Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Comissão Organizadora I -
Número de respostas: 18

Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados

Autores

  • Lorena Aline Valu dos Santos UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Valdemir Pedro Simão
  • Thais Augusta Maia

Palavras-chave:

aprendizado, software, ensino

Resumo

Os dispositivos tecnológicos facilitam o alcance do conhecimento e a ampliação do processo de aprendizagem. Mais do que apenas servirem de repositório de conteúdos, tais dispositivos podem coletar dados que são capazes de fornecer aos estudantes e educadores informações que possibilitem rever os métodos de avaliação, tornando-o mais individual e, consequentemente, auxiliar na elaboração de planos personalizados de aprendizado, baseado em dados. Assim, pretende-se discutir a criação de uma plataforma de software livre que permita o acompanhamento da evolução do processo de aprendizagem dos alunos, além de fornecer novas estratégias de aprendizado e desenvolvimento de habilidades cognitivas.

LEIA O ARTIGO COMPLETO:

PDF

Coordenadores de Mesa:

 

Ana Luíza Washington Junqueira

Gabriel Reis Martins

 

 

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Davidson Freire -

A pandemia de COVID-19 realmente renovou a questão sobre a educação a distância e o uso da tecnologia.

Ferramentas tecnológicas que possibilitem a facilidade do aprendizado deve passar ao foco da política pública na modernização da nossa educação.

Por outro lado, como apontado pelo artigo, enquanto escolas particulares e universidades conseguiram equilibrar, de certa forma, a distância do aprendizado presencial, para o ensino regular público foi devastador.

Por fim, destaco a importância tratada no artigo para o uso da tecnologia como forma de democratizar a nossa educação.

Em resposta à Davidson Freire

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Valdemir Simão -

Olá Davidson.

Obrigado por sua participação.

De fato, seria muito interessante que um ferramental como esse se tornasse política pública para a educação. Hoje já existe muita tecnologia capaz de dar suporte a isso e poderia se tornar algo de uso comum para os alunos.

É claro que isso faria parte de um programa mais holístico, que, sem dúvidas, deve incluir a disponibilização de internet para alunos de baixa renda ou que não tenham acesso à rede e a dispositivos tecnológicos. Além disso, seria necessário amparar as escolas com mais tecnologia.

Parece um cenário utópico, mas com investimento e compromisso por parte dos órgãos públicos, pode-se tornar isso uma grande potência para os alunos brasileiros, tanto das redes públicas quanto privadas. 

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Ana Luíza Junqueira -

Olá, pessoal! Primeiramente, sejam todxs bem-vindxs  ao Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2! 

O artigo "Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados", Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão e Thais Augusta Maia, mostra-se muito relevante num momento em que a educação encontra-se em uma situação pouco favorável em função do ensino remoto. É pensando no aprimoramento desse tipo de ensino e na consequente melhora do aprendizado dos alunos, que os autores traçam um caminho interessante para propor o uso de ferramentas facilitadoras e acessíveis nos processos do ensinar e do aprender.

Parabenizo o grupo pelo trabalho!

Abraços,

Ana Luíza (Coordenadora de mesa)


Em resposta à Ana Luíza Junqueira

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Valdemir Simão -

Olá Ana Luíza,

Obrigado pelo comentário.

Realmente, a educação pública no Brasil sofreu um intenso impacto durante a pandemia. Não esperávamos por ela e sequer estávamos preparados. Investir em tecnologia para a educação pode tanto nos preparar para possíveis momentos difíceis como esse como também possibilitar aos alunos um processo de aprendizagem mais personalizado e efetivo, considerando as individualidades de cada um.

Lutemos por ensino público de qualidade e de direitos!

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Ana Luiza Oliveira -

Olá! Parabéns ao grupo pelo excelente trabalho!

A pandemia impulsionou o ensino por meio de ferramentas digitais e colher bons frutos das adversidades é necessário. Proposta muito relevante para melhoria da qualidade e do acesso ao ensino online. Inclusive, slides muito bonitos. Adorei como contextualizaram o layout da apresentação com o tema abordado.

Bom evento!

Ana Luiza Oliveira

Em resposta à Ana Luiza Oliveira

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Valdemir Simão -

Olá Ana Luiza,

Obrigado pelo seu comentário e participação. Realmente, podemos melhorar muito a qualidade do ensino dos alunos e contar com ferramentas que ampliem esse processo é uma possibilidade muito válida.

Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Júlio Ferreira Gomes -

Olá autores,

Parabéns pelo texto e pela temática.

Gostei muito da proposta do grupo, principalmente porque  hoje vivemos a era do eterno aprendizado, e as tecnologias nunca foram tão presentes no ambiente educacional em todos os níveis.

Em resposta à Júlio Ferreira Gomes

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Valdemir Simão -

Olá Júlio, 

Obrigado pela sua participação.

De fato, as tecnologias estão muito presentes, e isso pode trazer muitos benefícios, em especial quando elas são desenvolvidas para um alcance geral, gratuito e livre para alunos e educadores.

Abraço. 

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Amanda Fileto Meireles de Oliveira -

Olá, grupo! Parabéns pela criatividade do tema do artigo, durante a pandemia o uso de todas as tecnologias se tornaram importantes para o cenário da educação. Ótimas colocações, e vamos continuar na luta por ensino de qualidade. 


Att,

Amanda Fileto. 

Em resposta à Amanda Fileto Meireles de Oliveira

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Valdemir Simão -

Olá Amanda, 

Obrigado pela sua participação.

Isso mesmo. Vamos lutar por ensino de qualidade para todos os alunos.

Abraço.

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Elizabeth Márcia Pereira -

Boa tarde, autores!

Parabéns pelo trabalho desenvolvido! Realmente, a tecnologia está presente nas escolas de forma maciça ou incipiente, mas já faz parte do cotidiano de professores e alunos. Então, a pesquisa é muito válida, pois demonstra que os  dispositivos tecnológicos podem ser ferramentas de auxílio do ensino/aprendizagem do aluno e de feedback para os professores. Dessa forma, é possível aprimorar as estratégias pedagógicas e permitir a apropriação dessas ferramentas tecnológicas (softwares livres)  por todos os sujeitos envolvidos no processo de escolarização.

Parabéns!

Atenciosamente,

Elizabeth

Em resposta à Elizabeth Márcia Pereira

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Valdemir Simão -

Olá Elisabeth!

Obrigado por sua contribuição. 

Sem dúvidas, os dispositivos tecnológicos podem ser um ótimo ferramental para alunos e professores.

Um abraço!

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Nathalia Santos -

Ótimo trabalho. Além dos argumentos abordados, seria interessante lembrar das particularidades dos alunos com algum déficit, exemplo o TDAH e o autismo, que poderiam ser assistidos com mais eficiência se seus dados e histórico de aprendizagem fossem armazenados. Pode ser um excelente método para alunos com mais esclarecimento da importância do ensino (como entre os jovens e adultos - os quais possuem mais disciplina para o aprendizado mais independente). 

Outro ponto a ser enfatizado é a disponibilidade dessas tecnologias de ensino nas escolas públicas que mal possuem laboratórios de informática e profissionais de educação quem dirá disponibilidade para o uso contínuo e regular de um software em rede de computadores. É uma proposta promissora e ousada, mas que, em alguns pontos, destoa da realidade do ensino nacional.

Att, Nathalia.
Em resposta à Nathalia Santos

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Valdemir Simão -

Olá Nathalia,

Obrigado por seu comentário.

Realmente é uma proposta ousada e está muito além da realidade nacional. No entanto, acredito que seja por meio da constatação de que esse tipo de iniciativa pode aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, inclusive de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento como TDAH, Autismo, e outros, como também alunos com transtornos de aprendizagem, que possam levar os órgãos públicos a identificar a necessidade de melhorar a infraestrutura de escolas.

O argumento de que é pouco útil um laboratório de informática na escola, que pode fazer parte do discurso comum, pode ser questionado cada vez mais com a existência de propostas arrojadas que geram impacto significativo para o dia a dia de alunos e professores.

Att,

Valdemir

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Hyvie Caroline Rodrigues Maciel -

Tema extremamente importante e atual. Com o COVID, ficou ainda mais evidente a necessidade de aumento da tecnologia nas salas de aula. Artigo super interessante e fluido. 

Parabéns pela escolha do tema! 


Atenciosamente, 

Hyvie Caroline. 


Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Gabriel Reis Martins -

Olá, autoras e autor e colegas!

Acho que, como tantos comentários colocaram acima, fica claro que a pandemia da Covid-19 no mínimo suscitou transformações no cenário educacional (nacional e internacional). Sobre isso o artigo de vocês é ótimo, porque além de esclarecer o problema, nos dá uma proposta de aplicativo, em software livre, que monitora o aprendizado. Uma ideia excelente se colocada em prática!

Por outro lado, concordo com alguns comentários já feitos aqui: de que a realidade da educação no Brasil é bem complexa e que a sugestão de vocês pode destoar dessa realidade de ensino nacional. Seria importante considerar, por exemplo, o alto índice de analfabetismo digital, que afeta não só parte dos alunos como do próprio corpo institucional. Em outros termos, quem operaria o software? E, sendo automático, quem daria assistência para os alunos diante de quaisquer problemas? Técnicos do estado, professores, programadores?

São perguntas que podem se somar ao trabalho para que ele, inclusive, embase a criação do software!

Ótimos levantamentos! E agradeço desde já a participação de vocês aqui no evento!

Abraços!

Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por Cíntia Moralles Camillo -

Boa note, caros autores!

Plataformas e aplicativos são sempre um grande auxilio para os professores avaliarem se os alunos aprenderam determinado conteúdo ou até mesmo como recurso para avaliar os conhecimentos prévios.

Mas já pensaram como e quais serão essas novas estratégias de ensino e aprendizagem que vocês querem desenvolver? Irão se embasar em qual teoria/tendência pedagógica? 

Um forte abraço, Cíntia.


Em resposta à Comissão Organizadora I

Re: Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados | Lorena Aline Valu dos Santos, Valdemir Pedro Simão, Thais Augusta Maia

por José Vitor -

Achei muito interessante a escolha do tema, principalmente porque estudei ele o semestre todo. Eu acho que o meio de ensino a distância nos proporcionou algo muito bom (porque sem ele ia ser a pandemia toda sem essa interação). Softwares acessíveis e gratuitos ajudariam ainda mais as pessoas de baixa renda.

Att,

José Vitor