Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 20

Zona De Desenvolvimento Proximal

Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico

Autores

  • Jéssica Raquel Pereira Ribeiro Instituto Federal Fluminense
  • Angelina Barros Mota Arêas
  • Plínio César de Andrade Faria
  • Thamiris Menezes de Souza

Resumo

Este artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica tendo por objetivo apresentar uma discussão quanto à intervenção docente em tempos de pandemia no âmbito da zona de desenvolvimento proximal, conceito que faz parte da teoria sociointeracionista. Tem-se como resultado, a relevância do papel docente na intervenção pedagógica, entretanto, observa-se uma lacuna na teoria sociointeracionista no que se refere às possibilidades e limitações do professor nesta função.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Carolina Maia dos Santos

Silvane Aparecida Gomes

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Silvane Gomes -

Olá, Jéssica, Angelina, Plínio César e Thamiris!

Sejam bem-vindos ao congresso!

A discussão que trazem é bastante interessante, principalmente se já forem docentes da Educação Básica: campo muito profícuo de observações de muitas teorias educacionais.

É uma teoria riquíssima, discutido, aplicada e testada desde os anos 60, na Europa , EUA e como não poderia deixar de ser: por aqui, também!

Muito bacana vocês pensarem na teoria em contexto inédito para a educação brasileira: uma pandemia! Outro ponto relevante na discussão é a observação ao papel do professor! Parabéns pela discussão proposta e, obrigada por estarem consoco neste evento!

Esperamos que gostem e voltem em outros eventos do Grupo Texto Livre!

Solicitamos a vocês, que interajam com outros colegas, leiam e comentem outros artigos: temos certeza que podem contribuir muito com o evento!

Um abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Jéssica Raquel Pereira Ribeiro -

Olá, Silvane!

De fato a teoria Sociointeracionista é bastante contributiva no campo educacional e, no atual momento, nosso papel enquanto docentes se tornou ainda mais importante para a promoção do desenvolvimento dos nossos alunos. 

Obrigada!

Em resposta à Jéssica Raquel Pereira Ribeiro

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Jéssica! 

Para você, qual aspecto mais importante a ser considerado nesse cenário de aula remota para um trabalho mais sociointeracionista?


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Jéssica Raquel Pereira Ribeiro -
Boa noite, Carol! 

Acredito que seja a presença de um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico, planejado pelo professor, de forma a incentivar a participação ativa entre os alunos nas aulas síncronas. Penso que este talvez seja o maior desafio docente dadas as condições reais do ensino remoto emergencial na rede pública de ensino, tendo em vista que a participação que já é pequena se torna ainda menor com as câmeras e microfones desligados, por exemplo.
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, pessoal!

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.2 !!  \o/ \o/  \o/

Primeiramente, desejo que estejam bem e com saúde! 

Bem, eu sou a Carol e, juntamente com a Silvane, estarei aqui para trocarmos conhecimento a fim de enriquecer a experiência de todos, em especial, do nosso autor e das nossas autoras!


Jéssica, Angelina, Plínio e Thamiris, gostaria de parabenizá-los pelo trabalho bem interessante!

Mas eu fiquei curiosa: Vocês são professores ? Qual foi a motivação para desenvolver esse trabalho?

 

Um abraço a todos e todas e vamos lá!


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Thais Cerqueira Faria -
Olá!


Gostaria de parabenizar o trabalho de vocês !

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Thaís! Tudo bem?

Obrigada por participar conosco!

Você já conhecia os estudos sobre ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal)?


Um abraço!

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Jéssica Raquel Pereira Ribeiro -

Muito obrigada, Thais!


Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Jéssica Raquel Pereira Ribeiro -

Oi, Carol! 

Sim, somos professores. Angelina, Plínio e eu atuamos no segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, já a Thamiris é mediadora a distância no Consórcio CEDERJ e atuou recentemente como Educadora Sociambiental. 

O artigo é fruto de um trabalho sobre teorias da aprendizagem desenvolvido no âmbito de um mestrado profissional na área de ensino no qual cursamos. A motivação emergiu da nossa percepção (enquanto professores) durante o ensino remoto emergencial.  Enfrentamos o desafio de intervir de forma pedagógica e virtual partindo do nível de desenvolvimento real de cada aluno. Foi dessa forma que descobrimos o potencial pedagógico das tecnologias digitais, mais especificamente do Google Forms, para ajudar nesse processo. 

Obrigada!

Em resposta à Jéssica Raquel Pereira Ribeiro

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Que ótimo, Jéssica! Muito bom saber que vocês estão mesmo buscando aplicar as teorias nesse momento de ensino-aprendizagem tão delicado!

Como uma das áreas desse evento é sobre software livre, vocês já pensaram em substituir o uso do google por algum software livre ? Qual vocês decidiram escolher para essa tarefa?

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Jéssica Raquel Pereira Ribeiro -

Olá, Carol, boa noite! 

Como somos professores de redes públicas, nossas secretarias adotaram a plataforma do Google Classroom para a realização de suas atividades híbridas, além do uso do aplicativo whatsapp para a interação entre os professores e alunos. Considerando a dificuldade desse formato de ensino, entendemos que nesse momento a utilização de um novo aplicativo poderia dificultar o acesso de muitos, o que comprometeria ainda mais a participação remota em nossas atividades. Porém, entendemos que o uso de softwares livres é de fundamental importância para a universalização das novas ferramentas educacionais. Infelizmente nosso conhecimento sobre o tema é limitado, com uso predominante do Libre Office. Você teria alguma sugestão de software livre para nos dar?


Abraços!

Em resposta à Jéssica Raquel Pereira Ribeiro

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Oi, Jéssica!

Meu conhecimento também é limitado, mas venho num esforço de tentar aprender um pouco mais para também mudar as ferramentas que utilizo. Infelizmente, é difícil, pois a maioria das pessoas com as quais me relaciono só usa google, como é o caso do sistema de ensino que você atua.

Nesse link, tem algumas indicações interessantes: Software Livre para Ensino e Teletrabalho (ansol.org)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -
Olá, Tielle! Obrigada pelo seu empenho em tornar esse evento realidade! Abraços!
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa tarde, meus queridos!

O Google Forms é sim uma ferramenta que pode auxiliar o professor a verificar tanto os conhecimentos prévios dos alunos como também avaliar se ocorreu a aprendizagem.

Mas fiquei curiosa com a sugestão de vocês:

"Sugere-se, como trabalhos futuros, a elaboração e aplicação de uma sequência didática por meio do Google Forms em turmas do Ensino Fundamental e Médio"

Como aplicar uma sequência didática por meio do Google Forms? Já pensaram nisso? 

Deixarei como sugestão outras ferramentas que também gosto muito para aplicar questionários, enquetes, avaliações...

https://get.plickers.com/

https://www.socrative.com/

Um forte abraço.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Oi Cintia, obrigada pelas sugestões!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, autores/as, boa tarde!

Parabéns pelo trabalho desenvolvido! De fato, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), impulsionada pela aprendizagem, sugere que os estudantes podem superar dificuldades por meio da mediação pedagógica. As práticas docentes devem respeitar a individualidade de cada estudante, pois cada sujeito tem um jeito singular para aprender. O sistema educacional carece de políticas públicas focadas na formação de professores para que esses profissionais possam atuar de forma mais exitosa com a diversidade existente nas escolas.

Abraços,

Márcia

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Márcia!! Agradecemos as contribuições!

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Carolina Maia dos Santos -

Gostaria de agradecer a todos e todas que passaram por aqui ao longo dos últimos dias! Nossa troca de experiências e conhecimentos foi muito rica, aprendi muito com vocês!

Jéssica,Angelina,Plínio e Thamiris: mais uma vez, parabenizo pelo trabalho e que vocês continuem escrevendo e participando dos eventos! 

Jessica,foi um prazer estar com você! A temática de vocês é muito necessária, principalmente,para nossos professores! Espero que vocês possam seguir com a pesquisa!


Contem comigo!

Um grande abraço!

=)


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Zona De Desenvolvimento Proximal Intervenção Docente No Contexto Educacional Pandêmico | Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angelina Barros Mota Arêas, Plínio César de Andrade Faria, Thamiris Menezes de Souza

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)