A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Comissão Organizadora C -
Número de respostas: 21

A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho

Autores

  • Theo Duarte Colégio Santa Maria Betim
  • Luna Gabriela Colégio Santa Maria Betim
  • Paulo Vitor Garcia

Palavras-chave: 

Cultura Crunch, Efeito Desestressante, Desenvolvedores de Jogos, Benefício dos Videogames, Videogames

Resumo

Em nosso trabalho, procuramos expor o estresse causado por um ambiente de trabalho nocivo na área de desenvolvimentos de jogos, principalmente aqueles derivados da ‘Cultura Crunch’. Nossa hipótese na remediação nesse problema seria o desenvolvimento de um jogo, procurando tanto usar a própria tecnologia dos jogos para formar uma experiência desestressante quanto provar que é possível cumprir a expectativa popular sem o excesso de trabalho.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Graciele Batista Gonzaga

Adriana da Silva Pereira

Tielle Alves Souto

 

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Graciele Gonzaga -

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Congresso Nacional Universidade,  EAD e Software Livre 2021.2 


Parabenizo o grupo pelo trabalho desenvolvimento no Ensino Médio.

O artigo trata de um tema que surgiu sobre o mundo do trabalho e os alunos escolheram relacionar com universo dos jogos, propondo a construção de um jogo para desestressar pessoas que trabalham com criação de games.

Vocês poderiam contar mais sobre o projeto? Como foi a experiência de pensar no mundo do trabalho relacionado à questão dos jogos?

Aguardo a participar do grupo no nosso fórum de discussão. 


Um abraço.


Em resposta à Graciele Gonzaga

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Emilly Martins -

Boa tarde e parabéns aos autores!

Adorei a proposta desse tema, um assunto bem interessante mesmo. Gostaria de saber como estão planejando esse jogo, qualquer um poderá ter acesso? 

Abraços!


Em resposta à Emilly Martins

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Theo Duarte -
Boa noite,

Agradecemos o apoio! Sim, o jogo estará disponível para o público quando estiver pronto

Abraços
Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Júlia Fernandes -

Parabéns pelo trabalho!

Um assunto não tão comentado, mas de extrema importância para a atualidade tratado nesse artigo, que por sua vez, foi muito bem elaborado.

Arrasaram!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Tielle Alves Souto -

Sejam todos bem-vindos a mais uma edição do UEADSL-2021-2

Quero parabenizar os autores pelo trabalho tão interessante sobre a utilização dos Games como possível alternativa para diminuir o estresse causado pelo trabalho. 
O tema nos mostra alternativas de repensar o game não apenas como um jogo, mas como uma ferramenta de intervenção e melhoria em muitos quesitos na vida profissional. 

Convido a todos a lerem e compartilharem aqui no fórum suas percepções, dúvidas e vivencias sobre o assunto.
Um ótimo evento para todos nós!

Abraços!
Tielle Alves (Coordenadora de mesa)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa tarde, prezadas autoras.

Gostaria de saber que tipo de questionário aplicaram? Criaram esse questionário?

Qual o embasamento teórico utilizaram?

 Quantas perguntas? Que tipo de perguntas? Quantos questionários foram aplicados até o momento?

Após todas as análises finais, como pretendem aplicar esse projeto? 

Abraços

Em resposta à Cíntia Moralles Camillo

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Theo Duarte -

Boa noite Cíntia,

O formulário aplicado pelo Forms foi elaborado por nós, desenvolvendo as perguntas com o objetivo de descobrir possíveis estratégias relaxantes para aplicar no nosso protótipo de jogo (Sendo composto tanto de perguntas abertas quanto fechadas)

A divulgação ocorreu principalmente pelas redes sociais (Como o "Whatsapp") e tivemos 34 respostas até o momento.
Para uma análise mais específica das perguntas, estou disponibilizando o formulário: https://forms.gle/H4jqt62T3A7vvki19

Abraços

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Luana Batista de Oliveira -

Olá, pessoal! 

Parabéns pelo trabalho! 💕

De fato, a cultura crunch é bem nociva, pois submete empregados a condições  estressantes. Achei muito interessante o artigo, pois aborda um lado pouco conhecido da indústria do divertimento e games. De modo geral, em várias áreas há uma pressão para a agilidade, muitas vezes em detrimento da qualidade. Percebo que há muita relação com a atualidade, haja vista que nossa sociedade preza pela efemeridade e agilidade. 

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Bruna de Oliveira Gonçalves -

Olá, pessoal!

Não conhecia o termo e aprendi com vocês. Como estão planejando o jogo? Ele é jogado individualmente? Sem as bases da programação, como é possível um/a leigo/a desenvolver um game? Me contem! Abraços!

Em resposta à Bruna de Oliveira Gonçalves

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Theo Duarte -

Boa noite Bruna,

Apreciamos seu apoio! Ainda estamos elaborando a ideia do jogo, mas de acordo com as sugestões adquiridas pela pesquisa do Forms que fizemos, o jogo seria um Single-Player (Um jogador) onde o jogador construiria uma floresta de forma parecida a um quebra-cabeça, com mecânicas semelhantes a jogos como o Tetris Minecraft. Nesse trabalho, estou usando uma ferramenta de criação de jogos chamada Unity, porém ela não é para iniciantes, já que necessita de um conhecimento na linguagem C#. Contudo, há diversas opções para criação de jogos de forma intuitiva, como o progama Scratch ou o jogo Roblox

Abraço

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte -

Olá, Théo, Luna e Paulo!

Parabéns pelo tema atual e relevante trazido por vocês. Pensar na diminuição do estresse causado pelo trabalho em todos os campos profissionais, é fundamental.

Abraços,

Márcia


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Livia von Sucro -

Estilo texto. Parabéns ao grupo de autores.

A cultura de exaustão deliberada por trás da indústria do entretenimento é um problema grave, que acaba sendo pouco difundido além daqueles que acompanham o desenvolvimento de jogos. O artigo tem um papel importante de trazer reconhecimento para esta questão.


Em resposta à Livia von Sucro

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Graciele Gonzaga -

Muito obrigada pela contribuição. Também acho que devemos discutir como elaborar o jogo pode ser estressante, como pode ser uma forma de aliviar o estresse. 


Muito obrigada!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Cristina Gonçalves Ferreira de Souza -

Olá, Theo, Luna e Paulo,

quero parabenizá-los pela escolha do tema e por propor uma solução prática para ele. 

Faço votos de que o jogo proposto seja um sucesso e cumpra o objetivo almejado.

Abraço,

Cristina S.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Ana Carolina Rocha Guimarães -

Olá autores! Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho e ressaltar a importância desse, uma vez que o assunto abordado- a Cultura Crunch- não é algo demasiadamente abordado, pelo menos não fora do mundo dos jogos. E demonstra-se um fator alarmante na sociedade contemporânea, a partir do que fora dito no artigo. Além do mais, ao ler o artigo de vocês, foi possível observar o quão importante é debater acerca desse assunto. Creio também que a proposta de intervenção de vocês - o ato de criarem um jogo - foi sensasional, já que esses programadores se desestressarão com aquilo que lhes chama a atenção e lhes agrada.

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Carolina Alcantara -

Olá autores! Achei a pesquisa de extrema importância para o mundo contemporâneo. Apresentar os malefícios dessa alienação gerada pelo trabalho de criação de jogos e propor um game como solução para esse problema é uma ideia extremamente excepcional. Sem contar que expor os benefícios que esses jogos trazem contribuiu muito para a relevância da proposta de intervenção. Simplesmente amei o artigo!! Parabéns e abraços!!!

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Maria Augusta Rodrigues de Oliveira -

Olá,

Parabéns aos autores pelo trabalho e pelo tema, tendo como discussão a possibilidade dos jogos como uma ferramenta de desestresse do ambiente de trabalho. Realmente esse é um assunto que precisa ser mais discutido, pois os jogos se tornaram muito mais que um momento de diversão, sendo presente na vida de muitos e um setor importante do mercado de trabalho e que pode gerar muitos empregos. 

Abraços,

Maria Augusta

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Alice Silva -

Parabéns ao grupo pelo tema escolhido!! Ele é muito atual, principalmente, nesse momento de pandemia, onde estamos cada vez mais, sendo cobrados uma produtividade, e refletir essa cobrança a partir de um ponto de vista mais crítico é ótimo! Não conhecia o termo “crunch” para designar tal sensação, e também não tenho muito conhecimento sobre o mercado de jogos, mas entender essa sensação que esses desenvolvedores passam, em razão da cobrança, é importante, bem como os estudos, pois fica mais fácil achar hipóteses para sair desse dilema. Acredito que, pelo mercado de jogos ser, ainda, algo novo, algumas regulamentações estão na fase de serem criadas, o que por um lado é bom, pois vemos que o caminho oferece uma possibilidade desse mercado crescer, mas por outro pode ser preocupante, pois significa que os que estão nesse mercado hoje ainda devem lidar com essa ausência de alguns direitos e deveres. Porém, tenho certeza que o trabalho já é um início para ver esse mercado e essa regulamentação como de extrema importância.

Ademais, adorei a ideia de criar um jogo com tal objetivo, assim, é possível unir o momento de lazer ao momento de relaxamento. Ambos muito importantes nos dias atuais. Mais uma vez, ressalto meus parabéns ao grupo pela escolha do tema e pela pesquisa!

Abraços, Alice


Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Nathalia Oliveira Costa -

Olá, autores!

Meus parabéns pelo trabalho realizado!

Eu, particularmente, não conhecia a cultura crunch, mas já conhecia um pouquinho sobre o mundo dos games. Achei muito interessante saber mais sobre esse assunto e gostei da proposta de intervenção que vocês fizeram de elaborar o jogo, usando um game como ferramenta para melhorar a forma como trabalhamos, e mal posso esperar para esse jogo estar disponível para o público!

Viver num ambiente nocivo e cercado de hostilidade, principalmente no mundo online dos games, é um fator que pode acabar com a saúde mental e com a produtividade de uma pessoa no que se refere ao trabalho. Assim, achei incrível o que vocês propuseram e gostaria, aqui mais como um pedido, que tivesse a divulgação desse game em redes sociais para atrair mais o público com a ideia que vocês tiveram!

Muito bacana e muito interessante o trabalho que vocês desenvolveram. Mais uma vez, parabéns pelo empenho!

Grande abraço!

Nathalia O. Costa - Química/UFMG

Em resposta à Nathalia Oliveira Costa

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Tielle Alves Souto -

Bom dia Nathalia, 

Também compactuo com sua fala e a vontade de conhecer esse game. A ideia é muito interessante e gostaríamos de divulgá-la para que muitos outros possam conhecer. 

Obrigada por vir comentar no trabalho. 

Um grande abraço 

Tielle Alves (Coordenadora de mesa)

Em resposta à Comissão Organizadora C

Re: A Cultura Crunch E Seus Impactos No Mercado De Trabalho | Theo Duarte, Luna Gabriela, Paulo Vitor Garcia

por Silvane Gomes -

 

Agradeço a todos que interagiram de maneira enriquecedora contribuindo para que a construção do conhecimento fosse colaborativa.

Aos autoresobrigada por apresentarem pesquisas significantes neste tempo pandêmico.

Aos coordenadores de mesa, gratidão por dedicarem um tempinho a mediar as discussões que se fizeram tão relevantes neste espaço.

Aos participantes, obrigada por contribuírem com as discussões tornando o congresso um lugar de grandes trocas.

E, já que o congresso é semestral, quero convidar vocês para participarem da próxima edição: 2022.1. Brevemente divulgaremos o calendário: Fiquem atent@s!

E, ainda: como a pandemia não foi erradicada, continuem se cuidando e cuidando de quem você ama e espero encontrá-los com saúde no próximo evento!!!

Abreijos, 
Silvane Gomes (Coordenadora do Palco FEIRA DOS SABERES)  fim