O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Comissão Organizadora -
Número de respostas: 53

Título:

O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances.

Autores:Gustavo Rodarte Boechat
Resumo:

 

O uso de dispositivos digitais móveis promove ganhos consideráveis para o aprendiz conforme estudo de caso apresentado no qual os alunos pertencentes ao Ensino Fundamental 2 de uma escola particular utilizaram celulares e smartphones em sala de aula. Esses novos aprendizes fazem parte da geração da mobilidade pessoal e tecnológica. A interação entre eles é realizada nos espaços virtuais e físicos, utilizando dispositivos móveis, provendo informações sob demanda de forma ubíqua: Anywhere, Anytime (GEDDES, 2004).

 

  
Anexos:

.

Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2):Pedro Santos da Silva
Mesa (3):Gustavo Gomes Siqueira da Rocha

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF O uso de ferramentas tecnológica no ensino de inglês.pdf
Versão revisada: Documento PDF O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês - Em busca das affordances.pdf


Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Olá a todos!

Buscar as affordances hoje em dia é algo indispensável aos professores e educadores. Orientar os alunos para que esses tirem o melhor proveito dos dispositivos móveis digitais é nossa função. Ainda mais em um mundo extremamente tecnológico no qual novos gêneros textuais são inseridos ou apresentados devido à uma reconfiguração ou (re)estabelecimento de novas formas de comunicação entre as pessoas. Nesse mundo multimodal, onde imagens, cores, gestos, sons e palavras se unem para dar significado, nossos alunos utilizam seus mais variados aparelhos eletrônicos digitais. Assim, permitir que o aprendiz tenha as competências e habilidades necessárias para agir criticamente no mundo, é nosso dever de profissionais. 

Convido-os, então, a ler o artigo na íntegra. Estou à disposição para esclarecimentos sobre nosso projeto.

Abraços e bom evento a todos!

Gustavo Rodarte Boechat

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Primeiramente, gostaria de parabenizar o Gustavo pelo excelente trabalho!

Bom dia a todos(as)!

Gostaria de parabenizar a todos(as) membros organizadores do evento Universidade, EaD e Software Livre (UEADSL) - 2018-2 pela organização.

Mesmo que o evento não seja presencial, ele não deixa de ter a magnitude e importância para a comunidade acadêmica. Pois, trata-se da apresentação de resultados de estudos e pesquisas científicas que convenhamos não é nada fácil de realizar, porém é muito gratificante.

Como coordenador de mesa diria que é uma honra estar fazendo parte dessa equipe e um prazer estar atuando como mediador das reflexões que aqui aparecerão.

Gostaria de abrir as discussões colocando em tópicos algumas reflexões sobre o artigo.

O trabalho em pauta é da autoria de Gustavo Rodarte Boechat, intitulado “O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances”. Digo, inicialmente, que esse trabalho, como tantos outros, demonstra a função que exerce a teoria na prática.

É perceptível que o Gustavo delimita muito bem o seu campo de estudo, ou seja, o ensino da língua inglesa. Porém o uso de ferramentas tecnológicas e das affordances podem servir de reforço para o ensino/aprendizagem de outras línguas, a exemplo do espanhol e francês, etc.

Além disso, as ferramentas tecnológicas e as affordances também podem ser usadas, possivelmente, no ensino/aprendizagem das disciplinas clássicas, português, história, geografia, ciências, química, etc.

É interessante como o Gustavo descreve no tópico 2 “estudo de caso” como as pesquisas atuais estão atuando no sentido de mudar paradigmas. Enquanto algumas escolas e professores lutam no sentido de excluir o uso do celular em sala de aula, atualmente, a luta é para que o celular permaneça nas escolas e em sala de aula, além disso, que ele seja utilizado de maneira produtiva.

“Constantes mensagens solicitando que os alunos trouxessem os seus celulares”. Ou seja, a alguns anos a mensagem era para que os alunos, realmente, deixassem o celular guardado em suas respectivas casas, atualmente, a mensagem é para que eles não esqueçam o celular.

Não há mais como negar a entrada da tecnologia no ensino/aprendizagem. Estamos falando de professores e alunos da contemporaneidade, como foi colocado por Gustavo na conclusão do artigo aqui em pauta. Portanto essa contemporaneidade requer métodos inovadores que deixem bem claro a importância, tanto da tecnologia num geral, como também a circulação da linguagem que permeia todo esse aparato tecnológico.

A proposta do Gustavo sobre o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino da língua inglesa é interessante, principalmente, quando aliada às affordances, o que acaba fugindo do ensino tradicional.

Dessa maneira, o professor consegue dar utilidade para os celulares em sala de aula. Os alunos, por sua vez, sentem-se mais a vontade e mais interessados em participar das atividades propostas, por causa do uso da tecnologia.

O tão temido celular em sala de aula, temido por muitos professores. O celular sempre foi visto como aquele que atrapalha a aula, nesse caso percebe-se que ele só contribui para o ensino. O trabalho do Gustavo e, provavelmente, muitos outros neste evento, mostram que a tecnologia está a cada dia favorecendo ainda mais o ensino/aprendizagem.


Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -
Peço desculpas pelo tamanho da mensagem, prometo que as próximas serão menores.
Apesar do evento ser online acho interessante seguir o protocolo de agradecimento e apresentação da mesa.

Bom evento a todos(as)!
Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Bom dia, Gustavo!

Tudo bem!?

Muito bacana o seu artigo e muito boa a sua iniciativa de abrir as reflexões.


Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Gustavo, concordo plenamente com você. Estamos na era de um "mundo extremamente tecnológico".

Coincidentemente, todo domingo vejo o programa “Café Filosófico” na TV cultura e ontem o tema foi “O contemporâneo e a educação” com a filósofa Viviane Mosé. 

Um dos pontos que ela problematiza é, justamente, a relação aluno, escola e tecnologia. Palestra muito instigante (

)

A filósofa se mostrou uma defensora ferrenha do uso da tecnologia em sala de aula, apesar das críticas que ela faz em relação ao processo de desumanização que está ocorrendo na relação entre as pessoas.

Penso que você, Gustavo, está indo por um caminho corretíssimo.



Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Pedro e demais participantes,

obrigado pelas contribuições. Sim, além de pesquisador sou professor e tento casar bem as duas esferas. Hoje tem uma inquietação muito grande com relação ao uso de dispositivos móveis nas escolas e, principalmente, dentro das salas de aula. Na França, recentemente, foi banido o seu uso. Respeitado a legislação em vigor no país sede do iluminismo, vejo que não tem problema algum utilizar o mesmo dispositivo como ferramenta tecnológica aliada à educação. Os alunos amam e, quando utilizado com propósito, eles apoiam. Eles querem aprender e tem sede pelo aprendizado. Contudo, esse processo precisa ser autêntico, envolvente, de acordo com as exigências dessa nova geração de aprendizes: Geração P conforme Kalantzis & Cope (2012) ou Homo Zappiens de acordo com Venn e Vrakking (2009). 

Vamos conversando.

Abraços!

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Bom dia!

Certamente, Gustavo esta "inquietação muito grande com relação ao uso de dispositivos móveis nas escolas e, principalmente, dentro das salas de aula" existirá sempre.

Hipoteticamente ainda são poucas as escolas que liberam os professores a fazerem atividades com alunos usando dispositivos móveis, principalmente, para o ensino de língua estrangeira, já que o sistema pretende que os alunos, de fato, não aprendam uma segunda língua, quiça uma terceira língua e jamais uma quarta língua. 

Sabemos que isso é manter o aluno no quietismo do verbo to be, infelizmente.

 

Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

No entanto, sabemos que possivelmente são poucas, mas já há escolas que liberam o uso de dispositivos móveis em sala de aula. Além disso, felizmente existem eventos como este (UEADSL) que fortalecem esse uso. Nesse sentido, penso que para falar com mais convicção requereria um estudo mais aprofundado para saber a porcentagem de uso dos dispositivos, quantas e quais as escolas que aderem a essas práticas, quais os professores de quais disciplinas, o que os alunos pensam desse uso em sala, qual o impacto causado no ensino e se estão surtindo resultados positivos.

Penso que é preciso mesmo dentro da proposta do artigo dar a oportunidade ao aluno de usar o dispositivo móvel como uma ferramenta que o auxilie a aprender a língua inglesa e a reconhecer a sua importância, daí a presença das affordances como contribuição junto à tecnologia.



Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Sandraque Clementino Ribeiro Junior -

Eu de certa forma tambem entendo os professores, não é bom que os alunos se distraiam e não aprendam, mas isso só nos da mais motivos para usas a tecnologia nas escolas. Dessa forma podemos educar os alunos em como usar os celulares não apenas para distrações, mas tambem para aprendizado. 

Em resposta à Sandraque Clementino Ribeiro Junior

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Sandraque,

recentemente, ao fim desse ano letivo, fiz uma avaliação com meus alunos. Em umas das perguntas, eles foram questionados sobre o uso dos celulares em sala de aula. 

É muito satisfatório que os alunos, quando letrados para o uso correto dos aparelhos digitais, se envolvem, interessam, aprendem e veem os celulares como aliados. As aulas, que antes eram sem sentido, chatas, entediantes se tornam muito mais prazerosas, com sentidos e sentimento de pertencimento. Ainda mais quando eles mesmos experimentam situações reais de conversação.

Dê uma olhada nas respostas dos alunos para esta questão apenas. Assim, ignorar os dispositivos digitais é tirar o direito dos alunos de aprenderem engajados em um mundo tecnológico e que está em contínua mudança.

Abraços,

Anexo Pesquisa Celular Novembro 2018.png
Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Que legal, Gustavo.

Essa avaliação serve para fortalecer mais ainda o seu artigo, isso quer dizer que você está preocupado não somente em fazer com que os alunos aprendam a usar a tenologia de modo proveitoso, mas também o que eles acham e como eles se sentem em relação a isso.

Muitas vezes fazemos trabalhos sobre produtos (linguagem) ou sobre o processo de produção da linguagem e esquecemos os produtores e os receptores desses produtos.

Temos um exemplo claro da escolha de livros didáticos para a escola. Na verdade o professor escolhe o que é escolhido pelo governo e os alunos usam arbitrariamente o que é escolhido pelo professor. Enfim, nesse processo o governo não escuta o professor em relação a escolha do livro, consequentemente, o Professor não escuta o aluno sobre essa escolha.

Não há debate sobre isso sabe!? Por exemplo: o dia da tecnologia na escola para debater sobre o uso ou não de dispositivos móveis em sala de aula. Expor para a comunidade num geral os pontos positivos de se usar tecnologia atualmente (ouvir a comunidade e os alunos). Exposição na escola de trabalhos que já deram certo e que estão em desenvolvimento).

Por isso, Gustavo sua avaliação toca em um ponto nodal e a partir daí você analisa qual o grau de satisfação dos alunos. Penso que sem satisfação, tanto o ensino, como a aprendizagem fiam comprometidos.

Grande abraço!


P.S. 

Você não pensa em expor essa avaliação na escola ou fazer um artigo analisando essa avaliação e os resultados obtidos em relação a melhoria na aprendizagem dos alunos?

Essa avaliação foi feita na escola a qual você é diretor e proprietário ou em uma escola pública?

Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Digo isso porque para coordenar essa mesa e avaliar seu artigo eu precisava saber em que nível   de pesquisa você está. Bom sou um simples mestrando ainda, então não posso subestimar o seu currículo.

Fiz as observações acima porque no seu currículo você diz que é diretor e proprietário da  Escola de idiomas SPEAK UP! LANGUAGE SCHOOL, então fica mais fácil colocar em prática algumas das sugestões que indiquei ou não.

Ação que seria mais dificultada em uma escola pública ou não também, fica a reflexão.

Vamos conversando.

Abraço!


Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado amigo, Pedro,

obrigado por ter tecido algumas considerações. Bem, eu fiz um levantamento dos dados no começo do ano e este agora (imagem acima) na semana passada para averiguar, com mais exatidão, se o uso de dispositivos móveis digitais tem favorecido o processo de ensino e aprendizagem. Com esses dados, devo apresentar à direção co Colégio no qual trabalho. Esse levantamento foi feito em uma Escola confessional Católica no qual trabalho. Normalmente, apresento os dados para a direção da Escola para que eles possam, mesmo não sendo contrários ao uso de ferramentas digitais, reiterar, ainda mais, o seu uso.

Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Verônica Vinecký -

Olá, Gustavo.

Parabéns pelo trabalho! Gostei muito da sua defesa quanto ao uso do celular como ferramenta tecnológica aliada à educação.

Eu, particularmente, também gosto de utilizar os dispositivos móveis em sala de aula e, assim como os seus alunos, os meus adoram!

Gostaria de compartilhar com você o nome de um aplicativo que uso quando quero fixar algum conteúdo, principalmente, o gramatical. Esse tipo de exercício de fixação, no papel, torna-se muito monótono e cansativo, mas, quando passado para o aplicativo que utilizo, se transforma em um momento de participação empolgada e ativa de todos os alunos. O aplicativo se chama Socrative* e pode ser utilizado gratuitamente. Há opções de vários tipos de atividades, que devem ser incluídas e criadas pelo próprio professor. A aplicação das atividades pode ser individual, mas também pode ser disponibilizada em uma modalidade na qual os alunos competem entre si, o que é muito empolgante para eles. O professor, por sua vez, terminadas as atividades, pode selecionar a opção de receber um relatório com o desempenho dos alunos, sendo essa uma oportunidade de fazer uma avaliação diagnóstica.

Mais uma vez, parabenizo-o pelo excelente trabalho!

Abraços,

Verônica


Link para o aplicativo Socrative: https://www.socrative.com/


Em resposta à Verônica Vinecký

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezada Verônica,

agradeço-te, imensamente, pela delicadeza em compartilhar comigo o aplicativo Socrative. Farei o teste piloto para conhecer mais a ferramenta. Normalmente, ou melhor, sempre quando posso, trabalho com o Kahoot. Contudo, ter mais uma opção é mais-do-que-fantástico!

Obrigado!

Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gerson Bruno Forgiarini de Quadros -

Olá, Gustavo!


Parabéns pelo teu trabalho. Achei bem pertinente a tua abordagem sobre as noções de "affordance". As tecnologias, como bem mencionaste, têm nos servido de uma gama de recursos que auxiliam os processos de desenvolvimento cognitivo.

Grande abraço

Em resposta à Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Gerson, 

agradeço pela sua atenção e mensagem.

Sim, a tecnologia sempre esteve presente em sala de aula. Seja por meio de livros, canetas, caderno etc. Hoje, são os smartphones e similares. So, let's roll up the sleeves and work!


Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Karine Cristiane Nogueira Nunes -

Olá Gustavo,

seu artigo foi de grande importância para que se repensem as regras sobre proibições de celulares e demais aparelhos móveis nas escolas de ensino fundamental e médio, como é o caso da que eu ministro aulas.

Trabalhos como esses mostram o quanto é valioso o uso do celular em sala de aula, se bem orientado e conduzido. Inclusive a ausência de tais aparelhos móveis até atrasa o andamento dos conteúdos, já que o que muitos alunos poderiam pesquisar e desvendar por conta própria, eles recorrem ao professor. A tecnologia móvel atua, então, como promotora da agência e autonomia do aluno.

Em resposta à Karine Cristiane Nogueira Nunes

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Queridíssima Karine,

sim, não sei o que seria de mim se tivesse nascido antes da tecnologia "invadir" às salas de aula. Amo trabalhar com a tecnologia e sei como ela pode ser uma aliada, depende do professor. Sabemos que a tecnologia sempre esteve presente entre os seres humanos na medida que ela ajuda no compartilhamento de informações e nas mais simples ações diárias que executamos em sociedade. E, assim, os dispositivos móveis também entram nessa lista, oferecendo muitas affordances para os seus usuários, dependendo, reafirmo, do comprometimento do professor e seu olhar cuidadoso para com o instrumento em uso.

Abraços,

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Ana Cristina Fricke Matte -

Gustavo,

antes mesmo de eu pensar em usar tecnologias móveis como recurso didático, já via professores argumentando a favor da proibição de seu uso dentro da escola e isso me parecia estranho, pois achava que deveria fazer parte daquilo que se aprende na escola saber lidar com limites e adequações no uso de tais aparelhos, hoje uma verdadeira febre.

Como você vê essa questão e como você acha que a realização de atividades como as que vocês nos descreve e analisa podem colaborar nesse sentido?

Haveria um momento de adaptação tanto do professor quanto do aluno? Quais seriam as dificuldades enfrentadas nesse momento e o que você sugere aos professores que desejarem usar esse recurso?

Obrigada,

bjs

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Bom dia, Ana!

Vejo que suas perguntas são muito pertinentes ao tema tratado pelo Gustavo no artigo.

Você tocou em um questionamento importante que todo pesquisador deve se fazer ao produzir um trabalho.

Em que colaboramos? O que melhoramos? etc.



Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Querida Professora,

antes de mais nada, creio que devemos mostrar para nossos alunos como utilizar as ferramentas tecnológicas dentro das escolas. O texto de Prensky (2001), ao meu modo de ver, foi um pouco mal interpretado quando falava dos nativos digitais. Para muitos professores, esses acham que não precisa ensinar tecnologia pois os alunos já nasceram sabendo. Pura mentira! Os alunos não possuem os letramentos necessários para lidar com isso. Neste artigo que trouxe, por exemplo, eles desconheciam completamente o Excell, a planilha eletrônicas e suas funções. Eu tenho um sobrinho que, mesmo com 17 anos, desconhece as funções do Word, Excell e demais softwares que comumente utilizamos. 

Assim, precisamos lidar com os multiletramentos (Kalantzis & Cope, 2012) e a multimodalidade se quisermos realmente que nossos alunos "aprendam" e sejam capacitados para o mercado de trabalho contemporâneo, que exige muitas habilidades por meio do uso tecnológico. O professor, portanto, deve ser um fomentador e não um "proibidor" de tais práticas. Me causa arrepio quando percebo alunos desmotivados em aprender que decoram para provas e não adquirem o conhecimento ao fim do processo acadêmico.

Em todas as atividades que realizo com os alunos, percebo neles interesse, curiosidade, dedicação e aprendizado contínuo. Tudo graças a intermediação dos dispositivos móveis digitais que estão em nosso meio para ficar e não serem os vilões.

Abraços! 

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Boas colocações Gustavo, mas esta foi a que mais me chamou a atenção.

"Para muitos professores, esses acham que não precisa ensinar tecnologia pois os alunos já nasceram sabendo"

Há duas questões que eu gostaria de colocar a partir desse seu posicionamento.

Primeiro, penso que os alunos não nascem sabendo tecnologia, porém apenas manusear, tatear, nascer sabendo seria cair no inatismo de Platão (428/427 a. C); Descartes (1596-1650); Espinoza (1632-1677); Leibniz (1646-1716); Chomsky (192virando os olhos, entre outros.

Penso que nesse nascer sabendo o aluno já teria contato com a tecnologia ao nascer, sem maiores dificuldades, o que é mentira.

Segundo, defendo que esses alunos aprendem a usar a tecnologia sim, muito tempo depois de terem nascido, de maneira proveitosa, ou seja, eles adquirem o conhecimento necessário para usar essa tecnologia, para isso a função do Professor é FUNDAMENTAL, nesse sentido seguimos as ideias de Aristóteles (384-322 a. C); Berkeley (1685-1753); Locke (1632-1704); Hume (1711-1776), entre outros.

Ou se preferirem podemos ficar com o idealismo de Kant (1724-1804). Ele, por sua vez, problematizou os dois lados (inatismo e tabula rasa). Remontemos à "Crítica da razão pura" e "Crítica da razão prática".

Ainda prefiro ficar com a aprendizagem a partir da experiência.


Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

P. S.

Nesse complexo e interessante mundo tecnológico e da tecnologia é preciso ainda que o professor destaque para os alunos a importância de saber a diferença entre informação e conhecimento disponível na "rede". 

Uma coisa é o aluno ter acesso a uma "enxurrada" de informações que não lhe servirão para "bulhufas" nenhuma.

Outra coisa é o aluno adquirir conhecimento tecnológico ou a partir da tecnologia e fazer uso  do mesmo como conhecimento transformador.

Nesse percurso, insisto, a função do professor é de EXTREMA IMPORTÂNCIA. 


Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Sim, Pedro. Precisamos investir na questão dos multiletramentos também dos professores por meio de uma educação continuada.

Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Pedro,

concordo com seu posicionamento. Eu também acredito que os alunos digitais (Digital Natives) conforme defendido por Prensky (2001) possuem certa habilidade de manuseio por estarem inteiramente rodeados da tecnologia. Mesmo no berço eles já vislumbram um olhar mágico e digital olhando para eles. Me refiro, logicamente, à babá eletrônica.

 Contudo, lhes faltam certas habilidades de como lidar com as informações e seu manuseio. Digo isso por já ter desenvolvido algumas atividades digitais nos quais eles tiveram dificuldades imensas em identificar, selecionar, investigar, utilizar etc.

Assim, como você mesmo citou, falta o professor para cobrir esta lacuna que, em muitas das vezes, parece ser imensa.

Abraços,

Em resposta à Comissão Organizadora

O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Juliano César Caetano Santos -

Muito bom, principalmente uilizando a tecnologia para o aprendizado do inglês que muitas pessoas possuem dificuldade em aprender e se adaptar a língua.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Marina de Nascimento -

Olá, Gustavo! Parabéns pelo trabalho, o tema é muito contemporâneo e importante! Além disso, gosto muito de estudos de caso, você conseguiu dados interessantíssimos! 

Gostaria de falar acrescentar somente que vejo as affordances como o futuro do ensino/aprendizagem no geral, mas claro, trazendo para a nossa área, principalmente do ensino/aprendizagem de línguas!

Por isso optei por cursar a disciplina da Ana e li o seu trabalho com muito gosto, sempre bom ampliar os horizontes!

Abraços!

Em resposta à Marina de Nascimento

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Querida Marina,

estou à disposição para compartilhar informações e conhecimento por meio de um trabalho tecnológico! Count on me!

Abraços,


Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Marina de Nascimento -
Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Ana Carla Barros Sobreira -

Parabens pelo trabalho.

Em resposta à Ana Carla Barros Sobreira

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Obrigado Ana Clara pela atenção!

Abraços,

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Cayro Teixeira de Siqueira Neto -

Ótimo Trabalho!



O uso de inglês hoje torna clara a globalização e a necessidade de homogenizar a comunicação mundial. Com tanta informação em inglês e como a grande maioria da produção cientifica esta nessa língua, nada mais justo que falar sobre a  facilitação do ensino de inglês.

Em resposta à Cayro Teixeira de Siqueira Neto

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Cayro,

agradeço pela sua participação. Sim, o inglês tem se solidificado como língua de vários setores, inclusive nas relações de trabalho. Contudo, professores de outras disciplinas - para além das línguas, podem aproveitar as affordances que o meio oferece, inclusive os dispositivos móveis.

Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -
Bom dia a todos(as)! É certo que o Professor conservador diante da proposta do Gustavo dirá que não é preciso fazer uso da tecnologia só porque está no dia a dia dos alunos, ou só porque está na moda. Diria que todas as nossas colocações estão de acordo com as ideias de Paulo Freire em "Pedagogia da autonomia" (1996) e "A importância do ato de ler" (1981). Principalmente, a ideia de que o aluno deve ser alfabetizado ou letrado considerando-se o seu meio, ou melhor, atualmente, os materiais tecnológicos que os indivíduos utilizam no cotidiano "ordinário".
Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -
Gustavo, o que motivou você a escrever sobre esse tema? No parecer da Ana sobre o seu trabalho percebi que o artigo foi resultado de trabalho de disciplina. Você pesquisa sobre o tema a mais tempo ou o seu interesse foi apenas pontual? Gostaria que você falasse um pouco sobre o seu processo de escolha do tema, escolha do corpus, escolha teórica e se você faz parte de projeto quais suas perspectivas de continuar trabalhando esse tema? Por exemplo, sou mestrando aqui na UFS-SE. Escolhi trabalhar com nomeação porque é um tema que faz parte de um projeto (orientador) que envolve teorias da Análise do Discurso francesa, detalhe escolhi essa corrente teórica, primordialmente, porque envolve a minha paixão 1: psicanálise. Na verdade, gostaria de ter feito medicina para me especializar em psiquiatria, também minha paixão. Enfim, digo sempre que na medicina o sistema (governo) me reprovou desde quando nasci no interior do interior com pais analfabetos, mas que intuitivamente sabiam o poder da escola e do conhecimento. Pois um dia disseram vai meu filho, parodiando Drummond, vai ser Professor na vida.
Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Pedro,

tudo teve seu início em uma disciplina sobre Dispositivos Digitais usados na educação. Contudo, sempre fui atraído pela área da tecnologia. Sempre li os textos da prof. (a) Dr. (a) Vera Lúcia de Oliveira Menezes e Paiva e, por causa disso, me senti ainda mais impulsionado em estudar e aprofundar meus conhecimentos.

Ademais, na minha pesquisa para o meu mestrado, pretendo trabalhar o uso do aplicativo Whatsapp dentro da escola e, principalmente, as affordances percebidas pelos alunos fora da sala de aula, em todos os demais ambientes que os aprendizes estão conectados.

Abraços, 

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

Bom dia!

Que bom Gustavo que teu gosto por pesquisa surgiu a partir das ideias da Professora. São esses Professores que desbravam as dificuldades iniciais e chegamos com alguns trilhas já abertas por eles, porém nos preparando para abrirmos novas trilhas de conhecimento.

Legal a sua ideia sobre o Whatsapp.


Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Felipe Batista -

Olá Gustavo

Ótimas idéias, com certeza aprender com a tecnologia tornará tudo mais prático e divertido, tanto para os alunos quanto para os professores, levando a uma aprendizagem mais rápida.

Em resposta à Felipe Batista

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Felipe,

sou suspeito para falar pois amo tecnologia e seu uso em sala de aula. Contudo nem tudo é "bed of roses". Temos muitos problemas por causa da tecnologia. Infraestrutura é um dos problemas. 

Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -

É verdade Gustavo.

Fiz um comentário sobre um trabalho no EVIDOSOL que teve como norte também o uso de dispositivo móveis.

Comentei que o governo implantou internet nas escolas, laboratórios, etc., porém sem qualidade ou muitas vezes sem infraestrutura adequada ou pior laboratórios fechados, abandonados. 

O comentário que fiz no EVIDOSOL e que repito aqui sobre o seu trabalho: por que não usar os dispositivos móveis dos alunos que muitas vezes tem internet mais rápida do que a da própria escola, porque não usar o laboratório que pulsa à frente do professor muitas vezes guardado no bolso ou na mochila.

Você está indo pelo caminho correto.


Abraço!  

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Dayanne Lopes -

Ola Gustavo!

O tema escolhido é muito importante, pois vivemos num mundo que a cada dia mais surgem novos avanços da tecnologia e nada mais correto que seguirmos junto a eles. É importantíssimo que tratemos essa tecnologia como aliada como no caso dos professores inserindo-a na didática.

Parabéns!!

Em resposta à Dayanne Lopes

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezada Dayenne,

agradeço pelo carinho em ter se dedicado a ler o artigo. Pois bem, a tecnologia sempre esteve dentro das salas de aula. O papel é uma tecnologia. A importância do tema que é trazido por mim se refere no cuidado que o profissional precisa ter para vislumbrar possíveis affordances que os dispositivos tecnológicos trazem consigo. Trazer o celular, por exemplo, para a sala de aula e deixar no bolso ou na mochila é mesma coisa que ter um livro didático e não usufruir dele e, digo, ir além do que o material físico promete oferecer. É preciso ir mais, como disse nosso próprio Senhor e Mestre: "É preciso ir às águas mais profundas" (Evangelho de São Lucas, 5. 1-11).

Abraços,

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Samuel Maia -

Prezado Gustavo, parabéns pelo trabalho! Foi uma feliz coincidência me deparar com o conceito de affordance por aqui. Na semana passada, meu professor de filosofia da mente havia introduzido o conceito pra gente na discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os humanos e os animais não humanos no modo de lidarem com seu ambiente.

Gostaria de fazer apenas uma sugestão: poderia ser incluída no trabalho o local onde a pesquisa foi realizada, e qual a idade e gênero dos respectivos alunos.

Mais uma vez, congratulações!

Em resposta à Samuel Maia

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Samuel,

que bom que você "curtiu" o trabalho!

Pois bem, o termo vem da biologia conforme apresentado por Gibson. ele pode ser utilizado em outras áreas do conhecimento, inclusive na LA.

A pesquisa foi realizada em um Colégio Confessional Católico com alunos entre 12 e 13 anos pertencentes ao 7º ano do EF 2. Sou professor deles e fazemos muitos trabalhos durante o ano. E, em todos eles, procuro trabalhar com a tecnologia e as affordances que os mesmos podem oferecer.

Abraços,

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Rebeca Dias Serafim Corrêa -

Parabéns ao grupo pelo tema! Achei bastante interessante, e particularmente acho que a tecnologia tem muitas pessoas a aprenderem outras línguas, quer seja apenas pela internet, ou na junção da tecnologia e aulas presencias. Pra mim funciona muito, tem me ajudado no inglês.


Em resposta à Rebeca Dias Serafim Corrêa

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezada Rebeca,

me encanta saber que você gostou do trabalho. Só gostaria de esclarecer que o artigo foi escrito e desenvolvido apenas por mim. O grupo de trabalho analisado foram os estudantes pertencentes ao 7º ano do EF 2.

Abraços,

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Iara Camargo Mansur -

Artigo muito bem escrito! Em um mundo cada vez mais globalizado o inglês é fundamental em diferentes áreas e diversas ferramentas devem ser exploradas para facilitar a aprendizagem

Em resposta à Iara Camargo Mansur

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezada Iara,

sim, enquanto que no passado a tecnologia disponível era o livro, hoje temos uma gama enorme de aplicativos dentro de um único aparelho móvel. Aproveitemos então das affordances e vamos fazer nossos alunos falarem e serem alunos críticos!

Abraços,

Em resposta à Gustavo Rodarte Boechat

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Pedro Santos da Silva -
Boa noite a todos (as)! Boas e importantes reflexões apareceram por aqui. Isso só serve para fortalecer o uso da tecnologia em sala de aula. Pessoalmente, gostei muito da cordialidade de todos. Como um dos coordenadores de mesa gostaria de agradecer a todos(as), principalmente, ao Gustavo que na medida do possível conseguiu responder a todos. Grande abraço!
Em resposta à Pedro Santos da Silva

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezado Pedro,

agradeço pela cordialidade e atenção em coordenar a mesa. Ouso me colocar a disposição para fortalecer nosso contato a respeito do uso da tecnologia. Certamente, quando trabalhamos em grupos ou comunidades, o resultado é surpreendente.

Vamos conversando,

Abraços e que Deus te abençoe.

Em resposta à Comissão Organizadora

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Giovana de Souza Gomes Penido -

Parabéns pelo trabalho, ótimo desenvolvimento em relação a temática!

Em resposta à Giovana de Souza Gomes Penido

Re: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: em busca das affordances. - Autor: Gustavo Rodarte Boechat

por Gustavo Rodarte Boechat -

Prezada Giovana,

agradeço pela atenção e tempo desprendido para ler o artigo.

Abraços,