Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 25

Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise.

Autores

  • Gabriella Carvalho Consentino. UNIRIO

Resumo

O isolamento social e a quarentena obrigatória transformaram a sociedade em qual vivemos. Diante deste cenário e devido a um trabalho de conclusão de curso, se levantou o questionamento sobre a realidade enfrentada por mulheres, professoras e mães. Uma revisão de literatura junto a uma breve análise dos dados trazidos pelo questionário nos mostra que a situação de algumas destas mulheres pode ser entendida e definida como síndrome de Burnout.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Valdirene Soares dos Santos

Thaís Cerqueira Faria

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Thais Cerqueira Faria -

Olá, participantes do UEADSL 2021.2!

Meu nome é Thais Cerqueira e estarei atuando como Coordenadora de Mesa nesta comunicação.

Gostaria de parabenizar a autora Gabriella Carvalho Consentino pela temática do artigo, pois ela é muito pertinente, principalmente, nestes momentos pandêmicos.

Para iniciar nossas discussões, gostaria de saber o que levou a autora desenvolver esta pesquisa. 

Desde já, agradeço a participação de todos!

Thais Cerqueira Faria

Mestra em Ensino e suas Tecnologias - Instituto Federal Fluminense (IFF)

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Olá, Thais! 

Muito obrigada!

O caminho até o desenvolvimento deste trabalho foi longo e se iniciou durante a construção do meu trabalho de conclusão de curso. Sou educadora da rede privada e vivi as intensificações e precarizações causadas pela pandemia de perto, horas de trabalho, cansaço, estresse, falta de interesse pra fazer qualquer coisa relacionado as redes sociais e até mesmo passar tempo com a minha família. Eu só pensava em descansar para começar tudo de novo no dia seguinte. A partir disso meu tema de monografia surgiu e durante a construção dele notei que mulheres relatavam maior cansaço, fiz um link com a sociedade patriarcal em que vivemos e todas as múltiplas tarefas que precisamos dar conta. Como a minha monografia não tinha este tema central, achei que era importante encontrar outro espaço onde pudesse falar sobre a sobrecarga das educadoras que aumentou durante a pandemia, então aqui estou! Muito animada e ansiosa pelo que virá! 

Em resposta à Gabriella Consentino

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Thais Cerqueira Faria -

Olá, Gabriela!

Entendo perfeitamente essa situação: vivo a mesma coisa! 

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Thais Cerqueira Faria -
Olá, bom dia!


Lendo algumas discussões aqui, principalmente, envolvendo saúde mental: tenho umas três colegas de profissão que abandonaram o magistério na pandemia, devido a insatisfação com a profissão nesse momento... Poderia opinar sobre esta questão?

Em resposta à Thais Cerqueira Faria

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Bom dia, Thais

Conheço alguns colegas que também optaram por se aposentar ou para irem atuar em outras áreas. Para mim é totalmente compreensível como ao mesmo tempo muito grave e triste. Sabemos muito bem que ninguém escolhe o magistério por reconhecimento financeiro, mas sim por ser algo que te move e faz sentido para você. Pensar que pessoas que dedicaram anos a isso se viram obrigadas a deixar tudo para trás pelo cansaço, estresse, sintomas físicos e emocionais, pela falta de políticas públicas e principalmente pela falta de responsabilização dos nossos governantes é lamentável. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Edivaldo Rafael de Souza -
Olá, Gabriella Carvalho Consentino. Gostei da temática do seu texto. Visto que, realmente durante essa Pandemia de Coronavírus profissionais da área da educação estão cada vez mais sobrecarregados com bastante trabalho relacionado a parte pedagógica. Além disso, ocorrem muitas cobranças correlacionadas a capacitação profissional e também a parte burocrática, por exemplo, com o preenchimento de documentos, planilhas, dentre outros. Isso tudo através do ensino remoto. Através disso, quero lhe perguntar qual a sua opinião sobre o ensino híbrido, ou seja, será que esse sistema de ensino poderá causar ainda mais complicações na saúde dos(as) professores(as)? 


Cordialmente, Edivaldo Rafael de Souza. 


Em resposta à Edivaldo Rafael de Souza

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Olá, Edivaldo! Muito obrigada pela sua participação e interesse no meu trabalho. 

Pelo que tenho presenciado o ensino híbrido dependendo da forma que for feito pode ser até mais desgastante para os professores. Pensemos no professor que tem que dar aula para o virtual e para o presencial ao mesmo tempo. Dividir sua atenção entre uma tela de computador e alunos no espaço físico, dúvidas dos dois lados, pensar uma aula que se adeque aos dois públicos, material pedagógico para ambos os lados, diminuir os prejuízos para que ninguém se sinta prejudicado e por ventura possa resultar em reclamações, se adequar as tecnologias que precisam estar em sintonia na sala de aula e fora a necessidade de falar por horas com uma mascara - o que resulta muitas vezes em maior cansaço físico e desgaste da voz.  Acho que ao final sair do ensino remoto para o ensino híbrido já foi um momento de muita tensão e desgaste e que continua se agravando pela falta de segurança sanitária que ainda vivemos e também por falta de recursos tecnológicos que permitam uma melhor adaptação ao momento.

Abraços,

Gabriella Consentino. 
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Esse viés abordado em que planifica as mulheres como destaque é muito necessário. Acredito que em tempos pandêmicos as mulheres estão desempenhando muito mais funções, entretanto, com o mesmo tempo que em períodos não pandêmicos. Entendo que muitas outras implicações à medida que o tempo passar despontarão na sociedade, com quadros ainda mais agravados. Nessa linha, como as autoras avaliam a atuação governamental nesse período pandêmico para com as mulheres? Desde já agradeço.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Olá, Alexsandro! Muito obrigada pela sua participação e interesse no meu trabalho. 

Acredito que a atuação governamental foi terrivelmente falha, descentralizada e pouco preocupada com os impactos do ensino remoto tanto na vida dos profissionais da educação quanto na vida dos alunos. Vemos e observamos publicações e decretos muito vagos, promessas de melhoria que quando perguntadas aos professores nunca aconteceram ou foram amplamente divulgadas. Dessa forma, também não houve preocupação com a sobrecarga das mulheres, não havendo nenhuma política específica como tentativa de minimizar o que estava e está acontecendo. 

Abraços, 

Gabriella Consentino. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Antonio José de Souza -

Olá, Gabriella!

Antes de qualquer coisa, quero parabenizar por seu pertinente trabalho.

Eu sou filho de uma professora-mãe-solteira e, voltando ao passado, é possível constatar o quanto foi difícil para minha mãe desempenhar as múltiplas e diferentes expectativas. O seu estudo, lembra-nos de que, ainda, temos uma conjuntura desfavorável às mulheres.

Nessa perspectiva, gostaria de saber sua opinião pessoal-de-mulher-e-futura-professora sobre o que poderia ser feito, no âmbito das Políticas Públicas, no sentido de mitigar os efeitos destacados no seu estudo.

Forte abraço!

Antonio José de Souza

Em resposta à Antonio José de Souza

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Olá, Antonio! Muito obrigada por sua participação e interesse no meu trabalho! 

Fico feliz que meu estudo tenha sido capaz de te trazer esta memória e pensar sobre esta perspectiva. 

Na minha opinião, as políticas públicas para o atual momento devem ser pensadas considerando a sobrecarga que o ensino remoto já traz naturalmente e a partir disso provendo salários que acompanhassem esse aumento de carga ou o que acho mais correto, a obrigatoriedade de  contratação de mais profissionais para que dessem suporte e dividissem as tarefas com os profissionais que já estão na linha de frente. No caso especifico das mulheres, acredito que o ideal seriam legislações que considerassem suas múltiplas demandas e através de isso concedessem maior tempo de descanso ou então que este aumento também fosse contabilizado em suas aposentadorias.  Fora a necessidade de políticas que tratassem da necessidade de inovações tecnologicas, formações continuadas e democratização da internet. 

Abraços, 

Gabriella Consentino. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Valdirene Soares Santos -

Prezada autora, seu trabalho  discuti sobre a  síndrome de Burnout, na pandemia , sem dúvida  é muito pertinente.

Desejo sucesso

at, te

Profa. Valdirene Soares

Coordenadora de Mesa

Em resposta à Valdirene Soares Santos

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Thais Cerqueira Faria -

Olá, participantes do UEADSL 2021.2!

Desde já, agradeço a participação de todos!

Gostaríamos de discutir, refletir e analisar mais sobre a temática com vocês ! Estamos a disposição ...



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Edvane Bento -

Apesar da pesquisa ter sido feito com mulheres educadoras  do Rio de Janeiro, muitas educadoras de diversos estados, foram impactadas nesse trabalho remoto, muitas ferramentas e instrumentos tecnológicos inseridos subitamente em suas vidas nesse cenário pandêmico, causando vários prejuízos e muitos desafios sem muito envolvimento por parte do governo. A mulher educadora mais uma vez mostrou garra, força, compromisso em vencer todos os obstáculos lhe impostos nesse trabalho remoto e, acredito que tais prejuízos adquiridos ao longo dessa jornada se deu em razão de acúmulo de tarefas tanto pessoais como o peso da responsabilidade de fazer valer o enfrentamento à esse desafio do trabalho on-line.

Em resposta à Edvane Bento

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Ola, Edvane! Muito obrigada pela sua participação e interesse no meu trabalho! 

Concordo totalmente com suas colocações! Acredito que um estudo mais amplo e envolvendo a realidade mais educadores nos trouxesse um panorama ainda maior do que vem acontecendo e deixasse ainda mais claro como os profissionais da educação ficaram largados a própria sorte. 

Abraços, 

Gabriella Consentino. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Elizabeth Márcia Pereira -

Parabéns, Gabriella Carvalho!

O seu trabalho é muito importante porque ele traz uma verdade que foi ignorada pela sociedade: os professores trabalharam durante o isolamento social. Estudaram muito. Buscaram formações sobre ferramentas tecnológicas que os ajudassem na escuta ativa e no acesso ao aluno de forma interativa, acessível e rotineira. Trabalharam muito. A escola funcionou com a materialidade do professor, desde a Internet, os dispositivos eletrônicos, a privacidade do lar dele transformada em sala de aula e até as horas a mais, tão bem relatadas no seu trabalho, Gabriella.

Outro ponto muito importante foi o adoecimento devido a todos os fatores mencionados no seu artigo e também devido ao assédio moral exercido por muitas diretoras e coordenadoras pedagógicas que, em meio ao caos, queriam que as respectivas escolas fossem modelos de um novo paradigma de ensino/aprendizagem. Num momento que nenhuma autoridade soube apontar o caminho, coube aos professores, principalmente das escolas públicas, construírem uma ponte para tentar tirar os alunos do ensino público do abandono pelo puder público e do apagão educacional gerado pela pandemia.

Gabriella, como professora que passou por isso tudo, agradeço a você por ter trazido esse tema para a discussão.

Atenciosamente,

Elizabeth

Em resposta à Elizabeth Márcia Pereira

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Olá Elizabeth!

Muito obrigada pela sua fala, contribuição e depoimento. Me emocionei muito e trouxe ainda mais sentido ao meu trabalho. 

Te desejo força e coragem para lidar com este momento que ainda é tão difícil para nós educadores, continuamos sendo desvalorizados, mas estamos na linha de frente todos os dias dando o nosso melhor pela educação que acreditamos. Estamos juntas! 

Abraços,

Gabriella Consentino. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, Gabriella!

Parabéns pelo tema e pelo texto.

Acredito que a profissão já é desvalorizada a muito tempo e com a pandemia só acentuou a situação. Poucos trabalham com essa temática tão importante, vejo muitos estudos com pesquisas avançadas em relação a outros profissionais, mas e o da Educação?

A pandemia realmente foi exaustiva para todos, tanto para professores como para alunos e, com certeza vai levar anos para que tudo volte ao normal, se voltar! Precisamos ser guerreiras para seguir nessa jornada! 

Um maravilhoso evento para você, bjos!



Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Gabriella Consentino -

Olá, Cíntia!

Muito obrigada pela sua participação e interesse no meu trabalho!

Concordo plenamente com todas suas colocações. É realmente muito preocupante não termos tantos estudos tão avançados com ênfase nos profissionais da educação, acho que isso é mais uma forma de sermos desvalorizados. Como se a pandemia tivesse sido tranquila para nós...

Ótimo evento para você também, beijos! 

Em resposta à Gabriella Consentino

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Thais Cerqueira Faria -
Sábias palavras, Gabriella!

Infelizmente, a pandemia só intensificou o que já existia: a desvalorização do professor!
Além do aumento de trabalho!!


Mais uma vez, agradeço a participação de todos!
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Boa noite Gabriela,

este tema é tão relevante para as mães docentes, quanto para toda a comunidade de professores. Muitos colegas ao conversar sobre a síndrome de Burnout se auto diagnosticam constatando a síndrome neles. O caso das mães, sempre sobrecarregadas, tem a chance de serem acometidas de maneira mais forte ainda. Como amenizar essa situação? Temos  alguma saída? Estou bastante pessimista...

Parabéns pelo trabalho!!!! 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Educadoras em tempos de pandemia: uma breve análise | Autora: Gabriella Carvalho Consentino

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)