Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 20

Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil

Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia

Autores

  • Tatiane Andrade UNIGRANRIO

Palavras-chave: 

Coronavírus, Educação infantil, Ensino remoto, Vídeo-aulas.

Resumo

O presente estudo aborda sobre o uso das vídeos-aulas como recurso no processo de ensino remoto na educação infantil. Partindo da análise das produções elaboradas pelos docentes da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro atuantes em turmas de pré-escola, os resultados demonstram os desafios de trabalhar o lúdico, as vivências, a singularidade e a aprendizagem através da tecnologia e adaptar conteúdos e atividades utilizando metodologias ativas e ferramentas digitais. Têm sido uma experiência desafiante para todos os envolvidos no processo.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Jaqueline Dias da Silva

Jarliso da Silva Almeida

Fábio Coradini

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Jaqueline da Silva -

Sejam todos bem-vindos ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2!🙋🏾‍♀️🔎📚🤓💐

O artigo intitulado “Uso das vídeo-aulas na educação infantil como metodologia de ensino remoto em tempos de pandemia" de autoria da Tatiane Andrade da Silva, disserta sobre práticas de ensino voltadas para educação infantil durante a suspensão das aulas presenciais. A autora considera orientações da BNCC para desenvolvimento de atividades para o público infantil e compartilha o desenvolvimento de aulas remotas com vídeos-aulas realizado em uma escola municipal do estado do Rio de Janeiro. Por fim, são realizados apontamentos sobre os impactos da tecnologias nas práticas pedagógicas e na continuidade de ações escolares com uso de tecnologias digitais  mesmo após retorno das aulas presenciais. 

Convido a todos para o debate sobre a temática exposta pela autora, tendo em vista a necessidade de discussões sobre o atual momento no contexto educacional. O trabalho também permite um amplo debate sobre o processo de personalização de processos educativos. 

Pra a construção de um rico debate, a contribuição de todos é muito importante, logo contamos com contribuições de todos vocês! 👧🏽🧒🏻👩🏿👨🏻👩🏿‍🦱👩🏾‍🦰

Uma excelente discussão a todos nós!

Abraços, 

Jaqueline Dias (Coordenadora de mesa) 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tatiane Andrade -

Obrigada Jaqueline pelas palavras generosas! Muito feliz em participar deste congresso, que nossas discussões e reflexões possam repercutir positivamente para construções de trabalhos futuros!

Em resposta à Tatiane Andrade

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Jaqueline da Silva -

Oi, Tatiane!

Vamos todos juntos construir o futuro que se faz presente a cada dia.

Como você bem ressaltou em seu trabalho, não será possível seguir nos processos educacionais sem o auxílio da tecnologia digital. É um caminho sem volta...

Acabe a nós educadores nos apropriarmos de trabalhos como o seu para ressignificarmos nossa prática e termos condições de dar conta das demandas educacionais que serão a cada dia mais desafiadoras.

Continue no caminho da pesquisa e não deixe de publicar seus estudos!

Abração,

Jaqueline Dias 


Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Luana Priscila Wunsch -

Que trabalho importante. Uma revisita ao tema "infância e uso das tecnologias". 

Em resposta à Luana Priscila Wunsch

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tatiane Andrade -

Ol@ Luana, obrigada pela interação! Escrever sobre a infância é de extrema importância pois as crianças ainda são considerados seres "invisibilizados"  socialmente e nestes tempos de pandemia, acentuou-se esta percepção. Os professores que trabalham com educação infantil infelizmente não possuem o reconhecimento e valorização que merecem.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, cara autora!

Primeiramente, parabenizo você pelo trabalho de relevância para o meio acadêmico, onde pontuas a importância do planejamento didático/pedagógico.

Acredito que estas mudanças na Educação Infantil como em todos os outros níveis já deveriam estar ocorrendo a mais tempo, não temos como fugir das tecnologias, elas estão aí e fazem parte do dia a dia dos nossos alunos. Sabe-se, também, que muitos professores foram pegos de surpresa, sem saber para que lado ir, mas sabe-se também que as tecnologias digitais não são novas.

Agora, todos nós sabemos também o que o professor enfrenta, como a falta de tempo, falta de ferramentas e recursos, falta de incentivo, falta de um olhar cuidadoso dos nossos governantes. É muito fácil para quem está de fora cobrar né? Mas quem está no dia a dia sabe como funcionam as coisas. 

Como este assunto gera polêmica, e é um tema que pode ser explorado 'infinitamente', mas assim como você eu acredito que as tecnologias vieram para ficar, não sei se em todos os níveis de ensino. Tenho minhas dúvidas se os professores irão realmente adotá-las. 

Minha querida, mais uma vez parabéns pela relevância do seu estudo.

Convido vc para conhecer, opinar, debater, dar sugestões no meu trabalho e da colega/amiga Karine, intitulado por '

APLICATIVOS MUSEOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Abraço e um bom evento.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Jaqueline da Silva -

Olá, Cíntia!

Grata por sua contribuição! 

Realmente, o uso do contexto on line no ensino pegou muitos professores de surpresa. Como você bem comentou, as tecnologias digitais não são algo novo. 

Apesar das variadas dificuldades encontradas por nós professores no uso das tecnologias digitais em sala de aula, acredito ser um caminho sem volta. A adoção das ferramentas digitais no contexto da Educação já faz parte de nosso cotidiano e é um caminho irreversível, apesar da limitação de acesso por boa parte da população.

Valeu pela indicação do trabalho da Karine! Vamos lá conferir!

Um abraço,


Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tatiane Andrade -

Olá Cintia! agradeço pelas ternas palavras! realmente no contexto atual, o ensino permeado pelas tecnologias veio para ficar e o ere acelerou ainda mais essa possibilidade. 

O assunto tem total relevância visto que, faz parte do cotidiano de milhares de professores "que dormiram no analógico e acordaram no digital", repensar a educação e metodologias de aprendizagem tendo como alicerce recursos tecnólogicos urge á medida que precisamos estar atentos as narrativas digitais contemporâneas. 

As escrevivências da educação infantil merecem ser abordadas e os professores como formadores precisam enfrentar os desafios do ensino através das telas .

Anexo WhatsApp Image 2021-09-06 at 07.44.21.jpeg
Em resposta à Tatiane Andrade

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Cíntia Moralles Camillo -

Parabéns meninas mais uma vez pelo trabalho!! 

Um bom evento, bjos!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Carolina Maia dos Santos -

Olá, Tatiane! Parabéns pelo trabalho e obrigada por dividir conosco a sua experiência!

Eu trabalho com educação em contextos do ensino superior e achei bem interessante seu relato sobre a educação infantil e, por isso, queria saber uma opinião sua: Na sua visão, a vídeo-aula é capaz de substituir a aula presencial de forma plena, em especial, na educação infantil ?

Obrigada!!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Karine Gehrke Graffunder -

Boa noite, prezada Tatiane!

Parabéns pela temática abordada no seu trabalho!!

Gostaria de pedir se houve relato de desafios por parte dos alunos quanto as vídeo-aulas (concentração, entendimento, entre outros)?

Além disso, você já chegou a trabalhar com desenhos animados como ferramenta de ensino?

Segue uma sugestão de leitura, no link (p.42):

https://www.researchgate.net/profile/Ailton-Paulo-Oliveira-Junior/publication/337030051_UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_FACULDADE_DE_EDUCACAO/links/5dc18f6692851c81802fe06d/UNIVERSIDADE-FEDERAL-FLUMINENSE-FACULDADE-DE-EDUCACAO.pdf

Desejo a você um excelente evento!

Abraços, Karine. 

Em resposta à Karine Gehrke Graffunder

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tatiane Andrade -

Olá Karine! obrigada pela interação.

Na educação infantil necessitamos ( e muito) do apoio da familia para a criança acessar/interagir nas aulas. Neste sentido encontramos diversos desafios ( falta de conexão, um único celular para a família toda, falta de interesse por parte dos responsáveis,etc.) como as crianças possuem pouco tempo de atenção, as atividades eram bem curtas, no remoto á participação e expressão fica um pouco restrita ( não dá para todos falarem ao mesmo tempo), a contação de histórias era feita com os professores usando fantasias ou então criando/editando fundos com desenhos ( para prender á atenção). Em relação aos desenhos animados sim, mas os vídeos que chamam atenção são os que possuem músicas e contação de histórias. Obrigada pela dica de texto!

Em resposta à Carolina Maia dos Santos

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tatiane Andrade -

Olá Carolina! obrigada pela interação.


O trabalho com educação infantil é baseado no afeto, acolhimento,escuta, interação e experimentação. Como professora á mais de 15 de anos e atuando com E.I a 8 anos, posso afirmar que o ere trouxe uma nova discussão sobre o ensino através das telas,  e com ele uma nova reestruturação sobre ensino-aprendizagem.

Com relação á sua pergunta, a vídeo-aula está sendo utilizada como estratégia do ere, porém, é importante frisar que: o professor é insubstituível, para que ocorra sucesso nas vídeos-aulas também é imprescindível a parceria da família ( as crianças não acessam sozinhas, precisam ter a mediação dos responsáveis),  as ferramentas digitais articuladas as metodologias são aliadas do professor no processo de ensino-aprendizagem e a interação síncrona ou assíncrona entre professores e crianças cria ambiências formativas.


Anexo WhatsApp Image 2021-09-06 at 07.44.21 (1).jpeg
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Jéssica Raquel Pereira Ribeiro -

Olá, Tatiane!

Muito bacana seu trabalho! Minha mãe tem 60 anos e atua em uma creche da rede pública aqui no nosso município. Com diversas dificuldades, ela precisou se reinventar nesse contexto pandêmico. Pude acompanhar de perto o tamanho desse desafio!

Parabéns!

Em resposta à Jéssica Raquel Pereira Ribeiro

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tatiane Andrade -

Ol@ Jessica! obrigada pela interação. Parabéns também para sua mãe, que se reinventou nesta pandemia para continuar trabalhando com as crianças.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Jaqueline da Silva -

Olá, pessoal!

Acabei de ler cada comentário e estou encantada com tão ricas contribuições! 

A colaboração de um cada um vocês aprimorou o debate e ampliou a reflexão sobre o ensino remoto na educação infantil. 

Continuemos com esse espírito de cooperação e compartilhando informações para desdobrar ainda mais a discussão. 

Forte abraço,

Jaqueline Dias (Coordenador de Mesa)



Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tielle Alves Souto -

Boa dia Tatiane, 

Achei muito interessante você apresentar os recursos e dificuldades presentes no desenvolvimento das aulas. Como nos redobramos para que a educação chegue aos nossos alunos de forma significativa não é mesmo? 

Não conhecia alguns recursos utilizados, assim como o Youcut, Kinemaster, Inshot. Vou testá-los também, sempre bom conhecer um pouco mais do que pode ser usado para melhorar nossas aulas. 
Mas vejo também no seu trabalho uma demanda que todos nós docentes tivemos, assim como a compra de equipamentos para melhoria das nossas aulas. Tenho colegas de trabalho que também compraram tripés, microfones e outros, que sabemos não ser baratos. 
Parabéns pelo seu trabalho e por nos trazer a realidade da prática nesse período de ensino remoto. 
Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso Das Vídeo-Aulas Na Educação Infantil Como Metodologia De Ensino Remoto Em Tempos De Pandemia |Tatiane Andrade

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)