Roteiro literário digital de Fernando Sabino por Belo Horizonte | Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Roteiro literário digital de Fernando Sabino por Belo Horizonte | Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

por Comissão Organizadora D -
Número de respostas: 29

Roteiro literário digital de Fernando Sabino por Belo Horizonte

Autores

• Cristina Gonçalves Ferreira de Souza POSLIT/UFMG

Palavras-chave: 

Literatura, Fernando, Sabino, roteiro, digital, BH

Resumo

Na pós-modernidade, o espaço tornou-se um elemento importante para a criação literária. Este artigo apresenta o roteiro literário digital do escritor Fernando Sabino por Belo Horizonte, produzido a partir dos locais mencionados na crônica BH – ontem, hoje e sempre. O roteiro foi elaborado com utilização da ferramenta My Maps do Google. Seu objetivo é contribuir para que o leitor amplie sua consciência acerca dos espaços literários importantes para a vida e a obra do escritor mineiro.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

Valdirene Soares Dos Santos

Alexsandro Rosa Soares

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Roteiro literário digital de Fernando Sabino por Belo Horizonte | Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

por Alexsandro Rosa Soares -

Cara autora e participantes, 

Sejam bem-vindas e bem-vindos ao UEADSL 2021-2!

Uma satisfação participar deste Congresso juntamente com vocês. E com prazer serei um dos coordenadores desta mesa.

A princípio parabenizo Cristina Gonçalves Ferreira de Souza, autora deste trabalho, por nos apresentar o roteiro literário digital, que além do proporcionar conhecimento sobre a vida e obra de Fernando Sabino, certamente serve de inspiração para tantos outros mapeamentos literários e culturais que podem ser construídos com jovens estudantes, dinamizando uma prática educativa. 

Isto posto, a autora diz que a ideia que originou o roteiro surgiu durante a leitura da crônica de Fernando Sabino intitulada “BH ontem, hoje e sempre”. E a execução foi pensada por um viés pessoal, acadêmico e/ou pedagógico? 

Anseio que o Congresso seja uma experiência incrível para todas e todos!

No mais, carpe diem e boas discussões!

Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: Roteiro literário digital de Fernando Sabino por Belo Horizonte | Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, Alexsandro, tudo bem?

Obrigada pela acolhida carinhosa ao meu trabalho! Estudo o Fernando Sabino desde a graduação e agora no doutorado tenho tido a oportunidade de reler a obra dele. E, realizando algumas pesquisas na internet, me deparei com uma matéria do jornal Estado de Minas que apresentava uma crônica não publicada do escritor sobre BH.

Quando li a crônica, pensei que seria bacana poder refazer os caminhos dele pela cidade. A partir desta reflexão, surgiu a ideia de criar um roteiro no Google Maps que poderia ser feito virtualmente e fisicamente. 

A proposta foi criar uma ferramenta para qualquer pessoa que se interesse pela obra e vida do escritor. Contudo, o roteiro poderia sim ser adaptado para o meio educacional. Nossos estudantes possuem muita habilidade com ferramentas digitais e poderiam, a partir deste roteiro, criar roteiros sobre outros assuntos de interesse sobre BH.

Além desta aplicação educacional, o roteiro possui aplicação literária, cultural e turística. 

Convido-o a fazer o roteiro e me dizer o que achou!

Abraço,

Cristina S.

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Eu amei a ideia, Cristina! Enquanto professor de ensino médio e superior ainda não tinha pensado sobre o uso do Google Maps dessa maneira. Creio que dê bons frutos. 

Anseio que os congressistas visitem o seu roteiro e se inspirem para criar outros roteiros. Bom congresso!

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Cristina!

Parabéns pela escrita do artigo e pelo desenvolvimento do roteiro literário de Fernando Sabino por Belo Horizonte. A elaboração dessa ferramenta é muito importante para a disseminação de informações acerca da construção do texto literário. Além disso, nos possibilita conhecer um pouco mais sobre esse importante escritor mineiro. Conforme mencionado pelo Alexsandro,  a sua ideia, certamente, irá inspirar outras pessoas.

Abraços e sucesso no evento!

Márcia Marília T. A. de S. Duarte

Em resposta à Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte

Olá, Márcia,

muito obrigada! Espero que o meu trabalho possa ser um exemplo interessante também para aplicação educacional de recurso do Google. 

Por outro lado, é também uma ferramenta bacana para um passeio virtual por BH!

Abraço e obrigada por participar!

Cristina S.

Olá, pessoal,
meu nome é Cristina Souza, sou doutoranda em Estudos Literários pelo Poslit da Fale/UFMG.
É um prazer recebê-los no fórum de discussão do meu trabalho "Roteiro literário digital de Fernando Sabino por Belo Horizonte"!
Fernando Sabino é um escritor mineiro muito conhecido por suas crônicas e pelo romance O Encontro Marcado.
O trabalho que exponho aqui apresenta um roteiro digital que criei a partir de uma crônica do escritor.
Peço que leia o artigo para começarmos a conversa. É curtinho, só seis páginas! (O arquivo pode ser acessado aqui)
Em seguida, convido-o a navegar no roteiro literário acessando-o aqui.
Participe de fórum comentando o artigo e dizendo o que achou do passeio virtual.
Obrigada!
Abraço,
Cristina Souza
Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Olá, pessoal!
Para quem não conhece a biografia do Fernando Sabino, recomendo o seu verbete na Wikipedia.
Acesse aqui.
Você já leu algum livro do escritor? Qual?
Abraço,
Cristina S.

por Valdirene Soares Santos -

Olá, Cristina. Seja bem vinda.

Seu trabalho é muito pertinente,  roteiro literário digital, descrevendo a vida  Fernando Sabino promove reflexão  para mapeamentos para questões literários e culturais.

Sucesso.

Atenciosamente 

prof. Valdirene 

Coordenadora de Mesa

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Olá, Valdirene, 

muito obrigada! É muito gratificante quando conseguimos transformar uma ideia simples em um trabalho acadêmico que possui aplicações no dia a dia.

Abraço e obrigada por participar!

Cristina S.

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Olá, Cristina!

Primeiramente, parabenizo pela ideia, bem como pela escrita do texto! Gostei de conhecer um pouco as perspectivas sobre o espaço abordadas no artigo e me recordei das discussões da geografia humanista. O seu roteiro literário digital é uma ferramenta potente quanto à aproximação das memórias afetivas do autor! Abraços e sucesso na tese!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Olá, Bruna,

muito obrigada! Foi a primeira vez que abordei de forma mais consistente a questão do espaço na obra do escritor e vejo que é um assunto poderá render boas reflexões na tese. Gostei bastante de trabalhar o tema da cartografia literária e vou pesquisar mais sobre a geografia humanista que menciona acima.

Abraço e obrigada por participar das discussões!

Cristina S.

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Boa tarde, Tielle,

obrigada! Estou lendo e participante de outras discussões. O evento está muito rico!

Abraço,

Cristina S.

por Emilly Martins -

Parabéns pelo trabalho, Cristina!

Que ideia fascinante essa de abordar memórias dos lugares importantes para o autor, que por sinal sou grande fã! É como andar por onde ele andou, visitar Belo Horizonte pelos olhos do Sabino.

O Google Maps é uma ferramenta bem necessária no mundo de hoje, é bom saber que ela pode ser usada em vários aspectos educacionais e sociais também. 

Espero que seu trabalho inspire outras pessoas e que as obras de Sabino continue encantando a todos! 

Abraço! 

Em resposta à Emilly Martins

Olá, Emilly,

muito obrigada por prestigiar meu trabalho! Sim, o Fernando Sabino e sua obra são apaixonantes!

Fazer uma viagem por BH pela visão dele é fazer um viagem amorosa e cultural.

Abraço,

Cristina S.

por Jennifer da Silva Gramiani Celeste -

Olá a todos!

Gostaria de parabenizar a autora pelo desenvolvimento de um trabalho tão bacana e atual!

Como estudiosa da área das novas tecnologias em diálogo com a literatura, sugiro, ainda, o software StoryMap JS. Ele possibilita traçar uma narrativa em forma de rota que pode ser interessante se utilizado para fins didáticos, por exemplo.

Abraços,

Jennifer.

Em resposta à Jennifer da Silva Gramiani Celeste

Olá, Jennifer,

muito obrigada por prestigiar meu trabalho! Vou pesquisa a ferramenta sugerida!

Abraço,

Cristina S.

por André Vianna Maricato -

Olá, Cristina! 

Me aventurei pelo texto do seu artigo e pelo roteiro literário! Achei muito legal!

É um trabalho que nos faz transitar entre as linhas da tecnologia e do aprendizado de maneira leve e poética!

Um abraço!

Em resposta à André Vianna Maricato

Olá, André,

que bom que gostou do passeio! É uma maneira muito bacana de aliar tecnologia e literatura. Fiquei muito satisfeita com o resultado!

Obrigada por prestigiar meu trabalho!

Abraço,

Cristina S.

Cara autora, quero parabeniza-la pelo trabalho mais uma vez. Foi muito bom participar dessa discussão. Espero encontra-la por aqui nas próximas edições.

A todas, todos e todes, gratidão e muito sucesso!

Até o próximo UEADSL!

Olá, Alexsandro,

eu que agradeço pela gentileza de coordenar a mesa!

Certamente, pretendo voltar!

Grande abraço!

Cristina Souza

Caros participantes,

gostaria muito de agradecer por prestigiarem meu trabalho e pelas riquíssimas contribuições!

Deixo aqui o meu contato para quem quiser conversar mais longamente sobre a minha pesquisa sobre Fernando Sabino, que desenvolvo no Poslit da Fale/UFMG: cristinasouzadutra@gmail.com

Notícia de jornal – Crônica de Fernando Sabino · Revista Arara Clássicos

Abraço a todos e até um próximo evento!

Cristina Souza

por Daniel Roger Gomes Martins -

Olá, Cristina!

Parabéns por apresentar um projeto tão interessante como este, em que é feita uma espécie de reconstituição dos caminhos que Sabino percorreu, os lugares, a paisagem e os sentimentos que essas imagens provocam nele. Foi uma ótima e prazerosa atividade a leitura do seu trabalho. Certamente inspirará outras pessoas a se enveredar por esse caminho dos espaços na literatura.

Mais uma vez, parabéns!

Daniel Roger.

por Eliane Marina Palhares Guimarães -

Parabéns Cristina pelo trabalho realizado. O trajeto literário construído é muito interessante.  Você apresenta uma ideia inovadora que certamente abrirá caminhos para outras iniciativas semelhantes. 

por Valdirene Soares Santos -

O trabalho apresentado é muito  válido. 

Qual opiniões de vocês? 

Participem!

ótimo evento à todos!

Ate.t

Valdirene Soares 

Coordenadora de Mesa.

por Maria Augusta Rodrigues de Oliveira -

Olá Cristina,

Gostei muito do texto e da ideia do roteiro, associando os espaços da cidade à criação de um vínculo afetivo e de memória. Fiquei curiosa também para conhecer mais a fundo a obra de Fernando Sabino. Parabéns pelo trabalho e muito sucesso sempre!!

Abraços,

Maria Augusta

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)