O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 29

O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Fernanda Teixeira Lima Colégio Santa Maria Minas Betim
  • Mariely Lisboa Gomes
  • Yasmin Ribeiro Duarte Machado

Palavras-chave: 

Saúde Mental, Ensino Médio, Mundo do Trabalho, Pandemia

Resumo

A saúde mental dos jovens é pouco valorizada, o que gera preocupação, já que eles irão compor a nova geração de trabalhadores de um novo mundo do trabalho, e todo o processo de preparação é de relevância extrema. Visando o problema, o projeto tem o objetivo de refletir como a pandemia impactou na saúde mental dos estudantes do Ensino Médio e como isso interfere na preparação para ingressar no mundo do trabalho. Planejamos uma pesquisa qualitativa por meio de formulário virtual para analisar as opiniões dos principais afetados pelo problema. 

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Coordenadores de Mesa:

 

Graciele Batista Gonzaga

Alexsandro Rosa Soares

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Alexsandro Rosa Soares -

Caras autoras e participantes, 

Sejam bem-vindas e bem-vindos ao UEADSL 2021-2!

Uma satisfação participar deste Congresso juntamente com vocês. E com prazer serei um dos coordenadores desta mesa.

A princípio parabenizo Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes e Yasmin Ribeiro Duarte Machado, autoras deste trabalho, pela proposta em discutir sobre saúde mental em tempo tão sombrio neste aspecto e discutir sobre saúde mental especificamente relacionada a jovens que vivem tantos dilemas transformacionais no âmbito biopsicossocial. 

Isto posto, gostaria de saber se os estudantes investigados são oriundos de escola pública e/ou privada? Além disso, vocês consideraram que muitos dos pesquisados recebem um bom apoio familiar, mas acreditam que a escola ainda precisa melhorar nos cuidados da saúde mental dos estudantes. Que tipo de melhoras foram sinalizadas?

Anseio que o Congresso seja uma experiência incrível para todas e todos!

No mais, carpe diem e boas discussões!

Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Fernanda Teixeira Lima -
Olá, boa noite. Primeiramente, muito obrigada!
Todos os estudantes investigados são de escola privada, a mesma que nós autoras estudamos.
Inicialmente, tivemos certa dificuldade em pensar no que deve ser melhorado, mas acreditamos que a escola deveria começar a perguntar as opiniões dos alunos e ouvi-los, para saberem de suas reais preocupações e problemas. Além disso, planejarem momentos de acolhimento com os estudantes, para se sentirem mais calmos e menos pressionados. Pensamos em conversas para ensinar meditação, uso de incensos e óleos essenciais. Também achamos importante fornecerem um acompanhamento psicológico.
Em resposta à Alexsandro Rosa Soares

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Eliane Marina Palhares Guimarães -

Parabenizo os autores pela trabalho realizado. Tema muito pertinente para o atual momento da pandemia, em que toda a sociedade tem sofrido os efeitos do novo comportamento adotado na sociedade. - o distanciamento  necessário como medida preventiva do Sars-cov 2. A faixa etária abordada no estudo - jovens em geral têm uma vida social muito ativa e o rompimento abrupto de muitas destas relações está sendo a causa de comprometimento da saúde mental. Neste cenário é imprescindível a presença da família como apoio e a busca de atividades alternativas para "ocupar" o tempo livre. Outra questão mencionada pelo estudo e que se repercute também na fala dos estudantes das IES é a sobrecarga de tarefas acadêmicas e de aulas síncronas, exigindo do estudante a permanência na frente do computador por um tempo grande, tornando exaustiva e improdutiva a atividade. Destaco também, um outro fator importante, os recursos tecnológicos têm sido utilizados nas atividades remotas, porém algumas vezes sem a observação de questões pedagógicas do ensino mediado por tecnologias, que garantem o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. A motivação e a interatividade são fundamentais nestes ambientes. Não basta transpor uma aula ministrada presencialmente para o formato digital. É preciso atrair a atenção do estudante e proporcionar momentos em que ele possa adotar uma postura mais ativa durante o aprendizado. Este é mais um dos desafios do ensino remoto. parabéns aos autores da pesquisa!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Graciele Gonzaga -

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.2 


Parabenizo o grupo pelo trabalho desenvolvimento no Ensino Médio.

O artigo trata de um tema que surgiu sobre o mundo do trabalho relacionado à saúde mental, pensando que os estudantes da terceira série ingressaram nesse campo. Discussão importante para o momento atual e muito pertinente pensar nisso já no ensino médio. 

Aguardo a participar do grupo no nosso fórum de discussão. 


Um abraço.


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Alexsandro Luiz dos Reis -
Parabéns pelo trabalho. As implicações da pandemia para a saúde mental de professores (as) e alunos (as) nos faz refletir a falta de políticas públicas para com o cuidado desses indivíduos. Nessa linha, acredito que além de impactar em uma futura inserção no mercado de trabalho, implicará também em uma alta de evasão escolar no pós-pandemia. Todo esse contexto apresentado nos levará a acentuação das diferenças já existentes na educação brasileira. Logo, na opinião das autoras quais as estratégias já deveriam estar sendo planejadas para se evitar essa possível evasão dos alunos (as)? Um trabalho de atenção primária a alunos (as) e professores (as) seria suficiente para um impacto mais brando no que tange a saúde mental destes?

Desde já agradeço.
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, pessoal! 

Parabéns ao grupo pelo excelente trabalho! 💕

Interessantíssimo e muito pertinente, tendo em vista o momento ao qual enfrentamos, além disso, nos fornece uma visão futura para possíveis práticas de auxílio aos estudantes. 

Chamou-me a atenção o fato de os estudantes apontarem a falta de auxílio à saúde mental da instituição escolar neste período pandêmico. Ao meu ver, deveria haver políticas públicas de atenção à saúde dos estudantes, independente do período pandêmico. Ensino Médio é um período conturbado na vida do estudante, em virtude dos vestibulares e da transição para a vida adulta. Sendo assim, um apoio psicológico faz-se fundamental. 

Achei interessante os estudantes indicarem que dormir é o melhor “remédio” para melhorar a saúde mental. Acredito que essa resposta seja consequência direta da falta de conhecimento/incentivo sobre terapia. Dormir é muito bom, mas não é a solução para o problema. 

Novamente, parabéns ao grupo, trabalho muito pertinente. Ademais, convido a todos para prestigiarem o trabalho “Educação em tempos de crise: Dificuldades e desafios no ensino à distância devido à covid-19”, no palco Anfiteatro, pois dialoga muito com o trabalho deste palco. 

Abraços!

 

Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Graciele Gonzaga -

Muito obrigada pelo comentário. Realmente um trabalho muito relevante para alunos do ensino médio. 

Em resposta à Luana Batista de Oliveira

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Graciele Gonzaga -

Excelente recomendação para as alunas. Acredito que elas podem aprofundar mais no tema e discutir isso no ensino médio.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa tarde, prezados autores!

Que maravilha de estudo! Parabéns!!

Metodologia muita clara e objetiva, os resultados são concisos e retratam o objeto de estudo. 

Mais uma vez parabéns pela temática e pela pesquisa!

Abraços

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Graciele Gonzaga -

Muito obrigada pelo comentário. Excelente o trabalho das alunas!

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Fernanda Teixeira Lima -

Muito obrigada pelo comentário!! Agradecemos os elogios. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Oi, pessoal!

Muito bacana a iniciativa da pesquisa, tema tão necessário e condizente com as demandas atuais! Como vocês selecionaram os/as sujeitos participantes? Abraços a todos/as!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Renata Silva -

Boa tarde prezados autores, 

Muito interessante a pesquisa de vocês, eu acredito que talvez tenhamos duas pandemias. A primeira que estamos vivendo causada pela covid, a segunda pelos problemas psicológicos causados pela primeira. 

Acho o tema muito importante, porque vamos precisar entender as demandas que irão surgir, gostaria de saber como vocês selecionaram os participantes? 

Em resposta à Renata Silva

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Graciele Gonzaga -

É fato que serão discutidos muitos aspectos em relação ao ensino, principalmente o remoto. Hoje existe uma preocupação muito forte com a saúde mental, sobretudo nesse momento atual. É um trabalho que deve aprofundar mais na discussão. É importante lembrar que saúde mental deve envolver vários setores, não pensar somente no espaço escolar. Talvez buscar parcerias com áreas especializadas como faculdades de psicologia. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Alice Silva -

Achei o tema do trabalho de extrema importância e relevância para que, daqui alguns anos, nós possamos dimensionar as consequências da pandemia. Como vocês mencionaram, os jovens que passaram por esse período dentro das escolas representam também os futuros profissionais das mais diversas áreas, e, por mais que seja importante entender os prejuízos quanto a vida acadêmica, a saúde mental também deve ser centralizada. Creio que a pressão maior em passar na faculdade que 60% dos entrevistados demonstraram se dá pelo sentimento de ansiedade que muitos desenvolveram. A pandemia criou um senso de que tudo deve ser feito da maneira mais rápida possível – pelas incertezas que ela gerou -, assim, essa escolha profissional foi afetada e, por consequência, é provável que a atuação desses jovens dentro do mercado de trabalho também seja pautada nessas bases. Um outro resultado interessante é a necessidade do diálogo dentro desse momento, e como os jovens veem essa necessidade de rodas de conversas. Pelo ambiente escolar ter ficado muito “robotizado” – devido às aulas online – os momentos de descontração foram quase totalmente perdidos, dificultando esse diálogo entre amigos e comunidade, no geral. Por fim, ressalto a qualidade e a relevância do trabalho, parabéns!


Em resposta à Alice Silva

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Graciele Gonzaga -

Obrigada pelo comentário. Realmente um trabalho com muita relevância em um momento ímpar para educação com o ensino remoto. Com certeza, os jovens sofrerão impactos ao longo prazo sobre esse tipo de ensino. 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Fernanda, Mariely e Yasmin!

Parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido. Tema relevante e essencial, principalmente ao considerarmos o contexto atual. Os jovens, de fato, foram muito impactados pela pandemia. O aprendizado, a socialização, as expectativas em relação ao ingresso no mundo de trabalho, dentre outros fatores, geraram grande ansiedade nesse público. Portanto, reflexões acerca da saúde mental desses jovens devem ser priorizadas.

Abraços,

Márcia


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Livia von Sucro -

Parabéns ao grupo de autores!

O que eu mais gostei neste trabalho é que ele discute a saúde mental dos jovens a partir da perspectiva deles mesmos: tanto enquanto sujeitos da pesquisa, quanto como autores do estudo.

É interessante a enorme preocupação com o mundo do trabalho, denotando que as pressões do mundo capitalista são sentidas pelos mais jovens com a mesma angústia que pelos mais velhos.

Em resposta à Livia von Sucro

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Graciele Gonzaga -

Ótima colocação! É muito importante eles mesmos perceberam como o problema afeta o ensino médio, buscando soluções não somente no espaço escolar, assim como fora também. 


Muito obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Tielle Alves Souto -

Boa noite a todos, 

Primeiramente gostaria de parabenizar as autoras pelo trabalho. Vocês apresentam dados muito importantes de serem discutidos. Precisamos pensar na saúde mental dos alunos, principalmente por considerar que a pandemia trouxe vários problemas emocionais, educacionais e de suporte. 

Vou trazer um relato sobre o assunto. O diretor da escola a qual trabalho fechou uma parceria com psicólogos da Faculdade para que eles pudessem atender os alunos que estavam precisando, e também aos professores. Uma vez por semana tínhamos um momento (durante o módulo) com esses psicólogos para falarmos das nossas angústias como docentes, e foram momentos muito importantes para entendermos que a maioria compartilhava de angústias semelhantes. 

Mas considero lamentável o Estado não ter desenvolvido um planejamento pensando na saúde mental daqueles que estão envolvidos com a educação. 

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Florence Marques -

Olá, primeiramente parabéns pelo trabalho!

Os impactos da pandemia realmente são inimagináveis e podem estar sendo mais danosos para os jovens em formação. Ótimo trabalho!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Daniel Roger Gomes Martins -

Olá, caras autoras!

Parabéns pelo trabalho! Realmente esse é um tema muito pertinente, ainda mais nesse contexto pandêmico em que ainda estamos vivendo, com os estudantes pressionados a conseguir resultados e a entrar no mercado de trabalho.

Sobre a pesquisa, é interessante esse diagnóstico dos alunos de que a escola não contribui muito para a melhora na saúde mental deles. Esse é um ponto onde as políticas públicas poderiam ser mais eficazes, principalmente dentro dos muros da escola, local de construção do conhecimento mas também de socialização.

Parabéns!
Daniel Roger.

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Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Carolina Alcantara -

Olá meninas! Gostaria de parabenizá-las pela pesquisa! A saúde mental dos estudantes foi realmente muito afetada com a chegada da pandemia, e é dever de todos os cidadãos abordar mais sobre esse assunto, além de achar uma solução para esse problema. Por isso, acredito que a proposta de intervenção criada é essencial e muito relevante! Ademais, os dados apresentados estão muito bem explícitos e contribuíram muito para a exposição de tópicos muito preocupantes, como a ansiedade, a pressão, a insônia e distúrbios de peso, como falado no artigo. É uma pesquisa que merece muito destaque no mundo atual!! Parabéns!! Abraços!!!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Alexsandro Rosa Soares -

Caras autoras, quero parabeniza-las pelo trabalho mais uma vez. É muito bom ver que existem estudantes pensando a contemporaneidade e comprometidas com a pesquisa. Espero encontra-las por aqui nas próximas edições.

A todas, todos e todes que participaram da discussão, gratidão e muito sucesso!

Até o próximo UEADSL!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Maria Augusta Rodrigues de Oliveira -

Olá,

 Além dos desafios próprios dessa etapa da vida e as incertezas e angústias na escolha do futuro profissional ao final do Ensino Médio, soma-se a isso as dificuldades surgidas com o cenário de pandemia e isolamento social. Gostaria de parabenizar as autoras pelo excelente trabalho, pela análise e pela escolha do tema, que é super relevante e precisa ser discutido.


Abraços,

Maria Augusta

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, autoras!

quero parabenizá-las pela escolha do tema tão pertinente e pelo artigo!

Realmente a saúde mental é um grande problema, que considero de saúde pública, no Brasil. Concordo com vocês que os cuidados deveriam começar na primeira infância. Já tínhamos números assustadores de pessoas com a saúde mental fragilizada e isso ficou ainda mais evidente e agravou-se com a pandemia. Uma política pública que aborde estas questões é urgente!

Abraço e mais uma vez parabéns!

Cristina S.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Emilly Martins -

Parabéns pelo trabalho tão importante, pessoal!

Que tema importante para ser debatido! Minha mãe costuma dizer que "ninguém está bem" e durante essa pandemia ficou tão notório isso entre os jovens, crianças, adultos. O ensino médio por exemplo é uma fase de tanta pressão da família, escola, amigos, do futuro, são tantas escolhas que precisam ser tomadas e toda aquela incerteza do que vai ser dali para frente não é mesmo? Concluir meu ensino médio em 2014 e até hoje sinto aquela ansiedade que começou ali. 

Ao meu ver, é necessário que as escolas tenham um programa de acompanhamento psicológico, que seja acessível para todos os estudantes e professores, porque muitos não tem condição de buscar essa ajuda atualmente. 

Saúde mental não pode ser banalizado, é preciso ser conversado constantemente para que todo mundo possa entender o grau de impacto e interferência que isso tem na vida de cada um. 

Parabéns mais uma vez pelo tema proposto!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Nathalia Oliveira Costa -

Olá, autoras!

Gostaria de parabenizá-las pela relevância do trabalho!

Tratar da saúde mental dentro do contexto de crise sanitária e humanitária que ainda vivemos decorrentes do novo coronavírus é , no mínimo, um tema muito delicado e importante de ser debatido.

Como professora de curso pré-vestibular, e também antiga vestibulanda, sei bem como é puxado essa época de preparação que os alunos do 3° ano enfrentam e a cobrança por resultados, principalmente quando envolve o investimento em cursos preparatórios, é grande por parte da família.

 Por outro lado, penso que na situação em que ainda vivemos de pandemia, há de se considerar que o acesso educacional dos alunos brasileiros não é, de forma nenhuma, homogêneo no que tange recursos tecnológicos, internet, computadores, espaço para estudo, dentre outras condições que são fundamentais para que as aulas remotas ocorram, como bem pontuado pela Profª Drª Luana Wunsch na palestra de abertura do UEADSL. 

Da mesma forma, a formação de professores não compreende, atualmente, treinamento para ser um "youtuber", especialista em fazer vídeos, edição, iluminação, roteiro, som e etc, algo que é mais trabalhado, por exemplo, na educação à distância. 

Nesse ponto gostaria de ressaltar que é extremamente diferente a EaD do ensino remoto emergencial instaurado na pandemia. Digo isso, pois não desejo que vocês tenham uma visão negativa do ensino a distancia por meio de plataformas digitais. A questão aqui é que, como o próprio nome diz, foi uma situação emergencial para que as aulas não fossem interrompidas, e, como tal, devemos ter o cuidado de analisá-la assim também. É o famoso ditado "feito é melhor que perfeito" rsrs.

Sem entrar nos ônus e bônus da metodologia empregada, de fato, somos seres necessitados de contato, seja online ou presencial. E ter essa separação abrupta de uma realidade de passeios, convivência com os colegas, viagens, para, de repente, não podermos ir na esquina sem mascara e álcool em gel, sim, vai afetar a saúde metal coletiva, como vocês bem pontuaram. 

Penso que tudo na vida é uma questão de aprendizado, independente do momento em que vivemos. Assim, numa situação de crise sanitária em que 4,55 milhões de pessoas no mundo, sendo cerca de 600 mil só no Brasil, já perderam suas vidas, penso que não devemos avaliar que o nosso "novo normal" é uma perda da juventude, como vocês avaliaram. 

Pessoalmente, acho que diferentemente de outras gerações, vocês estão tendo a oportunidade de aprender a como lidar com situações de crise, sobre o que priorizar ou não, sobre colocar a saúde coletiva em detrimento dos prazeres pessoais, sobre escolher que abrir UTI's para salvar vidas é mais importante do que aquela baladinha com os amigos, sobre compartilhamento de tecnologia para produção de vacinas, dentre outros aspectos.

 Penso que, ainda que estejamos numa situação péssima de crise, sempre há algo a aprender, e vocês têm essa oportunidade de serem melhores do que as gerações anteriores por terem aprendido numa situação de crise sanitária.

É fato que ninguém sairá ileso, principalmente quanto a saúde mental. Estar em época de vestibular, estar pensando no futuro emprego, já é uma pressão enorme sim. 

Agora, mais do que nunca, penso que, como professora, ex-vestibulanda e universitária, devemos  pensar em como cuidar da nossa saúde mental nesses tempos de crise. Ter o apoio familiar é essencial, como vocês bem apontam, mas ainda sim, penso, é necessário o cuidado coletivo para conseguirmos enfrentar essas dificuldades.

Realmente demandaria muitos e muitos debates o assunto tratado por vocês, e creio que ainda renderão bons aprendizados sobre como cuidar da saúde mental em contexto de crise como a que ainda estamos vivendo.

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho de todas!

Grande abraço!

Nathalia O. Costa - Química/UFMG

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: O Impacto da Pandemia na Saúde Mental dos Estudantes do Ensino Médio | Fernanda Teixeira Lima, Mariely Lisboa Gomes, Yasmin Ribeiro Duarte Machado

por Silvane Gomes -

 

Agradeço a todos que interagiram de maneira enriquecedora contribuindo para que a construção do conhecimento fosse colaborativa.

Aos autoresobrigada por apresentarem pesquisas significantes neste tempo pandêmico.

Aos coordenadores de mesa,  gratidão por dedicarem um tempinho a mediar as discussões que se fizeram tão relevantes neste espaço.

Aos participantes,  obrigada por contribuírem com as discussões tornando um congresso um lugar de grandes trocas.

E, já que o congresso é semestral, quero convidar vocês para participarem da próxima edição: 2022.1. Brevemente divulgaremos o calendário: Fiquem atent@s!

E, ainda: como a pandemia não foi erradicada, continuem se cuidando e cuidando de quem você ama e espero encontrá-los com saúde no próximo evento!!!

Abreijos, 
Silvane Gomes (Coordenadora do Palco FEIRA DOS SABERES)  fim