JOGADA / #AJOGADA Sabedoria dos Jogos Para os Gestores da Nova Geração - Conferencista: Rodrigo Arantes

JOGADA / #AJOGADA Sabedoria dos Jogos Para os Gestores da Nova Geração - Conferencista: Rodrigo Arantes

por Coordenador UEADSL -
Número de respostas: 16

JOGADA / #AJOGADA Sabedoria dos Jogos Para os Gestores da Nova Geração

Rodrigo Arantes

Foto da tela inicial do vídeo.

Apresentação de Rodrigo Arantes para a edição do segundo semestre de 2018 do congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre - UEADSL2018.2, gravado em novembro de 2018.

ESCOLHA UM DOS FORMATOS E ACESSE:
MP4 (1920 X 1080 px) , MP4 (1280 X 720 px) , MP4 (854 X 480 px) , MP4 (426 X 240 px)
Duração: 00:12:11
Coordenação de mesa: Danilo Rodrigues César e Gilvan Soares
Tags: congresso , online , EAD , gamificação , autoria , REA , software , livre , universidade , graduação , pós-graduação
Em resposta à Coordenador UEADSL

Re: JOGADA / #AJOGADA Sabedoria dos Jogos Para os Gestores da Nova Geração - Conferencista: Rodrigo Arantes

por Anderson Silva -

Rodrigo Arantes, boa tarde!

Parabéns pela publicação e fiquei muito interessado em saber mais a respeito do tema a partir da sua explicação no vídeo. Tenho certeza que o evento será um sucesso.

Abraço e bom evento.

Anderson Silva.

Re: JOGADA / #AJOGADA Sabedoria dos Jogos Para os Gestores da Nova Geração - Conferencista: Rodrigo Arantes

por Ana Cristina Fricke Matte -

Bom dia, Rodrigo,

Obrigada por juntar-se a nós no UEADSL!

Tenho usado seu quadro #ajogada desde que  conheci, em 2015, para analisar projetos, tanto no momento inicial do planejamento quando depois, durante o andamento do trabalho, especialmente em momentos críticos, quando a abertura de novos olhares sobre o mesmo se faz necessário.

Numa dessas utilizações, o foco era o trabalho de um grupo que valoriza a colaboratividade, o repeito às diferenças e busca evitar a competitividade. Na ocasião, fui questionada: como podemos buscar alternativas não competitivas se a ideia do jogo, da premiação, da superação de etapas e, inclusive, dos jogadores, pressupõe a competitividade?

Tentei explicar, pois não vejo o jogo como necessariamente competitivo, mas gostaria de ouvir sua opinião a esse respeito.

Obrigada!

Ana

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

por Wilkens Lenon Silva de Andrade -

Boa tarde Ana,

Tava pensando aqui nessa tua reflexão do jogo como ferramenta de colaboração. Daí veio a mente a ideia de que a valorização do erro como elemento pedagógico de um jogo é o elemento que dá sentido à proposta de colaboratividade entre jogadores, ao tentarem atingir os objetivos do jogo. Nesse sentido, penso que duas questões são importantes serem pensadas: primeiro, que o jogo proporcione o cenário e as regras necessárias para que os jogadores compreendam que é melhor colaborar do que competir;  segundo, que a mecânica do jogo somada à interação dos jogadores resulte em aprendizado e incentivo, mesmo quando os erros acontecerem.

Nessa direção, entendo que todo e qualquer Jogo trás, imbricado, em sua mecânica, em suas regras e em seus objetivos, as intencionalidades de quem o desenvolve. Assim, jogos que proporcionem cenários de colaboração entre jogadores, a partir da valorização pedagógica do erro, dependem também de uma pedagogia do desenvolvimento de softwares/jogos que se ocupe deste objetivo. Vocês concordam com essa ideia?

Parabéns ao autor pela proposta. Obrigado Ana Matte pela possibilidade do diálogo.

Quero ler o artigo.

Abraço.

Em resposta à Ana Cristina Fricke Matte

por Jaiza Fernandes -

Olá, Ana!

A senhora fez excelentes reflexões. Nossa sociedade já impõe a meritocracia, a competitividade a todo momento, distanciando nossas crianças de uma formação que seja voltada para a ética, a solidariedade, a igualdade com equidade e respeito ao outro e ao diferente. Sendo assim, é de suma importância pensar o jogo ou qualquer atividade coletiva numa perspectiva gamificada e colaborativa. 

Abraço!  

por Jaiza Fernandes -

Boa tarde, Rodrigo!

Você traz uma excelente proposta para reflexão da escola e dos professores de um modo geral. Os jogos podem serem grandes aliados nos ambientes de ensino, pois por traz de todo jogo existem regras, comandos, tarefas, desafios, objetivos a serem alcançados. A partir dessa proposta dos jogos pode-se desenvolver diversos projetos bastante interessantes. É desafiante, mas os resultados sempre são bons.

Abraço!

por Vivian Pinto Riolo -

Bom dia, Rodrigo.

Fui apresentada ao quadro #ajogada neste semestre pela professora Ana e consigo enxergar claramente as propostas educacionais por meio da estratégia de gamificação de projetos. Em sua fala neste vídeo, você aborda, ainda, como as instituições se organizam como jogos. Poderíamos pensar tais relações institucionais como posições a serem ocupadas por sujeitos que promovem relações de perdas e ganhos ou puramente como posições a serem ocupadas nas relações de um modo geral? Acho que de alguma forma a minha dúvida dialoga com a fala da professora Ana sobre a noção de competitividade.

De um modo geral, penso que essa relação competitiva pode ser de ordem cultural. Nesse caso, a proposta de jogos estaria relacionada a fomentar a consciência de um sujeito que ocupa uma posição no jogo e que seu agir torna-se um ato responsável pela posição que ocupa. Logo, ganhar ou perder tem a ver com os resultados e não com o objetivo da jogada. O que você acha?

Além disso, fiquei muito interessada (e curiosa!) sobre o que você menciona sobre a metafísica dos jogos e espaços simbólicos em relação aos graus de atração das pessoas por marcas como Coca Cola e Apple. Como isso se daria de forma prática?

Parabéns por sua fala e obrigada por compartilhar sua pesquisa conosco!

por Angela Moreira -

Bom dia!

Parabéns!!!

Gostei do trabalho.

por Francine Souza Andrade -

Rodrigo,

Parabéns pelo livro! 

Muito interessante sua apresentação... Fiquei curiosa sobre esse espaço simbólico, vou ler seu livro. Você cita em sua conferência a respeito do Bitcoin, o que me fez lembrar de outro tipo de moeda virtual que estão promovendo, a Initiative Q... Já ouviu falar? O que você poderia comentar sobre isso?

Obrigada,

Francine

por Jaiza Fernandes -

Olá, Rodrigo!

Considerei seu vídeo muito relevante, dada a grande quantidade de conceitos e informações novas que você apresenta, como por exemplo, o recurso “mandala de estratégias”, que certamente se aplica as várias áreas de atividades e produção de nossa sociedade. Outros conceitos muito interessantes que valem a pena aprofundá-los como: gamificação da economia, a quarta dimensão da economia ( dimensão cibernética), ludocracia, rede colaborativa do “betcoin”

Muito grata ao Senhor pelas contribuições! Abraço!

por Danilo César -

Boa tarde, Rodrigo!

Gostaria de agradecer a sua participação no evento!

Após escutar a sua apresentação sobre o seu livro (ainda não tive a oportunidade de ler), eu gostaria de saber de você:

O que você acha dos monopólios (empresas, marcas...)? Que são hegemônicos e afetam a economia mundial.

Sobre a globalização e artefatos:

Percebemos que nas últimas décadas, além da dependência tecnológica, a ciência e a tecnologia têm provocado transformações que ganham dimensões ainda mais amplas e profundas na sociedade. Os
avanços científicos e tecnológicos – especialmente o advento e a convergência das TIC –
modificaram os usos e significados do espaço e do tempo – compressão do tempo-espaço –,
propiciado, dentre outras coisas, pela comunicação instantânea entre pessoas, instituições e equipamentos distantes geograficamente (FRÓES BURNHAM, 2000, p. 283-290; HARVEY, 2009, p. 257-276).

Ora, acordamos e ligamos a televisão da marca “Mitsubishi”, vestimos a calça jeans de
marca “Levi's”, vamos trabalhar conduzindo o automóvel da marca “Fiat”, na hora do almoço
vamos comer um sanduíche no “McDonald's”... Trata-se de uma inundação de produtos
transnacionais no cotidiano, aliada aos valores culturais, econômicos, sociais e políticos que
normalmente direcionam para o consumo exacerbado.
O que você acha dessa invasão de marcas/monopólios...? Como fica a "construção de sistema financeiro" dependente?
Como os jogos podem auxiliar nesse processo de dependência? (volto a repetir que ainda não li o seu livro)

Abs!!

por Crislaine Junqueira Aguiar Silva -

Olá a todos!

Rodrigo, que maravilha de presente que você nos oferece! muito obrigada! Já corri lá na pagina para obter meu exemplar. 

Parabéns pelo trabalho. 

Tive contato com a mandala de gamificação na aula da professora Ana e fiz uma pesquisa rasa sobre o uso dela. Vi que foi apresentada em um congresso no qual a Ana estava participando, mas somente agora fui entender um pouquinho mais sobre como e para quê fora criada. 

Muito obrigada por compartilhar conosco. 

por Mhdi Ibrahim Bader Khun -

Excelente temática. Fiquei pensando como os jogos podem ser realmente um ótimo aliado.

por Rosa Mateus dos Santos -

Bom dia, muito bom os arquivos, a organização com mandalas, e o vídeo 'a jongada' de Rodrigo Arantes.

por Danilo César -

Boa noite, Rodrigo!

Várias indagações foram feitas e seria importante que fosse feito um diálogo com os participantes!

Estamos aguardando as suas contribuições nas discussões!

Abs!!

por prof Paulo -

Olá, Rodrigo!

As explanações acerca dos e-books que produziu são bastante instigantes. 

Estarei adquirindo os livros para conhecer mais profundamente as ideias e práticas suscitadas pelos mesmos.

Abraço.