Olá, Gabriel!
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho! Eu também, assim como alguns colegas aqui na roda, não conhecia a plataforma, e achei bem interessante!
Pela leitura do seu trabalho, me surgiram algumas dúvidas: voce saberia dizer se a plataforma/site Wakelet pode ser lida por um leitor de tela para alunos cegos e/ou com deficiências visuais? Ou então se está disponível em Libras para a comunidade surda?
Outro ponto que voce ressalta é que poderia ser aplicado no ensino médio, seguido da mediação do professor. No seu ponto de vista, haveria alguma limitação para aplicar com os demais anos do ensino fundamental? Percebi pela leitura do seu trabalho que voce afirma que poderia aplicar em quaisquer modelos: presencial, remoto ou híbrido. Haveria, então, algum impedimento para o ensino fundamental utilizar o Wakelet (em um certo momento voce diz que o wakelet pode ter usos não somente educacionais)?
Um último ponto, mas aqui é mais uma reflexão e sugestão de aprofundamento em próximos trabalhos, é o que foi levantado logo no início do artigo sobre os danos aos alunos pela interrupção e restrições das aulas presenciais. Penso que podemos buscar mais dados ao afirmar que os danos aos alunos foram reduzidos de certa forma pelo uso das TIC's, ou então pelo menos citar quais tipos de danos são esses (escolares, de saúde, socialização etc).
Digo isso, pois, ao mesmo tempo em que a tecnologia ajuda sim a conectar pessoas em diferentes regiões, ela também passa afetar a saúde física e até mental do usuário. Como, por exemplo, maior tempo de exposição a telas, em que já se sabe por estudos publicados na área da saúde, que aumentam as chances de se desenvolver doenças oculares como miopia, astigmatismo, dentre outros, além de afetar também a saúde do usuário no sentido de aumentar o sedentarismo ou redução da prática de atividade física.
Para próximos trabalhos, penso ser relevante uma pesquisa nesse sentido, pois nem todos os danos podem ser considerados menores somente pelo uso de TIC's que facilitam a comunicação, uma vez que o uso delas em si, ainda que indiretamente, pode provocar danos também, algo a se pensar sobre como podemos trabalhar mais e com melhor saúde em conjunto com a tecnologia.
Ademais, parabenizo você mais uma vez pela coragem, destreza e audácia de fazer uma artigo sozinho! Muito bom saber dessas novas tecnologias para aplicar em sala de aula!
Aproveito a oportunidade para convidá-lo para dar sugestões, críticas e/ou comentários no trabalho que realizei com meu amigo Gabriel Amorim e equipe do CAED/UFMG sobre o programa de extensão que participamos, intitulado Programa “APROXIME-SE Paralelo entre as Edições de 2020 e 2021 a partir da Experiência Remota .
Grande abraço!
Nathalia O. Costa