Formação-Profissão das Docentes do Campo/Roça | Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza

Formação-Profissão das Docentes do Campo/Roça | Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 22

Formação-Profissão das Docentes do Campo/Roça

Autores

• Ana Maria Anunciação da Silva. Secretaria Municipal de Educação de Ichu (BA) / Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio José de Souza. Universidade Católica do Salvador (UCSal) / Secretaria Municipal de Educação de Itiúba/BA

Palavras-chave: 

Formação, docência, campo/roça, narrativas (auto)biográficas

Resumo

Este trabalho é fruto de um estudo maior, orientado pelo segundo autor. As docentes narram as trajetórias formativas, resgatando as memórias, os percursos de formação e a constituição da profissão no campo/roça. Seus relatos trazem, entre outras coisas, os aspectos significativos e simbólicos do “tornar-se docente”, ao final, testemunham a pluralidade dos saberes da roça entrelaçados as suas existências e trajetória profissional.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

Fábio dos Santos Coradini

Tielle Alves Souto

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: Formação-Profissão das Docentes do Campo/Roça | Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza

por Tielle Alves Souto -

Caros autores e participantes, sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.2!

A princípio parabenizo os pesquisadores pelo trabalho. Essa temática é tão necessária de ser discutida. E a leitura nos proporciona um conhecimento mais próximo das dificuldades enfrentadas pelos docentes do campo e outras questões que permeiam o assunto.

Convido a todos a fazerem uma leitura desse artigo tão rico e engrandecedor!

Anseio que o Congresso seja uma experiência incrível para todos nós!

Grande abraço!

Tielle Alves (Coordenadora de Mesa, Coordenadora do Palco Roda de Conversa)

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Formação-Profissão das Docentes do Campo/Roça | Ana Maria Anunciação da Silva, Antonio José de Souza

por Antonio José de Souza -

Oi, Tielle!

Eu agradeço sua leitura atenta e aproveito para, também, agradecer a recepção. 

Sejam todas (todos) bem-vindas (os) ao UEADSL 2021.2.

Abraços.

Antonio José 

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde!

Prezada Tielle, ficamos gratos pelas boas-vindas,  elogios e leitura atenciosa. Que bom contar com a sua coordenação nessa Mesa.

Desejamos um Ueadsl.2021.2 frutífero, com grandes debates e  ricas aprendizagens.

Abraços! Ana Maria.

por Fábio dos Santos Coradini -

Boa Noite Ana e Antonio. 

Que primazia de texto. Parabéns pela construção da orientações e dos processos formativos no campo docente. 

Lidar com as narrativas e trajetórias formativas, fazendo o etnoprocesso de resgaste das memorias, atribui tanta força a este movimento da 

profissão docente/campo/roça. 

Minha irmã é professora de assentamento, o trabalho árduo e transformar pode ser realizado, quando o suporte, apoio e compromisso dos envolvidos

esta diretamente ligado a vida docente e não apenas as conduções da profissão perante município e estado. 

Lindíssimo artigo. Parabéns. 

Abraços, 

Fábio Coradini

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Obrigado, Fábio pela leitura cuidadosa e as palavras de estímulo.

Abraço.

Em resposta à Fábio dos Santos Coradini

Boa noite, Fábio.

Gratidão por sua leitura atenciosa e contributiva.

A construção desse trabalho foi permeada pela força dos sentidos. E já é uma pesquisa que se encontra-se em continuidade.  Esperamos que ela aguce novos debates, estudos e proposições formativas!

Imagino que sua irmã tenha muito a socializar conosco. Exercer a  docência no loci enunciativo de um assentamento é muito instigante! 

Aproveito para lhe perguntar: em qual região localiza-se esse assentamento?

Abraços! Ana Maria. 

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa noite, caros autores!!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho!

Fui professora/tutora em um curso de Licenciatura em Educação do Campo e sei bem da trajetória dos sujeitos campesinos. Suas lutas diárias e o quanto é difícil atrelar o cotidiano das suas vivências na sua formação.

Infelizmente ainda é uma área da Educação esquecida e precisa urgentemente de políticas públicas que abracem a causa.

Sintam-se abraçados e um excelente evento.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Oi, Cíntia! Obrigado pela atenção!

Fiquei curioso em saber mais sobre essa sua experiência no âmbito da formação acadêmica em Educação do Campo. O que você poderia contar, aqui, acerca da dialética estudante-trabalhador(a)? Quais sínteses são possíveis?

Forte abraço!

Antonio José 

Em resposta à Antonio José de Souza

Olá, Antônio!

Eu lecionei em curso de Educação do Campo na modalidade EaD, o qual abrangia cinco Polos no interior do Rio Grande do Sul. Quase todos eram trabalhadores do campo procurando formação para trabalhar nas escolas do campo de sua comunidade. Todos com muita dificuldade de entender a EaD e inclusive de ter acesso as ferramentas necessárias. Foram muitas intervenções presenciais nos Polos para que eles conseguissem ter o mínimo de conhecimento para conseguir acompanhar as aulas virtuais. 

O curso procura fazer a ligação sempre do conteúdo com cotidiano do graduando, considerando os conhecimentos prévios. Embora seja um EaD é oferecido muitas oficinas presenciais com o intuito de ter um maior contato e buscar atender eles nas suas necessidades.

Não é uma tarefa fácil, por todos os professores/tutores não serem sujeitos do campo. Nos colocarmos no lugar deles não quer dizer que iremos compreende-los na sua totalidade, mas procura-se sempre resolver os problemas com o diálogo, a compreensão e, principalmente, estar junto com eles em todas as dificuldades.

Abraços meu querido!

Obrigado, Cíntia por compartilhar sua experiência.

Forte abraço!

Boa noite, Cíntia.

É uma honra receber seu feedback. Concordo com você e reitero: precisamos transformar as vivências docentes/discentes em currículo vivo. 

Fiquei curiosa para saber mais sobre o seu trabalho. Se possível relate-nos sobre o perfil dos estudantes e algumas de suas intensões investigativas.

Abração!

Ana Maria. 

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Oi minha querida!

Acredito que respondi a sua pergunta ao responder o Antônio sobre o perfil dos graduandos.

Hoje já não estou mais trabalhando com a Educação do Campo, mas sou apaixonada por ela. 

No meu mestrado trabalhei com as nove escolas do campo da 8ª CRE no Rio Grande do Sul, pesquisei e investiguei os laboratórios de informática quanto a sua existência e a usabilidade pedagógica. Mas hoje estou me dedicando a Educação em Ciências.

Bjão e um ótimo evento.

Boa noite, Cíntia. 

Estou satisfeita. Parabéns, pela profícua investigação dos laboratórios de informática. 

Agradecida. Vou apreciar seu trabalho!

Abraços.
Ana Maria.

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Cíntia,

Que gratificante ter conosco uma docente que atuou com alunos do campo. Nos conte como foi sua experiência. Será muito interessante poder saber um pouco mais. 

Tenho alunos da zona rural que estão com muita dificuldade de desenvolver seus estudos nesse período pandêmico, e são alunos muito esforçados que só gostariam da oportunidade de ter os direitos aos estudos assim como todos os outros. 

Obrigada por participar do fórum desse trabalho tão significativo e necessário. 

Grande abraço

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

por Luciano Marcos Cavalcanti -

Trabalho super necessário. Valorizar as trajetórias formativas e as memórias desses profissionais da educação é respeitá-los e visibilizá-los. Dar crédito e valor a pessoas realmente participantes da construção educacional mais relevante do país. Parabéns!!

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Obrigado, Luciano por sua participação.

Forte abraço!

Em resposta à Luciano Marcos Cavalcanti

Boa noite, Luciano.

Gratos por sua leitura. Que bom compartilhar as vivências/pesquisa com você. 

Abraços!

Ana Maria.

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)

Nós estamos gratos e felizes! 

Abraços e até o próximo.

Ana e Antonio.