Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 28

Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa

Autores

  • Caroline Lima dos Santos. Universidade Federal de Sergipe
  • José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior. Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave: 

Educação, escrita, letramento digital, inglês.

Resumo

As transformações da linguagem, mediante a emergência das tecnologias da informação e comunicação (TICs), impulsionam diariamente da ressignificação do ensino-aprendizagem da língua. O artigo em questão buscou analisar as contribuições do Letramento Digital para o aprimoramento da habilidade de escrita em Língua Inglesa, assim, fundamentando as concepções em uma proposta pedagógica aplica em um projeto social, foi perceptível a necessidade de reinventar-se frente as necessidades dos alunos considerados nativos digitais.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

Katiuscia Cristina Santana 

Mateus Miranda

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Katiuscia Cristina Santana -

Bom dia, caros congressistas!

Meu nome é Katiuscia Cristina Santana, sou uma das coordenadoras de mesa aqui neste trabalho.É com grande prazer que dou as boas vindas aos participantes do evento. Gostaria de parabenizar a iniciativa dos autores em explorar novos recursos on-line, em especial o Padlet. Infelizmente, devido à limitação de páginas em um artigo científico, não temos a possibilidade de aprofundar algumas questões referentes ao ensino. Tendo em vista essa possibilidade de diálogo, gostaria de saber como foi a recepção dos alunos em relação ao uso do Padlet, os alunos se mostravam engajados ou foi necessário a presença frequente por parte dos professores na plataforma para gerar as discussões on-line?

Bom congresso a tod@s!

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá, Katiuscia Cristina, agradeço as boas vindas ao congresso!

Realmente, a limitação do número de páginas não possibilita discussões tão aprofundadas sobre a temática, mas que bom podermos fazer essas discussão aqui no forúm. Sobre a participação dos alunos, inicialmente foi necessário a condução, por parte dos monitores, para os alunos interagirem o que foi muito proveitoso, uma que vez que assim participamos mais efetivamente dos diálogos que estavam sendo construídos na plataforma. Abraços, obrigada pela contribuição!!

Em resposta à Caroline Lima Dos Santos

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Katiuscia Cristina Santana -

Boa noite, Caroline

Agradeço a interação. Gostaria de saber como foi conduzida a participação dos alunos no Padlet: 1) eles deveriam acessar a plataforma durante o horário de aula ou tinham liberdade de interagir durante o dia? b) como foi feito o levantamento dos temas abordados nas atividades para discussão pelos monitores?  

Obrigada,

Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana (USP), Coordenadora de Mesa

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Jackson José dos Anjos Ribeiro Júnior -

Olá, Katiuscia, grato pelas boas vindas.

A princípio alguns alunos se mostravam mais ativos que outros na plataforma, mas após lembretes e cobranças, grande maioria se mostrou frequente na atividade proposta. Foi interessante ver que inicialmente, as discussões eram sugeridas por nós monitores, mas com o passar do tempo os próprios alunos introduziam tópicos do interesse deles. 

Em resposta à Jackson José dos Anjos Ribeiro Júnior

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Katiuscia Cristina Santana -

Olá, Jackson.

Imaginei que isso aconteceria,  alguns alunos se mostram mais ativos que outros na plataforma, especialmente em ambiente digital, onde a distração pode ser maior com todos os recursos da internet. Você tocou num ponto importante: inicialmente, achei que a atividade no Padlet seria complementar e aconteceria concomitantemente com outras, mas você mencionou a questão de  lembretes e cobranças. Sendo assim, questiono: 1) a atividade foi obrigatória para todos? ; 2) qual foi o critério de avaliação? 3) Como se deu a abertura para que os próprios alunos introduzissem tópicos do interesse deles?

Agradeço a participação de vocês no evento.

Katiuscia Cristina Santana (USP), Coordenadora de Mesa


Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá. Katiuscia

Espero não ter problema em eu responder as questões. A atividade não foi obrigatória, mas comunicamos no ínicio que a participação iria contribuir com uma pontuação equivalente ao engajamento do aluno na plataforma, assim ao final da primeira metade do módulo analisamos o desempenho de cada aluno. Além disso, os tópicos eram apresentados semannalmente aos alunos, sendo que os tópicos eram decididos juntos com eles na aula síncrona via Google Meet.

Abraços!!

Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Jackson José dos Anjos Ribeiro Júnior -

Olá, Katiuscia.

A atividade não foi obrigatória, mas achamos que era necessária uma certa cobrança, pois queríamos avaliá-los. A avaliação foi feita com base no engajamento deles, então alunos que escreveram e participaram mais na plataforma obtiveram uma maior pontuação extra. Nós apresentávamos sugestões de tópicos para eles nas aulas síncronas, porém eles tinham a liberdade de sugerir outras temáticas que eles tinham mais interesse, e a monitora Caroline e eu analisávamos se era interessante trabalhar o tópico deles.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Mateus Miranda -

Queridos autores e participantes,

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

Meu nome é Mateus e estou aqui, em parceria com a Katiuscia, para abrir o nosso debate. Contamos com a participação de todas e todos!

Caroline e José, parabéns pelo trabalho que desenvolveram!

Como apontado pela Katiuscia, podemos aproveitar o espaço para ampliar as discussões. O Padlet é uma ferramenta excelente! No caso de vocês, foi utilizado apenas de forma informal para a interação dos alunos ou era parte do plano de aula? Muitos professores observam que é difícil avaliar a escrita durante o ensino remoto. O que acham? 

Abraços e bom evento sorriso

Mateus



Em resposta à Mateus Miranda

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá, Mateus, agradeço as boas vindas!!!

Realmente a avaliação da escrita por meio remoto é uma dificuldade, assim como o acompanhamento e desenvolvimento da escrita em Língua Inglesa. A escolha do uso da plataforma teve esses anseios como um impulso para auxiliar nossos alunos, tal como, passou a fazer parte do plano do curso e do processo avaliativo, os alunos que contribuíam com o mural da turma, ao final do primeiro modúlo do projeto, receberam uma pontuação extra pela participação.

Em resposta à Mateus Miranda

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Jackson José dos Anjos Ribeiro Júnior -

Olá, Mateus, grato pelas boas vindas.

É realmente bastante complicado avaliar a escrita dos alunos no ensino remoto, mas usar a plataforma Padlet foi bastante útil para a nossa percepção acerca do desenvolvimento da leitura e escrita deles. A proposta feita aos alunos foi de que o Padlet seria parte do plano de aula, sendo assim, todos aqueles que participassem receberiam uma pontuação extra ao fim do módulo.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Jaqueline da Silva -

Prezados Caroline e José Jackson!

Primeiro gostaria de parabenizá-los pelo trabalho! A compreensão da temática dos multiletramentos , textos multissemióticos e as interações multimodais é de suma importância para o trabalho docente na atualidade. A atividade de leitura e produção de textos perpassa por esse conhecimento.

Gosto muito de usar o Padlet em minhas aulas e não tenho dúvidas que é uma ferramenta que pode ajudar muito o desenvolvimento da escrita em aulas de línguas.  A parte desanimadora é que o Padlet na versão gratuita é limitada ao uso de  05 quadros (snif, snif). 

Forte abraço!


Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá, Jaqueline Dias,

Primeiramente gostaria de agradecer os cumprimentos!! O padlet oferece muitos recursos, mas realmente essa questão da versão gratuita é limitante para certos contextos. No caso do nosso relato a plataforma foi uma proposta para um única turma, assim não enfrentamos esse problema. Além disso, sinto que agora as plataformas estão começando a dificultar o seu acesso, como por exemplo o Google Meet que apenas disponibiliza 1h de reunião, sendo que é umas das plataformas mais utilizadas agora nesse período pandêmico. Questões a serem refletidas ...

Em resposta à Caroline Lima Dos Santos

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Jaqueline da Silva -

Olá, Caroline!

Grata por suas considerações.

Seu comentário sobre a limitação de acesso às plataformas nesse período de retorno gradativo às atividades presenciais é muito significativo. 

A utilização do recursos digitais que permitam o desenvolvimento das múltiplas linguagens é importantíssima para ampliação das práticas de leitura e produção de textos  de nossos alunos. 

A gente fica diante de um processo desafiador: 🤓🧐😏😉pagar por uma plataforma que não será utilizada constantemente e deixar de usar um instrumento muito dinâmico nas aulas. 

Vamos que vamos!

Forte abraço!

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Katiuscia Cristina Santana -

Boa noite, Jaqueline

Sim, isso de fato desanima. Versões gratuitas de programas e/ou aplicativos possuem restrições muitas vezes. Não usei o Padlet devido a isso em algumas atividades. Há muitas plataformas com grande potencial de uso em aulas, porém tenho a sensação que muitos professores não conseguem absorver as novidades de maneira rápida. Conheço vários professores que não conhecem o Padlet. 

Gostaria de saber se vocês usam outras ferramentas on-line além do Padlet. Vamos trocar informações!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais para participarem também dos debates. 

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá, Tielle, agradeço o convite, certamente irei prestigiar os outros trabalhos e assim contribuir com as discussão. Abraços!!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, caros autores.

Adorei o trabalho de vocês. Acredito que a pandemia no campo da Educação mostrou a escola e ao professor a urgência em aliar as tecnologias digitais no seu dia a dia.

Sabe-se que precisamos mudar para acompanhar o aluno que vive na era digital e exige que nos adaptemos a ele. A fim de buscar um aluno mais interessado e motivado em aprender.

Meus queridos um bom evento, abraços.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia!!

Venho convidar você caro(a) autor (a) a conhecer o meu trabalho e da autora Karine aqui na 'Roda de Conversas' para troca de saberes!

Aguardo você!

Título: 

APLICATIVOS MUSEOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Abraços


Anexo e9dc37d0-3c25-45b8-8667-83890846e037.png
Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Tema bastante interresante, passarei no seu fórum para prestigiar seu artigo, abraços!!

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá, Cíntia Moralles, agradeço os cumprimentos e desejo o mesmo!!

Realmente, o professor precisa sempre estar em constante reinvenção, umas vez que nossos alunos estão mudando sua forma de aprender e conectar-se com o mundo.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Jussara De Paula Da Silva Moura -

Olá, autores Caroline e José Jackson. 
Parabéns pelo trabalho,gostei muito do tema proposto sabemos que a tecnologia tem se tornado presente em nosso cotidiano, fazendo se necessária em todos os setores de nossa vida, inclusive na educação. Cada vez mais, recursos tecnológicos são inseridos no contexto educacional com cunho pedagógico e o Padlet é um deles.
Percebe se que a habilidade escrita em língua inglesa pode ser aprimorada com a colaboração entre os alunos, poderiam nos falar como seria por meio da ferramenta Padlet.
Grata
Jussara

Em resposta à Jussara De Paula Da Silva Moura

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá, Jussara, agradeço por contribuir com o nosso artigo!!

Acredito que a colaboração entre os próprios alunos aprimoram o desenvolvimento da habilidade, a exemplo, com o uso do Padlet aconteceu com nossos alunos a troca de dica e correções na escrita, mostrando que os mesmos por mais que estejam sendo assistidos por professores, conseguem torna-se ativos na aprendizagem.

Abraço!!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Renato Santana -
Olá, Caroline e José Jackson! 

De antemão, gostaria de parabeniza-los pelo artigo e pelo significativo trabalho realizado com os alunos. Claramente há uma grande preocupação em oferecer os subsídios necessários para que esses falantes do inglês tenham suas habilidades aprimoradas. 
Acredito que uma das grandes dificuldades no trato com os recursos digitais é a assiduidade dos alunos. Sendo assim, gostaria de saber como está a frequência dos alunos no uso da plataforma. O padlet ainda está sendo utilizado? Como está a receptividade dos alunos após certo tempo de uso?

Abç
Em resposta à Renato Santana

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Jackson José dos Anjos Ribeiro Júnior -

Olá, Renato Santana.

As atividades no Padlet já foram concluídas, sendo assim não estamos mais fazendo uso da plataforma, mas as discussões eram feitas uma vez por semana. Os alunos não demonstraram nenhuma oposição quanto ao uso da plataforma, e embora nem todos usassem, alguns por não conseguirem, grande parte da turma comentava com frequência, alguns mais de uma vez para interagir com os demais colegas.


Em resposta à Jackson José dos Anjos Ribeiro Júnior

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Katiuscia Cristina Santana -

Caros participantes,

Esse é o nosso último dia de evento, agradeço imensamente a participação de todos e espero vê-los no próximo congresso.

As discussões foram profícuas, a participação dos autores foi fundamental para o sucesso do evento.

Muito obrigada e até breve!


Em resposta à Katiuscia Cristina Santana

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Caroline Lima Dos Santos -

Olá, Katiuscia, Tielle e Mateus!!

Eu que agradeço pelo troca que tivemos ness evento, espero encontra-lo em discussões futuras. Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Uso do PADLET para o Desenvolvimento da Escrita em Língua Inglesa | Caroline Lima dos Santos, José Jackson dos Anjos Ribeiro Júnior

por Mateus Miranda -

Olá, pessoal!

Queremos agradecer a todos e todas que participaram da discussão!

Parabéns pelo trabalho!

Um abraço!