PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 11

Título:

PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM

Autores:Sandra Moreira da Silva
Resumo:

O objetivo do artigo é analisar o processo formativo no curso de Licenciatura em Educação do Campo considerando-se as várias mudanças e percepções que o mesmo traz para a vida do estudante quanto futuro profissional. Visa também apresentar propostas de como trabalhar a gramática de forma contextualizada, sendo esta uma das linhas de uma educação dialógica.

  
Anexos:
Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:UFVJM - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Carlos Henrique Silva de Castro e Luiz Henrique Magnani
Mesa (2):Wagner Francis Martiniano de Faria
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF SANDRA MOREIRA DA SILVA.pdf


(Editado por Tarsila Fricke Montenegro - domingo, 25 nov 2018, 13:57)

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por CILTec On-line 2020 -
Parabéns pelos esforços em entender e levar uma educação mais dialógica ao campo, Sandra! Você também é parte das citadas "...lutas a favor de transformações sociais concretas para o povo camponês".


Em resposta à CILTec On-line 2020

Re: PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por Sandra Moreira da Silva -

Obrigada, Carlos! Tenho muito orgulho em fazer desse processo. Só tenho a agradecer e me esforçar em continuar aprendendo sempre.  

Em resposta à CILTec On-line 2020

Re: PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por Mauricio Teixeira Mendes -

Nossa Sandrinha, que bacana. 

Parabéns... espero que em um futuro próximo possamos ir colocando todas essas práticas educacionais que foram marcantes em nossas formações para a Educação Básica do Campo.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por Jane Ramos de Souza -

Ótimas colocações Sandra, sobretudo quando você chama a atenção para a forma reducionista com que a área de Linguagens, ainda é vista por muitos, com foco apenas nos aspectos formais da língua, desconsiderando portanto o uso e a reflexão que fazemos por meio dela. Parabéns pelo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por Luiz Henrique Magnani -

Oi, Sandra! Parabéns pelo trabalho.

Acho interessante, em especial, como você consegue colocar em debate essa tensão vivida entre as propostas teóricas e práticas apresentadas e vividas na LEC-UFVJM e a realidade do professor em atuação nas escolas do campo e suas demandas. De fato, penso que esse é nosso maior desafio no momento - como o estudante da LEC com sua formação pode se inserir de modo produtivo, dialógico e colaborativo em escolas que já funcionam no campo e com sua comunidade escolar (discentes, docentes, gestores e outros funcionários) já estabelecida. 

Sem saber da resposta, imagino que o caminho seja sempre o de uma educação dialógica, envolvendo a comunidade escolar e mostrando resultados do trabalho. O exemplo prático que você apresenta, de trazer aspectos gramaticas a partir de uma visão mais ampla, contextualizada e problematizadora, pode ser um início. 

Abraços!

Em resposta à Luiz Henrique Magnani

Re: PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por Sandra Moreira da Silva -

Obrigada, professor Henrique!  No decorrer do curso, sobretudo nas aulas referentes a linguística fui percebendo que a educação, assim como a língua, não está pronta. Ela vai sendo construída vez após vez. Por isso, é algo desafiador a e ao mesmo tempo atraente, porque sempre teremos mais a descobrir. Com certeza, isso torna a educação um processo muito mais interessante. As discussões em suas aulas me apontou muitos caminhos neste sentido, especialmente na questão do ensino da  língua portuguesa. Muito obrigada mesmo!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: PROCESSO FORMATIVO NA LEC UFVJM - Autora: Sandra Moreira da Silva

por Marco Antônio Peixoto -

Parabéns pelo ótimo trabalho, Sandra! Sua pesquisa nos mostra a grande importância das Licenciaturas em Educação do Campo. Obrigado pela contribuição.