O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 13

 

O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio

Autores

  • Gabriel Pimenta. UNEB

Palavras-chave: 

TICs, ensino-aprendizagem, ensino médio, wakelet

Resumo

O presente trabalho analisou a plataforma digital Wakelet no contexto educacional do ensino médio, assim, objetivou-se entender se essa ferramenta seria uma alternativa tecnológica relevante. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória do tipo bibliográfica e experimental em que simulou-se situações de ensino-aprendizagem. Como resultado, pode-se visibilizar uma opção de ferramenta que suporta a modernização do ensino médio e contribui para o adequado progresso educacional, mas enfatizou-se que a didática de ensino é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

  • LEIA O ARTIGO COMPLETO:

    Coordenadores de Mesa:

    Francisco De Paula Santos De Araujo Junior

    Mateus Miranda

     


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Marcelo Duran Hattore -
A plataforma Wakelet parece ser uma opção interessante, embora nunca tenha usado, já ouvi comentários de seu uso e pretendo utilizar. Muito interessante o trabalho! Esse tipo de apresentação no formato podcast está se popularizando no mundo científico, é um modo dinâmico e flexível de divulgação; deixo como dica, para as próximas apresentações, uma elaboração de roteiro centrada nos resultados e discussões para otimizar o seu tempo e garantir maior liberdade em sua fala. Parabéns!
Em resposta à Marcelo Duran Hattore

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Gabriel Araújo Barreto Pimenta -

Olá, Marcelo! muito obrigado pelas dicas! Foi a minha primeira vez apresentando nesse formato e percebo que tenho muito a desenvolver. Fico feliz com o seu comentário e conto com a sua presença para assistir a minha apresentação na próxima versão deste Congresso.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Mateus Miranda -

Queridos autores e participantes,

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Meu nome é Mateus e estou aqui, em parceria com o Francisco, para abrir o debate. Contamos com a participação de vocês!

O trabalho em pauta, intitulado “O Uso Da Plataforma Wakelet no Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Médio”, foi conduzido por Gabriel Pimenta. Parabéns pelo trabalho! 

Não conhecia a plataforma Wakelet e achei a proposta da ferramenta bastante interessante. Em relação ao ensino, você poderia falar um pouco mais sobre o contexto da(s) turma(s) e os objetivos do plano de aula? Em que momentos a plataforma foi utilizada?

Abraços e bom evento sorriso

Mateus



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, prezado Gabriel!

Parabéns pela temática do seu trabalho, assim como os colegas eu nunca tinha visto falar nesta plataforma. Como eu não conhecia acabei até indo pesquisar mais sobre ela, gostei muito por ela ser colaborativa e muito intuitiva no seu uso.

Mas fiquei curiosa, qual foi a disciplina que você aplicou a sua ação pedagógica?

Convido você e a todos a conhecer o trabalho intitulado por '

APLICATIVOS MUSEOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Gabriel Araújo Barreto Pimenta -

Olá pessoal! Fico feliz que vocês se interessaram pela plataforma. Então, estou fazendo uso dela na disciplina de Língua Portuguesa, trabalho a variação linguística e preconceito linguístico com alunos do ensino médio da rede pública. Nesse momento, a construção da coleção está sendo colaborativa, com a junção de imagens, vídeos, músicas, trechos de livros, falas de novelas e frases de noticiários. O momento de realização da tarefa é em sala de aula(Ead);os alunos discutem as colagens e relacionam a temática do dia, assim, o papel do professor é de mediar o debate e fazer as devidas colocações. Essa atividade funciona perfeitamente com a matéria Geografia.

Em resposta à Gabriel Araújo Barreto Pimenta

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa noite, meu caro!

Muito obrigada por responder, realmente a plataforma é muito interessante e obrigada por apresentá-la no evento.

 

Abraço e um bom evento.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Eliana Gonçalves -
Bom dia, Gabriel! Não conhecia a Wakelet e foi muito bom aprender um pouco  sobre a plataforma. A educação está presa nos moldes do século XIX e utilizar a Wakelet para melhorar o aprendizados dos adolescentes e jovens, como você citou seria muito enriquecedor para a educação brasileira, uma vez que a educação move o mundo.
Em resposta à Eliana Gonçalves

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Gabriel Araújo Barreto Pimenta -

Olá, Eliana! Fico feliz que tenha gostado de conhecer o Wakelet! Isso mesmo, a educação move o mundo e tempo que encontrar caminhos cada vez melhores para novas conquistas. Abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Nathalia Oliveira Costa -

Olá, Gabriel!

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho! Eu também, assim como alguns colegas aqui na roda, não conhecia a plataforma, e achei bem interessante!

Pela leitura do seu trabalho, me surgiram algumas dúvidas: voce saberia dizer se a plataforma/site Wakelet pode ser lida por um leitor de tela para alunos cegos e/ou com deficiências visuais? Ou então se está disponível em Libras para a comunidade surda? 

Outro ponto que voce ressalta é que poderia ser aplicado no ensino médio, seguido da mediação do professor. No seu ponto de vista, haveria alguma limitação para aplicar com os demais anos do ensino fundamental? Percebi pela leitura do seu trabalho que voce afirma que poderia aplicar em quaisquer modelos: presencial, remoto ou híbrido. Haveria, então, algum impedimento para o ensino fundamental utilizar o Wakelet (em um certo momento voce diz que o wakelet pode ter usos não somente educacionais)?

Um último ponto, mas aqui é mais uma reflexão e sugestão de aprofundamento em próximos trabalhos, é o que foi levantado logo no início do artigo sobre os danos aos alunos pela interrupção e restrições das aulas presenciais.  Penso que podemos buscar mais dados ao afirmar que os danos aos alunos foram reduzidos de certa forma pelo uso das TIC's, ou então pelo menos citar quais tipos de danos são esses (escolares, de saúde, socialização etc).

Digo isso, pois, ao mesmo tempo em que a tecnologia ajuda sim a conectar pessoas em diferentes regiões, ela também passa afetar a saúde física e até mental do usuário. Como, por exemplo, maior tempo de exposição a telas, em que já se sabe por estudos publicados na área da saúde, que aumentam as chances de se desenvolver doenças oculares como miopia, astigmatismo, dentre outros, além de afetar também a saúde do usuário no sentido de aumentar o sedentarismo ou redução da prática de atividade física.

 Para próximos trabalhos, penso ser relevante uma pesquisa nesse sentido, pois nem todos os danos podem ser considerados menores somente pelo uso de TIC's que facilitam a comunicação, uma vez que o uso delas em si, ainda que indiretamente, pode provocar danos também, algo a se pensar sobre como podemos trabalhar mais e com melhor saúde em conjunto com a tecnologia.


Ademais, parabenizo você mais uma vez pela coragem, destreza e audácia de fazer uma artigo sozinho! Muito bom saber dessas novas tecnologias para aplicar em sala de aula!

Aproveito a oportunidade para convidá-lo para dar sugestões, críticas e/ou comentários no trabalho que realizei com meu amigo Gabriel Amorim e equipe do CAED/UFMG sobre o programa de extensão que participamos, intitulado Programa “APROXIME-SE Paralelo entre as Edições de 2020 e 2021 a partir da Experiência Remota .

Grande abraço!


Nathalia O. Costa

Em resposta à Nathalia Oliveira Costa

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Gabriel Araújo Barreto Pimenta -

Olá, Nathalia! Muito obrigado por todos os apontamentos e consideração! Então, a partir do meu uso e das informações que obtive na plataforma posso afirmar que ela é acessível e inclusiva, então é possível usar um leitor de tela; o uso do Immersive Reader da Microsoft facilita muito. Participo de um grupo de pesquisa sobre pessoas com deficiência e faço um curso deficiência visual: Cegueira e baixa visão no IFRR, até comentei sobre isso. Então, sobre o uso da ferramenta no ensino fundamental, não posso afirmar que seja adequado ou não, pois ainda não fiz uso ou pesquisas nesse sentido, mas considero que há a possibilidade de uso a partir de um bom planejamento, emprego de filtros nos navegadores pessoais e acompanhamento dos pais ou/e tutores; como citado no artigo e mencionado por você  o Wakelet pode ter usos não somente educacionais, ou seja, pode se destinar a outras atividades de cunho profissional, artístico ou pessoal, podendo ter conteúdos sensíveis. Sua reflexão final é muito pertinente, eu usei um argumento generalista, popular e com ressalvas, isso de maneira direta ficou: houve danos? sim, evidente! Os danos aos alunos foram reduzidos de certa forma pelo uso das TIC's? De certa forma, sim! ou seja, há uma omissão na identificação desses danos causados e amenizados; quanto aos danos derivados pelo uso das TICs, acho que nesse artigo não cabia, mas acho extremamente relevante uma pesquisa nesse sentido (e acho que farei relacionando às pessoas com deficiência). Sobre o seu trabalho, farei questão de prestigia-la, assim como fiz com os outro colegas.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Mateus Miranda -

Olá, pessoal!

O nosso evento chegou ao fim.

Queremos agradecer a todos e todas que participaram da discussão!

Parabéns pelo trabalho!

Um abraço!



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Uso Da Plataforma Wakelet No Processo De Ensino-Aprendizagem No Ensino Médio./ Autor: Gabriel Pimenta

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)