Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Comissão Organizadora D -
Número de respostas: 20

Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia

Autores

  • Elisama De Sousa Ferreira UFVJM
  • Adilson Gomes Santos UFVJM
  • Eliude De Sousa Ferreira UFVJM
  • Irene Dos Santos Lopes UFVJM
  • Maurício Teixeira Mendes CEFET-MG

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever algumas experiências
que ocorreram no âmbito do programa Residência Pedagógica do curso de
Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do
Jequitinhonha e Mucuri. As vivências relatadas aconteceram no núcleo de
alternância presente na comunidade Padre João Afonso, no qual os residentes
discutem as temáticas agroecologia e educação patrimonial associadas ao
contexto da comunidade e da escola.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Paula Aparecida Diniz Gomides

Mateus Miranda

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Mateus Miranda -

Queridos autores e participantes,

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Meu nome é Mateus e estou aqui, em parceria com a Paula, para abrir o debate. Contamos com a participação de vocês!

O trabalho em pauta, intitulado “Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia”, foi conduzido por Adilson Santos, Elisama Ferreira, Eliude Ferreira, Irene Lopes e Maurício Mendes. Parabéns pelo trabalho! 

Como mencionado no artigo, a pandemia evidencia, em certos contextos, problemas “como a  falta   de   acesso   à   internet, a necessidade da discussão da inclusão digital e da democratização do acesso à internet”. Nesse sentido, vocês poderiam falar um pouco mais sobre as ações tomadas e/ou discutidas para a realidade de escolas do campo?

Abraços e bom evento sorriso

Mateus



Em resposta à Mateus Miranda

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Jussara De Paula Da Silva Moura -

Querid@s participantes, boa noite!

Espero que estejam bem. 

Parabéns aos autores pelo brilhante trabalho,gostaria que vocês falassem como foi a experiência de que vocês vivenciaram?  

Grata.

Jussara


Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Olá, bom dia a todtod@s, sou  a Irene. Essa experiência, foi um experiência boa, ainda mais por saber, dos benefícios de se produzir de forma agroecológica tanto para o meio ambiente quanto para a nossa própria  saúde, também é gratificante saber que com um pouco, que fazemos tanto no quintal quanto na horta da própria casa já faz a diferença. 

Em resposta à Mateus Miranda

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Boa tarde a tod@s!Neste sentido, as ações a serem tomadas para solucionar ou diminuir esses impactos na área da educação nas escolas do Campo, tem tido discussões com os educadores com relação a inclusão digital, e os investimentos deviam vir  por parte dos governantes, com investimentos em inclusão digital,  para os sujeitos das escolas do Campo, pois o que temos tido com frequência na área da Educação é exclusão e cortes em vez de investimentos .

Em resposta à Irene Dos Santos Lopes

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Irene!

No meu mestrado (2017-2019) fiz o mapeamento de Laboratórios de Informática (LI) bem como o uso deles em propostas pedagógicas em 9 escolas do campo no Rio Grande do Sul. Acredite os LI existem, mas tudo sucateados, pois em governos passados foi investido em LI nas escolas do campo mas nunca se preocuparam em manutenção, bem como com a capacitação dos professores. Esta problemática é muito antiga. Basta olharmos a quantidade de programas como Internet para todos ou Um computador por aluno e, verificar se realmente funcionou. 

Encontrei nessas escolas estes LI sem uso, sucateados e os professores despreparados, essa foi a realidade. E o alunos? Estes todos com um celular na mão e "incluídos" nas tecnologias digitais de certa forma. 

O que fazer? Cobrar? Sim, devemos cobrar e fiscalizar. 

Porque de nada adianta programas, projetos e leis se não fiscalizarmos o que está acontecendo, para onde vai essa verba. É triste ver 30 computadores tudo amontoados num canto.

Um bom evento, abraços. 

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Infelizmente Cíntia, o que temos ou melhor não temos essas ferramentas nas maioria das escolas, e as que têm,  vam acabando exatamente por falta de manutenção e ou parece ser so para exposição por não  proficional qualificados na área, tem escolas com sala com computadores que estudantes nunca usaram mas os sistemas não  são mais compatíveis. 

Realmente não  é  fácil. 

Obrigada, por prestigiar o nosso trabalho. 

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Infelizmente Cíntia, o que temos ou melhor não temos essas ferramentas nas maioria das escolas, e as que têm,  vam acabando exatamente por falta de manutenção e ou parece ser so para exposição por não  proficional qualificados na área, tem escolas com sala com computadores que estudantes nunca usaram mas os sistemas não  são mais compatíveis. 

Realmente não  é  fácil. 

Obrigada, por prestigiar o nosso trabalho. 

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Infelizmente Cíntia, o que temos ou melhor não temos essas ferramentas nas maioria das escolas, e as que têm,  vam acabando exatamente por falta de manutenção e ou parece ser so para exposição por não  proficional qualificados na área, tem escolas com sala com computadores que estudantes nunca usaram mas os sistemas não  são mais compatíveis. 

Realmente não  é  fácil. 

Obrigada, por prestigiar o nosso trabalho. 

Em resposta à Mateus Miranda

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Eliude de Sousa Ferreira -

A pandemia  evidencia  certos  contextos, tais como a falta de internet para os alunos  dessa escola. Diante da impossibilidade  da escola realizar aulas online, as atividades  escolares  estão  sendo realizadas  no ensino  remoto  por meio do PET impresso.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, prezados autores.

Parabenizo os autores pelo estudo e pela temática.

Já fui tutora em um curso de Graduação na Educação do Campo e conheço de perto as dificuldades que o sujeito do campo enfrenta. No texto vocês trazem a importância da contextualização da agroecologia, principalmente na prática o que é de suma relevância para o sujeito campesino.

Parabéns mais uma vez pelo projeto e que vocês tenham muito sucesso nesta jornada.

Convido os autores para conhecer o trabalho

APLICATIVOS MUSEOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

 para troca de saberes e/ou sugestões.

Abraços e um bom evento.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais para participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Paula Aparecida Diniz Gomides -

Prezados autores, li o texto de você com muita alegria. Estou na coordenação desta mesa e certa de que teremos ainda discussões muito ricas sobre a educação no campo, principalmente neste momento de pandemia. Penso que este é, sobretudo, um momento para pensarmos sobre a forma como nosso ensino tem se desenvolvido, sobretudo, para que possamos pensar em estratégias para tempos de crise como este, que, no futuro, certamente nos acometerá mais uma vez. É preciso que estejamos preparados e também com governos que incentivem e invistam na educação para que possamos avançar. Parabéns pelo trabalho!!

Em resposta à Paula Aparecida Diniz Gomides

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -
Nós que agradecemos pelo prestígio, e neste sentido  precisamos de um grande empenho sobretudo dos formadores da Educação para lutarmos por investimentos na educação,  sobretudo nas escolas do Campo.
Em resposta à Irene Dos Santos Lopes

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Certamente, governos que estejam de mãos dadas com a Educação faz a diferença. 

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Ângela Rita Teixeira -

Olá, Autores(as)!

O texto aborda muito bem as contribuições do Residência Pedagógica para os residentes, a equipe envolvida nos trabalhos, a escola e a comunidade em si, pois revela que as reflexões e estudos realizados são de extrema relevância para uma formação crítica, contextualizada e, possivelmente como destacam nas perspectivas desejadas, que levem a uma educação libertadora.

Parabéns!

Em resposta à Ângela Rita Teixeira

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Sim Ângela, com certeza almejamos uma educação libertadora.

Nós que agradecemos pelo prestígio!

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Daniel Roger Gomes Martins -

Olá, pessoal!

Gostaria de cumprimentar os residentes da Licenciatura em Educação do Campo, pois também faço parte da Residência Pedagógica aqui onde estudo, e com certeza é uma experiência única. Certamente que para vocês também está sendo uma ótima oportunidade, ainda mais em um curso tão importante como a LEC.

Dito isso, gostaria de saber de vocês como está sendo enfrentar os desafios que certamente apareceram, como a já citada dificuldade de acesso à tecnologia por parte dos alunos.

Parabéns pelo trabalho!

Daniel Roger.

Em resposta à Daniel Roger Gomes Martins

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Irene Dos Santos Lopes -

Olá, Daniel! 

Obrigada por prestigiar o nosso trabalho!

Não  esta sendo fácil, muitos dos estudantes, por não ter condições financeira vamos dizer (boa), não consegue nem o aparelho celular ou computador, e nem manter a franquia de internet.  Então alguns estudantes se uniram com demais, seja de escolas estaduais ou universitários de mesma comunidade fizeram uma (vaquinha)e colocaram internet, claro que dentro de suas condições, isso que dizer que é uma internet limitada de pouca franquia que é  as condições que estão tendo, isso, estou dizendo na minha região, e não contempla a todo@s,  mas também não é uma ação pública. 

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Mateus Miranda -

Olá, pessoal!

O nosso evento chegou ao fim.

Queremos agradecer a todos e todas que participaram da discussão!

Parabéns pelo trabalho!

Um abraço!


Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Experiências do programa Residência Pedagógica na Educação do Campo; Educação Patrimonial e Agroecologia | Elisama De Sousa Ferreira , Adilson Gomes Santos , Eliude De Sousa Ferreira , Irene Dos Santos Lopes, Maurício Teixeira Mendes

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)