Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Comissão Organizadora L -
Número de respostas: 13

Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação

um estudo da teoria à prática

Autores

  • Tielle Alves Souto- UFLA

Palavras-chave: 

Tecnologias digitais, formação de professores, políticas públicas, educação, BNCC.

Resumo

O presente estudo trata das questões emblemáticas sobre políticas públicas e formação de professores voltadas para o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Será apresentado um curso de curta duração que foi elaborado e implementado com alunos do curso de Graduação em Pedagogia de uma Universidade Federal. O objetivo do curso foi desenvolver um conhecimento acerca da história das tecnologias digitais na educação, sua implementação na Educação Básica, as dificuldades enfrentadas nesse processo, e soluções encontradas por gestores e professores.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Luciana Gonçalves De Oliveira Maraia

Francisco De Paula Santos De Araújo Junior

 

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Silvane Gomes -

Olá, Tielle!

Falar de Políticas Públicas, seja ela focada em qualquer segmento social, é desafiador!

Falar de PP educacionais é mais que fazer observações mas, provocar conscientização para que sejam de fato empreendidas e contribuam para o desenvolveimento cidadão, tanto no quesito formação de profissionais, quanto no estabelecimento de acessos ao cidadão, que paga impostos altíssimos e não tem a conversão em serviços de qualidade em nenhum setor da sociedade. Infelizemente!

Por isso, a discussão é relevante, importantíssimo provocar uam observância em massa para que algo de fato aconteça...

Avante e bom congresso para vocÊ!

 

Abraço,

Em resposta à Silvane Gomes

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Olá Silvane!
Corroboro com seus apontamentos em relação às PP, e no nosso caso, especificamente aquelas voltadas para educação. 
O que está sendo feito para que ocorra uma melhoria no meio educacional? As Políticas Públicas realmente estão voltadas para as necessidades daqueles que estão envolvidos, ou são apenas releituras daquelas PP feitas anteriormente?
Precisamos pensar em PP mais próximas da nossa realidade, das nossas necessidades. 
O Brasil é imenso, e cada região, cada canto do nosso País tem necessidades diversas, e cabe pensarmos se as PP estão realmente voltadas para sanar essas necessidades. 

Um grande abraço!

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia -

Acrescentando à discussão, penso que os atores envolvidos no processo de formação, principalmente os formandos, precisam ser ouvidos. É preciso considerar e valorizar suas perpspectivas e experiências para que a ação formativa faça sentido!

Em resposta à Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Boa tarde Luciana, 

Concordo plenamente com você. A vivência, as percepções e suas perspectivas são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem.

Quando trazemos nossa prática, nossas angústias e anseios, todo o conteúdo discutido se torna mais significativo e próximo do nosso olhar. 

Um grande abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia -

Boa noite! Esta é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre as Políticas Públicas e a Formação de Professores no contexto contemporâneo. Ainda que todos os esforços estejam voltados, ou não, para uma formação inicial mais completa e que atenda as demandas atuais, ainda assim, é necessário esse olhar sobre o percurso e desenvolvimento de políticas que contemplem uma sólida formação docente.

Neste sentido também, cabe refletir acerca da formação docente continuada quando esta precisa ser vista não como  preenchimento de possíveis lacunas na formação inicial, mas como uma ação necessária no decorrer de toda a trajetória profissional.

Bom trabalho!!!

Em resposta à Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Bom dia Luciana, 

Muito obrigada por trazer reflexões sobre a temática.

Você apontou questões muito importantes a qual devemos ter um olhar mais atento, pois considero que a formação inicial e continuada são cruciais para o conhecimento mais significativo na prática docente. 
É de suma importância discutirmos como essa formação tem sido desenvolvida, e principalmente, o que pode ser melhorado e disponibilizado para que docentes tenham conhecimentos mais próximos da prática.

Um grande abraço!

 

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Imagem do Podcast apresentado no artigo. Entrevistas realizadas com as Gestoras educacionais. 
Para quem tiver interesse, o link do Podcast: 
https://anchor.fm/tiellevamosconversar

Em resposta à Tielle Alves Souto

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Karine Gehrke Graffunder -

Boa tarde, prezada Tielle!

Parabéns pela escolha do tema abordado no trabalho!

O desenvolvimento tecnológico tornou emergente mudanças conceituais, estas que têm origem nas novas necessidades e formas de lidar com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no cotidiano.

Incluir esses mecanismos na formação inicial e continuada de professores se faz essencial. Minha dúvida: você chegou a trabalhar com o tema 'letramento digital' no curso ofertado? 

Além disso, qual foi o feedback dos alunos da Pedagogia?

Desejo a você um ótimo evento!

Abraços, Karine.

Em resposta à Karine Gehrke Graffunder

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Olá prezada Karina!
Muito obrigada por suas palavras. Fico feliz em ter lido meu trabalho e compartilhar o seu olhar sobre a temática. 
Respondendo às suas perguntas: o letramento digital foi um conteúdo desenvolvido e discutido durante o meu Mestrado, e resolvi fazer um Podcast para apresentar à turma, mas ainda não o trabalhei com meus alunos. 
Em relação ao feedback, eu sempre separava um tempo no final de cada etapa do curso para perguntar aos alunos o que acharam do conteúdo apresentado, das dinâmicas, o que consideravam interessante de conhecerem (além daquele apresentado). E foi muito gratificante saber que os alunos acharam o conteúdo muito significativo, que os ajudou a pensar a teoria das "políticas públicas para tecnologias na educação" na prática. E apontaram como algo muito interessante, terem a oportunidade de saberem como essas PP estão sendo desenvolvidas e quais as dificuldades enfrentadas por aqueles que estão a implementando na prática.

Um grande abraço e um ótimo evento para todos nós!

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Prezados autores, coordenadores de mesa e demais participantes, 

Estamos muito felizes com a participação de todos no Evento! Estou passando em cada fórum e vendo discussões e trocas de conhecimento muito enriquecedoras.

Gostaria de reforçar o convite para que todos possam entrar nos outros trabalhos do Roda e dos demais Palcos para prestigiá-los e trazer seu conhecimento que é algo muito importante para esse Evento. 
Além disso, peço para que os autores que já fizeram comentários no seu trabalho, convidem os demais a participarem também dos debates

Desde já, agradeço o empenho de cada um e desejo um ótimo evento para todos nós!

Grande abraço,

Tielle Alves (Coordenadora do Roda de Conversas)

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Alexsandro Luiz dos Reis -

Parabéns pelo trabalho. Se por um lado a pandemia expôs as mazelas depreendidas de nossa educação, por outro mostrou que a formação de professores deve ser ressignificada. Tanto a formação inicial e continuada precisam ter seus currículos revistos e proporcionar aos futuros professores o acesso e a oportunidade de lidarem por exemplo com elementos das Tecnologias da Informação e Comunicação. Neste período de pandemia ficou comprovado que muitos professores tiveram que se reinventar e muito das vezes até mesmo aprender a manusear estas tecnologias. Em suma, por mais trágica que está sendo a pandemia ela está desnudando muitas mazelas de nossa educação, que precisam ser refletidas e ter novas estratégias, como uma melhor capacitação para os professores.

Em resposta à Alexsandro Luiz dos Reis

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Bom dia Alexsandro, 
Concordo plenamente com suas considerações. Precisamos passar por uma pandemia para entender que é preciso ter um olhar mais atento para a formação do professor, em capacitá-los para as várias demandas educacionais.

Mas infelizmente sabemos que os professores tiveram que se redobrar e muitas vezes procurar por conta própria o conhecimento necessário para desenvolver seu trabalho de forma significativa. 

Conhecer sobre as tecnologias digitais para educação é essencial para entendermos o que está sendo feito para que elas possam ser melhoradas, e mais, entendermos o que pode ser feito para que ela seja mais próxima das necessidades educacionais específicas de cada ambiente escolar. 

Um grande abraço e muito obrigada por vir comentar no meu trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora L

Re: Políticas públicas e formação de professores para o uso das tecnologias digitais na educação um estudo da teoria à prática | Tielle Alves Souto

por Tielle Alves Souto -

Agradeço a todos que participaram das discussões de forma tão engrandecedora e prazerosa.

Aos coordenadores de mesa, um muito obrigada por mediarem as discussões.

Aos autores, meus parabéns por trazerem trabalhos tão significativos.

Aos participantes, um muito obrigada por trazerem grandes contribuições nas discussões.

Aproveito a oportunidade para convidá-los a participarem da próxima edição. 

Se cuidem e espero encontrá-los bem no próximo evento!!!Um grande abraço a todos!!!
Tielle Alves (Coordenadora do Palco Roda de Conversas)