Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 28

Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo

Autores

  • Fábio dos Santos Coradini. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda dos Santos Coradini. Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Palavras-chave: 

Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Educação, Família

Resumo

O presente estudo faz uma breve abordagem no contexto intrínseco do mundo autista, não o tratando como um espaço isolado, mas buscando entender o mal entendido. A proposta é trazer à tona algumas das prescrições que norteiam misteriosamente a criança autista ou com Transtorno do Espectro Autista. Falar sobre o tema proposto nos direciona para um aglomerado de dúvidas e curiosidades as indagações foram buscadas por meio de estudos de casos, observações da realidade autista e documentários que abordem o tema.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Maíra ferreira Sant'Ana

Jaqueline Dias da Silva

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá! Sejam todos bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Me chamo Maíra Ferreira Sant’Ana, sou doutoranda em Linguística na UFMG,  e  uma das coordenadoras de mesa do evento.

Desejo a todos um ótimo Congresso e, claro, convido a todos para a interação!

 

O artigo ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PERSPECTIVA DO AUTISMO, de autoria de Fábio dos Santos Coradini e Fernanda dos Santos Coradini, discorre sobre algumas prescrições que envolvem a criança autista ou com Transtorno do Espectro Autista.

Conforme os autores, “(...) o AEE realizado com   as   crianças  autistas   ou   do  Transtorno   do   Espectro  Autista,   em parceria com a família e com o conjunto escolar, não deve se limitar apenas a promover a integração social do indivíduo, mas também buscar sua autonomia e independência na vida diária bem como provocar a possibilidade de inseri-lo no mercado de trabalho na idade adulta, contribuindo para garantir sua cidadania e sua proteção integral enquanto cidadão” (p.5-6). A partir disso, pergunto: o que vocês pensam a esse respeito? O que pode ser feito para que isso ocorra, de fato?
 
Vamos interagir!


Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Noite Maíra. 

Obrigado pelos comentários.

Primeiro quero expressar a minha felicidade em construir este texto com minha irmã, Professora de Educação Especial a mais de 10 anos na Prefeitura de Nova Venécia, cidade do norte do estado do ES.

A anos minha irmã trabalha diretamente com crianças autistas e percebe-se que as devidas ações se diferem de estado para estado, principalmente no que se concerne no atendimento e cuidado com essas crianças. 

Os níveis do Autismo impactam diretamente no modo como o AEE deverá ser desenvolvido. Essa condições se estabelece em um eixo importante da construção social, que envolve, família x escola x políticas públicas. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá, Fábio!

Muito interessante o seu comentário, que, ao mesmo tempo, nos contextualiza sobre o seu trabalho e a grande relevância do mesmo.

Realmente é necessário discutir mais sobre o autismo, que, como muito bem destacado, se apresenta em variados níveis, devendo, destarte, o AEE se adaptar a esses.

Abraço!

Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Querida Maíra, boa tarde. 

Depois de ontem, precisamos articular tantas coisas socialmente. 

A Educação se perde em meio a tanto descuido e desvinculo entre as classes. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fernanda dos Santos Coradini -

Boa Tarde Maíra. 

Obrigado pela mediação e comentários. 

O AEE entrou na minha vida a partir da necessidade e do momento em que me tornei uma professora inexperiente na Educação Especial. 

Meus primeiros desafios foram os autistas, em especial os mais novos. Os desafios eram enormes dentro da escola pública e nos assentamentos, visto 

o despreparo do espaço, a má formação de nós professores, porém algo maior sempre me motivou, o amor pelo educar. 

Me virei nos 30, mas consegui caminhar em direções importantes para dar qualidade de vida a essas crianças. 

Abraços a todos, 

Fernanda Coradini

Em resposta à Fernanda dos Santos Coradini

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Maíra Ferreira Sant\Ana -

Olá, Fernanda!

Parabéns pela pesquisa e por essa busca por conhecimento.

Realmente o AEE é desafiador e, por isso, pesquisas como a de vocês são tão importantes e necessárias.

Abraço!  


Em resposta à Maíra Ferreira Sant\Ana

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Wadslene Soares Cândido Tavares -

Boa Tarde a todos. 

Esse menino não para né ... lindo de ver esse jogo de possibilidades neste evento. 

Muito feliz em participar e principalmente em poder ter contato com tantas vertentes teóricas e possibilidades de 

diálogo com profissionais diferenciados. 

Parabéns aos irmãos pelo trabalho, neste momento em que o nosso Ministro da Educação faz vergonha frente a inclusão escolar, 

precisamos muito de eventos assim ...

Abraços, 

Wadslene Soares Cândido Tavares


Em resposta à Wadslene Soares Cândido Tavares

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Tarde Wads. 

É verdade minha amiga, mas pensando nos diversos contextos da educação, não podemos deixar

de debater e construir ambiências capazes de mobilizar mais pessoas. 

Obrigado por estar aqui. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Jussara De Paula Da Silva Moura -

Olá,Fábio e Fernanda. 

Parabéns aos autores pela escolha e nos trazer um contexto intrínseco do mundo autista.

Sou professora de educação especial e sabemos que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) veio estabelecer novas formas de agir com o público alvo da Educação Especial. Em se tratando do educando com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sua entrada é relativamente recente e desperta na escola situações desafiadoras. Para tanto, existe a necessidade de construção de um plano de AEE condizente com as necessidades individuais.

Grata.

Jussara

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Noite Jussara. 

Que alegria poder discutir isso com alguém que vivencia as dificuldades que as familias e professores enfrentam na condução de qualidade educacional para os 

alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entrada desses alunos impacta diretamente na sala de aula, na didática e evidente que a sua entrada é relativamente recente e desperta na escola situações desafiadora.

Mas com esforço e cuidado, nós professores, vamos nos apropriando da necessidade de olhar com respeito e zelo para esse alunos. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fernanda dos Santos Coradini -
Boa Tarde Jussara. 

Importante demais essa nova construção do AEE, até mesmo para que nos direcione a mais facilidade no desenvolvimento 

dos trabalhos individualizados com cada aluno, visto as suas especificidades. 

Hoje estou com dois autistas na sala de aula regular e o mais novo com 7 anos necessita urgente de um AEE direcionado e específico, 

visto a impossibilidade atual de construção da rotina. 

Abraços e que possamos trocar bastante experiências. 

Fernanda Coradini
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Jaqueline da Silva -

Sejam todos bem-vindos ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2!🤓📚🔎🌻🤝🏾

O artigo intitulado “Atendimento Educacional especializado na perspectiva do autismo" dos autores Fábio dos Santos Coradini e Fernanda dos Santos Coradini disserta sobre o atendimento especializado para o aluno autista. A partir da análise cronológica de estudos sobre autismo aos autores consideram a Lei nº 12. 764/2012 que institui uma política voltada para proteção de pessoas com autismo. Além disso, os autores expõem a importância de estratégias de ensino diferenciadas e específicas para o autista considerando suas necessidades específicas.  Por fim, os autores destacam que o atendimento educacional especializado deve incentivar a independência do autista na vida cotidiana.   

Convido a todos e todas para o debate sobre a temática apresentada e destaco a relevância desse assunto não só para a área da educacional como todo contexto social. 

A contribuição de todos é importante para a construção de um rico debate.

Que tenhamos uma excelente discussão!

Vamos que vamos, 

Jaqueline Dias  (Coordenadora de mesa) 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Querido Jaqueline, boa noite. 

Obrigado pelos comentários. Destaco em sua fala: "o atendimento educacional especializado deve incentivar a independência do autista na vida cotidiana".

Um dos maiores desafios para os professores está justamente em manter essa relação da independência com as práticas sociais e familiares. 

Entramos em um debate que a educação irá proporcionar possibilidade para que este aluno potencialize a vida desse aluno, porém não cabe apenas aos professores e escola, mas ao contexto que convive e vivenciar as ações e práticas desses alunos, familia x escola x sociedade. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Jaqueline da Silva -

Olá, Fábio! 

Estamos vivenciando um momento de grandes transformações em todas as áreas de nossas vidas e trazer a questão do estímulo à independência do autista como responsabilidade de todos é um questão urgente e que precisa extrapolar os limites escolares. 

Excelente debate! Confesso que estou aqui pensando meu papel (para além da escola) nesse processo.

Forte abraço! 

 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Tarde Jaqueline, tudo bem?

Estamos vivenciando situações de extrema tensão de desequilíbrio público. Porém, ainda pior se torna quando nos 

deparamos com um Ministro da Educação desumanizado e que não articula seus conceitos e suas crenças com a vida em sociedade, seus direitos 

e obrigações. 

Precisarmos articular ainda mais pautas como AEE e inclusão escolar, para que nossas crianças não continuem sendo estigmatizadas e alocadas

em mundos paralelos ao de direito. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fernanda dos Santos Coradini -

Querida Jaqueline, boa tarde. 

Obrigado pela recepção e calorosos comentários. 

Hoje me sinto tão feliz por ter transformado a vida de tantas crianças e adolescentes. 

Os desafios na escola dos assentamentos eram enormes e ver os alunos em desenvolvimento, era mágico para mim, principalmente 

porque no meu início as famílias eram complicadas, não aceitavam os diagnósticos e complicavam as nossas vidas na escola. 

Muitos aprendizados. 

Abraços, 

Fernanda Coradini

Em resposta à Fernanda dos Santos Coradini

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

 

É minha irmã, foi muito luta nesta trajetória heim ... 

Parabéns por todo a sua construção como professora. Esses alunos precisam demais de pessoas humanizadas e que 

respeitem seu limites e potencialidades. 

Vamos que vamos ... precisamos mudar muita coisa ainda. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Fernanda dos Santos Coradini

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Jaqueline da Silva -

Olá, Fernanda!

Que bom saber que seu trabalho proporciona momentos de tanto aprendizado. 

Identifiquei-me como a situação da negação do diagnóstico de filho com autismo. Tenho um filho de 7 anos e quando ele tinha 3 , a professora da escola "comentou" sobre a possibilidade dele ser autista e já fiquei tensa por ser um mundo ainda desconhecido. 

Após procurar por orientação de profissionais da saúde o comentário não se confirmou. Mas, confesso que me pego pensando nesse processo e também a melhor forma de trabalhar com crianças autistas. 

Obrigada por tão valiosas contribuições!

Saudações acadêmicas!

Jaqueline Dias 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Tarde Tielle. 

Obrigado pelas orientações. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Carlos Andre Evangelista dos Santos -

Boa Tarde aos autores. 

Parabéns pelo texto e as posições quanto ao AEE. Meu contato é simplório nestas questões, porém 

perante aos últimos posicionamentos do Ministro da Educação, faz-se necessarios determinadas pautas

serem levantadas para o combate ao preconceito e despreparo dos profissionais e legisladores. 

Abraços, 

Carlos Andre

Em resposta à Carlos Andre Evangelista dos Santos

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Obrigado Carlos por apreciar meu trabalho e sempre estar ao meu lado. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Tielle Alves Souto -

Boa noite a todos, 

Parabéns por abordar esse tema que é tão necessário de ser discutido no meio educacional. Sabemos que o autismo foi tratado por muito tempo (assim como apontado no texto) como um transtorno emocional.

Sempre tentei ter um olhar atento sobre, pois além de educadora, sou mãe, e sabemos que, quanto antes a criança tiver um acompanhamento adequado, mais chances de se desenvolver de forma mais significativa. Existe um desenho infantil, que se chama Pablo (muito interessante) que mostra o olhar da criança autista, mas claro, não podemos generalizar, é apenas uma forma de entendermos melhor alguns comportamentos. Mas ele me chamou a atenção por abordar a temática de forma leve. 

Achei muito interessante vocês apontarem que o AEE não se deve se limitar apenas a promover a integração social do indivíduo, mas também buscar sua autonomia e independência na vida diária.
Devemos pensar nessas pessoas de forma integral, que deveriam ter o direito de entrar no mercado de trabalho, suas atividades diárias e outras questões. 

Abraços

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Tielle, boa tarde. 

Exatamente, você pegou a essência, pois antes da escola lidar com um corpo estigmatizado, esse corpo com voz e posicionamentos

precisa ser entendido, compreendido e praticado, pois somos seres complexos, com significações e fabulações e acima de tudo, vivos e com 

papéis sociais. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, Fábio e Fernanda,

quero parabenizá-los pelo artigo que versa sobre assunto tão importante e pouco explorado que é o autismo

Gostaria de saber se teriam algum material de referência de AEE para indicar.

Abraço,

Cristina Souza

Em resposta à Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Fábio dos Santos Coradini -

Querida Cristina, boa tarde. 

Primeiro obrigado por tirar um tempinho e vir aqui apreciar nosso trabalho. 

Sim, temos material para referencia, estarei postando aqui para você ou lhe encaminhando por email caso tenha interesse. 

Um enorme abraço, 

Fábio Coradini

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Fábio e Fernada, boa tarde!

Parabéns pela artigo. É fundamental discutir temas relacionados ao autismo. Crianças autistas sempre estiveram presentes nas escolas, o que muda é que antes não eram diagnosticadas e, atualmente, estão sendo. Eram vista como crianças difícieis e desobedientes. O plano de AEE é fundamental para esses alunos, mas, acima de tudo, devem ser incluídas no contexto da sala de aula comum. Ceve ser elaborado um Plano de Desenvolvimento individual (PDI), pois por meio desse instrumento de individualização/diferenciação do ensino, é possível proporcionar a aprendizagem a este estudante de modo que obtenha êxito e aprendam em igualdade. O trabalho colaborativo entre professores regentes e de AEE  deveria ser uma prática real no dia a dia das escolas.

Abraço,

Márcia

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do Autismo | Fábio dos Santos Coradini, Fernanda dos Santos Coradini

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)