“Com Dinheiro Ou Sem Dinheiro, Eu Brinco” Estratégias Enunciativas No Desfile Da Mangueira De 2018 | André Vianna Maricato

“Com Dinheiro Ou Sem Dinheiro, Eu Brinco” Estratégias Enunciativas No Desfile Da Mangueira De 2018 | André Vianna Maricato

por Comissão Organizadora L -
Número de respostas: 14

“Com Dinheiro Ou Sem Dinheiro, Eu Brinco”

Estratégias Enunciativas No Desfile Da Mangueira De 2018

Autores

• André Vianna Maricato Mestre em Comunicação pela PUC Minas

Palavras-chave: 

Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Estação Primeira de Mangueira, Semiótica Discursiva, Veridicção

Resumo

Este trabalho analisa, com fundamento na semiótica discursiva, alas do desfile da Mangueira de 2018, caracterizado por críticas políticas e pelo resgate de aspectos tradicionais do carnaval carioca. A partir da articulação dos temas e figuras do nível discursivo e das categorias plásticas analisadas nas fantasias, é possível identificar estratégias enunciativas da escola de samba que corroboram na construção de uma verdade, reforçando uma tentativa de fazer o público crer em um carnaval feito “sem dinheiro” e, ainda, em “valores elementares” para a realização da festa.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

Silvane Aparecida Gomes

Tielle Alves Souto 

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: “Com Dinheiro Ou Sem Dinheiro, Eu Brinco” Estratégias Enunciativas No Desfile Da Mangueira De 2018 | André Vianna Maricato

por Silvane Gomes -

Olá, André Vianna!

Espero que esteja bem e empolgado com uma semana de congresso!

Que bacana seu olhar análitico fundamentado na semiótica discursiva, observando as alas do desfile da Mangueira de 2018! Fazer considerações a partir das críticas políticas e do resgate de aspectos tradicionais do carnaval carioca nos parece o enlace de pontas pseudo antagônicas. A articulação dos temas e figuras do nível discursivo e das categorias plásticas analisadas nas fantasias, deu a você uma rica possibilidade de identificação das estratégias enunciativas da escola de samba que em torno da construção da verdade de um momento vívido e por isso tão rico! 

Obrigada por compartilhar conosco, seu olhar e sua pesquisa!

Interaja com outros colegas, leia e comente outros artigos e fique à vontade pelos corredores do evento!

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: “Com Dinheiro Ou Sem Dinheiro, Eu Brinco” Estratégias Enunciativas No Desfile Da Mangueira De 2018 | André Vianna Maricato

por André Vianna Maricato -

Olá, Silvane!

Fico muito contente pela sua leitura do trabalho!

Ao recorrer a semiótica discursiva e a sua vertente que analisa a superfície do texto, poderia estudar separadamente os planos para investigar o problema da veridicção. Isso me trouxe resultados muito positivos!

Acredito que a ideia de analisar, por meio da teoria semiótica, como a escola de samba constrói uma verdade, contribui, com rigor, para analisar o teor lúdico dos desfiles de carnaval.

Estaremos aqui nos próximos dias discutindo as possibilidades do trabalho!

Um abraço!

Em resposta à André Vianna Maricato

por Silvane Gomes -

Oi, André!

Eu tive comichão pelo trabalho, pois sou iniciante em semiótica e quero analisar contos/crônicas/narrativas escritas por alunos de ensino fundamental; e você fala com tanta clareza e domínio, da aplicação teórica, que quase marquei um bate-papo! rsrsr

Parabéns por seu trabalho e sucesso!

Volte em outra edição para apresentar os resultados finais!

Abraço,

por Silvane Gomes -

Boa tarde, André!

Não sei se você conhece o texto "La musicalité dans les arts: une configuration transversale du sensible", de Veronica Estay Stange, disponível neste link: https://www.cairn.info/revue-litterature-2011-3-page-32.htm.

Em resposta à Silvane Gomes

Olá, Silvane! Bom dia!

Mais uma vez agradeço pelos elogios ao trabalho!

A semiótica certamente é um percurso muito legal para o que você pretende trabalhar! Gostaria muito de conversar mais sobre, isso me interessa bastante!

Esse artigo surge de uma porta que se abre nas considerações finais da minha dissertação. Nela me aventurei em trabalhar duas teorias bastante densas: A semiótica greimasiana e os conceitos de carnavalização e grotesco em Bakhtin. Dessa maneira, pude desenredar o discurso carnavalesco e fazer relações dos planos do discurso com os traços da linguagem carnavalizada.

Caso você tenha interesse, ela está disponível no link: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/ComunicacaoSocial_AndreViannaMaricato_18956.pdf

Sobre o texto que você sugeriu, eu não conhecia e achei uma abordagem muito interessante. Pretendo fazer a leitura o quanto antes!

Um grande abraço!

por Silvane Gomes -

André, claro que quero conversar sobre o assunto sim, tenho muito a aprender com você!

Quanto à sua dissertação: que lindeza! Baixada e em leitura por aqui!

Outra referÊncia: https://semiotica.fflch.usp.br/node/371

Verónica Estay-Stange: minicurso "Semiótica e musicalidade" Semiótica e musicalidade: por um percurso gerativo do plano da expressão

Abraço,

meu email: silvane.gomes0602@gmail.com

por Tielle Alves Souto -

Caro autor André e participantes, sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

A princípio parabenizo o autor pelo trabalho realizado. Interessante a análise feita sobre os antigos Carnavais, as mudanças ocorridas ao longo do tempo, e os vários elementos do Carnaval atual. 

Convido a todos a realizarem uma leitura do artigo e a participarem do fórum com perguntas ou comentários sobre o tema!

Anseio que o Congresso seja uma experiência incrível para todos nós!

Grande abraço!

Tielle Alves (Coordenadora de Mesa, Coordenadora do Palco Roda de Conversa)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Olá, Tielle!

Obrigado pela sua leitura do trabalho!

Sobre os antigos carnavais, é sempre bom lembrar que a Estação Primeira de Mangueira está na disputa por tudo aquilo que diz respeito à primazia no universo do samba e do carnaval carioca, estando presente ao longo do tempo nesse universo. Dessa maneira, ela possui esses "valores elementares" da tradição, o que a credibiliza na posição de tentar fazer o público crer.

Vamos conversar nos próximos dias! 

Um abraço!

por Natália Giarola -

Olá, André

Parabéns pelo artigo e pela pesquisa (que particularmente já acompanho tem alguns anos)

É bom ver o resultado dessa pesquisa em um artigo tão bem redigido e com clareza teórica. Estava lendo-o aqui e me veio uma questão aleatória sobre o estilo dos desfiles. Será que conseguiríamos, por meio dos temas e figuras e, também, do estilo da Mangueira (estilo aqui pensando numa concepção bakhtiniana e também da Discini) delimitar um ethos da Mangueira? É claro, fazendo um retrocesso em outros desfiles. 

Abraços. 

Em resposta à Natália Giarola

Ei, Natália! 

Você fez parte desse processo de pesquisa, nas reuniões, congressos e corredores da universidade. Por isso fico muito feliz com o seu comentário!

Sobre a sua pergunta, certamente poderíamos pensar em buscar um ethos a partir dos desfiles de carnaval. Porém, a minha sugestão seria partir de dois possíveis recortes de pesquisa: anos específicos (pensando em uma relação de interdiscursividade com os discursos que emanam de uma temporalidade definida) ou pensar na obra de um carnavalesco (toda carreira ou em uma escola). Pelo que você definiu como estilo, acredito que a última seja mais apropriada. Isso porque sairíamos da névoa de temas que se prendem à tradição de uma escola de samba. Daí iremos dar ênfase a temas e figuras mais específicos como, por exemplo, o tema da resistência contra a intolerância, que pode obter figuras que representam o sincretismo ou a insubordinação - por meio da sátira -, traços que caracterizam o trabalho de cada carnavalesco.

Seguimos conversando!

Um abraço!

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais para participarem também dos debates. 

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Gostaria de agradecer as coordenadoras da mesa, Silvane e Tielle, pela organização e participação com comentários sobre o trabalho!

Fiquei muito contente em poder participar do evento! 

Abraços!

por Tielle Alves Souto -

Bom dia André, 
Nós que agradecemos por você nos proporcionar a oportunidade de conhecer seu trabalho e conhecer um pouco mais sobre a semiótica. 

Esperamos encontrá-lo nas próximas edições  e discutirmos mais sobre os trabalhos realizados!

Um grande abraço e parabéns!

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)