Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Comissão Organizadora D -
Número de respostas: 24

Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual

Autores

  • Tielle Alves Souto- UFLA
  • Silvane Aparecida Gomes- Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: 

Ensino Remoto; Formação Continuada Docente; Ensino de Português; Minas Gerais.

Resumo

O presente artigo está pautado nas mudanças ocorridas na Educação Básica com a implementação do ensino remoto que se iniciou em 2020. Tal estudo se faz necessário para compreendermos como muitas tecnologias foram desenvolvidas e recursos tecnológicos foram instituídos nas escolas. Muitas medidas foram tomadas com o objetivo de sanar as dificuldades enfrentadas por todos os agentes envolvidos, mas o estudo aponta que há lacunas no processo de implantação dessas medidas. É sabido que o ensino remoto foi um grande desafio para educação, e conhecer melhor como esse ensino foi desenvolvido, as dificuldades enfrentadas e quais medidas foram tomadas para proporcionar um ensino mais possível pode ser de suma importância para compreendermos o cenário atual da educação.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Nicoli Peroza Ramos

Paula Aparecida Diniz Gomides

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Nicoli Peroza Ramos -
Sejam bem-vindos ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. 

Sou a Profª Nicoli Peroza e vou coordenar a mesa do trabalho intitulado Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual das autoras Tielle  e Silvane.

O texto apresenta um relato de experiência das professoras de Língua Portuguesa e Educação Física, sobre as mudanças no ensino frente a pandemia. O artigo mostra as medidas realizadas pelas escolas públicas do estado de Minas Gerais.

Aguardamos a comunidade para contribuições, dúvidas, questionamentos, entre outros. 

Bom evento à todos!   

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Nicoli, 
Muito obrigada pelas boas-vindas e por apresentar o conteúdo do nosso trabalho. 
Espero que tenhamos grandes discussões e trocas de conhecimento. 

Um grande abraço e um ótimo evento para todos nós!

Em resposta à Nicoli Peroza Ramos

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Silvane Gomes -

Olá, professora Nicoli!

Obrigada pelas boas vindas e, desejamos um evento de muita interação e trocas de saberes a todos os envolvidos!

Abraço,

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde Tielle e Silvane.

Parabenizo pelo trabalho. Acredito que a pandemia explicitou os grandes desafios educacionais. Dentre eles a necessidade de formação tecnológica. 

Tematizar essas vivências é importante para  pensar numa resposta coletiva, devendo esta ser prioridade na pauta das Políticas Públicas de acesso e democratização das Tecnologias digitais.

Aproveito para perguntar: Há também uma sistematização sobre o uso das tecnologias pelos estudantes e seus familiares?

Abraços! Ana Maria. 

Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Ana Maria.
Agradeço pelos parabéns e por apresentar seu olhar diante do nosso trabalho. Também corroboro sua visão em relação à importância de tematizar as vivências da prática docente. 


Respondendo a sua pergunta: para o desenvolvimento das aulas, era ( e ainda é) utilizado o aplicativo "Conexão Escola" como ambiente oficial de postagem de atividades, avaliações, aulas pelo Meet, entre outras demandas. É usada também a plataforma Estude em Casa, que apresenta muitos conteúdos e informações para professores, gestores, alunos e familiares. Além disso, como forma de comunicação, o Whatsap  ainda é um meio muito utilizado para esse fim.

Espero ter respondido à sua pergunta. 
Abraços!

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Silvane Gomes -

Ana,

complementando a resposta da professora Tielle Lopes, o índice de alunos que utilizam (utilizaram) o aplicativo, acessaram as aulas via meet e/ou a TV para as aulas, é muito aquém do que se esperava, não apenas pela ausência de acesso devido à conectividade, mas ao hábito de uso mesmo. E, os alunos que interagiram, em sua maioria, são os mesmos que interagem na presencialidade, tanto para as postagens quanto para acessar tais ambientes.

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Tielle.

Obrigada pelo retorno. Novamente parabenizo pelas estratégias utilizadas e construção do artigo.

Agradecida.

Att. Ana Maria.


Em resposta à Ana Maria Anunciação da Silva

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Silvane Gomes -

Ana, obrigada por ler a provocação realizada por mim e a professora Tielle Lopes!

Concordamos com você: a pandemia ampliou as mazelas já existentes na educação: tanto no que concerne aos acessos (de professores e alunos) quanto á formação docente, não apenas para o uso da tecnologia mas, também para o devido exercício da profissão.

Enquanto não conseguimos mudar esse cenário de forma nacional, vamos mudando onde podemos: na sala de aula!

Respondendo sua pergunta: "Há também uma sistematização sobre o uso das tecnologias pelos estudantes e seus familiares?"

Não! A cultura estabelecida em nosso país, impede que pais e estudantes absorvam ou compreendam o modelo com uso da tecnologia. Temos um estranhamento desde o uso de filmes até o uso de celulares em sala de aula, entendidos como NÃO AULA, devido a cultura do uso exclusivo de quadro, giz/pincel e livro didático. Infelizmente, há muito que se aprender ainda...

Até,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Ana Maria Anunciação da Silva -

Boa tarde, Silvane.

Agradecida pelo retorno. Também concordo com você.

De fato existe uma 'má interpretação' no que diz respeito a NÃO AULA. Parece existir uma cartilha,  que 'define' o quê e como devemos lecionar. Por isso, o trabalho de vocês, e nossa conversa é essencial e propositiva.

Novamente, parabéns!!

Abraços. Ana Maria.

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. A pandemia nos expõe uma situação já conhecida por nós professores da educação básica. Falta infraestrutura, melhor capacitação dos profissionais, cursos de atualização e aprimoramento. A pandemia nos desvelou que temos que passar por um processo de ressignificação educacional, desde a formação inicial até a continuada. Outro ponto importante se ampara na acentuação das diferenças que a pandemia trará, uma vez que poucos alunos da educação básica pública tiveram acesso e infraestrutura domiciliar para acompanhar a estratégia do ensino remoto adotada pelos estados. Em suma, o pós-pandemia nos preocupa. Acredito que teremos uma alta evasão escolar de alunos, além de uma aceleração no processo de aprovação dos alunos sem uma avaliação adequada e justa. Nesse caminho, os governos padecem a morosidade e a falta de planejamentos estratégicos para conter essas adversidades nos período pós-pandêmico.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Silvane Gomes -

Bom dia, Alexsandro!

Você foi cirúrgico em suas colocações!

Concordamos com você: se já tínhamos um abismo entre a educação pública e a privada: ampliou-se ainda mais!

Se já havia defasagem de aprendizagem, também foi potencializada e, sim, teremos mais desafios adiante. Precisaremos ter, mais resiliência para darmos conta não apenas dessa questão mas, da questão emocional, que muitas escolas e secretarias educacionais não estão considerando, devido à "necessidade de cumprir calendários" e "recuperar o tempo perdido" - negligenciam as muitas narrativas (de todos os atores envolvidos nesse cenário) que deveríamos ouvir, ao menos!

Abraço e obrigada pela troca!

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Alexsandro, 

Muito obrigada por apresentar considerações tão importantes sobre o nosso trabalho e o tema. Concordo plenamente como você quando fala na acentuação das diferenças que a pandemia trará. Sabemos que a educação não chega para todos de forma igualitária devido a vários fatores. Mas a pandemia escancarou essa deficiência na educação para com seus alunos. Já estamos sentindo essa evasão citada por você. 
Na escola a qual trabalho, todos os professores tem reclamado o número tão pequeno de alunos assistindo as aulas e retornando com as atividades e Avaliações. Sabemos que os professores tem se desdobrado, mas existem questões que fogem do nosso alcance. 
A falta de planejamento por parte dos governos apontada por você, de um olhar mais próximo do que realmente deve ser considero importante são de suma importância para que a educação não sofra um retrocesso maior que já está vivenciando. 

Um grande abraço, 
Tielle

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais para participarem também dos debates. 

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Paula Aparecida Diniz Gomides -

Boa tarde, prezadas autoras. Estou como coordenadora desta discussão, juntamente a Nicoli. Gostaria de parabeniza-las pela excelente discussão por meio do trabalho socializado em nosso evento. É muito importante que tenhamos espaços para a discussão das transformações que o ensino remoto nos impõe, uma vez que a pandemia nos encontrou em uma situação completamente despreparada, em termos de como lidar com as dificuldades provocadas pelo necessário distanciamento social, o que esbarra na não priorização da educação nas políticas públicas de nosso país. A tecnologia foi e é uma solução, mas que demonstra uma enorme desigualdade, já que o acesso é limitado, tanto para alunos, como também para professores. Tenho visto, por meio dessas discussões, a falta de suporte, que deveria ser oferecido pelo poder público, com professores assumindo funções que jamais tinham assumido antes, como a edição de vídeos por exemplo. Me parece que as medidas são tomadas de uma forma muito individual, quando deveriam se dar de forma coletiva. Vocês concluem que a educação deve sofrer uma ressignificação, tendo em vista este cenário. Acham que o ensino em nosso país tende a se virtualizar? Mesmo com esse abismo que a desigualdade na inclusão digital promove? Como podemos reduzir as assimetrias?

Em resposta à Paula Aparecida Diniz Gomides

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Paula, 
Obrigada pelas considerações e por fazer parte da coordenação do nosso trabalho. Os apontamentos feitos são muito pertinentes, pois sabemos que existem falhas em várias questões no que se refere a implementação do ensino remoto na educação. Não conseguimos abordar todos no artigo, mas a fala de cada um que vem comentar nosso trabalho, demonstra o quanto todo esse processo foi e está sendo árduo para todos que estão envolvidos. 
Penso que as políticas públicas na educação são muito amplas, e não atingem as demandas específicas de cada região. Precisamos pensar em PP mais próximas da realidade que vivenciamos na educação, que de fato não sejam propostas que devemos fazer malabarismo para colocar em prática. 
Como você mesma aponta, todos que estavam envolvidos com o ensino remoto se depararam com grandes dificuldades para desenvolver o ensino de forma significativa. O que foi feito, de fato, para amenizar essas dificuldades? 

Grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Edivaldo Rafael de Souza -

Primeiramente, parabéns por trazer essa importante temática aqui para o evento. 

Realmente esse período do ensino remoto nos possibilitou muitas reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Visto que, ao mesmo tempo que aprendemos a trabalhar com novas ferramentas, também encontramos dificuldades para que os(as) estudantes conseguissem acessá-las. Mesmo assim, concordo que foi a melhor opção, principalmente, para que muitos estudantes continuassem tendo vínculo com escola. 

Atenciosamente, Edivaldo Rafael de Souza.


Em resposta à Edivaldo Rafael de Souza

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Edivaldo,

Muito obrigada por vir prestigiar nosso trabalho e trazer seu olhar diante do tema. 
Sabemos que muitas demandas educacionais fogem do nosso alcance, assim como a baixa adesão por parte dos alunos e familiares ao ensino remoto. Isso ocorre por vários motivos, e sabemos que dificilmente iremos conseguir contornar sozinhos. 
São vários os desafios, e agora temos mais um: o Ensino dito "híbrido" pelo Estado, e que tem dificultado mais ainda nossa prática (olhar pessoal diante da situação). 

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Tielle e Silvane!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho.

Sim, o ensino remoto foi e é um grande desafio para as escolas. E, acredito que no pós-pandemia ainda restaram muitas arrestas para serem corrigidas. 

Mas gostaria de saber em relação ao projeto, ele está funcionando de forma significativa? 

Realmente funciona este contato pelo WhatsApp?

Senti falta da retomada do primeiro parágrafo em relação as disciplinas de Português e Educação Física, como foi principalmente para a disciplina de Ed Física essa caminhada no ensino remoto?

Abraços e um bom evento.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Bom dia Cíntia,

Agradeço por vir interagir no nosso trabalho.

As aulas tem acontecido no momento de forma considerada "Híbrida" . E meu olhar sobre esse ensino, é que aqueles alunos que optaram por ficar em casa estão cada vez mais distantes da educação. Infelizmente o ensino remoto "escancarou" a desigualdade existente, e muitos tem desistido literalmente de seguir.

Nós professores, seguimos tentando trazê-los para a escola, nos redobrando de várias formas para desenvolver um trabalho significativo, atrativo e que consiga chegar ao máximo de alunos possível. 

O Whatsapp continua sendo um recurso muito utilizado para enviar recados, entrar em contato com os alunos, pois sentimos que os mesmos respondem mais rápido e de forma contínua a esse recurso do que o Conexão escolar, que é um App desenvolvido pelo Estado para postagem das atividades, Avaliações, aulas e demais  demandas. 

Em relação à Educação Física, tem sido um grande desafio  desenvolver aulas totalmente teóricas, e tenho tentando diversificar os recursos utilizados, trazer vídeos e gamificação para as aulas como forma de atrair a atenção dos alunos. Também é uma oportunidade de discutir questões sociais que permeiam cada conteúdo trabalhado, assim como descrevi na pergunta do Daniel. 

Estamos vivendo um grande desafio na educação, e sabemos que enfrentaremos muitos outros pois educar é transpor obstáculos diários.

Um grande abraço

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Daniel Roger Gomes Martins -

Boa tarde, Tielle e Silvane!

A questão do ensino remoto na educação, principalmente pública, é realmente muito pertinente, ainda mais nesse contexto de tempos pandêmicos em que vivemos. E concordo plenamente com o que vocês afirmaram, de que esse cenário só ampliou as diferenças, deixando-as ainda mais evidentes.

Além disso, pergunto: na opinião de vocês, como trabalhar de forma mais eficaz a Educação Física nesses tempos remotos, em que a prática de tal disciplina na escola se torna mais difícil?

Parabéns pelo artigo!

Abraços,
Daniel Roger.

Em resposta à Daniel Roger Gomes Martins

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Boa noite Daniel, 
Obrigada pelo comentário e suas percepções sobre o tema. 
Em relação à Educação Física, tenho tentado trabalhar várias questões relacionadas ao PET (conteúdo que temos que seguir). Por ex: em uma aula sobre o São João, apresentei a cultura nordestina, vários elementos que constituem essa festa, como por ex: o porque de termos foguete na festa, qual Santo é comemorado, comida típica e porque, qual tipo de música ( interessante saber que vários comandos da quadrilha vem do Frances). Em uma aula sobre o forró, discutimos de onde surgiu, falamos sobre os cordéis, sobre as músicas de Gonzaguinha e da realidade que os Nordestinos vivem. E sempre ao final das aulas tento fazer um jogo, uma gamificação para eles aprenderem também de uma forma dinâmica. 

Confesso que é muito difícil pensar em desenvolver uma aula que antes, tinha seus aspectos práticos, e mais difícil ainda é seguir o PET, pois muitas vezes não tem conexão entre uma semana e outra. Mas tenho tentado levar o máximo de significado nos conteúdos abordados, e não desanimar com o baixo número de alunos que estão presentes nas aulas. 
Espero que tenha respondido a sua pergunta. 

Abraços

Em resposta à Daniel Roger Gomes Martins

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Silvane Gomes -

 

Daniel, obrigada por ler e interagir conosco!

A educação brasileira sempre teve seus gargalos, e digo a respeito de todos os entraves que temos, desde a formação incial adequada e atualizada aos acessos de todos os atores envolvidos na engrenagem do fazer cidadão.

Mas, a pendemia ampliou os desafios que JÁ EXISTIAM e a cobrança da sociedade tem sido verozmente sobre o professor.

E, Tielle de respondeu sobre a questão da disciplina que ela leciona.

Daniel, pensa na dificuldade que estão enfrentando os professores de línguas no ensino hibrido, usando máscaras, face shild e microfone....

É ....

Abraço ,

Em resposta à Comissão Organizadora D

Re: Relato De Experiência: Ensino Remoto Estadual | Tielle Alves Souto, Silvane Aparecida Gomes

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)