O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Comissão Organizadora F -
Número de respostas: 19

O tema pobreza na formação continuada de professores da Educação Básica:

Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico Da COVID -19

Autores

  • Tiago da Silva Bezerra

Palavras-chave: 

Pobreza, família, escola, dignidade, respeito e ensino remoto

Resumo

O artigo científico consistiu numa entrevista realizada em uma família  composta por quatro membros na cidade de Natal -RN. Nesse sentido, o objetivo era refletir a respeito dos dados coletados no tocante a formação continuada de professores diante do contexto da Covid-19 e a pesquisa foi qualitativa e exploratória por meio da análise dos dados coletados que resultaram em considerar o contexto educacional na atualidade a partir de reflexões sobre o tema pobreza na formação continuada de docentes.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

Coordenadores de Mesa:

 

Natália Silva Giarola De Resende

Jaqueline Dias da Silva

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Natália Giarola -

Olá, a todos

 

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.2, meu nome é Natália Giarola e sou coordenadora de mesa.

 

Este espaço é dedicado a interação acerca do trabalho do “ O tema pobreza na formação continuada de professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico Da COVID -19 ”, do autor Tiago da Silva Bezerra. O mesmo aborta uma temática de suma importância para nosso atual contexto.  Desde já, parabenizo-o pelo excelente artigo.

 

No mais, desejo a todos um ótimo evento e, principalmente, boas interações, comentários e trocas de experiência.

 

Que tenhamos um construtivo e enriquecedor UEADSL.



Em resposta à Natália Giarola

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Jaqueline da Silva -

Olá, Natália e participantes do evento,

Sejam bem-vindos ao UEADSL 2021.2! 

Estou muito feliz por fazer parte do evento e ter a oportunidade de aprender mais com cada de um vocês. 

Conforme bem ressaltou a Natália vamos realizar um rico debate em torno do trabalho do pesquisador Tiago da Silva Bezerra. 

Não sei se vocês conseguiram acesso ao repositório, mas o trabalho que aparece ao acessar o arquivo em PDF é "O ENSINO E A PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO".  🙈

Não se assustem, por favor! Já solicitamos a nossa equipe o acerto deste pequeno equívoco. 

Acredito que em breve o arquivo estará disponível para compreendermos a temática apresentada pelo Thiago.

Vamos que vamos!

Um abraço a todos e todas!

Jaqueline Dias (Coordenadora de Mesa)

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Cíntia Moralles Camillo -

Olá, boa noite!

Tentei abrir o pdf do trabalho e está acusando erro.

Aguardo, abraços.

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Jaqueline da Silva -

Olá, Cintia! Boa noite!

Por favor, tente acessar novamente, pois o arquivo já está disponível e o acesso normalizado. 

Saudações acadêmicas!!

Jaqueline Dias (Coordenadora de mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Jaqueline da Silva -

Olá, Thiago e colegas!

A abordagem da temática pobreza na formação continuidade de professores é mais que necessária, principalmente em tempo de aulas remotas e  variadas situações de dificuldades financeiras  vivenciadas por muitas famílias brasileiras.

Sobre o trecho a seguir: 

"Nessa situação, o currículo poderia se beneficiar numa perspectiva multicultural/ pós-decolonial com aportes do olhar interseccional e híbrido. Isso se associa a essencialização de identidades e os binários que a congelam (...)"

Gostaria de um esclarecimento sobre o "essencialização de identidades e os binários que a congelam".  

Qual sua relação com a multiculturalidade? 

Quero aprender muito com vocês!

Vamos juntos!


Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Tiago da Silva Bezerra -

Olá,

Tudo bem?

Sua pergunta é muito difícil, porém tentarei respondê-la, Nesse sentido, se trata do fato de que o currículo não se desarticula de uma realidade sociocultural, ou seja, se articula com os variados contextos educacionais, bem como os impactos deste ensino e os desafios do fazer pedagógico em face as demandas que a educação comporta diante do quadro pandêmico que vigora. Isto oscila em virtude de cada realidade educacional, considerando variados aspectos que se associam ao processo de ensino-aprendizagem. Espero ter sanado a dúvida. Um abraço!

Em resposta à Tiago da Silva Bezerra

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Jaqueline da Silva -

Boa noite, Tiago! 

Grata por sua resposta. 

Suas explicações são muito pertinentes! O currículo precisa ser adequado à realidade sociocultural e ser articulado com o contexto escolar. As variações desse processo intensificaram-se ainda mais em virtude do período pandêmico.

Dúvida sanada,

Forte abraço, 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Tiago da Silva Bezerra -

Olá,

Isso mesmo porque tem alunos que possuem dificuldades de acompanhar o ensino remoto. Nesse sentido, este fato  é recorrente na rede pública de ensino de Natal-RN. Acredito que seja necessário rever algumas questões, como pro exemplo acesso à internet, entre outras que efetivamente tragam cidadania e dignidade aos estudantes que tem dificuldade de acompanhar este formato de ensino.

Em resposta à Tiago da Silva Bezerra

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Natália Giarola -


Olá, Thiago!

Seu questionamento é muito relevante!

Abraço.


Em resposta à Tiago da Silva Bezerra

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Jaqueline da Silva -

Oi, Tiago! 

Seu comentário sobre a dificuldade de adesão a esse formato de ensino por questões socioeconômicas é muito pertinente e revela o quanto as políticas públicas para acesso à  Educação precisa avançar para atender de forma efetiva a todos os estudantes. 

Mais uma vez, parabéns!

Forte abraço,

Jaqueline Dias (Coordenadora de mesa) 

Em resposta à Jaqueline da Silva

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Tiago da Silva Bezerra -

Olá,

Muito obrigado! Acredito que a inclusão também parte da conscientização, reflexão e sensibilização de todas as instâncias governamentais, entre outras. Nesse sentido, o exercício pleno da cidadania parte não somente dos conteúdos organizados e sistematizados na esfera escolar, mas também a aplicabilidade destes conhecimentos em variados contextos socioculturais.

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais para participarem também dos debates. 

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Nathalia Oliveira Costa -

Olá Tiago!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho! Gostei muito da temática e penso que é de extrema importância considerar o contexto social do aluno, especialmente na situação de crise em que vivemos.

Pela leitura do seu trabalho, voce afirma que o emprego das tecnologias no processo educacional mais exclui do que inclui alunos. Para você, como esse cenário poderia ser revertido? Teremos, talvez num futuro próximo, algum modelo educacional que não seja restrito a alunos com certa condição financeira?

Uma reflexão que eu gostaria de trazer, e até uma sugestão de leitura, é o que Bordieu afirma sobre transmissão de capital cultural, entre crianças mais e menos favorecidas. (Capítulo 2 - A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura, do livro Escritos de Educação do Pierre Bordieu)

Tive a oportunidade de debater esse texto em uma disciplina de sociologia da educação, e logo consegui associar com o que voce afirma no texto, em que a genitora da família por mais que tivesse metas a alcançar, ficou estagnada no sentido de se acomodar em adiar suas metas. Por outro lado, vi também a associação relevante que voce fez com a ausência e/ou pouca presença de representação de pessoas pretas e culturas de origem africana no ensino. Como uma mulher preta, que foi estudante de escolas públicas durante toda a vida escolar, vi que a realidade de muitos jamais chegariam à universidade, e, talvez , a ascensão social. 

Dessa forma, concordo com voce nesse ponto que o poderio econômico, bem como o acesso aos recursos educacionais e fatores como racismo podem sim limitar as oportunidades educacionais e de empregabilidade de uma pessoa no Brasil. Por outro lado, vejo também a contribuição da minha herança cultural, que é abordada por Bordieu nesse capítulo, para o meu sucesso escolar. Bordieu afirma que a ideologia de escola libertadora é ligada a aparência de legitimidade das desigualdades sociais, utilizando da herança cultural (consequentemente do capital cultural do estudante - ressalto que nenhum desses é de escolha do aluno, pois tem a ver com os outros que o cercam e onde e/ou como e com quem foi criado) como um  sendo "dom natural", o que na verdade não é. 

Nesse ponto, ele também afirma que o poderio econômico tem menos influência no sucesso escolar de um estudante do que a herança cultural deixada por sua família, isto é, o nível cultural do meio familiar (ter frequentado faculdade que não necessariamente precisa ser os pais, mas sim alguém do convívio do estudante que funcionaria como espelho , acesso a educação, teatros, música, arte, dentre outros). Muitas vezes, as famílias transmitem esse capital cultural aos seus filhos sem sequer ter ideia disso, ainda que sejam pobres ou não.  Herdar saberes também faz parte, segundo Bordieu, do sucesso escolar do aluno.

Por outro lado, é de se notar que, em geral, quanto maior  o domínio cultural do estudante, maior tende a ser a sua origem social, e é nesse ponto que seu trabalho me retomou ao do Bordieu. Pois não necessariamente vem atrelado a racismo e pobreza, mas em geral sim, é dessa classe de onde vem as maiores dificuldades de acesso a educação e de sucesso escolar. Depois, se lhe interessar, recomendo bastante a leitura do livro, é realmente muito bom!

Ademais, gostaria de convidá-lo para contribuir com críticas, sugestões e comentários no trabalho que realizei com meu amigo Gabriel e a equipe do CAED/UFMG sobre o programa de extensão em que fazemos parte, intitulado Programa “APROXIME-SE Paralelo entre as Edições de 2020 e 2021 a partir da Experiência Remota .

Parabéns mais uma vez pelo trabalho realizado!!

Grande abraço!

Nathalia O. Costa

Em resposta à Nathalia Oliveira Costa

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Tiago da Silva Bezerra -

Acredito que em nosso pais a educação fosse prioridade,, estas desigualdades não seriam tão evidentes. Nessa situação, o exercício pleno da cidadania é um dos aspectos que poderiam reverter este quadro socioeconômico. mas também cobrar dos políticos sobre estas questões que podem melhorar o desempenho escolar dos estudantes brasileiros que não têm condições financeiras de assistir as aulas por meio do ensino remoto.

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Cíntia Moralles Camillo -

Bom dia, Tiago.

Parabéns pelo trabalho e por mostrar que a escola e o professor precisam ser autônomos e trazer a realidade (cotidiano) do aluno para a sala de aula.

Um forte abraço e um bom dia.

Att, Cíntia.

Anexo afiliado-profissional-hotmart.png
Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Tiago da Silva Bezerra -

Muito obrigado!  Fico feliz porque isso possibilita ajudar outros professores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com dificuldades de inserção diante do contexto pandêmico da Covid-19.

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Daniel Roger Gomes Martins -

Olá, Tiago! Parabéns pelo trabalho!

Acredito que o tema pobreza é um aspecto muito importante a ser considerado quando falamos de educação, principalmente na sua vertente pública, em que ficam ainda mais escancarados os estratos sociais e as diferenças. Verificar a presença dessa variável no contexto da Covid-19 é realmente um ótimo exercício, e acho que só daqui a um tempo poderemos ter uma noção prática das perdas que tivemos nesse período.

Mais uma vez, parabéns!

Daniel Roger.

Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Natália Giarola -


Olá, participantes do UEaDSL 2021.2!

Foram excelentes momentos de discussão e interação.

 Obrigada pela participação de todos.

Atenciosamente

Natália Giarola (Coordenadora de mesa)


Em resposta à Comissão Organizadora F

Re: O Tema Pobreza na Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Algumas reflexões a partir de uma entrevista considerando o contexto pandêmico da COVID -19 | Tiago da Silva Bezerra

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)