ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 21

Título:

ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONALMPARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD

Autores:Camila de Souza Santos
Resumo:

 

Este trabalho constitui uma pesquisa de natureza qualitativa que analisa, na perspectiva da gameficação, a experiência de ensino/aprendizagem de espanhol adicional para negócios modalidade EAD. A análise tem o objetivo de destacar a gameficação no escalonamento que a plataforma do ambiente virtual de aprendizagem AVA Google Class Room (no perfil do professor) a partir do status de realização das tarefas e também sobre a visão que aprendiz lança sobre si neste jogo de aprendizagem. A metodologia de análise considera comentários sobre o status de entrega do aluno, destacando a performance de cada aluno em rede e a percepção que os alunos realizam sobre si como jogadores na experiência. As conclusões que sustentam esta pesquisa indicam que a interpretação sobre os papéis dos aprendizes jogadores considera sua atividade para além do cumprimento das tarefas, mas também em sua atuação colaborativa ao longo das conferências em vídeo nas aulas e na retenção de conhecimentos que as interações por vídeo com a professora os confere.

 

  
Anexos:
Área do Conhecimento:Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso: 

Linguística
Instituição:UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1):Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2):Fabiolla Falconi Vieira
Mesa (3):Suellen Silva Dos Santos De Souza

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF ARTIGO ENVIO - reelaborado - Cópia.pdf
Versão revisada: Documento PDF ARTIGO A2 - Envio.pdf

 Slides: 


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Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Tamyres Cecilia Silva -

Camila, 

Parabéns!

Como é importante trazer à tona estudos que evidenciam as possibilidades que a linguagem e a interação oferecem na aprendizagem, aqui, na aquisição e aperfeiçoamento de um novo idioma. 

Isso auxilia no desenvolvimento das pessoas, na sua qualidade de vida e trabalho, nas perspectivas de vida que possuem e na história da sociedade. 

O AVA, enquanto ambiente de aprendizagem é algo especial, pois estimula  a colaboração e participação dos alunos. Parabéns pela escrita e pela dedicação!

Felicidades!

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Eliane Piske -

Nossa, muito legal a temática e a maneira que apresentas a discussão, gostei!

Abraços, Eliane   

Em resposta à Eliane Piske

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Elaine, muito obrigada! Essa foi e continua sendo uma experiência bem simples, mas com resultados muito significativos para os envolvidos, vejo isso claramente, no desempenho que eles têm apresentado ao longo das aulas, sabe?

Como disse a Tamyres para ficar mais claro para vocês, ao longo dessa semana, eu vou postar o material que foi a base da análise e também as transcrições das entrevistas com os envolvidos sobre suas percepções de aprendizagem nessa compreensão do processo como um jogo.

Em resposta à Tamyres Cecilia Silva

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Tamyres, muito obrigada! Realmente, esta foi uma experiência de muita aprendizagem para mim. É a primeira vez que eu ministro um curso para este fim específico, negócios,  nessa modalidade, EAD, utilizando este AVA, o Google Class Room. O meu grande desafio era de fato, promover a interação entre pares, motivar a colaboração em rede e eu vi que ela aconteceu de duas formas: nas aulas on-line,  nos encontros síncronos e  no espelho das  atividades postadas pelos colegas que as realizavam. 

Acompanhando o grupo hoje, eu vejo que quem persistiu, aprendeu muito com diferentes níveis de dedicação, mas aprendendo da mesma forma que os demais colegas exatamente pela colaboração entre pares que eu tentei promover nas atividades de áudio. 

Ao longo dessa semana, eu postar aqui mostras de áudios que os alunos, mesmo à distância promoveram conjuntamente. E vou colar também a transcrição de uma fala que eu fiz de uma interação com os alunos em que eles indicam como eles aproveitaram o contato dos colegas para aprender. Eu interpretei esses dados, exatamente, como a performance deles como jogadores também. Com estratégias mais síncronas, mas igualmente jogadores que conseguiram cobrir a demanda de aprender.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Suellen Silva dos Santos de Souza -

Boa tarde!!!!
Camila, parabéns pelo seu trabalho!

Utilizar-se, hoje em dia, de estratégias de ensino que estimulem o aluno a participar, a ser efetivamente sujeito ativo de sua aprendizagem deve ser um desafio a ser superado pelos docentes em suas práticas pedagógicas.

O estudo em questão analisa como os sujeitos aprendizes se comportam e colaboram para sua aprendizagem no AVA Google Classroom na perspectiva da gamificação.

Considerando que o estudo contempla alunos adultos, ao realizar essa nova leitura proposta sob a ótica da gamificação do processo de ensino-aprendizagem, seriam os desafios e as vivências de novas experiências propostos no AVA em questão que conduzem o aluno a uma aprendizagem significativa? Ou, seriam suas motivações internas e autonomia nos estudos que colaboram para uma aprendizagem adequada no AVA?

Bom evento!!!

Cordialmente,

Suellen Santos


Em resposta à Suellen Silva dos Santos de Souza

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Oi, Suellen!

Obrigada por ler o trabalho. São motivações internas que levam os alunos a fazerem o curso. A empresa em que atuam no suporte técnico está expandindo a oferta de produtos e serviços por outros países da Amárica Latina, então, eles precisam muito aprender a língua para este fim.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Pessoal, aqui está o material cuja análise foi a base deste trabalho.



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Fabiolla Falconi Vieira -

Camila, parabéns pelo seu trabalho, gostei bastante da construção do seu trabalho e a forma como foi muito bem escrito!


Falando sobre a educação acho muito importante, como você pontuou incorporar novas metodologias e perspectivas de trabalho, mas tenho certo receio com a questão da gameficação, pois apesar de ela transformar o processo dinâmico também favorece a exclusão de alguns alunos que não conseguem acompanhar a aprendizagem por metas. Falo especialmente pensando na educação básica, cujas crianças ainda em formação já participam no cotidiano da vida de competições e se sentem desmotivadas por não conseguirem alcançar os objetivos propostos, muitas vezes desistindo.


Nesse sentido, gostaria de saber como lidar com os estudantes que ao longo do processo se sentem desmotivados por não alcançar os objetivos propostos. Você chegou a trabalhar algo nesse sentido?

 

Em resposta à Fabiolla Falconi Vieira

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Bom dia, Fabíola!

Primeiro gostaria de agradecer a sua apreciação sobre meu trabalho. O curso ainda está em andamento, eu fiz um recorte para poder contemplar os prazos envolvidos nesse trabalho.

Realmente, é bastante desafiador manter a motivação de todos, mas, neste público que é adulto, eu tenho feito um trabalho de “formiguinha” que é bastante insistente e mesmo desgastante pra mim, porque há questões que envolvem a autonomia deles, e autonomia, no caso deste grupo, para os que estão atrás é o que falta. Mas por incrível que pareça a motivação não.  Eu mostro os conteúdos para todos, peço que deem exemplos de aplicação, independente de cumprirem ou não as tarefas no Google Class Room. Depois, passamos para a fase do mão na massa, e eu mesclo bastante a turma, porque eles se ajudam. Divido os papéis de clientes e atendentes entre eles, independente de cumprirem ou não as tarefas, todos as fazem muito bem. Contudo, na hora da correção dos desvios de fala das simulações que eu proponho, geralmente, anoto, coloco no arquivo que está sendo projetado para todos e eu agencio mais a quem faz as tarefas a identificarem os desvios e a ajudarem os colegas que quase não fazem tarefa. É a saída que eu encontrei para tentar ser mais justa com quem faz e tentar puxar para frente quem não faz. Em momento algum, eu indico diretamente a turma quem está na frente e quem está atrás, eles já sabem por essa dinâmica. E, sempre que é oportuno, eu digo, “gente, quem está com maior dificuldade dá conta, é só tentar mudar a jogada”.

De vez em quando, eu levo um jogo, um quiz sobre cultura e história dos países hispânicos para eles se divertirem ou levo um quiz com expressões idiomáticas ou com conteúdos que já aprendemos em sala, mas este não é o foco da aprendizagem e aí a turma se distrai bastante. Levo também vídeos, há um canal chamado “curiosa mente” que trata de maneira bem dinâmica e bem fundamentada sobre diferentes temas, aí eu levo diferentes vídeos para que todos ouçam e destaquem pontos chave, vou variando entre os alunos a dinâmica para não ficarem perdidos. Essas estratégias têm funcionado bastante para manter a motivação deles na experiência que eu avalio como um jogo, viabiliza bastante a colaboração entre eles, mas a autonomia de quem está atrás, ainda é uma meta a ser alcançada e não depende apenas das jogadas que eu faço, sabe?


Em resposta à Camila de Santos

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Fabíola, acho que com criança é mais difícil ainda, mas eu tentaria a mesma dinâmica com elas, coloca-las para trabalharem juntas e quem está na frente fortalece quem está atrás. Mas no caso delas, acredito que isso deve acontecer em formação de ilhas de aprendizagem, porque não acredito que seja viável, vendo que elas possuem níveis diferentes,  trabalharem sozinhas e, talvez, nesse trabalho conjunto, desafiar também quem está atrás a “puxar” quem é mais avançado em algum aspecto, porque, infelizmente, às vezes queremos incluir quem está atrás que agimos em prol de sempre colocá-lo como “quem precisa ser puxado” e eles podem “puxar também o colega”, mas este empenho precisa partir deles. Eu sempre faço analogias com as minhas turmas e digo que “para o barco não afundar, precisamos contar com as mãos de todos na retirada da água”.


Em resposta à Camila de Santos

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Ah sim! Algo muito importante a ser compreendido. É que a transferência de aspectos de jogo para uma experiência de aprendizagem, não necessariamente requer a pura e simples inclusão de jogos para motivar este processo, mas formas de estimular a competição ou a colaboração entre pares para que o grupo jogue no mesmo time ou tente ser mais competitivo. No caso desse trabalho, a gameficação é vista na análise sobre quem cumpre ou não, mas ela também é um elemento motivador da colaboração entre pares. Eu parto do princípio dela para colocá-los para “jogarem juntos” e enfrentarem os meus questionamentos nas interações síncronas que fazemos semanalmente.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Pessoal, bom dia!

Essa é a versão mais atualizada dos dados que estão colocados aqui na análise.

A apresentação anterior não ficou completa, mas aqui está um novo arquivo.


Em resposta à Camila de Santos

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Suellen Silva dos Santos de Souza -

Olá, Camila!

Sua apresentação está muito clara, pois a partir dela é possível verificar os passos e estratégias utilizadas no curso e conhecer a visão dos alunos. Além disso, outro aspecto positivo são as imagens das telas do Google classroom, pois nem todos estão habituados ou já tiveram contato com esse AVA.


Sucesso!!!


Cordialmente,

Suellen Santos


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Suellen Silva dos Santos de Souza -

Olá, pessoal!

A temática abordada neste estudo é bem interessante e relevante, pois trata-se da análise de um curso de espanhol que utiliza a gamificação como estratégia de ensino para adultos. 


Que tal refletirmos um pouco mais acerca dessa estratégia de ensino para inovarmos em nossa prática pedagógica!

Compartilhem conosco suas experiências didáticas com gamificação!

Ah, e não deixem, também, de acessar a apresentação deste estudo e de realizar a leitura do artigo na íntegra!!!


Contamos com a participação de todos!!!


Cordialmente, 
Suellen Santos



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Maiara Novais -

Muito bom o trabalho de vocês, parabéns!!! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Gerson Bruno Forgiarini de Quadros -

Olá, Camila! Tudo bem?

Inicialmente gostaria de te parabenizar pelo trabalho. O uso da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de línguas vem ganhando cada vez mais adeptos. Eu gostaria de saber de ti como foi a abordagem especificamente com a gamificação e que resultados podes no trazer. Busquei no teu texto mais informações de como foi esse tratamento, mas como temos um limite de páginas eu gostaria, se possível, que tu pudesse nos dar mais detalhes aqui. Achei muito interessante teu estudo.


Grande abraço

Em resposta à Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Camila de Santos -

Oi, Gerson, tudo bem?

Na versão inicial do artigo eu tinha destaca essa informação, mas como realmente ultrapassava o formato do artigo , eu tirei. Disponibilizei aqui no fórum um power ponint explicitando a dinâmica.

A minha avaliação não foi quantitativa, foi qualitativa. Eu não destaquei na pesquisa o uso de jogos em sala de aula, porque o público atendido no curso tinha o fim específico de estudar a língua para negócios. O que eu fiz foi analisar, na perspectiva da gameficação,  a organização que o Google Class Room fazia da turma em relação ao cumprimento de tarefas. No perfil do professor, esse AVA mostra os alunos que estão na frente por postarem as tarefas. Tarefas que por sua vez se relacionavam à gravação de vídeos e de aúdios com simulação de atendimento ao cliente tanto para suporte quanto para oferta de produtos de tecnologias da informação. Dinâmicas de jogos, eu usava algumas vezes no trabalho com vocabulário nos conferências em vídeo. Eu postava a imagem de um equipamento tecnológico e os colocava para explicar para o colega o funcionamento desse equipamento sem que traduzissem, ainda que falassem portunhol e aí o grupo que tivesse mais habilidade em fazer isso, vencia. Mas esse tipo de abordagem, eu não inclui no trabalho por tratar-se de casos bem esporádicos.

Então essa organização da plataforma foi o meu primeiro corpo de análise. 

Como eu me deparei com a situação de os alunos estarem motivados a aprender a língua, mesmo aqueles que não cumpriam as tarefas, mas que marcavam presença nas aulas, participavam ativamente das interações em síncronas, eu pedi que fizessem pequenas narrativas sobre como eles se avaliavam como aprendizes de espanhol. E eles relataram, então, esse foi meu segundo corpo de análise.

E as minhas conclusões foram exatamente sobre quem é esse aluno jogador? Como ele atua no AVA Google Class e como ele se vê? Ele realmente aprende a pesar não ser um "jogador" (participante ativo) na realização das atividades? Eu queria descobrir, o que os levava a aprenderem para além do que eu considerei como uma ótima performance de jogo?

Eles sabiam como estavam atuando em jogo, tive alunos que no cumprimento das tarefas voltadas aos fins específicos não estavam ativos, mas nos encontros comigo eram muito ativos, participativos colaboravam com os colegas "atuavam em jogo". E aí, eu quis saber, através da narrativa deles o que era ser um jogador nessa experiência de aprendizagem. Então, eu cheguei às conclusões em duplo perfil de "jogador".


Vou deixar aqui embaixo esse corpo de análise para você.




Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Natália Leão Prudente -
Interessante recurso didático, Camila. Nunca utilizei o Google Class em minhas aulas, mas pelo seu artigo percebi muitas possibilidades que até então não enxergava na plataforma. Excelente material extra também para compreensão dos passos da sua pesquisa.
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Suellen Silva dos Santos de Souza -

Boa noite a todos!

Que debate animado, quantas ideias, sugestões!

O UEADSL 2018.2 já está acabando!

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos pelas contribuições que realizaram.

É assim mesmo, perguntando, expondo sua opinião, compartilhando sua vivência que a interação de todos nós participantes neste evento torna-se efetiva e colaborativa.

Camila, mais uma vez, parabéns!!!

Até um próximo evento!!!

Suellen Santos



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: ASPECTOS DE GAMEFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE CLASS ROOM: ANÁLISE DA PERFORMANCE DE APRENDIZES/JOGADORES EM UM CURSO DE ESPANHOL ADICIONAL PARA NEGÓCIOS MODALIDADE EAD. Autora: Camila de Souza Santos

por Vitória Cunha -

Boa noite, venho parabenizar o grupo pela ótima discussão!