; 2004), mas a definição deles fala de percepção da affordance, mas não que ela poderia ser aprendida. Gostei desse ponto de vista - afinal, nos tempos atuais, a colaboração é um ponto muito importante, e compartilhar as affordances que percebemos com nossos colegas, assim como reciclar as percebidas por outros, é uma excelente forma de trocar experiências e melhorar nossa prática docente.
Aliás, a atividade em si me lembrou também de outro conceito, os objetos de aprendizagem, que utilizamos muito, mas não sabemos o nome. O nome é dado num artigo do Leffa de 2006, e fala que basicamente toda e qualquer coisa na internet pode se tornar um objeto de aprendizagem, desde que seja possível que outros professores adaptem e reusem aquele OA. E senti que essa affordance tem grande semelhança com os OA!
Abraços e parabéns pelo trabalho,
Beatriz
Re: O USO DA AFFORDANCE “FAÇA SUA PERGUNTA” NO INSTAGRAM PARA ENSINO DE LÍNGUA INGLESA - Natalia Leão Prudente
Obrigada pelo feedback, Beatriz. Não pensei sob o viés dos objetos de aprendizagem, mas é um ponto interessante também. Acredito que essa noção de affordance seja importante pois permite adaptar um aplicativo do cotidiano como um recurso educacional.